Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 549
Registrado em: 13 Nov 2007, 16:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

José Leal escreveu:
José, prestei atenção hoje. é +- isso mesmo quando acabo de ligar. entre 3,5 e 4,5 com picos de 6 a 7 quando a lenta dá uma variada e sobe um pouco o giro. depois vai caindo e se estabiliza nos 2,8~3,2 l/h.
Diego, estou me baseando nas leituras do meu carro. Quando o motor está aquecendo, a variação de leitura do CB varia poucos ml, e o giro sobe coisa de uns 100RPM. Pelo que vc está relatando, parece que o motor do seu carro quase apaga, caindo para uns 500RPM e depois sobe para uns 2000RPM. A variação tá muito grande....
pior que não. essa variação é com giro estabilizando variando poucas RPM e olhe lá. rsrs!!! esse pico de 6 a 7 é quando ele sobe pra 800RPM e volta, sacou? não é uma variação grande de giro.

pra você ver, com giro em 1000RPM o consumo já pula pra mais de 9L/h, com motor ainda aquecendo. a 2000RPM, se me lembro bem, com motor frio fica pra lá de 15l/h. com motor quente é perto de 10. não me lembro bem agora do consumo nesses giros. vou ver depois e te falo, mas os 9 em 1000 são certos, com motor um pouco frio ainda e no álcool.

a lenta dele é entre 650-700RPM. muitos relatam variação de consumo nessa faixa que falei mesmo. em torno de 4l/h com motor quente e 1 ou mais com motor frio. é normal. ;)

abs!
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Caramba! Eu não imaginava que o consumo era isso tudo...

Não é a toa que o Opala 4.1 exigia aquele monstro de carburador. Imagina colocando um 2E nele, o tanto que ficaria amarrado.

Pena que naquele dia que subi para BSB não pude dar uma volta com seu carro. Deve ser muito ignorante.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 549
Registrado em: 13 Nov 2007, 16:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

pois é, estava meio enrolado e com a mulher e filho lá. a mulher tava meio emburrada naquele dia ainda... :P

quando é que você vem de novo? o pessoal estava com uns planos de ir a GYN. não sei quando....

uma cosia eu digo, apesar de ser rápido e até empurrar as costas, não se percebe tanto assim devido ao conforto. não estou de sacanagem. hehe!!! fosse a mesma potência num santana mesmo o bicho ia levantar mais ainda aquela frente. acredito que o vectra também ande pacas sem passar muito essa impressão ao passageiro, como ocorre num carro pé duro com câmbio curto. se não ficar de olho no velocímetro... :lol:
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

José, você ainda está com o multímetro ligado na sonda lambda? Tenho quase certeza que a injeção não vai conseguir corrigir tanto a mistura pela leitura da sonda e você vai rodar com excesso.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, eu liguei o multímetro por uns 2-3min. O motor estava aquecido e em marcha-lenta. Acelerei um pouco, e ela ainda ficou dentro da normalidade.

Aproveitando, gravei um vídeo mostrando a leitura:


Lá nos outros vídeos, pela leitura do CB vc pode notar o quanto a IE diminuiu o tempo de injeção. Quando vc diz que ela não consegue corrigir, é pq o mapa de injeção não permite que o tempo diminua tanto?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

Isso... Seria bom verificar com carga (pé embaixo) como vai ficar, porque na lenta ou andando "casquinha", a leitura oscila muito mesmo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, farei o teste. Neste caso, é bem capaz de encontrar valores de mistura muito rica, devido à IE ignorar a sonda.

Mas pelo vídeo, o que vc achou?

Assim que eu tiver os resultados do teste, posto aqui.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

É que nesta situação ela oscila tão rápido que o multímetro não consegue acompanhar direito também.

Que ela está trabalhando para compensar, não temos dúvida. Tanto que o consumo pelo CB caiu bastante, ou seja, ela tirou bastante tempo de injeção.

A dúvida é se ela tem margem para tirar tudo que precisa, ou se vai começar a andar com excesso (isso é bem ruim para o motor e para o seu bolso), ou até entrar em modo de "go-home", acendendo a luz de injeção, indicando falha na sonda - mistura rica...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder