Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
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Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
Então Rafaelo, o macete é alguém trazer ou mandar vir com algum contato...comprar aqui é complicado, teria que girar muita grana extra para fazer isso..
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Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
importa que tb funciona bem, tu so paga 60% ae no PR te garanto que é mais barato que compra aqui. problema é eu aqui no sul com carga de 18% de icms ainda por cima. eu quando comprei minha ECU MS la dos de fora paguei uma ganha so de impostos, como aqui nao existe valeu muito apena.
ja queria pegar uma 1.0mm lvhp mais desisti, esse icms acho injusto.
ja queria pegar uma 1.0mm lvhp mais desisti, esse icms acho injusto.
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Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
Pois é Rafaelo..logo começam as cotações mas, realmente, queria achar um contato para comprar para mim fora e me mandar..
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Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
duvida na cor original do monza class cinza hendell perolizado ou cinza asturias perolizado 

Monza class 93 4 portas 1.8 efi cinza haendell
monza gls 95 4 portas 2.0 efi bege metalico
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Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
Olá amigos!!
Entrei no fórum procurando conhecimento de pintura e funilaria pra fazer trabalhos homemade assim como os amigos aqui se aventuram.
Gostei muito das dicas de pintura, muito interessantes para se realizar um trabalho legal!! Uma dúvida que tenho, quanto tempo após aplicado o washprimer eu tenho que aplicar o primer? Ouvi dizer certa vez que o primer deveria ser aplicado geralmente 5 min após a aplicação do washprimer para ocorrer a correta aderência e evitar desplacamento do primer. Porém olhando na lata dos produtos lazzuril aparece o tempo de secagem total como 12h se não me engano (não estou com a lata em mãos agora).
O que me dizem? Estou usando produtos alto sólidos da lazzuril, fundo pu e tinta médio sólidos com verniz alto sólidos.
Estou querendo também adiquirir uma máquina tig para fazer funilaria em aço, aço inox e alumínio. Queria uma inversora que começasse com a menor amperagem possível (ouvi falar de umas com começam com 5A) para realizar trabalhos mais refinados e que eu pudesse soldar alumínio meio grossos também com 10mm por exemplo se possível. Lógicamente queria uma inversora barata, me indicam algo? Obrigado!!
Entrei no fórum procurando conhecimento de pintura e funilaria pra fazer trabalhos homemade assim como os amigos aqui se aventuram.
Gostei muito das dicas de pintura, muito interessantes para se realizar um trabalho legal!! Uma dúvida que tenho, quanto tempo após aplicado o washprimer eu tenho que aplicar o primer? Ouvi dizer certa vez que o primer deveria ser aplicado geralmente 5 min após a aplicação do washprimer para ocorrer a correta aderência e evitar desplacamento do primer. Porém olhando na lata dos produtos lazzuril aparece o tempo de secagem total como 12h se não me engano (não estou com a lata em mãos agora).
O que me dizem? Estou usando produtos alto sólidos da lazzuril, fundo pu e tinta médio sólidos com verniz alto sólidos.
Estou querendo também adiquirir uma máquina tig para fazer funilaria em aço, aço inox e alumínio. Queria uma inversora que começasse com a menor amperagem possível (ouvi falar de umas com começam com 5A) para realizar trabalhos mais refinados e que eu pudesse soldar alumínio meio grossos também com 10mm por exemplo se possível. Lógicamente queria uma inversora barata, me indicam algo? Obrigado!!
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Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
olá
* se a pintura for em dias quentes 5 min é o correto
* se a pintura for em dias frios < 20° é sabio esperar pelo menos 15min
* se a pintura for adiada ou seja passou de 24h tem que lixar o substrato e aplica mais uma demao pra amolecer denovo.
tanto o wash como o vinilico sao promotores de aderencia e fosfatizantes que dao aderencia, ambos tem que se aplicado ainda "molhados" senao o primer ou tinta nao vao grudar nele e vai desplacar com o tempo. isso vale pra qualquer marca, ate mesmo pra promotor de plastico. varia um pouco pra cada fabricante, mas o processo nao muda.
oque tu viu na lata so esta te informando o tempo de cura, nao quer dizer que é o tempo que deve esperar pra aplicar. que alias esta errado, com 12h nao secou apenas superficialmente, leva semanas pra secar por completo ate evaporar...
10mm aluminio somente com mim 250A / AC quer preencher cabeçote ne? so essas mesmo. ideal ainda seria uma 300A mas ae ja sao 4000 a 5000 reais uma maquina adequada pra isso, com processo de enchimento e tudo mais.
existe essas chinesa de 2500,00 que tem 250A e função clear/ enchimento pra aluminio especial pra reparo de precisao. tem rampa de subida e descida, e ainda pode usar pedaleira pra começar com baixa corrente ou pra ajudar no enchimento da poça. essa seria uma boa pra ti
essa ja tem Pulse Control ela pulsa pra nao furar a peça, e ja tem 5A no minino comandado pela pedaleira faz 0 a 5A fracionado no pe
solda ate latinha de refri. é função que nao acaba mais, porem pra iniciante é complicado acertar. mas nada que uma força de vontade e teste pratico pra anotar tua configuraçao do material nao ajude.
vale apena o investimento soldar estamparia do carro so com ela. o resto nao é adequado
isso depende de muita coisa, e tem coisa que nao entra numa latinha(rotulo)_NandoO_ escreveu: Gostei muito das dicas de pintura, muito interessantes para se realizar um trabalho legal!! Uma dúvida que tenho, quanto tempo após aplicado o washprimer eu tenho que aplicar o primer? Ouvi dizer certa vez que o primer deveria ser aplicado geralmente 5 min após a aplicação do washprimer para ocorrer a correta aderência e evitar desplacamento do primer. Porém olhando na lata dos produtos lazzuril aparece o tempo de secagem total como 12h se não me engano (não estou com a lata em mãos agora).
* se a pintura for em dias quentes 5 min é o correto
* se a pintura for em dias frios < 20° é sabio esperar pelo menos 15min
* se a pintura for adiada ou seja passou de 24h tem que lixar o substrato e aplica mais uma demao pra amolecer denovo.
tanto o wash como o vinilico sao promotores de aderencia e fosfatizantes que dao aderencia, ambos tem que se aplicado ainda "molhados" senao o primer ou tinta nao vao grudar nele e vai desplacar com o tempo. isso vale pra qualquer marca, ate mesmo pra promotor de plastico. varia um pouco pra cada fabricante, mas o processo nao muda.
oque tu viu na lata so esta te informando o tempo de cura, nao quer dizer que é o tempo que deve esperar pra aplicar. que alias esta errado, com 12h nao secou apenas superficialmente, leva semanas pra secar por completo ate evaporar...
custo benefico bom, mas ta longe se ser ideal. utilizo a marca a anos e somente HS. o primer é exelente, a tinta nao sou fan, e o verniz tb. o HS nao é taoooooo HS assim. mas pelo preço nao da pra pedir muito diante de marcas de alto nivel né. vale apena sim, acha em qualquer buteco._NandoO_ escreveu:O que me dizem? Estou usando produtos alto sólidos da lazzuril, fundo pu e tinta médio sólidos com verniz alto sólidos.
uma maquina dessa a mais "chinelo" custa 2500,00 é um investimento alto, tem o regulador e cilindro e insumos que vai te custar mais uns 1000,00 tenha certeza que esta preparado pra soldar TIG se ja tem experiencia com Oxi,MMA,MAG,MIG é questao de se adaptar ao sistema de soldagem da TIG que é complexa ainda mais numa AC/DC como tu quer pra soldar aluminio._NandoO_ escreveu: Estou querendo também adiquirir uma máquina tig para fazer funilaria em aço, aço inox e alumínio. Queria uma inversora que começasse com a menor amperagem possível (ouvi falar de umas com começam com 5A) para realizar trabalhos mais refinados e que eu pudesse soldar alumínio meio grossos também com 10mm por exemplo se possível. Lógicamente queria uma inversora barata, me indicam algo? Obrigado!!
10mm aluminio somente com mim 250A / AC quer preencher cabeçote ne? so essas mesmo. ideal ainda seria uma 300A mas ae ja sao 4000 a 5000 reais uma maquina adequada pra isso, com processo de enchimento e tudo mais.
existe essas chinesa de 2500,00 que tem 250A e função clear/ enchimento pra aluminio especial pra reparo de precisao. tem rampa de subida e descida, e ainda pode usar pedaleira pra começar com baixa corrente ou pra ajudar no enchimento da poça. essa seria uma boa pra ti
essa ja tem Pulse Control ela pulsa pra nao furar a peça, e ja tem 5A no minino comandado pela pedaleira faz 0 a 5A fracionado no pe

vale apena o investimento soldar estamparia do carro so com ela. o resto nao é adequado
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Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
Imaginava que a linah HS da lazzuril era de alta qualidade. Quais as marcas que você mais aprecia que se ache com certa facilidade no brasil?Rafaelo escreveu:uma maquina dessa a mais "chinelo" custa 2500,00 é um investimento alto, tem o regulador e cilindro e insumos que vai te custar mais uns 1000,00 tenha certeza que esta preparado pra soldar TIG se ja tem experiencia com Oxi,MMA,MAG,MIG é questao de se adaptar ao sistema de soldagem da TIG que é complexa ainda mais numa AC/DC como tu quer pra soldar aluminio.
10mm aluminio somente com mim 250A / AC quer preencher cabeçote ne? so essas mesmo. ideal ainda seria uma 300A mas ae ja sao 4000 a 5000 reais uma maquina adequada pra isso, com processo de enchimento e tudo mais.
existe essas chinesa de 2500,00 que tem 250A e função clear/ enchimento pra aluminio especial pra reparo de precisao. tem rampa de subida e descida, e ainda pode usar pedaleira pra começar com baixa corrente ou pra ajudar no enchimento da poça. essa seria uma boa pra ti
essa ja tem Pulse Control ela pulsa pra nao furar a peça, e ja tem 5A no minino comandado pela pedaleira faz 0 a 5A fracionado no pesolda ate latinha de refri. é função que nao acaba mais, porem pra iniciante é complicado acertar. mas nada que uma força de vontade e teste pratico pra anotar tua configuraçao do material nao ajude.
vale apena o investimento soldar estamparia do carro so com ela. o resto nao é adequado
Sou engenheiro mecânico e entendo um pouco de soldagem, mas não é a minha área... porém faço mestrado na UFPA e tenho bom contato com os estudantes e soldadores que circulam pelo laboratório de eng. mecânica que poderiam me ajudar nas técnicas e dicas "ao vivo".
Eu inclusive estava querendo comprar máquina de solda mig pra mim, mas um aluno me recomendou partir logo para a TIG pelo melhor controle da soldagem e melhor qualidade. Minha intenção é fabricar e fazer as mais variadas coisas no ramo automotivo, de início apenas para mim, sou entusiasta de preparação automotiva e num futuro pretendo ter uma oficina/preparadora quem sabe (ainda pretendo fazer especialização em automobilística).
Me enganei quanto a espessura do alumínio que gostaria de soldar, seria no máximo 6mm e seria para trabalhos em cabeçotes e rodas (acredito que se for soldar coisa mais espessa, não poderia usar a mesma máquina, porém dar vários passes de solda (vários cordões)?).
Porém se for ficar tão caro para ter a possibilidade de soldar alumínio, acredito que de início não dê pra mim, até por meu foco inicial seria fazer soldas em aço e aço inox (funilaria de chapas acho que 20 ou 22 que tem uns 0.8mm a 0,95mm de espessura e fazer coletores de adm e escape completo de aço inox para meu fiat palio que estou restaurando e turbinando com MS racing). Será que essas inversoras portáteis do ML de 500-600 reais me servem para essa funilaria e produções de coletores e escapes? Vi que umas iniciam com 20A sem arco pulsado (R$550), outras 10A sem arco pulsado (R$650) e 10A com arco pulsado e duplopulsado, alta frequencia, solenoide de gás (R$900) sendo todas essas corrente contínua, com corrente alternada realmente só tenho visto a partir de R$2300.
O que dizes pra essa minha necessidade inicial?
p.s.: achei essa beeeem barata! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText
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Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
Nando, a linha HS é alta qualidade dentro do padrao brasil e lazzuril. porem o HS deles nao é o mesmo de uma Basf ou PPG entende? é bom! mas ta longe de ser um material igual de fabrica. de fabrica é usado Basf,PPG,glasurity,Akzo Nobel, entre outros
so pra ter uma ideia, um primer HS 2k da lazzurill 1/4 né ta 45,00 um PPG ta 150,00 tinta entao nem se fala... tudo depende da aplicaçao, exigencia da pessoa, como vao usar o material. etc, eu so uso lazzuril HS e vale apena. fica bom, nao adianta o cara ter um verniz de 400,00 e pintar numa pistola Arprex heheheh não é assim que funciona. ou pintar sem cabine... por isso que é importante ver oque tu quer pra nao torrar dinheiro no ar.
todas essas que citei se acha no brasil, porem tem um custo alto a linha HS. qualquer usa delas vai estar bem serviço
ah, entao ta mais facil, tendo instruçoes, e conhecimento industrial da area nao é complicado. pensei que tu fosse leigo geral. entao vale investir numa maquina TIG pulse AC/DC não vai te arrepender mesmo que seja chinesa OEM. essas que sao varias marcas e utiliza a mesma engenharia so mudando a carcaça.
MIG nao é pra isso, o aluno esta correto. pra oque tu quer tem que ser TIG devido a alta precisao e eficiencia. nao gera fagulha(isso no meio automotivo nao é bom) "nao gera cordao" quando gerado é super raso. nao respiga como falei, tem baixa deformidade da estampa, tem alto controle na hora de segurar o remendo podendo soldar pontos com a tocha sem adição. so coisa boa!
mas é aquilo, a mais comum ta uns 2000 a 2500,00 AC/DC pulse. pra usar uma vez que outra vale apena, eu ate quero comprar uma dessa. so usei emprestada la na empresa por ser cara.
faço votos pra isso amigo, eu tb estou nesse ramo porem ainda no campo particular. hoje oque se precisa é especialista graduados e nao mecanico comum. pq desses ta cheio por ae trocando peça, isso é basico.
ae que ta, nessas caracteritisca de maquina 6 a 10mm nao fazem diferença pratica no nosso ramo. ate hoje so achei TIG AC/DC de 200A pra cima, e ambas soldam 6 a 10mm com baixo intervalo no cordao continuo. pra nos que soldaremos curto espaço de tempo cobre legal o tempo. agora no ramo industrial que é pauleira dia inteiro essas maquina fritam em 1 semana. ae a coisa é da pesada, maquina de 10 conto pra cima
mas pra nos que é so reparo automotivo da e sobra. ate pq o tempo de soldagem é curto < 60 segundos com gatilho segurado. e essas maquina chinesa de 2000,00 AC/DC cobrem mais que isso teria que ver no manual delas. uma poça no cabeçote nao dura 30 seg, dae para, revisa, e solda denovo no descanço. isso se precisar. na chapa estamparia aço de 1mm nem se fala, a maquina solda rindo continuo sem pausa.
por isso que pode-se usar.
ah, se o foco é inox entao a DC vai de boa. porem tem que ser pulse e HF(alta frequencia) o arco é aberto apertando um botao na tocha, ae tua peça nao sai do lugar como nas TIG antiga que se raspava e batia, estilo solda eletrica.
essa de 900,00 vai muito bem pra isso. HF pulse mesmo que nao tenha outras funçoes como rampa, pos gas, etc ja serve. e tem um custo baixo, dae tu faz uma grana e levanta essa DC/AC 250A que ta uns 2500,00
esse link nao levo fé que solde cabeçote e roda no aluminio, 160A é pouco e agente sabe que nunca é oque é informado na maquina. na pratica nao tem 160A, aquela outra de 2500,00 250A vai de boa.
so pra ter uma ideia, um primer HS 2k da lazzurill 1/4 né ta 45,00 um PPG ta 150,00 tinta entao nem se fala... tudo depende da aplicaçao, exigencia da pessoa, como vao usar o material. etc, eu so uso lazzuril HS e vale apena. fica bom, nao adianta o cara ter um verniz de 400,00 e pintar numa pistola Arprex heheheh não é assim que funciona. ou pintar sem cabine... por isso que é importante ver oque tu quer pra nao torrar dinheiro no ar.
todas essas que citei se acha no brasil, porem tem um custo alto a linha HS. qualquer usa delas vai estar bem serviço
ah, entao ta mais facil, tendo instruçoes, e conhecimento industrial da area nao é complicado. pensei que tu fosse leigo geral. entao vale investir numa maquina TIG pulse AC/DC não vai te arrepender mesmo que seja chinesa OEM. essas que sao varias marcas e utiliza a mesma engenharia so mudando a carcaça.
MIG nao é pra isso, o aluno esta correto. pra oque tu quer tem que ser TIG devido a alta precisao e eficiencia. nao gera fagulha(isso no meio automotivo nao é bom) "nao gera cordao" quando gerado é super raso. nao respiga como falei, tem baixa deformidade da estampa, tem alto controle na hora de segurar o remendo podendo soldar pontos com a tocha sem adição. so coisa boa!
mas é aquilo, a mais comum ta uns 2000 a 2500,00 AC/DC pulse. pra usar uma vez que outra vale apena, eu ate quero comprar uma dessa. so usei emprestada la na empresa por ser cara.
faço votos pra isso amigo, eu tb estou nesse ramo porem ainda no campo particular. hoje oque se precisa é especialista graduados e nao mecanico comum. pq desses ta cheio por ae trocando peça, isso é basico.
ae que ta, nessas caracteritisca de maquina 6 a 10mm nao fazem diferença pratica no nosso ramo. ate hoje so achei TIG AC/DC de 200A pra cima, e ambas soldam 6 a 10mm com baixo intervalo no cordao continuo. pra nos que soldaremos curto espaço de tempo cobre legal o tempo. agora no ramo industrial que é pauleira dia inteiro essas maquina fritam em 1 semana. ae a coisa é da pesada, maquina de 10 conto pra cima
mas pra nos que é so reparo automotivo da e sobra. ate pq o tempo de soldagem é curto < 60 segundos com gatilho segurado. e essas maquina chinesa de 2000,00 AC/DC cobrem mais que isso teria que ver no manual delas. uma poça no cabeçote nao dura 30 seg, dae para, revisa, e solda denovo no descanço. isso se precisar. na chapa estamparia aço de 1mm nem se fala, a maquina solda rindo continuo sem pausa.
por isso que pode-se usar.
ah, se o foco é inox entao a DC vai de boa. porem tem que ser pulse e HF(alta frequencia) o arco é aberto apertando um botao na tocha, ae tua peça nao sai do lugar como nas TIG antiga que se raspava e batia, estilo solda eletrica.
essa de 900,00 vai muito bem pra isso. HF pulse mesmo que nao tenha outras funçoes como rampa, pos gas, etc ja serve. e tem um custo baixo, dae tu faz uma grana e levanta essa DC/AC 250A que ta uns 2500,00
esse link nao levo fé que solde cabeçote e roda no aluminio, 160A é pouco e agente sabe que nunca é oque é informado na maquina. na pratica nao tem 160A, aquela outra de 2500,00 250A vai de boa.
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