Página 27 de 178

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 08 Jan 2010, 21:28
por José Leal
Diego, o pensamento do Ricardo está correto. Como os bicos são maiores que os originais, para manter a mistura na faixa ideal, a central de IE passa a injetar menos combustível. É por isso que eu consigo andar no álcool e na gasolina sem mexer em mais nada. Acho que para tornar meu carro um legítimo Flexpower, teria que adiantar o ponto de ignição inicial em 6° e aumentar a faixa de variação dele.

Falando totalmente sem conhecimento: se no sistema original a variação do ponto de ignição é de zero até 10°, teria que aumentar a faixa para trabalhar entre zero e 16°. Se eu aumentar o ponto inicial, sem alterar a faixa, o sistema ficaria trabalhando entre 6° e 16°. Mesmo a IE adotando o mapa com a menor detonação possível, na gasolina ainda haveria a detonação, e a IE entraria em modo de emergência.

Tenho que testar agora se a autonomia/consumo está marcando correto. Pelo menos no álcool, estava marcando certinho.

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 08 Jan 2010, 21:40
por weuller
José Leal escreveu:Diego, o pensamento do Ricardo está correto. Como os bicos são maiores que os originais, para manter a mistura na faixa ideal, a central de IE passa a injetar menos combustível. É por isso que eu consigo andar no álcool e na gasolina sem mexer em mais nada. Acho que para tornar meu carro um legítimo Flexpower, teria que adiantar o ponto de ignição inicial em 6° e aumentar a faixa de variação dele.
José, mas a central ela meio que se auto adapta por ser digital?

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 08 Jan 2010, 23:57
por José Leal
Weuller, falando grosseiramente: o sistema de IE digital que trabalha em malha fechada (com Sonda Lâmbda) leva em conta a mistura ar/combustível (detectada pela SL) e a temperatura do motor (detectada pelo sensor de temperatura) para calcular o tempo de injeção.

Com o motor frio, ela mantém a mistura um pouco mais rica e o motor levemente acelerado. No caso do Vectra, a IE mantém o motor acelerado (1100 RPM) por uns 30s., depois a rotação cai para 900RPM. Pelo CB, eu posso ver o quanto a IE está enriquecendo a mistura. Com o motor frio, o CB indica em consumo instantâneo mais de 2,0l/h. Com o motor aquecendo, a IE vai diminuindo o tempo de injeção, até que ao atingir a temperatura ideal (90°C) a leitura fica de acordo com a filmagem que postei.

A leitura enviada pela SL segue um mapa fixo, que varia entre 75mV e 800mV.

Então, cruzando os dados da SL e do sensor de temperatura, ela calcula o tempo de injeção. Então, vc já pode concluir que qqer carro com sistema de IE digital e que conte com SL, pode andar no álcool e na gasolina. Mas aí temos os problemas:

Acontece que os bicos originais a gasolina já trabalham com quase 100% da capacidade de injeção. Como o motor para ser movido a álcool exige que se aumente a quantidade de combustível injetada em ~35% o que podemos fazer é aumentar o tempo de injeção usando os bicos originais. Mas aí temos outro problema: como os bicos originais já estão no limite de injeção, fatalmente em altas rotações eles não conseguirão suprir o motor com a quantidade de álcool necessária para uma queima perfeita. Neste caso, o motor estará rodando com mistura pobre, o que é muito danoso. Para evitar esse problema de mistura pobre, o que podemos fazer é aumentar o volume de injeção, usando os bicos abertos. Neste caso, mesmo em altas rotações, os bicos conseguem injetar a quantidade necessária para o motor rodar com a mistura ideal. É por isso que eu e muitos aqui no fórum recomendamos a troca dos bicos (ou abertura deles, por eletroerosão) ao invés de remapear a central de IE.

A GM, neste ponto, foi muito inteligente: no Monza EFI, a central de IE é praticamente a mesma, tanto para os movidos a álcool quanto os movidos a gasolina. As diferenças resumem-se, no modelo a álcool, no controle da partida a frio e no controle do aquecimento do coletor de admissão. Para que o motor seja alimentado com a quantidade exata de combustível, nos modelos a gasolina existe o bico injetor azul

Imagem
créditos ao Diego Paiva

e nos modelos a álcool, existe o bico branco

Imagem

com a vazão maior que a do bico azul.

Qualquer dúvida, pergunte a vontade. Qualquer erro que eu tenha dito, por favor, me corrijam, que eu editarei a mensagem.

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 13 Jan 2010, 10:04
por Diego Rodrigues
RicardoDS escreveu:
Diego Rodrigues escreveu:uai, que estranho. pra mim deveria ser o contrário. rsrs!!! com os bicos originais, de menor vazão, ter consumo menor e não maior. :roll:
Com os bicos maiores, eles pulsam menos tempo na gasolina.
Pulsando menos na gasolina, o CB vai pensar que está mandando menos combustível.
Ou seja, CB está marcando errado.
agora tá explicado. hehe!!!

Leal, só lembrando que os 3,2l/h são no álcool com motor já aquecido. na gasolina era mais baixo.

ah, pela manhã no álcool com o motor frio o consumo fica pra lá dos 3,5l/h chegando a quase 5!!!!!!!!!!! kkkkkkkkK!!!!!

atualizando: a gasolina esta semana vai pra 2,78 e o álcool pra 2,23. o bicho tá pegando!!!!!!!!!!

vejo que está cada vez mais informado sobre IE. eu também há um tempo atrás não sabia quase nada. de um tempo pra cá aprendi muita coisa. :)

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 13 Jan 2010, 18:33
por José Leal
Diego, sobre os sistemas de IE, sinceramente, depois de aprender alguma coisa, acho mais fácil de mexer do que o carburador. Tendo as chaves e um multímetro, vc descobre o que está errado e resolve o problema facilmente.

O consumo do seu carro quando frio, no álcool, é alto, heim?! Mas tb, com esse tanto de bico injetor que ele tem :smt005 :smt005

Um abraço!

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 13 Jan 2010, 22:31
por weuller
José Leal escreveu:Diego, sobre os sistemas de IE, sinceramente, depois de aprender alguma coisa, acho mais fácil de mexer do que o carburador. Tendo as chaves e um multímetro, vc descobre o que está errado e resolve o problema facilmente.

O consumo do seu carro quando frio, no álcool, é alto, heim?! Mas tb, com esse tanto de bico injetor que ele tem :smt005 :smt005

Um abraço!
José, levando em conta o tamanho do motor 6cc X o tamanho do Ômega, acho que ele não consome tanto assim não! O problema do brasileiro é que está difícil sobrar $$ pra encher o tanque! :smt011

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 14 Jan 2010, 10:51
por Diego Rodrigues
Weuller, também penso assim. e quando quero sacanear dono de 1.0 falo:

seu carro tem motor 4 vezes menor e não tem consumo 4 vezes melhor que o meu!

seu motor no meu carro não teria força nem pra sair do lugar!

meu motor no seu carro rasgaria o asfalto até de 4ª marcha e passaria dos 250km/h!

hehehe!!!!!!!!!!

José, prestei atenção hoje. é +- isso mesmo quando acabo de ligar. entre 3,5 e 4,5 com picos de 6 a 7 quando a lenta dá uma variada e sobe um pouco o giro. depois vai caindo e se estabiliza nos 2,8~3,2 l/h.

os bicos do 4.1 são os mesmos do Uno turbo, sabiam? vazão de 211cc/min.

mas tem um bico do vectra, acho que é o seu original, José, 97 2.0 16v que tem vazão de 240cc/min. ele tem a mesma impedância do meu, maior vazão e exatamente o mesmo formato e até cor (marrom). e ainda custam bem menos R$ (512 contra 130 reais). são eles que vou colocar futuramente, quando eu rebaixar mais ainda o cabeçote, trocar os 6 bicos por estes que falei, e fazer um mapeamento do chip em dinamômetro. aí vai ficar perfeito e ficar na casa dos 220cv, espero. :) :) :)

esses são meus planos.

também virei fã de IE, mas gostaria de ter mais equipamentos de leitura e diagnóstico. como não tenho, me viro com aqueles manuais de manutenção da IE, do Dr. IE. com multímetro você pode ter uma noção de muuuita coisa. basta ter o manual na mão pra saber o que significa cada voltagem ou resistência.

e você? vai voltar pra gasolina ou vai ficar flex, abastecendo de acordo com o mercado? rsrs!!!

abraço!

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 15 Jan 2010, 10:10
por José Leal
Diego Rodrigues escreveu:Weuller, também penso assim. e quando quero sacanear dono de 1.0 falo:

seu carro tem motor 4 vezes menor e não tem consumo 4 vezes melhor que o meu!

seu motor no meu carro não teria força nem pra sair do lugar!

meu motor no seu carro rasgaria o asfalto até de 4ª marcha e passaria dos 250km/h!

hehehe!!!!!!!!!!
:D :lol: :smt005 Sacaneou
José, prestei atenção hoje. é +- isso mesmo quando acabo de ligar. entre 3,5 e 4,5 com picos de 6 a 7 quando a lenta dá uma variada e sobe um pouco o giro. depois vai caindo e se estabiliza nos 2,8~3,2 l/h.
Diego, estou me baseando nas leituras do meu carro. Quando o motor está aquecendo, a variação de leitura do CB varia poucos ml, e o giro sobe coisa de uns 100RPM. Pelo que vc está relatando, parece que o motor do seu carro quase apaga, caindo para uns 500RPM e depois sobe para uns 2000RPM. A variação tá muito grande....
os bicos do 4.1 são os mesmos do Uno turbo, sabiam? vazão de 211cc/min.

mas tem um bico do vectra, acho que é o seu original, José, 97 2.0 16v que tem vazão de 240cc/min. ele tem a mesma impedância do meu, maior vazão e exatamente o mesmo formato e até cor (marrom). e ainda custam bem menos R$ (512 contra 130 reais). são eles que vou colocar futuramente, quando eu rebaixar mais ainda o cabeçote, trocar os 6 bicos por estes que falei, e fazer um mapeamento do chip em dinamômetro. aí vai ficar perfeito e ficar na casa dos 220cv, espero. :) :) :)

esses são meus planos.
Os bicos originais do meu carro são brancos. Eles parecem uns canudos com um apêndice para conectar o chicote.

Neste esquema, vc poderia fazer um chip para sua IE aumentando somente o range do ponto de ignição. Como seu cabeçote já está rebaixado, dependendo de como está a taxa, vc pode abastecer com álcool ou gasolina.
também virei fã de IE, mas gostaria de ter mais equipamentos de leitura e diagnóstico. como não tenho, me viro com aqueles manuais de manutenção da IE, do Dr. IE. com multímetro você pode ter uma noção de muuuita coisa. basta ter o manual na mão pra saber o que significa cada voltagem ou resistência.
Pois é, esses manuais ajudam muito. Certamente, com a ajuda do pessoal dos fóruns, podemos economizar bastante com mecânico.
e você? vai voltar pra gasolina ou vai ficar flex, abastecendo de acordo com o mercado? rsrs!!!

abraço!
Flex com certeza! Inclusive, aqui em GYN, a gasolina está em R$2,65 e o álcool está em R$1,97! Tá ruim de abastecer, então, vou procurar sempre a melhor relação preçoXconsumo.