Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Então cara, sou sincero em falar que a LVLP 827 (se é que é realmente LVLP) da Arprex é uma que me atendeu até hoje, porém eu não tinha parâmetro, e para quem começa tu sabe que qualquer HVLP da vida para quem vai repintar na garagem de casa é algo que vai dar o resultado esperado, até melhor porquê é operada da maneira correta, o que muita oficina por aqui não faz, se é que me entende, então o resultado acontece.
Conforme agente vai aprendendo e vendo no que isso impacta ali na frente agente vai tendo maturidade para buscar algo melhor e cogitar compras mais corretas.
Uso essa Arprex e me atende, e está na ativa e mesmo assim noto que ela é melhor em termos de overspray que as chinesinhas 827..
A cabine pressurizada dificilmente eu terei, porém algo com exaustor certamente..mas é aquela: Agente investe e não para de investir, se eu cair matando em cima disso certamante irei investir em estrutura.
Eu penso em mandar vir de fora se tiver uma boa oportunidade cara...
Concordo plenamente que não adianta nada agente querer pilotar uma ferrari e não saber nem arrancar um celta...kkk..esse é um dos pontos que tem que ter em mente, e sei que ainda tenho que esgotar algumas possibilidades com os modelos que tenho em mãos.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

rodrigogsi escreveu:Então cara, sou sincero em falar que a LVLP 827 (se é que é realmente LVLP) da Arprex é uma que me atendeu até hoje, porém eu não tinha parâmetro, e para quem começa tu sabe que qualquer HVLP da vida para quem vai repintar na garagem de casa é algo que vai dar o resultado esperado, até melhor porquê é operada da maneira correta, o que muita oficina por aqui não faz, se é que me entende, então o resultado acontece.
sim pra iniciante ela é boa, eu comecei com ela em 1995, mais pra mim nao atende mais sacou? pra mim ela é muito simples no acabamento no dia que tu mudar vai ver a diferença tanto na ergonomia do grip ate na economia nem falo do cabamento. se eu ja to reclamando de uma devilbiss de quase 900 reais imagina entao. eu ja passei por varias pistolas deles, so nao peguei as "top" como a milenium, mais peguei muita linha deles é uma pior que a outra. conheci um amigo pintor que usava arprex depois de se estressar com esse negocio passou a comprar um BV600 como eu, ta la feliz da vida. gosto da devil pq tem peça de reposição em qualquer canto. alias tenho que levar pra empresa trocar o kit reparo já. começou a falhar...

eu ja usei varias arprex, ate entendo tu defendendo oque tem. conheço um monte de gente que detesta essa marca e com razao(uma marca que usa tampa de garrafa pet como tampao nao merece meu respeito onde puder vou queimar essa empresa e bost-a, tenho um "aerografo" deles que me custou 350 so vi quando abri verdadeiro LIXO cospe tinta ao gatilhar(imagina a raiva da pessoa :evil: reparo e cuspida de material no filme) ate hj nao da pra usar melhor dito).

aerografo profissional nao baixa de 1300,00 dae tira uma base como é bom arprex. nao me leve a mal viu cara! nao to te criticando oque tu tem, e sim equipamento. senao presta eu falo mesmo ate pq posso falar. não passo a mao na cabeça de nenhuma empresa se eu nao gostar falo mesmo e alerto o pessoal. tu ja tem que mudar de qualidade mesmo se esta se sentido que ta pouco evolua, esta certíssimo em escolher algo melhor. quanto melhor a ferramenta melhor a qualidade, é básico isso.

rodrigogsi escreveu: Conforme agente vai aprendendo e vendo no que isso impacta ali na frente agente vai tendo maturidade para buscar algo melhor e cogitar compras mais corretas.
Uso essa Arprex e me atende, e está na ativa e mesmo assim noto que ela é melhor em termos de overspray que as chinesinhas 827..
sim ela funciona bem, da pra fazer algo bem profissional.

eu tinha uma arprex intermediaria, depois que usei a BV600 HVLP transtec essa é de verdade mesmo super economia eu pinto filme em 20 psi so pra ter uma ideia faz nada de fumaça, meus trabalhos ficaram perfeito e sem correr muito com lixa, o unico defeito é oque te falei, o leque é pequeno. e esse meu amigo me confirmou o mesmo ja que ele tem uma e ganha a vida com ela. usa mais que eu.

rodrigogsi escreveu: A cabine pressurizada dificilmente eu terei, porém algo com exaustor certamente..mas é aquela: Agente investe e não para de investir, se eu cair matando em cima disso certamante irei investir em estrutura.
Eu penso em mandar vir de fora se tiver uma boa oportunidade cara...
nem um de nós, uma custa uma casa quase. mais da pra fazer uma bem funcional :smt023 eu montei uma portatil na minha garagem do lado da oficina e montarei novamente pra pintar um carro deu um amigo, alem dos exaustores, tenho iluminaçao H0 por toda extensão, e plastico que embalada toda a cabine, nao é pressurizada mais nao entra quase nada de sujeira. entao invista nisso antes pq vai uma boa grana. se ta afim de trabalhar com isso cabine tem que ter.

rodrigogsi escreveu:Concordo plenamente que não adianta nada agente querer pilotar uma ferrari e não saber nem arrancar um celta...kkk..esse é um dos pontos que tem que ter em mente, e sei que ainda tenho que esgotar algumas possibilidades com os modelos que tenho em mãos.
como falei acima Rodrido, se acha que ta na hora de evoluir vai em frente, compra uma pistola cara, monta uma cabine, invista em luz, invista em filtragem pq isso tudo vai muita grana, muita mesmo.

nao acho que tenha que esgotar, troque o quanto antes que teus serviço melhorarão na qualidade, e tu poupara tempo e dinheiro, lixando menos, gastando material a menos, tendo prazer em trabalhar sem cansar, em fim. so no momento que tu trocar vai sentir oque to falando.

de qualquer forma a pistola que escolher sera melhor que a tua arprex atual. ate mesmo uma simples Devilbiss BV600 como a minha em relação essa que tu apontou pra importar ja da diferença.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Tava conversando esses dias com o Narcelio.... que é quem faz serviço de pintura pra mim. Ele tem 5 pistolas devilbiss.... ate ja contei isso aqui. Ele usa da seguinte forma: 1 pra primer... outra pra branco, outra pra preto, outra pra verniz e a ultima pra tintas metalicas. Ele faz.assim, pois disse que se usar uma pistola so pra tudo... quando poe o carro no sol, aparecem pigmentos de outra cor.... e pra isso nao acontecer ele teria que desmontar a pistola inteira pra limpar direito...ou seja, perderia mto tempo! E como ele depende da produçao isso eh inviavel.

Esses dias tinha uma tal de leetools la... perguntei pra ele se prestava... a resposta foi: so pra fazer raiva... kkkkk ele disse que nao dava o acabamento da devilbiss... e de quebra consumia o dobro de ar....pra fazer o mesmo serviço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)

É gurizada, realmente são modelos de entrada que a maioria por aí usa como meios de ganhar a vida, pelo menos em oficinas mais básicas, se é que me entendem.
Concordo plenamente que devemos sempre trocar ideia para fazer boas compras, e nada melhor do que pessoas experientes no assunto.
As vezes compramos algo que dá o dobro de trampo para um mesmo resultado..isso que é lascado.. :smt017
Esse lance de separar eu tenho feito..tem uma que uso para fundo básica..e outra para tinta..a HVLP 827 chinesa é para fundo..e a lvlp para tinta..realmente ela chupa ar pra caramba e sem necessidade como comentado, pois não tem leque com grande cobertura e puxa MUITO AR! Tem uma HG10 que comprei que faz mais nevoa que alta produção se duvidar..essa eu me arrependi de ter comprado para pintura de pequenas peças nesse ponto de névoa e contaminação do ar..
:smt021
É aquela..para hobbysta atende na boa, mas se precisar de produção mesmo, ambas tem seus pontos fracos que eu já notei..
O lance do peso e ergonomia é muito importante. Para pintar uma peça ali em um final de semana, de boa..agora para encarar o carro todo isso faz muita diferença..por isso ainda to vendo o peso dela e cogitando algo mais leve também.. :smt023
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Agora que comecei a polir meu Monza, percebi a importância de uma boa pistola e um bom compressor.

Modéstia parte estou conseguindo um resultado excelente no polimento, o carro está ficando um piano, porém estou tendo bastante trabalho para nivelar o verniz para remover overspray, casca de laranja e um aspecto esquisito que nao sei dizer como chama, tipo deu uma falta de ar no compressor, ele nao venceu a pistola e ficou opaco, mas enfim, aprendi muita coisa com os erros e isso foi bom!

Rafaelo e Rodrigo devem lembrar que tive que aplicar o primer PU 4 X kkkkk

Agora fiz a micropintura no Monza com aerografo Sagyma bico 0.5 mm. Gostei, achei muito fácil e de bom resultado. Dei uma vaciladinha em um local que o reparo era maior e deu uma diferencinha, mas acho que ajeito no polimento.

O Sagyma quase nao consome ar e tinta, tem um bom leque, boa regulagem de vazão de tinta, enfim, achei um bom custo benefico

Mas o que tenho certeza é que é uma delicia fazer esse trabalho! :D
Rafaelo
MODERADOR

Diego Paiva escreveu:Tava conversando esses dias com o Narcelio.... que é quem faz serviço de pintura pra mim. Ele tem 5 pistolas devilbiss.... ate ja contei isso aqui. Ele usa da seguinte forma: 1 pra primer... outra pra branco, outra pra preto, outra pra verniz e a ultima pra tintas metalicas. Ele faz.assim, pois disse que se usar uma pistola so pra tudo... quando poe o carro no sol, aparecem pigmentos de outra cor.... e pra isso nao acontecer ele teria que desmontar a pistola inteira pra limpar direito...ou seja, perderia mto tempo! E como ele depende da produçao isso eh inviavel.
ele precisa aprender a limpar pistola hehehe. quanta balaca Diego rsrsrs faltou uma para o perolado, uma pra laranja, outra pra verde, outra pra preto vinilico kkkkkkkkkkkkkk é so limpar. pintor so usa 3 pistolas de tamanho diferentes.

ja pintei o azul perol do omega e na outra vez preto liso e nunca contaminou com pérola no preto. o problema que o pessoal tem preguiça pra limpar direito, 5 min limpando é o tempo de descanso da mistura do verniz por ex:? mais nao... querem correr dae contamina mesmo. é so abrir a tampa e jogar thinner e sacudir e abrir o fluido sem atirar ar como muitos fazem(alem de matar o meio ambiente perde thinner), depois repetir ate sair limpo o thinner. eu "perco" 5 a 7 minutos limpando uma pistola. é por isso que ela esta durando ate hoje desde 2005 usando pelo menos 1X ao mes, e olha que ja pintei muito com ela, pinto de tudo nela nao so automotivo. ate janela,portao, peças, etc eu uso muito esse minha pistola.

so precisa de 2 pistolas pra trabalhar com conforto e pelo fluido. esta la nos manuais tecnico isso
1° - primer 1.8 a 2.0mm
2° - verniz/base/complementos 1.3 a 1.7mm
3° - opcional(<1.0mm acabamento)

o principal é ter uma pra fundo, pq se utilizar pode cuspir casquinha dura no acabamento.
eu tenho ambas Devil 1° e 2°.

Rodrigo, tudo é uma questao de investimento e retorno. se quer qualidade tem que gastar, ainda 'estou' pra comprar uma maquina de solda TIG pulse, é uma maquina muita cara, poderia comprar um comum de 1000,00 mais nao faz nada nisso, pelo menos pra mim que ja tenho trabalhos especificos e pela exigencia muito alta nos trabalhos complica dae, preciso de um maquinário de ponta ja com que trabalho exige um maquinario bom e completo. na pintura é o mesmo! se tu quer crescer em qualidade tem que gastar. so que acho que esse modelo que tu quer é muita coisa, tu precisa saber se realmente vale apena gastar e recuperar a grana. eu por exemplo na maquina de solda recupero o investimento pelo conforto e a alta produçao, faço menos sujeira, é mais rapido, mais seguro, tem maior eficiencia, alta flexibilidade em diversos serviço... a pistola é o mesmo, a economia que ela faz é enorme e se paga depois.

eu ja apliquei verniz com a BV600 HVLP com apenas 20 psi como comentei, o max permitido nela é 31 psi, nao faz sujeira alguma e é bem econômica. e ja usei tinta com apenas 10 psi pra pintar peças, so pra terem uma ideia pinto dentro da garagem sem fazer overspray, dae tirem uma ideia. nem mascara uso nessa situação.

Rodrigo se tu usa pouco pense num modelo mais em conta. eu ja pintei o omega direto, o monza direto como cofre completo e ela nao cansa muito. mais agora toda pistola carregada cansa, sao 500g pesando no punho. principalmente esticar no capo do omega kkkkkk

lembro sim Eduardo, depois das dicas tu acertou a mao. eu ja mexo com funilaria e pintura desde 95 com meus 15 anos, e uso pelo menos 1x por mes a pistola em diversas aplicaçoes, so a experiencia acaba deixando melhor e melhor cada vez que se pinta. pessoal, chega uma hora que o equipamento começa a limitar o serviço, talvez ja é oque o Rodrigo ja esta sentindo. eu começei por baixo como voces, como disse, arprex. e hj se tivesse um sata hvlp atual seria o maximo, pena que é caro. e pelo menos pra mim a BV600 ta indo muito bem, apenas que se tivesse um leque melhor ficaria feliz hehehe. e olha que é 10"
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)

O aerógrafo não suga nada de ar mesmo, porém é para detalhes pequenos, como tu tá fazendo Edu :smt023 .
Pegou um ponto maior já tem que ampliar a cobertura pois ele é muito minucioso.
Acho que seria melhor cair matando em cima em uma BV600 então Rafaelo..já ia me atender bem nesses pontos que tocamos no tópico :smt023
Limpeza é fundamental, eu tenho uma pra fundo e outra para tinta / verniz..uma que era para ser para retoque mas faz muita nevoa..a HG10..hehehehe
Rafaelo
MODERADOR

rodrigogsi escreveu:Acho que seria melhor cair matando em cima em uma BV600 então Rafaelo..já ia me atender bem nesses pontos que tocamos no tópico :smt023
vai sim, ela é bem melhor que a arprex mais ta longe dessas pistola Top especialmente no acabamento. que é sentido no verniz e tinta aditivadas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ilbiss-_JM

to com ouro na mao e nem sabia :D se ta loko em 2005 pagamos 550,00 vo arrumar ela e guardar com carinho kkkkkk

tenta importar que sai mais em conta. la fora deve ter por uns 100,00 dolar

bastante a diferença veja a posiçao da canela como é melhor na BV600 mais inclinada pra tras evitando peso na frente e atrapalhar lugar fechado, ate no acabamento é diferente, e olha que a BV600 é pistolinha perto dessas que falamos TOP
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mm17mm-_JM

a BV600 é inox internamente e suporte agua ela é Transtec, algumas pistolas sao banhadas de niquel como essas mais baratinhas ou arprex. so ver o preço diz tudo
Responder