Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Mensagem não lida por Rafaelo »

eduardo_saura escreveu:Me interessei por essa mistura ao invés de aplicar o preto listz poliéster.
Como funciona? Posso pedir para preparar a tinta já fosqueada ou eu mesmo fosqueio o quanto quero? Exemplo, vou misturando, aplicando em uma peça qualquer até chegar a tonalidade que desejo, que é a mesma do pfv.
primeiro escolha a quantia de tinta que tu acha prudente a pintura, misture o catalisador, meça a quantia que deu é adiciona %x de fosqueante, depois pegue esse volume total e adicione o thinner. bem simples ate. mandar fazer nao é legal por varios motivos, confiança, e durabilidade. vale lembrar que tem que mexer muito mais muito bem, pq a pasta tende a secar e dar "contaminação" na hora da aplicaçao. por isso que nao é legal mandar fazer...

a pasta precisa de uma leve diluida com thinner pu, senao ela seca muito rapido ao ar livre.

se começar com 35% como falei vai pegar essa tonalidade. é entre 35 e 40% pra pegar iqual ou parecido ao preto vinilico.

eduardo_saura escreveu:Originalmente o brilho é o mesmo do pfv. Será que na casa de tintas se o preparador for fera ele consegue deixar igual ao pfv? Porque do modo que disse acima de ir misturando em casa até chegar no tom, é dificil para quem nao tem prática.
pois é. 35% de pasta da pra chegar nesse nivel, se olhar minhas peças mecanicas dessa imagem acima, estao a 35% PU cadillac e esta praticamente o mesmo do pfv, 40% ja é fosco(mais fosco que o vinilico), e 45% é fosco aveludado 100% fosco(mesmo de instrumento de paineis)

nao é dificil, é so usar a porcentagem que informei e vao conseguir algo muito proximo. no olhometro realmente é complicado. mais se usarem um becker graduado adequado em escala, que se usa em quimica, coisa especial pra isso é tranquilho e 100% preciso. e da pra fazer em casa. so pegar a quantia desejada e colocar na calculadora 35% pasta.

em casa de tinta dificil, acertarem pq eles so querem vender, e nao vao saber diferenciar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

O meu monza verde ainda tem as colunas dos vidros originais... Se vc polir essa área, abre um brilho MUITO legal.... dá pra se ver no reflexo.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Hoje fui em 2 casas de tintas e desisti do preto cadilac + fosqueante.

Motivo 1 - os coloristas das 2 lojas disseram bem o que o Rafaelo disse, que a mistura tem que ser precisa, em becker graduado, além de exigir uma certa experiência, pois teria que misturar, aplicar em uma lâmina de prova e olhar no sol até atingir o brilho desejado.

Não tenho prática e meu tempo está curto para arriscar errar e ter que refazer.

Motivo 2 - o valor. O preto cadilac pu wanda sai por 55, 00. Até aí tudo bem, mas a pasta fosqueante sairia por 75, 00 o que no momento inviabiliza :lol: Meu orçamento com o Monza está estourando todo mês e realmente iria pesar.

O vendedor até que foi honesto, pois fui decidido a comprar o pu, mas ele disse que seria difícil acertar a cor original e a quantidade de fosqueante que usaria seria mínima e eles não vendem só um pouquinho.

Acabei comprando o pfv da wanda por 30, 00. Hoje já preparei tudo, amanhã é só aplicar.
Amanhã posto fotos.

Se estivesse com tempo e com o orçamento tranquilo, sem dúvida utilizaria o sistema proposto pelo Rafaelo.
Rafaelo
MODERADOR

é, esqueci de comentar o custo PU+fosqueante. no vinilico é mais rapido e barato, porem como falei acima nao é a melhor escolha pra quem procura qualidade. ae vai de cada um, cada situação,etc.
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Vamos lá! Chegou a minha vez de entrar na parada..o Rafaelo sei que me ajudará nessa: Satajet 4000, vale a pena?
Acabamento final e aplicação de tinta e verniz...estou pensando em mandar vir uma dessas ainda esse ano..o projeto é para repintura completa de um veículo..
O peso seria um fator de ajuda, tendo em vista que ela é mais leve..e outra coisa que me chamou atenção foi a grande diferença da capa de ar e bicos, creio que melhora bastante a atomização do material..melhorando o acabamento final da pintura..
Rafaelo
MODERADOR

rodrigogsi escreveu:Vamos lá! Chegou a minha vez de entrar na parada..o Rafaelo sei que me ajudará nessa: Satajet 4000, vale a pena?
heheheh quer passar mal? ohh se vale apena. quem dera se eu tivesse condiçoes de ter uma dessa. é oque tem de melhor no mercado, estao entre as TOP no mundo! pode ir de olho fechado.
rodrigogsi escreveu: Acabamento final e aplicação de tinta e verniz...estou pensando em mandar vir uma dessas ainda esse ano..o projeto é para repintura completa de um veículo..
O peso seria um fator de ajuda, tendo em vista que ela é mais leve..e outra coisa que me chamou atenção foi a grande diferença da capa de ar e bicos, creio que melhora bastante a atomização do material..melhorando o acabamento final da pintura..
difcil dizer oque ela nao tem de bom Rodrigo. aqui no brasil tu teria que vender o monza ou kadett pra comprar uma.

sim é um leque perfeito o dela, eu tenho uma Devil pra nós é bom, la pra fora é lixo. faz um leque muito ordinário, mais é melhor que qualquer marca nacional. mandar ver na Sata, Sagola, Iwata, Walcom. que tu vai passar bem.

tem uma da Walcom muito boa genesi. Italiana show mesmo

essas 4 marcas é oque se tem de melhor no mundo hoje, so pistola de alto padrão.

so ve quem fabrica né
Sata = alemanha
Sagola = espanha
Iwata = japao
Walcom = italia

nada de brasil por favor kkkkkkkkkk alias, nem EUA sabe fazer pistola, a Devilbiss é deles é NINGUEM nos EUA tem usado, somente essas 4 marcas. entao tira uma base do que estou falando.
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Então Rafaelo, será que é tudo isso? Vi aí umas na faixa dos U$ 700..800..
Eu penso no seguinte: Pintura mais lisa e limpa de overspray, seria esse o ponto do uso de uma pistola dessas mais caras. Tendo em vista que eu cuido bastante das coisas, certamente não irá necessitar de manutenção corretiva tão cedo.
O leque mais fino acho que é o ponto, sei lá, menos névoa nas bordas..eu via isso facilmente nas hvlp básicas que agente usa..mesmo perdendo um tempo do caramba acertando o leque ela ficava com aquela porosidade perto das bordas, não sei explicar mas algo como "caramba eu não atomizei direito isso" ela ascentava na boa, pois a demão anterior ainda estava no ponto certo, porém é algo que pode ser melhorado..não sei se to falando asneira mas é um tipo de coisa que reparei em todas as pistolas que eu tenho..pinta com qualidade? pinta..mas certamente algo mais top te economiza muito tempo la na frente..
Essa seria para uso com tinta PU, levemente mais viscosa se comparado ao verniz..
Rafaelo
MODERADOR

rodrigogsi escreveu:Então Rafaelo, será que é tudo isso? Vi aí umas na faixa dos U$ 700..800..
é sim, dae pra mais inclusive. aqui custa entre 3000 a 3600,00 reais essas citadas, tu esta escolhendo oque ah de melhor no mundo hoje.

vo usar a calculadora pra ver oque te custaria importar.
Valor final com impostos (BRL):
2700.00 a 3100,00 reais tudo pra pegar na mao

isso que ae no PR nao é cobrado ICMS como aqui no sul, senao o preço seria 3600,00 reais.
rodrigogsi escreveu: Eu penso no seguinte: Pintura mais lisa e limpa de overspray, seria esse o ponto do uso de uma pistola dessas mais caras. Tendo em vista que eu cuido bastante das coisas, certamente não irá necessitar de manutenção corretiva tão cedo.
pra usar uma pistola dessa com toda perfeição vai precisar de uma cabine pressurizada, senao nao adianta nada ter uma mega pistola e pintar em ambiente aberto ou semi aberto, dae vai dar overspray,sujeira e tudo mais da mesma forma. veja os modelos mais em conta dessas marcas que é melhor que qualquer nacional.
rodrigogsi escreveu: O leque mais fino acho que é o ponto, sei lá, menos névoa nas bordas..eu via isso facilmente nas hvlp básicas que agente usa..mesmo perdendo um tempo do caramba acertando o leque ela ficava com aquela porosidade perto das bordas, não sei explicar mas algo como "caramba eu não atomizei direito isso" ela ascentava na boa, pois a demão anterior ainda estava no ponto certo, porém é algo que pode ser melhorado..não sei se to falando asneira mas é um tipo de coisa que reparei em todas as pistolas que eu tenho..pinta com qualidade? pinta..mas certamente algo mais top te economiza muito tempo la na frente..
Essa seria para uso com tinta PU, levemente mais viscosa se comparado ao verniz..
é oque falei acima, problema é o ambiente e nao tanto a pistola. eu sei que tu quer dizer, é a faixa final do leque onde começa o overspay no filme anterior ja aplicado... nessas TOP realmente "alonga ao aplicar" mais com uma cabine fica melhor ate com a nossas "pao com ovo"

se tu tem condiçoes de segurar uma bronca dessa vai enfrente, mais tem melhor que as nossas por preços melhores tb dessas marcas que citei. Devil esquece.... la fora tem mais é a mesma porcaria que as nossas senao pior. e olha que no brasil oque tem de melhor é Devil, pq arprex nem se pode chamar de pistola. tenho nojo dessa marca, ja tive umas 4 pistola e foram tudo pro lixo só restou um tranqueira de aerografo(parece que sou consumidor CCE) nunca mais tb na epoca nao tinha como comprar de fora e so tinha isso no brasil como sempre né aqui so vende e compra refugo ou so tem coisa simples pra venda, agora to com minha devil BV600 desde 2005 e so agora ela ta pedindo manutençao nos reparos e mesmo assim pra pintura menos complexas ela ta indo muito bem.

pagamos 550,00 na epoca, hoje esta 850,00 e nao vale isso, mais da pra fazer um bom trabalho com ela, apenas que se gasta muito no overspray devido o leque pequeno. ae ela nao é tao eficiente, agora é economica. gasta nada de material
Responder