Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por RicardoDS »

Já passou por um polimento após a pintura, esse segundo polimento sera uma revisão do primeiro.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Ricardo, toda pintura DEVE ser polida após pintura e/ou repintura, por melhor que seja a tinta e /ou a pistola de pintura (e cia.) a pintura sempre fica porosa, pra deixar com o efeito espelhado MESMO, só polindo, é inevitável... dizer que pintura não precisa de polimento é muita ingenuidade...
sem duvida.
isso se deve a evaporação do material natural. nos primeiros 7 dias esta linda brilhosa, apos os dias passar ela fica borrada sem brilho. nao interessa a qualidade vai acontecer isso. claro, material de otima qualidade tem menor efeito pratico.

polimento é obrigatório, nao opcional.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Discordo. Tenho os frisos do teto do meu carro repintados em preto sólido PU, por serem peças pequenas elas não tem defeito, e a tinta está completamente assentada, não necessita de polimento.
Pelo menos comigo, as peças em tinta pu, nenhuma apagou ou ficou porosa, apenas algumas mais grossas e outras nem tanto...portanto não concordo ser realmente necessário o polimento...até porquê as pistolas de pintura de boa qualidade te dão um acabamento igual ao original das montadoras quando o carro sai de fábrica... tem o friso do Corsa de um amigo meu que serve de prova também...repintei pra ele, não fiz polimento por ter ficado igual ao padrão original do carro, e esta de pé até hoje..sem perda de brilho ou profundidade, à quase um ano...pra não dizer que não fiz nada, só lixei um pontinho de sugeira com lixa 2500 e fiz o polimento desse pontinho manualmente..
Nenhuma peça em tinta pu que eu pintei até agora ficou borrada e com esse aspecto, somente 2 peças que fiz polimento que foram enceradas antes da cura, uma era minha porta que fizeram muita M..outra é o capo repintado do carro do meu tio..ambos os casos só resolveu reflexo com lixamento...e minha porta amarelou por causa disso (encerarem antes de me entregar o carro), mudando completamente de cor...por isso tive que repintar ela.. :smt021
Rafaelo
MODERADOR

rodrigogsi escreveu:Discordo. Tenho os frisos do teto do meu carro repintados em preto sólido PU, por serem peças pequenas elas não tem defeito, e a tinta está completamente assentada, não necessita de polimento.
tu ta falando de PU monocomponente. nao usa verniz, ja tem brilho. é obvio que esse tipo de pintura nao precisa de polimento inicial. nunca precisei dar polimento em PU com pelo menos 120 dias pos pintado, so depois de muito tempo pintado ao tempo algo tipo quase um ano de uso. nosso gol é PU branco e ele perde o brilho a cada um bom tempo de uso oque é natural de sistema monocomponentes com PU/Duco. o verniz protege e no PU o "verniz" e a própria tinta.

PU respira melhor que poliester por nao ter verniz.

na poliéster a coisa muda completamente devido o verniz, é mais camada em cima da base. respira menos que a PU. simples assim.
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Uso capa no carro direto. Fica mais debaixo da capa do que fora, cerca de 90% do mês.
Tenho 2 parachoques pintados e a porta, fora as partes pequenas.
Qual o tempo que ela deveria fosquear? Não creio que pu precisa de polimento de tempo em tempo por apagar brilho como duco.
Os parachoques já tem mais de um ano pintados, nada de dar problema com perda de brilho ainda..
Só fiz polimento técnico em algumas partes..
Uma coisa é falar que quanto pintamos precisamos obrigatoriamente polir, outra coisa é falar em polimento de manutenção após o uso, o que é natural em ambos, pois tanto a tinta quanto o verniz queimam e apagam da mesma maneira..me refiro apenas ao fato do polimento após a repintura.
Rafaelo
MODERADOR

rodrigogsi escreveu:Uso capa no carro direto. Fica mais debaixo da capa do que fora, cerca de 90% do mês.
Tenho 2 parachoques pintados e a porta, fora as partes pequenas.
Qual o tempo que ela deveria fosquear? Não creio que pu precisa de polimento de tempo em tempo por apagar brilho como duco.
precisa sim. coloca ele pra rua pra tu ve. ja tenho uma boa experiencia com essa tinta, e algumas referencia de colegas.

como disse antes, temos um gol 100% original 2003 de tinta PU branco, carro de trabalho, todo dia na rua, e sempre pede polimento acada 1x por ano ou ate antes. PU nao tem protetor secundario como a poliester(verniz) assim perde o brilho mais facil com o passar do tempo como duco fazia(ja tive o monza duco era a mesma coisa, porem com maior intensidade), ambos nao tem a proteçao do verniz. fica aspero, e perde o brilho ao passar do tempo de frente ao tempo de uso.

conheço outro carro PU que sofrem o mesmo, o nosso fica na rua o tempo todo.
rodrigogsi escreveu:Os parachoques já tem mais de um ano pintados, nada de dar problema com perda de brilho ainda..
ainda, esse tipo de exposição nao tem como perde brilho. bota ele pra usar de verdade ja que é um parachoque que tu vai ver como vai ficar a tinta, tira uma foto agora, e uma daqui a 6 meses apos o uso e ja vai notar um queda de brilho, e aspereza mesmo limpo. o nosso o ultimo polimento no gol que fiz foi em verao 2012 e ja ta aspero novamente e amarelado como sempre foi desde 03 assim... e com uma queda no brilho.

nao adianta, isso é característica do PU. cedo ou tarde ele perde o rendimento com o uso, tapado ele ficara eternamente brilhoso. sem contar o sol,chuva acida,etc que ferra todo o filme.

senao tivesse chovendo e um frio de 7 grau na rua faria uma imagem do polimento e da area nao polida pra te mostra na pratica oque é um PU em uma realidade. mesmo no branco é notorio, sai preta a boina. todas as vezes que fiz foi assim. depois do polimento fica lisinho e brilhoso e ate o branco sai aquele amarelado.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Sim, PU branco amarela/encarde muito fácil!!!! Eu tinha uma s10, 2007, branca... Era complicado mantê-la sempre bonitinha. Como era carro de trabalho, em pouco tempo ela encardia mesmo.... Tinha partes que a cera não devolvia a cor original, tinha que partir pros compostos polidores.... Detalhe: o carro não era repintado, era todo original.

Agora um carro que vive guardado... não sofre ação do tempo, dessa forma não é parâmetro para comparação alguma.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR

Diego Paiva escreveu:Sim, PU branco amarela/encarde muito fácil!!!! Eu tinha uma s10, 2007, branca... Era complicado mantê-la sempre bonitinha. Como era carro de trabalho, em pouco tempo ela encardia mesmo.... Tinha partes que a cera não devolvia a cor original, tinha que partir pros compostos polidores.... Detalhe: o carro não era repintado, era todo original.

Agora um carro que vive guardado... não sofre ação do tempo, dessa forma não é parâmetro para comparação alguma.
exatamente, peça que nao sofre ação do tempo diariamente, nao sofre açao do tempo, nao tem como, PU perde rendimento. é so usar ele hehehe

agora deixa ele com cera, e usar de vez em quando, e nao deixar no tempo fica lindo pro resto da vida brilhoso e liso. mais oque se tem que lembrar é deixar ao natural sem aditivo(ceras,composto,etc) ae sim, pode ter o melhor PU que ele vai sofrer por nao ter um cobertor a mais(verniz).

é por isso que alguns pintores pintam PU + verniz. oque eu abomino essa pratica, nao da problema, porem é mais pratico usar poliéster que é projetado pra isso.
Responder