Não entendi a parte do evitar mexer no distribuidor... faz isso quando chaveia entre GNV / gasolina?
A taxa alta poderia reduzir a necessidade disso, mas de toda forma, GNV vai pedir mais avanço que álcool também. Se não adiantar, vai perder desempenho e dinheiro com consumo mais alto. E se adiantar e não voltar quando alterar para combustível líquido, vai ter risco de detonação.
Mas ainda é melhor isso do que "variadoido" de avanço eletrônico.
Sobre o projeto, minha sugestão é não comprar peças agora. Junte o dinheiro e faça de uma vez (abra uma poupança específica para isso, se for o caso).
Quanto tiver o valor, abra o motor, verifique a necessidade de retífica do bloco aumentando o diâmetro dos cilindros. Se precisar, faça. Se não precisar ótimo porque será uma despesa a menos.
Mesma coisa para o eixo, veja se precisa e retifique.
Aí, compre um jogo de pistões do à álcool na medida dos cilindros (STD ou sobremedida, por isso não dá para comprar antes), anéis, casquilhos e monte a parte de baixo.
Avalie a necessidade de revisar o cabeçote. Se precisar, revise. Como a intenção é rodar no álcool / gnv, pode tirar material dele para aumentar mais a taxa (eu mandaria para 14:1).
Velas pode usar grau 8 NGK - BP8ES.
Carburação pode usar o seu mesmo, com o setup do à álcool ou trocar por um à álcool que esteja bom (pode ser melhor, mas o difícil é achar um bom por aí...).
Seu carro vai virar outro.
A cereja do bolo nesta receita seria uma ignição CDI. Taxa alta requer mais tensão, álcool requer mais tensão, GNV requer mais tensão. Tudo junto requer mais tensão ainda. Ela pode ser colocada independente do restante do projeto. Antes de começar (já daria uma melhorada nele agora também) ou depois que já tiver feito.
Qualquer coisa, grita aí que eu ajudo... rsrsrs
