Monza Classic SE MPFI 2.0 1991
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Monza Classic SE MPFI 2.0 1991
O vacuo DE CONTROLE do cânister num sai do pé do TBI não?
No meu, que não tem saída para a capsula de vácuo do distribuidor, sai desse lugar, antes da borboleta. Nas derivações de vácuo próximas do 4o. cilindro, tem-se: controle de portas do ar condicionado, retorno de gases do cânister, servo freio e EZK somente.
Boa sorte Leo!
Abraços,
Robson
No meu, que não tem saída para a capsula de vácuo do distribuidor, sai desse lugar, antes da borboleta. Nas derivações de vácuo próximas do 4o. cilindro, tem-se: controle de portas do ar condicionado, retorno de gases do cânister, servo freio e EZK somente.
Boa sorte Leo!
Abraços,
Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Injeção: MPFi
Sim. E é esta mesma mangueira que sai por baixo da borboleta e depois vai até um "T" e segue para o avanço e para o acionamento do cânister...
A do retorno do cânister (que no meu carro estava jogando pó de carvão quando resolvi isolar) vai ali no duto do 4o cilindro mesmo.
Então, se por algum motivo o cânister estiver aberto o tempo todo, vai dar entrada falsa de ar (mistura pobre) nele.
Claro que não é a única hipótese a ser investigada. Mas acho que isso pode explicar a série anual de queimas de juntas no 4o cilindro do carro do leocastro...
Um raio cair no mesmo lugar 3 vezes é sinal que tem algo errado...
A do retorno do cânister (que no meu carro estava jogando pó de carvão quando resolvi isolar) vai ali no duto do 4o cilindro mesmo.
Então, se por algum motivo o cânister estiver aberto o tempo todo, vai dar entrada falsa de ar (mistura pobre) nele.
Claro que não é a única hipótese a ser investigada. Mas acho que isso pode explicar a série anual de queimas de juntas no 4o cilindro do carro do leocastro...
Um raio cair no mesmo lugar 3 vezes é sinal que tem algo errado...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Não tenho Monza :(
Robson, se o seu tivesse distribuidor a vácuo, sairia do T nele! Essa derivação sai de lá, mas, só o acionamento da válvula do canister, o maior, sai do distribuidor de vácuo.Robson Lott escreveu:O vacuo DE CONTROLE do cânister num sai do pé do TBI não?
Boa sorte Leo!
Abraços,
Robson
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
olhando as imagens agora nao acredito muito nessa possibilidade, a tomada de vacuo nao é no cilindro e sim no Plenum do coletor, qualquer pistao vai fazer puxar vacuo e nao so o 4°, nao é fechado o circuito e sim aberto e comunitario.
pra mim é simples, problema de vedação fez o resultado de deixar mais limpo, foi oque te falei por MP, cabeçote empenado. por isso deu 3x a mesma coisa, o problema nao foi resolvido de primeira, lembra quando aqueceu pelo primeira vez e queimou? pois é. agora com ele rebaixado, junta flex, parafuso novos, torque correto pra junta flex pode ter certeza que nao vai mais estragar.
se tivesse com entrada de ar falto entao todos pistao estariam andando pobre e nao so o 4°, é so olhar a coisa como funciona que voces vao entender.
cabeçote usado tem isso, o peao de obra tira o cabeçote de forma errada, tira qualquer parafuso que da na telha, ou tira com ele quente, ou ja tava empenado antes, ou se empenou na tua montagem(pode acontecer erro de torque e angulo) ou ainda mal vedação devido a sequencia e torque. ele deve ter sugado um pouco de agua devido a vedação.
de qualquer forma agora 10,2:1 de taxa nada mal,
pra mim é simples, problema de vedação fez o resultado de deixar mais limpo, foi oque te falei por MP, cabeçote empenado. por isso deu 3x a mesma coisa, o problema nao foi resolvido de primeira, lembra quando aqueceu pelo primeira vez e queimou? pois é. agora com ele rebaixado, junta flex, parafuso novos, torque correto pra junta flex pode ter certeza que nao vai mais estragar.
se tivesse com entrada de ar falto entao todos pistao estariam andando pobre e nao so o 4°, é so olhar a coisa como funciona que voces vao entender.
cabeçote usado tem isso, o peao de obra tira o cabeçote de forma errada, tira qualquer parafuso que da na telha, ou tira com ele quente, ou ja tava empenado antes, ou se empenou na tua montagem(pode acontecer erro de torque e angulo) ou ainda mal vedação devido a sequencia e torque. ele deve ter sugado um pouco de agua devido a vedação.
de qualquer forma agora 10,2:1 de taxa nada mal,
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Bem, vamos a uma atualização!
Meia lua do cabeçote

Ontem, montando o cabeçote no Monza. Prefiro montar o coletor fora, pois facilita o aperto de alguns parafusos.

Junta metálica original GM (paguei R$95,00). Repare como ela está centralizada corretamente no bloco, PERFEITA.

Agora veja essa, que queimou ano passado, idêntica a que queimou esse ano, vejam o tamanho da excêntricidade dela em relação aos cilindros.

Acredito que isso de alguma forma influenciou.
Resolvi voltar a tampa de válvulas original, ao abrir o cofre agora, verão apenas um motor original do Monza!

E aqui já com o cabeçote no lugar. devidamente torqueado, e depois feito os 3 apertos angulares de 90°.

Bem, ontem finalizei assim, hoje termino, não dava pra terminar ontem porque o coletor de escape ainda está na tornearia, pedi para fresar as flanges dele, estavam muito oxidadas e não vedando direito. Por um lado é bom que sobra tempo para o silicone da gaiola de comando secar melhor!
Também cheguei a um ponto ontem onde não pude ir muito longe, estava cansado demais e, quando chegamos nesse ponto, a chance de fazermos algo errado é bem maior!
Hoje finalizo o Monza, estou fazendo o serviço somente na parte da noite, por isso a demora!
Abraços a todos.
Meia lua do cabeçote

Ontem, montando o cabeçote no Monza. Prefiro montar o coletor fora, pois facilita o aperto de alguns parafusos.

Junta metálica original GM (paguei R$95,00). Repare como ela está centralizada corretamente no bloco, PERFEITA.

Agora veja essa, que queimou ano passado, idêntica a que queimou esse ano, vejam o tamanho da excêntricidade dela em relação aos cilindros.

Acredito que isso de alguma forma influenciou.
Resolvi voltar a tampa de válvulas original, ao abrir o cofre agora, verão apenas um motor original do Monza!

E aqui já com o cabeçote no lugar. devidamente torqueado, e depois feito os 3 apertos angulares de 90°.

Bem, ontem finalizei assim, hoje termino, não dava pra terminar ontem porque o coletor de escape ainda está na tornearia, pedi para fresar as flanges dele, estavam muito oxidadas e não vedando direito. Por um lado é bom que sobra tempo para o silicone da gaiola de comando secar melhor!
Também cheguei a um ponto ontem onde não pude ir muito longe, estava cansado demais e, quando chegamos nesse ponto, a chance de fazermos algo errado é bem maior!
Hoje finalizo o Monza, estou fazendo o serviço somente na parte da noite, por isso a demora!
Abraços a todos.
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- 500EF
- MODERADOR
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Eu também prefiro parar quando bate cansaço... Se insistir, o próximo passo é fazer c@g@d@.
Mas não acho que está lento... Melhor fazer uma montagem criteriosa do que apressada.
Fazendo tudo certinho, terá motor para muitos anos sem amolação.
Mas não acho que está lento... Melhor fazer uma montagem criteriosa do que apressada.

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Assim espero! Rs.500EF escreveu:Eu também prefiro parar quando bate cansaço... Se insistir, o próximo passo é fazer c@g@d@.
Bem, sou assim em tudo que faço, porque, já me ferrei antigamente, querendo terminar tudo o quanto antes! Rs. Hoje conheço meu limite, e, melhor fazer bem feito uma vez, do que ter que fazer trabalho dobrado.
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
eu tb ja fiz cagads quando trabalhei saturado, arranhei pintura, quebrei peça de plastico, e especialmente e comum montagem errada!!! odeio isso, depois que montou o cara fala ops.... acho que esqueci algo antes de terminar. quando to saturado eu largo de mao por mais teimoso que seja.
Leandro sobre a junta elas sao assim estranhas mesmo, ovalizada quando amassadas. meu antigo 1.6 fez isso.
Leandro sobre a junta elas sao assim estranhas mesmo, ovalizada quando amassadas. meu antigo 1.6 fez isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.