Faz 1 ano que estou com o meu Monza e ainda não lavei o motor, tá deplorável :smt010. Mas tenho medo de mandar lavar e acabar molhando distribuidor, bobina e etc... E acho que usam metasil ma lavagem para remover o óleo, e dizem que ele corrói as mangueiras, aí fico com o pé atrás.
-
Lott, te dou uma ideia que eu fiz no meu e não me arrependo: quando tu vier a terras tupiniquins, desmonta o interior dele (menos painel). Tira os bancos, carpete, espumas e o tampão traseiro, e lava tudo. Se tu quiser, aproveita e cola manta asfáltica no assoalho. Eu tive de fazer isso no meu esse sábado pela 2ª vez no ano, devido ao dreno do AC ter entupido, e aí molhou o interior do carro :smt010. Tu vai levar 1 sábado pra fazer isso tudo.Vou preparar pra deixar um anti-mofo dentro dele e todos os vidros fechados. Infelizmente, como pode ser visto nas fotos, a traseira pegará claridade (não é sol direto, porém indireto). Então tenho que ver se minha capa do ex-Vectra ainda existe, e se meus pais poderão po-la no Monzão.
- Carpete: tu deve saber isso, mas tem que retirar os bancos, as soleiras das portas e desmontar o console central inteiro. Para lavar, eu misturei num balde d'água um pouco de Omo e Confort, esfreguei BEM com uma vassoura o carpete todo, e depois passei o lava jato e deixei no sol para secar. Mudou a cor do carpete, mudou o cheiro do interior do carro e dá um gosto enorme em rodar com ele :smt023
- Tampão traseiro: desmontei ele inteiro, são 3 partes. Retirei dele as molduras dos falantes, twitters e aquelas falsas entradas de ar. Em seguida desmontei as telas das molduras dos falantes e lavei bem. A espuma que originalmente existe ali, no meu caso era de poeira :smt005. Lavei com Omo e Confort as 3 partes do tampão e depois passei o jato. Saiu uma água escura, cor de Coca Cola. Antes eu passava aspirador e achava que tava limpo
- Bancos, forro de teto e de portas: te indico essa mistura que peguei na net, ela evita de mofar o interior. Eu usei e recomendo:
"1 LITRO DE ÁGUA + 1/2 COPO VINAGRE DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA BICARBONATO SÓDIO + 1/4 COPO DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA AMACIANTE.
Dica: como o vinagre e o bicarbonato efervescem usados juntos, procure fazer a mistura num recipiente grande para depois colocar em um borrifador e na seguinte ordem: água, álcool, bicarbonato, vinagre, e por ultimo o amaciante"
Dica 2: aconselho a usar menos vinagre (é usado para matar os fungos e evitar o mofo) e mais amaciante, se não fica forte o cheiro do vinagre.
Depois só ir borrifando a mistura nos bancos, esfregar com uma escova de cerdas macias e deixar secar no sol.
O ideal para descarga de consciência é fazer uma limpeza completa no sistema, retirar o radiador para lavar, limpar mangueiras, reservatório de expansão e etc. Te aconselho a NÃO, DE FORMA ALGUMA usar aditivo concentrado RADIEX. Quando comprei meu Monza, tive de trocar o radiador. Comprei um Delphi original e novo. Em menos de 1 ano, o Radiex corroeu todo o meu radiador. Resultado: tive de comprar um novo :smt021.- E por último, será necessário colocar aditivo pra que a atual água não corroa (MAIS) o bloco enquanto o carro tiver hibernado.
Um abraço, Lott!