Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE 500 EF 4p 1990

Mensagem não lida por luiz sle »

As fotos salvam toda matéria, Evandro. Que belíssimas fotos, mostram o carro muito bem, fotógrafo deles, excelente!

Sempre tive uma curiosidade, porque os vidros, dependendo do ângulo que você os olha, fica com uma textura "quadriculada" no reflexo?

Vejam na foto, tanto o vigia traseiro quanto o do motorista: http://quatrorodas.abril.com.br/galeria ... html#foto1

Aliás, belíssimo exemplar de 500EF, realmente, imaculado, zero km! Será que são apenas 63 mil km?

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

luiz sle escreveu:As fotos salvam toda matéria, Evandro. Que belíssimas fotos, mostram o carro muito bem, fotógrafo deles, excelente!

Sempre tive uma curiosidade, porque os vidros, dependendo do ângulo que você os olha, fica com uma textura "quadriculada" no reflexo?

Vejam na foto, tanto o vigia traseiro quanto o do motorista: http://quatrorodas.abril.com.br/galeria ... html#foto1

Aliás, belíssimo exemplar de 500EF, realmente, imaculado, zero km! Será que são apenas 63 mil km?

Abraço.
Talvez tenha Luiz, pelo interior, que náo foi restaurado, ao menos podemos dizer que nunca foi restaurado. E estando por fora desse jeito, acho que sim. Veja que a faixinha verde ele náo arrumou justamente para manter a originalidade do conjunto'

Náo reparei esse quadriculado no meu ainda. Mas já vi isso em outros carros que não o Monza.

O carro é perfeito!!!! Lindo Mas se eu fosse o dono, procuraria pelas capinhas de parafuso de roda (ausentes), uma chave original (tá com a do Celta! :smt011 ) e trocaria as plaquetinhas dos frisos da porta, que estão bem apagadas.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Esse carro é lindo demais... Não me canso de admirar, qualquer 500EF é lindo... Ainda terei um... trocaria meu GLS por um...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

vrsilva escreveu:Esse carro é lindo demais... Não me canso de admirar, qualquer 500EF é lindo... Ainda terei um... trocaria meu GLS por um...
Não sei se escrevi isso aqui já, mas eu acho os Classics em geral muito bonitos, até mais que o 500EF (exemplo: os lindos e imbatíveis saia e blusa, minha paixão não realizada).

Mas acho que o 500EF é o filho rebelde da familia Classic. Ele tem um jeito meio "bandido" na versão preta.

Monza 500EF

Monza S/R 2.0 S 88/88
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Bom galera, continuando com a arqueologia do Monza. Essa parte eu gosto, porque a gente meio que vai tentando refazer a história do carro através do que vc consegue ver na sua parte interna.

Começando a depenar o carro por dentro, vamos ver algumas coisas...

Tirando os porta-trecos e os puxadores.

Os puxadores, todos, incluindo o mais solicitado deles que é o do motorista, estão totalmente perfeitos, inclusive a textura dele, sem desgaste.

Essa é a parte que geralmente se desgasta
Imagem

Muitas vezes também ocorre o descolamento da capa e desse recheio de espuma. Os 4 estão perfeitos
Imagem

Apesar dos estragos nos porta-mapas, não tinha twitter dentro :smt011
Imagem

Papelão de porta com detalhes mínimos - marcas de unhas que ficaram aí ao longo do tempo
Imagem

Totalmente íntegro
Imagem

e aprovado...todos eles com esse selo
Imagem

e todos os 4 papelões com suas identificações, mas sem datas ou mais detalhes, como encontrei no Venezuelano.
Imagem

Imagem

A porta do motorista é a única sem o plástico protetor. O restante está com os plásticos originais.
Imagem

Apesar da ausência do plástico na porta do motorista, que será devidamente providenciado, a interna da porta preserva muitos detalhes originais e em perfeito estado

Coifa das travas, mas o motor da trava está meio solto
Imagem

Selinhos nas varetas
Imagem

Etiquetas na máquina de vidro, que é alemã (não me lembro se a do SR88 era nacional ou não)
Imagem

E detalhe da interna da porta, de suas extremidades
Parte da frente
Imagem

Parte de trás. Aqui percebe-se pontos de oxidação interna. Estou pensando em limpar aquele canto, neutralizar a ferrugem com Ferrox, aplicar galvanizador a frio, e cobrir tudo com Anti-rust. Não confio em deixar esse tipo de tratamento para o funileiro. O que vcs acham? :smt017
Imagem

Para não ser repetitivo, o restante das portas não tem nenhum ponto de oxidação, tem todas etiquetas dentro (nos varões, nas máquinas de vidro, nos papelões), os papelões estão perfeitos com algumas marcas de unha similares, e todos estão com aquelas espuminhas para evitar barulhos com as vibrações.

A única diferença é que elas estão com esse plástico, que pela perfeição do corte, são originais.
Imagem

Parte interna das laterais dos porta-malas
Imagem

Caixas de ar do porta-malas.

Lado direito
Imagem

Lado esquerdo
Imagem

Porta-malas
Imagem

Caixa de ferramentas parece nova...melhor que a do Venezuelano, que era ótima. Só falta aquela chavinha GM aí...
Imagem

Aqui outra curiosidade que pode demonstrar um relativo pouco uso do carro. Protetores dos pedais. São todos originais GM. Teorizando, podemos dizer que se eles tivessem estragado, seriam trocados por outros paralelos, ou nem seriam substituídos. Então, podemos considerá-los originais de sua montagem. Como eles apresentam pouco desgaste, podemos imaginar que o carro também não tenha quilometragem extrema. Talvez sua quilometragem de 160 mil km seja original, considerando o relato do último dono, que ficou com ele por uma década e meia (só usava o carro em viagem e em fds, pois ia ao seu trabalho usando transporte público - em S. Paulo isso é uma sorte!)

Imagem

Imagem

Imagem

Até o momento, as investigações CSI Monzão conclui o seguinte: nada grave, sem podres...sem grandes problemas, somente desgaste, que embora natural, se demonstra leve, e é factível que o carro tenha aprox 160 mil km.

Por ora é isso galera...

Monza 500EF

Monza S/R 2.0 S 88/88
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Murillo »

Legal Evandro, isso é de grande valia e mostra que o carro nunca sofreu qualquer tipo de colisão.

Está em muito bom estado internamente nas portas, os pequenos defeitos são provenientes apenas em virtude do tempo.

Abs
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Evandro, show! Essa parte me dá medo, detesto encontrar ferrugem. Mas quando não encontramos, é uma alegria enorme.

Nessa foto, faltam os dois parafusos 10mm que seguram o suporte e a trava.
Imagem

Se vê até a marca de tinta raspada dos antigos parafusos.

Quanto ao estado geral, pra aplaudir de pé! Forros retinhos, perfeitos.

Abração.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Murillo escreveu:Legal Evandro, isso é de grande valia e mostra que o carro nunca sofreu qualquer tipo de colisão.

Está em muito bom estado internamente nas portas, os pequenos defeitos são provenientes apenas em virtude do tempo.

Abs
Sim Murillo, isso me alegra pois é a um fator que ajudará para que o resultado final da restauração seja bom.

luiz sle escreveu:Evandro, show! Essa parte me dá medo, detesto encontrar ferrugem. Mas quando não encontramos, é uma alegria enorme.

Nessa foto, faltam os dois parafusos 10mm que seguram o suporte e a trava.
Imagem

Se vê até a marca de tinta raspada dos antigos parafusos.

Quanto ao estado geral, pra aplaudir de pé! Forros retinhos, perfeitos.

Abração.
Sim Luiz, sinal de um serviço sem muito cuidado, pois o cara meteu um parafuso de fenda ao invés de voltar com os philips originais. :smt011

Talvez tenha sido esse mesmo "profissional" que não retornou o plástico original de proteção da porta

Monza 500EF

Monza S/R 2.0 S 88/88
Responder