500EF escreveu:0,3 a 0,4 bar na lenta (depois de aquecido, é claro) não está pouco, Rafaelo?
o vacuo na lenta pode variar de 40 a 25 kpa, nao num unico motor mas em projetos e momentos diferentes. isso varia de projeto pra projeto, e de momento pra momento...
* quanto mais avanço na lenta mais vacuo ele produz na lenta
* quanto mais quente na lenta mais vacuo ele produz na lenta
* quanto mais rpm na lenta mais vacuo ele produz na lenta
* mistura influencia pq altera a posiçao do regulador pos da lenta
* comando
* vedação de valvulas
* temperatura do ar(densidade)
* temperatura do gases(densidade)
* etc etc
tem outros fatores determinantes, como formato do coletor, estilo do escape, estilo da injeçao, etc.
na literatura de engenharia mecanica diz que quanto maior for o vacuo na lenta, mais ele emulsifica a mistura na camara. ou melhor, quanto maior for o vacuo melhor sera o transporte da mistura A/F pra ser queimada. inclusive tem esse trecho dos manuais da MS. tanto é que eles recomendam que agente tente conseguir o maior vacuo possível. porem tem o limite né, e cada motor tem o seu, o meu é nos 22 a 25kpa nao consegui menos que isso. eu ja consegui 25 kpa mas o avanço na lenta estava muito forte e isso estava esquentando muito os gases, reduzi pra níveis pra seguro o avanço.
obs: outro fator que o vacuo é benéfico é justamente na aceleraçao rapida. existe ate uma funçao na MS pra isso que é a compensaçao por velocidade do pistao. numa aceleraçao rapida tipo o motor sai de 1800 rpm ele ja tem um certo arrasto nos gases oque faz a mistura ser puxada com força, e isso precisa de MENOS combustivel do que se o motor sai-se da lenta por exemplo. se o motor acelerar de 2500 ja vai estar mais rapido a puxada da mistura, ele precisa de menos ainda combustivel do que a 1800, e isso ja notei na pratica pelo datalog, realmente precisa reduzir a oferta(proporcional ao dotTPS). é por isso que tem uma função so pra isso compensador por RPM na rapida.
voltando pra lenta...
o meu motor por ser bem eficiente(VE), ele produz muito vacuo em lenta 27 kpa a 30kpa(geralmente é abaixo disso). os motores menos eficientes produzem de 35 a 40 kpa e alguns chegam a 45 kpa oque ja é muito ruim, pra ter uma ideia, 45 kpa no meu motor ja é uma carga mediana. ja vi tb motores mal programados na MS dando 45 kpa e motores familia 2 GM MPFI aqueles antigos.
Eduardo, o meu ele produz 25 kpa com uma queima de 0.95(ideal pro meu caso) 0.95 * 14,7 = 13,95 AF/R
vou mostrar pra voces o log qualquer do meu motor. CLT é a temperatura da agua do motor e MAP obvio a pressao...
motor aquecido a 102°C
