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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 08 Nov 2015, 11:55
por Felipe Lichirgu
Fariaswolf escreveu:Rafaeloss,

Tá assim... liso perfeito na lenta, liso em rotações mais altas, mas quando tu dá uma rápida (por ex, uma ultrapassagem forçada) reduz lá pra uma terceira (Se estiver em quinta por ex), ele faz um rátátatatatata parece 3step, ai dá um buracão na aceleração, cai rpm, mas depois retoma e dispara. ta assim desde quando cagou o pistão.

porque eu acho que é o TPS?

evidencia 1: eu trouxe a TBI aqui pra cima quando aconteceu aquilo, e meti um limpa TBI por TUDO, não tirei o TPS (na hora esqueci desse detalhe), praticamente lavei a TBI pra sair todo óleo , então deve ter penetrado nele, e tá assim.
evidencia 2: as vezes, na rua, depois do motor estar quente, trava em 1400rpm por alguns minutos, depois vai caindo (coisa que fez antes quando deu problema justamente no TPS).
evidencia 3: o sensor tem quase 2 anos, é sem marca (made in-paraná), e custou 20 pilas.

hoje vou tirar a lambda, vou limpar ela com um limpa TBI de secagem rápida que eu tenho aqui , elenao é oleoso, parece um limpa contato.
A Evidencia nº 2, faz sentido ter problemas com o TPS, eu mesmo já tive por duas vezes, até hoje no meu, exatamente esse defeito e só resolveu com a troca do TPS.
Portanto, o ideal é fazer os testes de tensão e resistencia com o multimetro, com ele montado no TBI. Testando ele em descanso, metade da abertura e abertura total da borboleta. Observação importante, os valores nessas posições, principalmente em borboleta totalmente aberta e em descanso, não podem alterar conforme a movimentação da borboleta. Por exemplo: se em descanso ele der o valor de 0,47vdc e vc ao mexer a borboleta e voltar para o descanso, e der 0,60vdc, p.ex., tem coisa errada (observar se o eixo do TBI não ta emperrando)! Mas assim, eu particularmente, prefiro tirar o chicote dele e fazer esses testes nele na escala de resistencia, são mais precisos. Agora não bem de cabeça os valores em volts do TPS de acordo com o uso do acelerador.. mas temos topicos falando disso.

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 08 Nov 2015, 12:14
por Rafaelo
Fariaswolf escreveu:carai... tem que queimar com maçarico? vixi... ferrou, acabou o gás, mas não tem problema tacar fogo direto lá?
nao pq ela foi projetada justamente pra isso. ela suporta 950° nominal, e no coletor ela recebe chama na ponta da sonda. porem tem que saber fazer, nao vai torrar elas. coloca a chama na ponta da sonda por 15 segundos, tira o queimador aguarda mais 30 segundos, depois mais 15 ate secar a sonda. isso vai evaporar o oleo, porem nao é 100% garantido.

Fariaswolf escreveu:ou queima no fogão mesmo? eu lembro da ultima vez, quando tive que soltar o escapamento pra tirar o carter, a ponta da sonda tava bem preta (e com muita carbonização grossa), e "umida", digo, "brilhosa" de óleo, eu nao fiz nada, pq lembrei do pré aquecimento dela, e achei que isso sairia com o tempo, mas nõa saiu não..
pode ser usado fogao, ah sim deve ter encardido de tanto que tu andou com a mistura errada, deve ter diluido o oleo ou sei la.

a minha sonda tem mais tempo de uso que a tua é ta como nova, pode passar o dedo que nao fuligem tem. o problema que teu sistema nao te permite chegar num nivel correto, dae pode acontecer oque te aconteceu. nao te preocupa que isso vai acabar em breve.

passe um pano limpo antes na ponta da sonda, antes de queimar a ponta.

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o Felipe esta 100% correto, tem que fazer por resistencia, pq isso descarta o circuito da ECU no caso o ADC do TPS. e tem que repetir o teste, pode ser que a variaçao de alguns centesimal aconteça oque é normal, so nao pode variar o decimal.

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 12 Nov 2015, 22:49
por Fariaswolf
Felipe e Rafaelo,

TPS Trocado, peguei um da marca "DS", já troquei, e agora tá aceitando aceleração rapida, e a marcha lenta ta bem regular.

Ainda não toquei na lambda, reparei uma coisa, antes com o TPS errado, a TBI fazia um barulho muito forte (Sem o filtro), parecia um aspirador de pó, depois que eu troquei o TPS, parou esse ruido ai.. sera que a central abria o atuador e fazia esse som?

outra coisa, quando eu desligo a chave do carro, da pra ouvir um barulho vindo do atuador, um tipo de "tictictictictic", parece que o atuador fica ligado, mesmo com o carro com a chave desligada... curto?

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olha como ficou o som do carro, qualidade total, a caixa de som eu que fiz, kit duas vias nas portas, e na traseira 6x9 mas é muito antiga, vou ver se atualizo pra algum piooner 5way



aqui a TBI depois de ter trocado o TPS.

da pra notar que com uns 30% de borboleta o motor ja tá berrando


Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Nov 2015, 00:47
por Rafaelo
Fariaswolf escreveu:Ainda não toquei na lambda, reparei uma coisa, antes com o TPS errado, a TBI fazia um barulho muito forte (Sem o filtro), parecia um aspirador de pó, depois que eu troquei o TPS, parou esse ruido ai.. sera que a central abria o atuador e fazia esse som?
o apito é o vacuo, é quando esta estrangulado o IAC, agora se diminuiu o ruido é pq abriu mais a passagem de ar, isso é da malha fechada da lenta. alterou a RPM essa troca de peça e ele tem que alterar a posição do motor de passo pra compensar... nada de errado.
Fariaswolf escreveu: outra coisa, quando eu desligo a chave do carro, da pra ouvir um barulho vindo do atuador, um tipo de "tictictictictic", parece que o atuador fica ligado, mesmo com o carro com a chave desligada... curto?
outra função normal... quando desliga a chave e o motor claro, o embolo do IAC fica fechado pra evitar refluxo dos gases pra admissao. isso tb ajuda o motor pegar mais facil depois pq os gases quentes deixaram uma nuvem de vapor de combustivel dentro que nao tem como sair. pode notar, quando ligar a igniçao vai escutar o embolo dando batente(resetando os passos) depois ele abre conforme a programaçao

fica gelo que é normal tudo isso.

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Nov 2015, 11:17
por DÉCO
.
Quando desacelera totalmente (tipo quando tira o pé do acelerador) , o bico nao deve parar completamente de injetar combustivel (a marcha lenta é controlada pelo IAC, independe do bico) correto ?

Tive a impressao que ele continua " injetando" ou estou vendo coisas ? :smt017

abraço

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Nov 2015, 12:32
por 500EF
Em cut-off (sem pisar no pedal) o pulso do bico para totalmente. Ou pelo menos deveria... rsrsrs

Tanto que neste momento, o computador de bordo e a sonda lambda vão a zero.

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Nov 2015, 12:36
por Fariaswolf
mas e aí a pressão no MAP,

como ele vai identificar que o carro tá em uma descida, engatado em 5ª marcha e sem pisar no acelerador? pq o vácuo no coletor vai aumentar, consequentemente no map também (com a borboleta fechada + peso do carro na descida e a rotação subindo por inércia)

uma vez fiz esse teste aí, aliás, tenho feito esse teste SEMPRE, a famosa "banguela", banguelar ou não o EFI por causa do MAP? uma vez reduzi de 4ª pra 2ª em uma reta, um semi punta-taco, e a lambda marcou 0.75 (de 1.15) na hora da redução, indicando que deu uma jorrada forte!

faz alguns dias isso aí...

tem algo a ver com o VSS? quando eu to em uma descida, e banguelo o carro, a rotação sobe pra uns 1300rpm automaticamente sem tocar no acelerador.

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Nov 2015, 12:47
por Rafaelo
ta certo tb...

o injetor continua pulsando quando entra na desaceleração... a funçao cutoff so é acionada quando atingir alguns parâmetros
* RPM
* pressao
* TPS
* velocidade
* temperatura

ali no exemplo do video nao fechou a conta pra ativar a funçao pq o carro esta parado.