Eduardo, era essa a minha dúvida. eu sempre ouvi falar que motor a alcool não sujava por dentro, mas não sabia se era verdade. ele não suja msmo, no máximo uma "poeira" amarelada em cima da cabeça do pistão, ou vai ficar tudo preto com o passar dos anos? vc abriu o seu motor depois da brincadeira que vc fez nele?500EF escreveu:Ok. Depois destas fotos aí, você me convenceu. Guarde os 50 mangos e faça em casa... rsrsrs
Quanto a polir os pistões, eu não faria. Rodando no álcool, com tudo acertadinho, eles ficam sempre limpos.
cara, eu até HOJE, sempre pensei que isso era "normal", biela azulada, afinal, foi feito por uma retifica GRANDE daqui da cidade (https://plus.google.com/109074119641817 ... l=br&hl=en) então nunca me liguei.Rafaelo escreveu:pelo visto eles fazem do jeito errado, dae é melhor tu mesmo fazer do modo certo. nao se deve prensar a frio e nao se deve usar maçarico acetileno. apenas queimador glp na qual é menos arriscado de passar da temperatura critica. tem que se fazer do método menos invasivo possivel. como congelar os pino, aquecer no max 450°furo, dae prensar o conjunto.
o gelo seco é barato, so da trabalho pra achar, talvez em peixaria tenha. o suporte de madeira pode-se montar um com uma tico tico e madeira pinos, a prensa pode-se improvisar com macaco hidraulico garrafinha.
pois é, os cara assassinaram literalmente essas bielas, perderam toda a resistencia mecanica passando dos 900° pra pegar azulamento. é totalmente errado fazer isso. nao deixem fazer denovo, so pra constar meu bloco novo nao tem ponta de biela "azul".
nao é assim que se faz usar acetileno. isso em um motor de taxa alta,turbo,potencia pode quebrar facil. fora que a durabilidade cai nos originais...
---------------------
chegou os pinos? no vi os aneis de compressao deleo carinha la disse que era completo...
---------------------
se tem aquela janela de manutençao "meia lua" é a F16 é que teu monza ta em cima do muro do ano, por isso a duvida
o opala tava com uns 9,5:1 ou 10:1 na gasolina comum, mas o carro rodou o que, umas 4 vezes no máximo até eu trocar pelo monza, entao nao aconteceu nada no motor.
então as bielas do opala, já eram?
eu posso tentar fazer em casa, mas vamos tentar de uma forma econômica antes?
eu entendo os procedimentos de engenharia, mas o bolso dói... sem contar que ainda não estava nos planos comprar uma embreagem nova.
eu pensei assim: congelar os pinos do pistão, em alguma solução próxima as do gelo seco, pensei em mergulha-los em alcool, pois o alcool não vai congelar os pinos, mas vai gelar bastante, e deixar no congelador por uns dias.
depois disso, faço a ferramenta que me disse, usando um pistão como modelo, e uma guia do pino para não atravessar o limite.
dessa forma deixo a biela cozinhando no GLP, e quando estiver no ponto, tiro essa solução de alcool com mais alguma coisa (pensei em sal), enchugo e já coloco na biela.
pois dessa forma, mesmo contraindo pouco com o frio, a biela dilatou, então digamos que dilatem 0,02mm de cada lado (Gelo + calor), é o suficiente pra atravessa-los, correto?
é preciso uma prensa mesmo, ou vai ficar macio de instalar? pois nos videos que vi no youtube, o cara mal faz força para enfiar o pino na biela.
-----------------------------------------
fica frio Rafaelo, vieram completos sim, a foto que saiu ruim. vieram os 4 pinos, e os anéis completos, já montados.

sobre o cambio, eu vou tirar o peito de aço hoje, e vejo como é, te digo se é F16 ou F18.
não Rafael!rafael_club escreveu:esse carro vai ser pra brincar nas arrancadas? :smt025
apesar de tudo, eu não gosto de arrancada. eu gosto muito de track-day e hillclimb, afinal, um carro BOM não deve ir só para a frente, e sim, fazer curvas, fora isso, braço do piloto, cambiar corretamente, etc.
https://www.youtube.com/watch?v=v8jFMeoM8kQ