Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

500EF escreveu:Ok. Depois destas fotos aí, você me convenceu. Guarde os 50 mangos e faça em casa... rsrsrs

Quanto a polir os pistões, eu não faria. Rodando no álcool, com tudo acertadinho, eles ficam sempre limpos. ;)
Eduardo, era essa a minha dúvida. eu sempre ouvi falar que motor a alcool não sujava por dentro, mas não sabia se era verdade. ele não suja msmo, no máximo uma "poeira" amarelada em cima da cabeça do pistão, ou vai ficar tudo preto com o passar dos anos? vc abriu o seu motor depois da brincadeira que vc fez nele?

Rafaelo escreveu:pelo visto eles fazem do jeito errado, dae é melhor tu mesmo fazer do modo certo. nao se deve prensar a frio e nao se deve usar maçarico acetileno. apenas queimador glp na qual é menos arriscado de passar da temperatura critica. tem que se fazer do método menos invasivo possivel. como congelar os pino, aquecer no max 450°furo, dae prensar o conjunto.

o gelo seco é barato, so da trabalho pra achar, talvez em peixaria tenha. o suporte de madeira pode-se montar um com uma tico tico e madeira pinos, a prensa pode-se improvisar com macaco hidraulico garrafinha.

pois é, os cara assassinaram literalmente essas bielas, perderam toda a resistencia mecanica passando dos 900° pra pegar azulamento. é totalmente errado fazer isso. nao deixem fazer denovo, so pra constar meu bloco novo nao tem ponta de biela "azul".

nao é assim que se faz usar acetileno. isso em um motor de taxa alta,turbo,potencia pode quebrar facil. fora que a durabilidade cai nos originais...

---------------------

chegou os pinos? no vi os aneis de compressao dele :cry: o carinha la disse que era completo...

---------------------

se tem aquela janela de manutençao "meia lua" é a F16 é que teu monza ta em cima do muro do ano, por isso a duvida
cara, eu até HOJE, sempre pensei que isso era "normal", biela azulada, afinal, foi feito por uma retifica GRANDE daqui da cidade (https://plus.google.com/109074119641817 ... l=br&hl=en) então nunca me liguei.

o opala tava com uns 9,5:1 ou 10:1 na gasolina comum, mas o carro rodou o que, umas 4 vezes no máximo até eu trocar pelo monza, entao nao aconteceu nada no motor.

então as bielas do opala, já eram?

eu posso tentar fazer em casa, mas vamos tentar de uma forma econômica antes?

eu entendo os procedimentos de engenharia, mas o bolso dói... sem contar que ainda não estava nos planos comprar uma embreagem nova.

eu pensei assim: congelar os pinos do pistão, em alguma solução próxima as do gelo seco, pensei em mergulha-los em alcool, pois o alcool não vai congelar os pinos, mas vai gelar bastante, e deixar no congelador por uns dias.

depois disso, faço a ferramenta que me disse, usando um pistão como modelo, e uma guia do pino para não atravessar o limite.

dessa forma deixo a biela cozinhando no GLP, e quando estiver no ponto, tiro essa solução de alcool com mais alguma coisa (pensei em sal), enchugo e já coloco na biela.

pois dessa forma, mesmo contraindo pouco com o frio, a biela dilatou, então digamos que dilatem 0,02mm de cada lado (Gelo + calor), é o suficiente pra atravessa-los, correto?

é preciso uma prensa mesmo, ou vai ficar macio de instalar? pois nos videos que vi no youtube, o cara mal faz força para enfiar o pino na biela.

-----------------------------------------

fica frio Rafaelo, vieram completos sim, a foto que saiu ruim. vieram os 4 pinos, e os anéis completos, já montados.

Imagem

sobre o cambio, eu vou tirar o peito de aço hoje, e vejo como é, te digo se é F16 ou F18.
rafael_club escreveu:esse carro vai ser pra brincar nas arrancadas? :smt025
não Rafael!

apesar de tudo, eu não gosto de arrancada. eu gosto muito de track-day e hillclimb, afinal, um carro BOM não deve ir só para a frente, e sim, fazer curvas, fora isso, braço do piloto, cambiar corretamente, etc.

https://www.youtube.com/watch?v=v8jFMeoM8kQ
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

barbada esses pistoes, 150 é dado, barato demais. ainda bem que é completo.

fazendo tudo errado cara!, como sempre meto o pau nesses cara aqui no brasil, a maioria ainda ta lascando pedra pra fazer fogo. nao adianta, enquanto esse pessoal ficar no seu mundinho limitado vao continuar cagando tudo por ae. nao é so de mecanica é geral, pintura e funilaria nem se fala.

eu tenho bom conhecimento devido a minha familia e sei os problema que é temperar uma peça pra uma finalidade que nao é a dela, a peça se torna dura e quebradiça. aumenta o carbono da peça. e com isso ela endureçe e qualquer golpe ela quebra. mais vai explica pra esse pessoal de retifica e mecanico boqueta de eng,fisica e quimica. em fim...

a bielas do teu antigo opala ja eram sim... estao fragilizadas bem na cabeça onde aguenta a paulada da explosao, no dia que força um borrachao pode quebrar.... nao entortar oque acostuma acontecer em bielas que nao sofreram tempera.

pode, mais vai precisar do que te falei acima, qualquer outro metodo nao serve. sim, mais vai ficar no minimo -15°C que é o freezer, gelo seco rebaixa pra -65°C dae menos força precisaria ao comprimir ele na biela... liga ae pra peixaria ve se os cara tem pra te vender. caro eu sei que nao é. so é dificil de achar.

nada de sal, isso corroe. deixa ela direto em contato com o branco do gelo do frezzer que vai ficar com -15°C nem perde tempo em fazer soluçoes. so tem que ser muito rapido, coloca num isopor e gelo ao tirar do freezer ate a bancada. faça num dia frio. e simule antes pra nao perder tempo... deixa la por 12h

a diferença nao sei, mais deve ser +0.05 creio eu que seja o suficiente freezer + glp. nunca testei, porem acredito que seja. problema é achar algo pra comprimir o pino, tu pode usar outro pino velho como guia na hora de comprimir o pino novo. dae eu nao sei te dizer se precisa, pelo manual de reparo precisa. tenta empurrar com taco de tecnil, com um pequeno martelo pena, so nao pode bater direto no pino novo congelado pq pode trincar, e as batidas tem que ser seca e fraca, senao entrar nao forçe, dae so com prensa mesmo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf

eu não sei se eu tenho muita sorte, ou se eu to pagando algum karma...

liguei aqui: http://www.akigelo.com.br/

o sujeito disse que ninguém aqui em londrina, vai vender gelo seco pra mim, pois ele é o distribuidor e não vende mais.

pois bem, eu não vou desistir, vou ver em uma peixaria que tem aqui na esquina, é provavel que o cara "importe" gelo seco da europa, estados unidos, japão, vai saber. pq aqui nessa cidade maravilhosa, não se acha nem gasolina no posto.

---------------------------------------------------

eu fiz um esquema aqui, de como ficaria a prensa do pino, ficou bom, eu achei perfeito, pois não vai aplicar toneladas no pino, nem tem risco de trincar nada. mto menos eu vou usar batidas secas ou algo assim..

Imagem

é muito simples, uma tábua, uma morsa, um jeito de p render o pistão nessa tábua sem risca-lo, e uma guia do outro lado, limitando o pino pra não e scapar do outro lado.

bota a biela ali, e vai girando a morsa (que está aberta), a ... da morsa vai indo para trás, e nesse movimento, empurra o pino contra a biela. é totalmente controlavel.

---------------------------------------------------

um problema, n ão tem junta taranto aqui.

tem junta marca universal por R$60,00. encaro?

comprei o bico injetor hoje, me avisaram pra pegar original GM, entao comprei um usado, mas em bom estado.

outro problema, eu sou paranóico, então eu pesei cada pistão.

tem dois pistões com diferença de 10 gramas. o que eu faço, raspo um pouco de material da saia?
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Esse aqui fabrica gelo seco em casa mesmo... kkkk

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

uahauuuuahuuauauh, citei peixaria pq é oque venho na telha, nao sei se é usado tb, nao sei onde mais poderia ter tb. em ultimo caso freezer la em cima na casca e la no fundao que pega uns - 15° ou ate menos.

a ideia é boa, so que o ponto de ancoragem tem que ser muito resistente, o ideal era fazer uma pequeno quadrado mesmo de madeira dura e colocar la a morça e fazer esse esquema, dae seria melhor ainda. por ja ter a madeira como apoio ao pistao, e como fixador a morça. porem tem que ser uma madeira dura e aparafusada com parafuso sextavado atarraxaste pra madeira.

se a paranoia te dominar tu nunca fecha um motor e liga hehehe, bom, se tem uns mais gordinho deixa os mais pesados no banco 2-3(meio do bloco) nao misture com o outro banco de pistao pra nao desbalancear o conjunto. os dois do meio fica mais concentrado no meio a massa extra. certeza de 10g a mais? que estranho...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rafael_club »

arrancada tem toda segurança envolvida tbm mais eu prefiro trackday tbm acho mais divertido :P
Fariaswolf

500EF escreveu:Esse aqui fabrica gelo seco em casa mesmo... kkkk

Imagem
po meu, peguei um bloco de gelo e deixei no sol a tarde toda, mas não secou não, pelo contrário, o negócio sumiu! :smt017

Rafaelo escreveu:uahauuuuahuuauauh, citei peixaria pq é oque venho na telha, nao sei se é usado tb, nao sei onde mais poderia ter tb. em ultimo caso freezer la em cima na casca e la no fundao que pega uns - 15° ou ate menos.

a ideia é boa, so que o ponto de ancoragem tem que ser muito resistente, o ideal era fazer uma pequeno quadrado mesmo de madeira dura e colocar la a morça e fazer esse esquema, dae seria melhor ainda. por ja ter a madeira como apoio ao pistao, e como fixador a morça. porem tem que ser uma madeira dura e aparafusada com parafuso sextavado atarraxaste pra madeira.

se a paranoia te dominar tu nunca fecha um motor e liga hehehe, bom, se tem uns mais gordinho deixa os mais pesados no banco 2-3(meio do bloco) nao misture com o outro banco de pistao pra nao desbalancear o conjunto. os dois do meio fica mais concentrado no meio a massa extra. certeza de 10g a mais? que estranho...
sim cara, 10g, mas consegui depilar isso, peguei um rasquete, e na borda do pistão, embaixo, tem um arremate da forma, eu raspei ali, e igualou com os outros!
mas mesmo assim, vou deixar esses no meio.

ainda não fui ver o gelo seco, estou procurando embreagem e juntas aqui, mas a cidade é falida, não sei como sobrevivem.

agora me diga, eu tenho uma morsa de 4'' aqui, o pistão cabe com o pino todo pra fora, com folga nela.

se eu usar capas do mordente, de aluminio pra não machucar o pistão nem o pino, não posso usar ela pra por o pino na biela?? ai não preciso fazer toda essa traquitana ai.

vcs não me falaram se conhecem as juntas da marca "universal" http://www.juntasuniversal.com.br/
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

No site da nafil vc consegue as juntas da taranto ou da sabo por um bom preço, ja postei o link pra vc, mas acho que se perdeu.
com relação ao que vc fez nos pistões, será que vc não correu o risco de desbalancear a peça?
Continuo aqui aprendendo.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Responder