RELATOS PARCIAIS SOBRE PROBLEMAS E SOLUÇÕES REGISTRADOS AO LONGO DA MANUTENÇÃO DO PAINEL
Caros Monzeiros:
Como eu havia informado anteriormente, eu vou abrir em breve um tópico completo relatando os problemas que surgiram durante a desmontagem do painel, os novos defeitos que apareceram ou que foram identificados e as soluções que eu encontrei para cada situação.
Desde logo e em razão do atraso do tópico decorrente do meu treinamento, faço questão de adiantar a vocês, previamente, alguns dos problemas que eu encontrei, as soluções e outros problemas que estão aguardando solução. No tópico que eu abrirei em breve, relatarei as demais soluções encontradas. Então, por enquanto, o que tenho registrado é o seguinte:
PROBLEMAS: :smt017
1. Lado esquerdo do painel trepida (chacoalha todo) em pisos irregulares ou com o veículo em marcha lenta.
2. Falha no motor de injeção de gasolina de partida a frio (o mecanismo só funciona quando ele quer).
3. Rangidos na coluna da direção (mecânica) ao esterçar a direção do veículo.
4. Fios pendurados embaixo do painel.
5. Iluminação do interruptor de luz (chave de luz) não funciona.
6. Iluminação falha do porta luvas.
7. Iluminação falha do compartimento do cinzeiro.
8. Luz de temperatura inativa.
9. Velocidade 1 da ventilação forçada não funciona.
10. Acabamentos plásticos da coluna de direção soltos e com rangidos.
SOLUÇÕES:
1. uma das porcas internas do tabelier estava solta. Ela fica através do painel de instrumentos, há poucos centímetros do contagiros. Foi necessário sacar o painel de instrumentos para apertar a porca. O problema foi integralmente resolvido e o painel todo está firme agora. Desta forma, os inúmeros calços de couro e de borracha colocados no painel pelo antigo proprietário do veículo puderam ser todos removidos e o veículo ficou bem mais silencioso, pois os ruídos e rangidos do painel foram todos eliminados. Este procedimento foi mostrado nas minhas fotos ao longo do tópico.
2. O antigo proprietário do veículo havia lavado o motor do veículo com produtos abrasivos que enferrujaram (oxidaram) muitos componentes do motor, incluindo o sensor do mecanismo de partida a frio. O sensor, que (no meu caso, Monza 87 2.0 álcool) fica na parte da frente da bomba d'água, ligado pelo plug de um fio azul, teve que ser levemente lixado e limpo com WD-40, para que pudesse voltar a fazer contato elétrico e permitir a troca de informação com o motor de injeção de partida a frio. Depois disso, fiz uma limpeza e polimento do sensor com o polidor líquido
Brasso, que deixou tudo bem limpinho. O sensor voltou a funcionar e o mecanismo, por enquanto, está funcionando perfeitamente.
3. Pensei que o problema fosse interno, mas, na verdade, foi necessária apenas a lubrificação da caixa de direção, ou seja, dos batentes externos de borracha e conexões externas. Como o veículo ficou muito tempo (anos) parado, com o volante na mesma posição, isso fez com que os componentes permanecessem um tanto presos um ao outro. Mas com a lubrificação e uso frequente, o rangido foi eliminado.
4. Com o auxílio de um eletricista profissional, meu amigo, encontramos 3 fios soltos, de espessuras e cores diversas, que estavam perdidos, sem origem e sem destino. Por não se tratar de fios e conexões originais, foram removidos do painel, juntamente com um dispositivo de alarme obsoleto e que também estava sem funcionamento, com os fios cortados. Fizemos uma verdadeira limpeza de fios que ajudou a organizar o chicote original e o espaço interno do painel para eventuais futuras instalações. Ressalto, porém, que no canto inferior esquerdo do painel, ao lado do botão de abertura do porta-malas (na parte inferior esquerda da caixa de fusíveis) foram encontrados dois ou três terminais (plugues) sem uso, que integram o chicote original do veículo, que provavelmente seriam destinados a outros opcionais originais de fábrica, como luz e/ou faróis de neblina que equipam os modelos Classic e S/R, por exemplo. Estes foram mantidos no lugar, como estavam.
5. Conforme mostrei nas fotos da restauração do painel, a lâmpada estava queimada e foi substituída. Como o botão estava trincado e esbranquiçado, comprei um novo original e também fiz a troca do botão. O valor individual da lâmpada foi de R$1,00 e do botão novo original foi de R$55,00.
6. A lâmpada e a lente de iluminação interna do porta-luvas estavam muito empoeiradas. Desta forma, saquei a lente, lavei bem com uma escova de dentes e sequei bem em seguida. Como os terminais da lâmpada já estavam oxidados (esverdeados), aproveitei para trocar a lâmpada. Mas o problema é que um dos terminais estavam frouxos e teve que ser trocado nesta manutenção. Agora está tudo funcionando muito bem e a iluminação ficou mais eficiente. O terminal e a lâmpada de 5W custaram ao todo R$ 5,00.
7. No lado esquerdo do acendedor de cigarros, existe uma espécie de cinzeiro, que é iluminado por uma lâmpada superior pequena que fica bem escondida no compartimento. Ao sacar a gaveta do acendedor de cigarros e do cinzeiro, que é presa por apenas um parafuso superior (após ser apenas encaixada no painel), constatei que um dos plugues da lâmpada estava solto. Fixei o plugue e a lâmpada voltou a funcionar. Entretanto, percebi que a lâmpada não apaga nem por decreto. Mesmo com a chave de luz e com a ignição desligadas, a lâmpada permanece acesa. Então, resolvi manter o plugue solto e isolado com uma fita isolante, a fim de manter a luz apagada. Oportunamente, levarei o veículo a um eletricista profissional, para que ele faça as adequações elétricas necessárias, para que esta lâmpada volte a funcionar apenas quando a chave de luz estiver ligada, ou seja, para que a lâmpada possa acender e apagar junto com as demais lâmpadas que iluminam o painel, já que é esta a sua finalidade.
8. No modelo do veículo em questão (Monza SL/E 87), a luz da temperatura, de cor vermelha, deve acender assim que a ignição for ligada, permanecendo acesa por, no máximo, 1 ou 2 segundos. No meu caso, a lâmpada não estava acendendo. Ao sacar o painel de instrumentos para as demais manutenções já relatadas, descobrir que, na verdade, o plugue estava desencaixado. Desta forma, a luz acendia, mas, como estava fora do lugar, não era possível vê-la acesa. Bastou encaixar o plugue no painel de instrumentos, que a luz voltou a acender de forma adequada.
9. Conforme mostrei no tópico de restauração do painel, o problema da velocidade 1 não estava no botão do ventilador, mas sim em um dos fios do motor do ventilador, que teve que ser soldado. Ainda não testei o mecanismo, mas tudo indica que o problema foi eliminado. Confirmarei esta informação em breve (assim que for instalado o motor, após o reaperto e testes do motor do limpador do para-brisa, ainda em manutenção).
10. Os acabamentos plásticos da coluna de direção, que encobrem a chave de seta e a chave do limpador do para-brisa, estavam com um calço de couro improvisado, feito com um pedaço de cinta. No meu tópico de restauração, mostrei que as peças estavam manchadas e esbranquiçadas, cujo acabamento foi recuperado com aplicação de nugget preto em pasta. Removi o calço de couro e os resíduos de cola da gambiarra. O problema dos rangidos é que estavam faltando os parafusos que fixam a tampa inferior à superior e ambas à barra de direção. Elas estavam fixadas apenas com uma fita isolante toda melada. Depois de fixá-las com novos parafusos, o problema foi resolvido e o calço eliminado, restabelecendo a perfeição do acabamento original, sem rangidos.
Problemas residuais:
Os problemas ainda em fase de solução são:
-
Luz do afogador não apaga.
Solução provável: Regulagem do cabo do afogador.
-
Vidro elétrico da porta do lado direito não funciona (2 portas).
Solução provável: Troca do fusível ou motor da máquina do vidro, uma vez que o botão foi testado e funciona perfeitamente.
-
Contagiros não funciona:
Solução provável: Encaixe prévio de todos os componentes do painel de instrumentos para posterior teste. Em caso negativo, revisão do funcionamento do circuito impresso ou substituição do contagiros.
-
Botão de abertura automática do porta-malas parou de funcionar:
Solução provável: revisão de fusível e reencaixe dos plugues, uma vez que o mecanismo funciona perfeitamente.
Por enquanto, é isso pessoal. Vou providenciar as fotos dos novos alto-falantes traseiros, com as telinhas originais e postá-las aqui no forum.
Boa semana a todos!
Abraço