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Re: Monza S/R 88 - restauro

Enviado: 01 Jan 2011, 23:24
por Evandro Monza SR
monzamon escreveu:essa restauraçao do seu sr , é um presente de 2011 para todos nos!!!!
vc nos fez ficar de olhos brilhantes com esse topico e babar muito kkkkkkkkkk
parabens!!!!


michael firmino
Michael

Vou te falar uma coisa: compatilhar esse passo a passo com a galera aqui foi a melhor coisa desse trabalho todo. E encontrar alguns de vocês lá no encontro do Monza Clube também foi show. Espero conhecê-los a todos pessoalmente, bem como os Monzões de todos.

Pô, agora, conhecer o teu Monzão (e vice-versa) tá fácil. Vc é praticamente vizinho!!!!

Grande abraço

Re: Monza S/R 88 - restauro

Enviado: 01 Jan 2011, 23:50
por Alexandre Nunes
Evandro Monza SR escreveu:kkkk :smt005

Alexandrão, ainda não tô andando com o Monzão no pau não...kkk...

Durante a restauração, todas as rodas foram tiradas, e por inexperiência minha, não marcamos as posições originais. Além disso, os pneus foram sacados das rodas e retornaram para elas, novamente, sem marcação, de modo que eu não sei mais a posição original delas. O resumo disso é que há duas coisas pelas quais eu não estou esticando com ele: os pneus foram fabricados em 2001. Estão visualmente em ótimo estado, mas a validade deles é de 5 anos, então, estou andando pianinho. Outro ponto: com a falta da marcação das posições originais, houve um rodízio 'aleatório', ou seja, não sei se os pneus foram recolocados no sentido de rodagem, nem mesmo se eles foram colocados de par em par nos mesmos eixos. O comportamento do carro mudou após a recolocação das rodas, mesmo após um alinhamento minucioso, balanceamento e cambagem. Isso é um outro ponto que tá fazendo com que eu ande de boa. Vou tentar uma troca das posições das rodas novamente, para ver se melhora. Mas só vou "andar com o Monzão no pau"...rsrsrs... quando eu trocar os pneus, talvez no fim desse ano...

Grande abraço!!!
Tranquilo, eu só estava brincando, um carro desses não deve voar à toda não (só de vez em quando, pra dar uma descarbonizada no motor...rsrs), mas sim desfilar e mostra sua beleza de época...
Realmente devem ter invertido o sentido de rotação de alguns pneus, por isso essa sensação estranha. Acho que mesmo estando vencidos mas com a borracha sem ressecamentos e se foram bem conservados, isso não impediria um rodar dentro da normalidade, sem abusos. É claro que se for utilizá-lo no limite, a recomendação seria mesmo a de trocar esses pneus, aí sim o risco é grande. Os pneus que estavam no meu estavam já bem no limite de desgaste e ainda consegui rodar uns 06 meses, não estavam ruins, mas tinham mais de 5 anos de uso também, fui rodando tranquilo até chegarem nos TWI's para trocar o jogo todo.

Re: Monza S/R 88 - restauro

Enviado: 01 Jan 2011, 23:59
por Evandro Monza SR
Uma coisa muito chata no Monzão 2 portas é o barulho de assovio do vento quando estamos na estrada, que entra pelas borrachas da Ventarola.

Eu coloquei um tópico aqui no "Compro" para comprar as borrachas da ventarola, ou quebra-vento. Achei as novas (não comprei), e achei uma borracha num desmanche aqui que estava muitíssimo boa, bem molinha, aparentemente vedando muito bem. Comprei o conjunto todo no desmanche (o cara não queria desmontar) e trouxe pra casa pra desmontar eu mesmo e tirar a borracha fora. Confesso, envergonhado, que me deu preguiça.. :oops: O problema não seria desmontar, mas depois, montar tudo de novo...rsrs... sendo que tá tudo bem assentado no carro, não quero ficar desmontando tudo a toda hora (bom argumento para me defender da vergonha da preguiça...rsrsrs... :smt005 ).

É aí que entra o incrível banco de dados que é este fórum!!! Procurei por borracha, ventarola, e coisas do gênero. Eis que encontro várias sugestões, que vão da troca da borracha, até colar o quebra vento para não abrir mais (mas isso vai contra o princípio de se usar o carro como ele deve ser usado. Se tem ventarola, é pra ser aberta, mesmo que o dono não queira abri-la!!!).

Encontrei um tópico com uma solução caseira que se bem aplicada, com discrição, fica muito boa mesmo. Resolve o problema e praticamente não aparece nada: é colocar fita de borracha do tipo "veda fresta" para arrumar o problema. Colocando ela direitinho, a coisa fica bem discreta mesmo.

Ta aí a danada:

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Cortei a fita em filetes de 5 a 6 mm, e apliquei em diferentes partes da borracha. Alguns colocam a fita no contorno todo do quebra-vento, mas aí, fica muito aparente. Decidi colocar os filetes em lugares estratégicos e escondidos.

Nesses pontos indicados pela seta havia aquela trava, que eu retirei porque já estava enferrujada e prejudicava muito a subida do vidro. A borracha ficou deformada nesse ponto, e a distância entre ela e o vidro devia chegar a uns 4 mm (até água entrava em dia de chuva). Apliquei dois filetes da fita, que é preta, ao longo da borracha onde assenta o quebra vento. Com um bom acabamento, para ficar o mínimo visível possível. Foi o único ponto onde apliquei a fita na própria borracha, pois no quebra vento em si não há armação de metal.

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Os outros filetes da fita de borracha, eu colei na armação metálica preta que emoldura o vidro do quebra-vento. Como a fita é preta, ela visualmente "se disfarça".

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E o resultado final com a ventarola fechada. Quem está dentro do carro não vê nada, quem está fora também não. E quando a ventarola está aberta, fica muito discreta a colocação das fitas, não chama a atenção, e o barulho ficou do lado de fora do carro!!! Nada de assovio, nada de água pela ventarola!!! Testado e aprovado!!!

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É isso aí galera, esse foi o último presentinho para o Monzão (ele ganhou muitos) em 2010...

Abraços a todos!!!

Re: Monza S/R 88 - restauro

Enviado: 02 Jan 2011, 00:02
por Evandro Monza SR
Alexandre Nunes escreveu:
Evandro Monza SR escreveu:kkkk :smt005

Alexandrão, ainda não tô andando com o Monzão no pau não...kkk...

Durante a restauração, todas as rodas foram tiradas, e por inexperiência minha, não marcamos as posições originais. Além disso, os pneus foram sacados das rodas e retornaram para elas, novamente, sem marcação, de modo que eu não sei mais a posição original delas. O resumo disso é que há duas coisas pelas quais eu não estou esticando com ele: os pneus foram fabricados em 2001. Estão visualmente em ótimo estado, mas a validade deles é de 5 anos, então, estou andando pianinho. Outro ponto: com a falta da marcação das posições originais, houve um rodízio 'aleatório', ou seja, não sei se os pneus foram recolocados no sentido de rodagem, nem mesmo se eles foram colocados de par em par nos mesmos eixos. O comportamento do carro mudou após a recolocação das rodas, mesmo após um alinhamento minucioso, balanceamento e cambagem. Isso é um outro ponto que tá fazendo com que eu ande de boa. Vou tentar uma troca das posições das rodas novamente, para ver se melhora. Mas só vou "andar com o Monzão no pau"...rsrsrs... quando eu trocar os pneus, talvez no fim desse ano...

Grande abraço!!!
Tranquilo, eu só estava brincando, um carro desses não deve voar à toda não (só de vez em quando, pra dar uma descarbonizada no motor...rsrs), mas sim desfilar e mostra sua beleza de época...
Realmente devem ter invertido o sentido de rotação de alguns pneus, por isso essa sensação estranha. Acho que mesmo estando vencidos mas com a borracha sem ressecamentos e se foram bem conservados, isso não impediria um rodar dentro da normalidade, sem abusos. É claro que se for utilizá-lo no limite, a recomendação seria mesmo a de trocar esses pneus, aí sim o risco é grande. Os pneus que estavam no meu estavam já bem no limite de desgaste e ainda consegui rodar uns 06 meses, não estavam ruins, mas tinham mais de 5 anos de uso também, fui rodando tranquilo até chegarem nos TWI's para trocar o jogo todo.
Ah Alexandrão....!!!!!

Deixa eu trocar esses pneus... vou botar o Monzão no limite...como vc disse, pra descarbonizar...

Mas agora, tô andando como tiozão... só falta por a boina na cabeça...kkkk

Grande abraço

Evandro

Re: Monza S/R 88 - restauro

Enviado: 02 Jan 2011, 00:50
por Gaf MonzaLover
Parabéns ! Isso é um ato de amor e preservação da nossa cultura ! Salvou um carrão marcante dos anos 80 da sua morte total na mão de algum ser que o acabaria por completo , e renovou a vida dele colocando ele como se ele estivesse acabado de sair da loja ! Ai depois que eu acabar de arrumar meu gl , vou juntar dinheiro e arranjar um classic , de preferencia automatico , para deixar que nem o seu ai ! Tirar um Monza da má conservação devia merecer uma medalha sabia , pq ultimamente só tenho visto Monzas em estados degradantes , um pecado mesmo de se ver . Não sei como seres que se dizem humanos conseguem deixar os carros em estados que as vezes nem um animal consegue deixar ! Mas , mais uma vez parabéns !

Re: Monza S/R 88 - restauro

Enviado: 02 Jan 2011, 01:13
por Alexandre Nunes
Excelente essa da ventarola, estou com o mesmo problema no meu carro, acho que vou seguir essa solução, que é simples e eficiente...
Qual a espessura da espuma que você utilizou, Evandro?

Re: Monza S/R 88 - restauro

Enviado: 02 Jan 2011, 01:31
por luiz sle
Show! Quero uma dessas. Quanto pagou e onde achou ?

Re: Monza S/R 88 - restauro

Enviado: 02 Jan 2011, 10:03
por monzamon
Pô, agora, conhecer o teu Monzão (e vice-versa) tá fácil. Vc é praticamente vizinho!!!!
com certeza , é so marcar o churrasco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



muito show evandro , que bom que conseguiu deixar a ventarola nos conformes!!!
eu ja usei essa fita pra reduzir barulhos internos no painel e vedar ate as lanternas em uma ocasiao...
parabens novamente!!!!


michael firmino