TheRipper escreveu:Usando distribuidor, o controle de ponto funciona da mesma forma que na Multec. Não sei como é o mapa da Multec, mas na Mega é 12x12, e para um motor aspirado que gira no máximo 7.000RPM, é resolução de sobra para fazer um mapa com curva bastante precisa.
O lance da sonda é mais para controlar a emissão de poluentes, para melhorar o consumo eu uso o que chamam de "lean cruise", ou seja, mistura pobre e ponto adiantado em velocidade de cruzeiro. Para você ter idéia, meu carro estava fazendo uma média de 7,5km/l de álcool na cidade, andando normal, dando umas esticadas de vez em quando, andando no sapatinho faz até 8. Com sonda comum, a central SEMPRE vai tentar manter a mistura estequiométrica, tando na Mega quanto em qualquer outro sistema de injeção. Isso acontece porque a sonda só tem precisão na faixa de mistura estequiométrica, qualquer leitura fora dessa faixa é "aproximada" e não pode ser usada como referência para a central. Se fosse sonda banda larga, aí seria outra história!
Ah, já abandonei o motor :evil:
Fábio, mas esse lance de andar com mistura pobre não é meio arriscado? Digo, superaquecer a câmara, ovalizar cilindros ou até mesmo furar pistões? Já ouvi muita história de pistão furado (claro, em motores BEM maiores hehehe) por causa de mistura pobre. Até mesmo o pessoal da m*rda da oficina que converteu meu carro no chip disse que eles tinham dado o maior tempo de abertura possível pro bico pra evitar mistura pobre demais que poderia trazer esses mesmos danos ao motor.
Mesmo assim, 7,5 a 8 no alcool é bem interessante, ainda mais pro meu que deve estar fazendo menos de 7.
Como funciona a "mudança" entre o "lean cruise" e o "hell mode"? heauheauheauheau Digo, há como estabelecer padrões para as situações em que o motor arregaça a boca do balão e as situações em que ele usa um conta gotas pra por combustível nas câmaras? Aliás, a mega também tem o famoso CUT-OFF? Ele pode ser mais eficiente que os das injeções convencionais?
Da multec, o que eu posso aproveitar pra usar a mega? Pois, quanto mais coisa eu puder usar, mais animado eu fico! hehehe Principalmente se dermos um jeito de fazer um adaptador bem simples para usar no chicote original da Multec, evitando assim muito corte de fio, fio sobrando, bagunça e, principalmente, deixando o projeto o mais reversível possível porque sei que o próximo dono do meu carro (se houver, claro) não vai conseguir quem acerte isso. heauehauehaue Vai olhar pra esse motor e pensar que raio de diabo é esse modelo de injeção. Mesmo porque, aqui os mecânicos só vão na base do "troca-troca", até achar o defeito.

Até eu, com meu cursinho barrela de injeção, acho que sou mais capaz de encontrar alguns defeitos do que os mecânicos porcos que já tive o desprazer de conhecer. Existem manuais, ferramentas... Qualquer um, com o mínimo de interesse e dedicação pode fazer. Mas, como muitos dos mecânicos de hoje são acostumados e mexer em platinado de Fusca e carburador de Chevette, fica difícil pro cara se "atualizar" um pouquinho mais... :smt017
Ah, já abandonei o motor :evil:
Trate de ir buscar e colocar de volta no carro! Como diria o Paiva pro seu amigo do ferro velho "Desenrole homem, vamo!" hehehe
Se você vier com história de Monza com "AP turrrrrbo comedor de Ferrari" , vai pegar mal pra gente hein! :smt005