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Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 28 Out 2008, 17:26
por Rodrigos
Uma boa preparação, (mas tenq ser bem feita) fica boa mesmo no mtor original do monza. O motor do meu ainda esta mto bom, não queima oleo, não eleva a temperatura, só é chato em dias frios, mas com tudo oq o pessoal tem falado vou dar uma mexida violenta no rapaizinho, mas antes de mexer vou fazer o projeto e estudalo bem para ver onde podso melhorar ele.
ainda não tenho idéia nenhuma, mas quando mexer vai ser pra valer.
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 28 Out 2008, 17:32
por TheRipper
Rodrigos escreveu:Uma boa preparação, (mas tenq ser bem feita) fica boa mesmo no mtor original do monza. O motor do meu ainda esta mto bom, não queima oleo, não eleva a temperatura, só é chato em dias frios, mas com tudo oq o pessoal tem falado vou dar uma mexida violenta no rapaizinho, mas antes de mexer vou fazer o projeto e estudalo bem para ver onde podso melhorar ele.
ainda não tenho idéia nenhuma, mas quando mexer vai ser pra valer.
Comece com cabeçote e escape, já vai transformar o carro

Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 29 Out 2008, 04:32
por Surfin
TheRipper escreveu:
Realmente, pra responder na hora em baixo giro e ter potência, só com motor grande. O C25XE do Calibra é bem interessante, mas creio ser impossível importar um e conseguir legalizar por aqui. Fora o preço e disponibilidade de algumas peças.
Você pode colocar um 2.2 com uns 13:1 de taxa no álcool, não vai ter tanta potência, mas vai ter um torque violento em baixo giro.
A lei diz que não podemos importar carros usados, mas não lembro de nada que proíba importar peças (motor no caso), mas é bom conferir denovo.
Andei dando umas olhadas e sai em média 1000 euro um motor desse V6 2.5, maioria com 100 a 130 mil km, tudo da Alemanha, aí coloca mais uns 300 euro de frete e sai 3600 reais por um motor incrível desse!
Aí você lembra do imposto... :smt010
Mas voltando ao tópico: então como fazer pra colocar uns 180cv no motor do Monza? como acertar ele pra essa potencia?
Então em teoria uma turbina pequena que "enche" rapido o motor tem mais chances de dar problema?
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 29 Out 2008, 15:25
por 500EF
Surfin escreveu:Mas voltando ao tópico: então como fazer pra colocar uns 180cv no motor do Monza? como acertar ele pra essa potencia?
Chegar aos 180cv num 2.0 8v aspirado não é pouca coisa não... Vai demandar um bom investimento. A vantagem que vejo é que não teria problema em andar sem regularizar a documentação. Se seu objetivo fosse até uns 150cv, eu iria de aspirado. Acima disso, o custo/benefício do turbo acaba sendo melhor. Mesmo porque, para pular para 200, 210, 220, 230 cv depois, é só questão de apertar um parafuso e refazer o acerto da mistura e atraso de ponto.
Chegar aos 180cv com um turbo é bem mais fácil (partindo dos 110cv originais, rodando no álcool, deve precisar de menos de 0,5 bar). Para não ter dor-de-cabeça, também vai demandar um bom investimento (prepare aí uns 4.000,00) e tem o inconveniente de precisar de regularizar a documentação para poder andar sossegado.
Quanto ao tamanho, turbina boa é a turbina certa. Nem grande demais, nem pequena demais. A MasterPower recomenda a .42 / .48 para motores 1.8 / 2.0 até 1 bar. É a que eu uso.

Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 29 Out 2008, 16:28
por TheRipper
Concordo com tudo o que o Eduardo disse. 180cv num 2.0 8v aspro é complicadinho, precisaria de um cabeçote muito bem feito e uma admissão bastante otimizada para não ser necessário recorrer a um comando bravo demais.
Se fosse 16v a história seria outra, com qualquer "tapinha" se tira essa potência sem comprometer a baixa.
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 29 Out 2008, 16:56
por 500EF
TheRipper escreveu:Se fosse 16v a história seria outra, com qualquer "tapinha" se tira essa potência sem comprometer a baixa.
Ripper, estava precisando de trocar algumas idéias com você, que já quebrou mais a cabeça com os 16v... Você tem MSN?
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 29 Out 2008, 17:40
por TheRipper
500EF escreveu:TheRipper escreveu:Se fosse 16v a história seria outra, com qualquer "tapinha" se tira essa potência sem comprometer a baixa.
Ripper, estava precisando de trocar algumas idéias com você, que já quebrou mais a cabeça com os 16v... Você tem MSN?
Na verdade já peguei meu 16v pronto, mas se eu continuar com ele, pretendo fazer uns upgrades!
Te mandei MP.
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 29 Out 2008, 17:45
por 500EF
TheRipper escreveu:
Na verdade já peguei meu 16v pronto, mas se eu continuar com ele, pretendo fazer uns upgrades!
Te mandei MP.
Adicionado. :smt023