Motor aguenta turbo sem forjar?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rodrigos
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor aguenta turbo sem forjar?

Mensagem não lida por Rodrigos »

Uma boa preparação, (mas tenq ser bem feita) fica boa mesmo no mtor original do monza. O motor do meu ainda esta mto bom, não queima oleo, não eleva a temperatura, só é chato em dias frios, mas com tudo oq o pessoal tem falado vou dar uma mexida violenta no rapaizinho, mas antes de mexer vou fazer o projeto e estudalo bem para ver onde podso melhorar ele.
ainda não tenho idéia nenhuma, mas quando mexer vai ser pra valer.
Rodrigo Sibem
Monza SL/E 91 2.0 alcool - Verm Ciprius perol
Restauração viewtopic.php?f=43&t=6527
póximo - assoalho e estofamento
Modificação a ser feita - Motor e rodas
Modificações recentemente feitas: Suspenção
ImagemImagem
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Rodrigos escreveu:Uma boa preparação, (mas tenq ser bem feita) fica boa mesmo no mtor original do monza. O motor do meu ainda esta mto bom, não queima oleo, não eleva a temperatura, só é chato em dias frios, mas com tudo oq o pessoal tem falado vou dar uma mexida violenta no rapaizinho, mas antes de mexer vou fazer o projeto e estudalo bem para ver onde podso melhorar ele.
ainda não tenho idéia nenhuma, mas quando mexer vai ser pra valer.
Comece com cabeçote e escape, já vai transformar o carro ;)
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

TheRipper escreveu: Realmente, pra responder na hora em baixo giro e ter potência, só com motor grande. O C25XE do Calibra é bem interessante, mas creio ser impossível importar um e conseguir legalizar por aqui. Fora o preço e disponibilidade de algumas peças.
Você pode colocar um 2.2 com uns 13:1 de taxa no álcool, não vai ter tanta potência, mas vai ter um torque violento em baixo giro.
A lei diz que não podemos importar carros usados, mas não lembro de nada que proíba importar peças (motor no caso), mas é bom conferir denovo.
Andei dando umas olhadas e sai em média 1000 euro um motor desse V6 2.5, maioria com 100 a 130 mil km, tudo da Alemanha, aí coloca mais uns 300 euro de frete e sai 3600 reais por um motor incrível desse! :mrgreen:
Aí você lembra do imposto... :smt010

Mas voltando ao tópico: então como fazer pra colocar uns 180cv no motor do Monza? como acertar ele pra essa potencia?
Então em teoria uma turbina pequena que "enche" rapido o motor tem mais chances de dar problema?
Monza: SL/E 1993
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Surfin escreveu:Mas voltando ao tópico: então como fazer pra colocar uns 180cv no motor do Monza? como acertar ele pra essa potencia?
Chegar aos 180cv num 2.0 8v aspirado não é pouca coisa não... Vai demandar um bom investimento. A vantagem que vejo é que não teria problema em andar sem regularizar a documentação. Se seu objetivo fosse até uns 150cv, eu iria de aspirado. Acima disso, o custo/benefício do turbo acaba sendo melhor. Mesmo porque, para pular para 200, 210, 220, 230 cv depois, é só questão de apertar um parafuso e refazer o acerto da mistura e atraso de ponto.

Chegar aos 180cv com um turbo é bem mais fácil (partindo dos 110cv originais, rodando no álcool, deve precisar de menos de 0,5 bar). Para não ter dor-de-cabeça, também vai demandar um bom investimento (prepare aí uns 4.000,00) e tem o inconveniente de precisar de regularizar a documentação para poder andar sossegado.

Quanto ao tamanho, turbina boa é a turbina certa. Nem grande demais, nem pequena demais. A MasterPower recomenda a .42 / .48 para motores 1.8 / 2.0 até 1 bar. É a que eu uso. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper

Concordo com tudo o que o Eduardo disse. 180cv num 2.0 8v aspro é complicadinho, precisaria de um cabeçote muito bem feito e uma admissão bastante otimizada para não ser necessário recorrer a um comando bravo demais.

Se fosse 16v a história seria outra, com qualquer "tapinha" se tira essa potência sem comprometer a baixa.
500EF
MODERADOR

TheRipper escreveu:Se fosse 16v a história seria outra, com qualquer "tapinha" se tira essa potência sem comprometer a baixa.
Ripper, estava precisando de trocar algumas idéias com você, que já quebrou mais a cabeça com os 16v... Você tem MSN?
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper

500EF escreveu:
TheRipper escreveu:Se fosse 16v a história seria outra, com qualquer "tapinha" se tira essa potência sem comprometer a baixa.
Ripper, estava precisando de trocar algumas idéias com você, que já quebrou mais a cabeça com os 16v... Você tem MSN?
Na verdade já peguei meu 16v pronto, mas se eu continuar com ele, pretendo fazer uns upgrades!

Te mandei MP.
500EF
MODERADOR

TheRipper escreveu: Na verdade já peguei meu 16v pronto, mas se eu continuar com ele, pretendo fazer uns upgrades!

Te mandei MP.
Adicionado. :smt023
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder