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Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Enviado: 04 Jul 2008, 22:18
por Carlos A. Freire
Diego,

o sensor térmico do filtro de ar do Monza EFI gasolina, tem a entrada ligada ao distribuidor de vácuo e a saída ligada ao ponta da válvula Thermac. O funcionamento o Marcel já postou aqui e fique atento ao motivo de desligarem o sistema.
No TBI do Monza 96 gasolina, tem três saídas, a primeira da esquerda para direita está a magueira do canister, a do meio fica a mangueira da válvula EGR e a da direita fica a mangueira do sensor MAP.
Eu troquei esse filtro do respiro do motor a uns três anos atrás e se está muito sujo, verifique também se não estão obstruídos a mangueira mais fina que sai da tampa de válvulas e vai ao coletor de admissão e se a a conexão do coletor de admissão onde se conecta essa mengueira também não está obstruída. Retire a mangueira, ligue o motor, coloque o dedo e verifique se há sucçao neste ponto. Essa conexão obstruída, não provoca aumento de consumo ou interferência no desempenho do carro, porém, em viagens longas, a tampa do compartimento do filtro de ar acaba empenando por excesso de calor.

Abs,

Carlos Freire

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Enviado: 04 Jul 2008, 23:34
por Diego Paiva
Valeu Carlos! Liguei o Thermac... até agora funcionou beleza! :)

Vou verificar a mangueira fina que vc falou.

Abraço!

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Enviado: 05 Jul 2008, 12:54
por Diego Paiva
Carlão, fiz o procedimento que vc falou. Nossa, quando retirei a mangueira, parecia que tinha barro!!! Uma gororoba só...

Mas eu não sei como limpar.... Peguei aquele canudinho vermelho que vem nas garrafinhas de WD-40 e retirei mais um pouco de borra do óleo, mas ainda não tem sucção, continua obstruido na admissão.
O que eu devo fazer? Estava pensando em colocar CAR80 nesse buraco, pra ver se limpa.
Posso fazer isso? Não tem perigo do ferrar o motor?
Mais uma vez... valeu pelas dicas, Carlos. :smt023

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Enviado: 05 Jul 2008, 13:01
por Diego Paiva
500EF escreveu:No caso das mangueiras, não sei ajudar, porque no meu o esquema é diferente...

Agora um detalhe, já que tirou a tampa de válvulas, o ideal é trocar a junta e daqui a alguns dias conferir o aperto, pois ela cede um pouco, senão o seu serviço de limpeza vai por água, ou melhor, óleo abaixo... :smt023
Segui o seu conselho e comprei uma junta novinha, da sabó. :smt023

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Enviado: 05 Jul 2008, 13:31
por Marcel Murai
Pra desentupir o meu tive q usar arame de aço...o arame normal é muito mole....e mesmo assim parecia q nao tinha furo ali.
Detalhe....dentro do caninho do coletor tem um furinho mó pequeno no meio....não é um cano direto não...!

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Enviado: 05 Jul 2008, 13:32
por Marcel Murai
Carlos,
Oque causa essa sujeirada na mangueira a ponte de parecer barro? É oleo ou combustivel ruim??
Abcs,

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Enviado: 05 Jul 2008, 13:38
por Diego Paiva
Marcel Murai escreveu:Pra desentupir o meu tive q usar arame de aço...o arame normal é muito mole....e mesmo assim parecia q nao tinha furo ali.
Detalhe....dentro do caninho do coletor tem um furinho mó pequeno no meio....não é um cano direto não...!
Coloquei um pedaço de arame galvanizado.... não consegui achar o furo....PHoda!

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Enviado: 05 Jul 2008, 16:48
por Diego Paiva
COm um arame bem fino, aqueles usados para desentupir boca de fogão, heheheh! Consegui desentupir... ficou zerado :smt023

Valeu pela ajuda, pessoal!