Modulo Injeção 16166009 AYMN

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

RappeR escreveu: 03 Set 2025, 13:47 Desmontei aquela parte do chicote e não encontrei mau contato nenhum. Na verdade tem no sensor de borboleta, mas eu dei um jeito parou. Não tem nada a ver com a temperatura, sobre a temperatura o que eu percebi é o que eu já havia comentado, galeria entupida. Esperei o carro esquentar bastante depois deixei parado por 10min desligado. Soltei pouca coisa a tampa do reservatório de água para dar pressão, e começou fazer um barulho absurdo de pedra abaixo do radiador ao lado da bateria e no meio do radiador.

Queria usar um limpa radiador para limpar o sistema todo, problema que estou uns 3 anos sem usar aditivo somente água de torneira mesmo. Poderia ir com algum limpa radiador especifico, o que me sugerem?
As suas mensagens são confusas... Se balança o chicote e altera a temperatura lida no scanner (imagino ser o leitor Dashbord), não tem nada a ver com a água e sim problemas elétricos.
Quanto a abrir a tampa do reservatório com motor quente é um grande erro e só traz prejuízo e o risco de acidentes. A água ferve aos 100ºC (ao nível do mar) e a ventoinha liga aos 101ºC e é condição normal, pois o sistema é selado. Se deixar entrar ar, vai igualar na pressão ambiente e vai ferver a água. Nunca faça isso...
Sobre o não uso de aditivo, é outro erro, pois certamente já comprometeu o sistema. O problema está lá e não será o aditivo que só protege quem vai causar problemas. A limpeza já deve remover as cracas de oxidação e mais cedo ou mais tarde, com ou sem aditivo o vazamento pode acontecer.

Quanto ao uso de água de torneira, nesses 26 anos com meu Monza GLS 96, no começo com 30.000km e agora com 400.000km, nunca viu ou recebeu água desmineralizada. Sempre usei água de torneira e um bom aditivo e sempre faço a troca no período recomendado. O resultado é a água limpa e clara até hoje.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1992
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por RappeR »

Carlos A. Freire escreveu: 03 Set 2025, 15:08
As suas mensagens são confusas... Se balança o chicote e altera a temperatura lida no scanner (imagino ser o leitor Dashbord), não tem nada a ver com a água e sim problemas elétricos.
Quanto a abrir a tampa do reservatório com motor quente é um grande erro e só traz prejuízo e o risco de acidentes. A água ferve aos 100ºC (ao nível do mar) e a ventoinha liga aos 101ºC e é condição normal, pois o sistema é selado. Se deixar entrar ar, vai igualar na pressão ambiente e vai ferver a água. Nunca faça isso...
Sobre o não uso de aditivo, é outro erro, pois certamente já comprometeu o sistema. O problema está lá e não será o aditivo que só protege quem vai causar problemas. A limpeza já deve remover as cracas de oxidação e mais cedo ou mais tarde, com ou sem aditivo o vazamento pode acontecer.

Quanto ao uso de água de torneira, nesses 26 anos com meu Monza GLS 96, no começo com 30.000km e agora com 400.000km, nunca viu ou recebeu água desmineralizada. Sempre usei água de torneira e um bom aditivo e sempre faço a troca no período recomendado. O resultado é a água limpa e clara até hoje.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, boa tarde. Desculpe pelas mensagens confusas, é que nem eu sabia o que estava acontecendo. O que eu entendi até agora é que não tem mau contato no chicote que passa por trás do cabeçote e vai pro módulo UCE. Na verdade até tem mau contato, mas é por falta de uma borracha azul que vai no conector de 4 pinos do módulo HEI, ao balançar o chicote o plug de 4 pinos do HEI afrouxa o carro oscila querendo morrer. Em fim, o meu problema de temperatura não parece estar ali e sim na galeria entupida do radiador acredito.

Sobre abrir a tampa do reservatório com motor quente não foi em 101º. Provavelmente foi dentro de 94º com carro desligado. Eu só desrosquei pouca coisa e escutei a pressão da água circulando com força e o barulho de pedras e barros próximo ao radiador.

Eu disse que estou uns 3 anos sem aditivo, mas eu rodo muito pouco com o carro dentro esses 3 anos. Me recomenda fazer a limpeza com algum 'limpa radiador'? Ou tento fazer a limpeza só com uma mangueira água de torneira e após colocar aditivo na proporção e pronto... Se for apenas vazamentos de mangueira e selo que irão vir, ótimo, pq eu troco. Agora se comprometer partes do cabeçote, bomba d'água, aí pior e levarei para retífica.
Carlos A. Freire
MODERADOR

RappeR escreveu: 03 Set 2025, 15:42
Carlos, boa tarde. Desculpe pelas mensagens confusas, é que nem eu sabia o que estava acontecendo. O que eu entendi até agora é que não tem mau contato no chicote que passa por trás do cabeçote e vai pro módulo UCE. Na verdade até tem mau contato, mas é por falta de uma borracha azul que vai no conector de 4 pinos do módulo HEI, ao balançar o chicote o plug de 4 pinos do HEI afrouxa o carro oscila querendo morrer. Em fim, o meu problema de temperatura não parece estar ali e sim na galeria entupida do radiador acredito.
Não ficou claro a história de mexer no chicote e alterar a temperatura medida no leitor de injeção eletrônica.
Sobre abrir a tampa do reservatório com motor quente não foi em 101º. Provavelmente foi dentro de 94º com carro desligado. Eu só desrosquei pouca coisa e escutei a pressão da água circulando com força e o barulho de pedras e barros próximo ao radiador.
Ao abrir e deixou entrar pressão externa, o sistema deixo de ser selado e igualou ou chegou próximo da temperatura de fervura. Não importa se abriu pouco ou não. Entrou ar que não era para entrar. Isso no mínimo causa cavitação interna.
Eu disse que estou uns 3 anos sem aditivo, mas eu rodo muito pouco com o carro dentro esses 3 anos. Me recomenda fazer a limpeza com algum 'limpa radiador'? Ou tento fazer a limpeza só com uma mangueira água de torneira e após colocar aditivo na proporção e pronto... Se for apenas vazamentos de mangueira e selo que irão vir, ótimo, pq eu troco. Agora se comprometer partes do cabeçote, bomba d'água, aí pior e levarei para retífica.
Estando o carro andando ou parado, o estrago por oxidação é praticamente o mesmo.
A limpeza e o que usar vai depender de como está o sistema. Se tiver muito "barro", o aditivo de limpeza e seus procedimentos deverão ser utilizados. Se for pouco vários enxagues deve resolver. Essa avaliação se dá com o carro presente. O fato é que se não limpar direito, o visual de barro volta em pouco tempo, mesmo utilizando aditivo.
O que vai acontecer por falta da manutenção e depois da limpeza, só o tempo vai dizer. Não tem como verificar as partes internas onde passa a água.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 03 Set 2025, 16:43
Não ficou claro a história de mexer no chicote e alterar a temperatura medida no leitor de injeção eletrônica.
Eu ainda não entendi de onde vem essa oscilação. Vou fazer a limpeza no sistema de arrefecimento primeiro e depois ver no scanner como se comporta a temperatura, mesmo mexendo no chicote.
Ao abrir e deixou entrar pressão externa, o sistema deixo de ser selado e igualou ou chegou próximo da temperatura de fervura. Não importa se abriu pouco ou não. Entrou ar que não era para entrar. Isso no mínimo causa cavitação interna.
Sim, entendi não sabia.
Estando o carro andando ou parado, o estrago por oxidação é praticamente o mesmo.
A limpeza e o que usar vai depender de como está o sistema. Se tiver muito "barro", o aditivo de limpeza e seus procedimentos deverão ser utilizados. Se for pouco vários enxagues deve resolver. Essa avaliação se dá com o carro presente. O fato é que se não limpar direito, o visual de barro volta em pouco tempo, mesmo utilizando aditivo.
O que vai acontecer por falta da manutenção e depois da limpeza, só o tempo vai dizer. Não tem como verificar as partes internas onde passa a água.
Para fazer a limpeza posso seguir esse tópico? http://monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=13006
Vou fazer sem o aditivo de limpeza, em seguida colocar o aditivo e ver como se comporta. Recomenda algum aditivo puro sem precisar misturar com água?
Carlos A. Freire
MODERADOR

Sim, pode seguir o tópico.
Gosto do AC Delco concentrado. Nunca utilizei aditivo diluído...
Atenção no momento da sangria.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 04 Set 2025, 08:57 Sim, pode seguir o tópico.
Gosto do AC Delco concentrado. Nunca utilizei aditivo diluído...
Atenção no momento da sangria.

Abs,

Carlos Freire
Bom dia Carlos, obrigado.

https://youtube.com/shorts/_g77Wx60Fyg? ... LRjrhLEVt5

Isso aqui pode ser feito com o carro ligado até quantos graus jogando água fria?
Carlos A. Freire
MODERADOR

RappeR escreveu: 04 Set 2025, 10:21

Bom dia Carlos, obrigado.

https://youtube.com/shorts/_g77Wx60Fyg? ... LRjrhLEVt5

Isso aqui pode ser feito com o carro ligado até quantos graus jogando água fria?
Olá RappeR.
Não entendi a sua dúvida.
Se leu todos as mensagens do tópico que você mesmo citou, não faço a limpeza dessa forma do vídeo citado. Então, não posso responder sobre esse procedimento de forma precisa.

Abs,

Carlos
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 04 Set 2025, 10:38
Olá RappeR.
Não entendi a sua dúvida.
Se leu todos as mensagens do tópico que você mesmo citou, não faço a limpeza dessa forma do vídeo citado. Então, não posso responder sobre esse procedimento de forma precisa.

Abs,

Carlos
Carlos, no tópico de limpeza diz o seguinte:
4) No procedimento de limpeza, você deve colocar água até que saia totalmente límpida. Depois, é válido encaixar as mangueiras, sem apertar, e colocando água até encher por completo o sistema. Faça isso umas 2 ou 3 vezes com o motor em funcionamento (só para circular a água no sistema). Não se esqueça: desligue o motor rapidamente para que ele não aqueça. Este procedimento é só para retirar o mínimo de água suja que possa ter permanecido no bloco do motor.

Minha dúvida é, ao fazer o procedimento de colocar água no reservatório com motor ligado diz q tem q ser rapidamente. Queria saber até quantos graus o motor pode ficar ligado colocando água para que escorra limpa.

Outra coisa, eu lembro quando eu fazia as últimas limpezas eu tirava o radiador fora limpava ele. E ao fazer a limpeza no sistema desrosqueava os dois sensores do cabeçote e da válvula termostática um por vez jogando água pelo reservatorio até sair limpa em cada sensor. Então, desrosquear o sensor do cabeçote também pode para esse procedimento?
Editado pela última vez por RappeR em 04 Set 2025, 17:54, em um total de 1 vez.
Responder