As suas mensagens são confusas... Se balança o chicote e altera a temperatura lida no scanner (imagino ser o leitor Dashbord), não tem nada a ver com a água e sim problemas elétricos.RappeR escreveu: ↑03 Set 2025, 13:47 Desmontei aquela parte do chicote e não encontrei mau contato nenhum. Na verdade tem no sensor de borboleta, mas eu dei um jeito parou. Não tem nada a ver com a temperatura, sobre a temperatura o que eu percebi é o que eu já havia comentado, galeria entupida. Esperei o carro esquentar bastante depois deixei parado por 10min desligado. Soltei pouca coisa a tampa do reservatório de água para dar pressão, e começou fazer um barulho absurdo de pedra abaixo do radiador ao lado da bateria e no meio do radiador.
Queria usar um limpa radiador para limpar o sistema todo, problema que estou uns 3 anos sem usar aditivo somente água de torneira mesmo. Poderia ir com algum limpa radiador especifico, o que me sugerem?
Quanto a abrir a tampa do reservatório com motor quente é um grande erro e só traz prejuízo e o risco de acidentes. A água ferve aos 100ºC (ao nível do mar) e a ventoinha liga aos 101ºC e é condição normal, pois o sistema é selado. Se deixar entrar ar, vai igualar na pressão ambiente e vai ferver a água. Nunca faça isso...
Sobre o não uso de aditivo, é outro erro, pois certamente já comprometeu o sistema. O problema está lá e não será o aditivo que só protege quem vai causar problemas. A limpeza já deve remover as cracas de oxidação e mais cedo ou mais tarde, com ou sem aditivo o vazamento pode acontecer.
Quanto ao uso de água de torneira, nesses 26 anos com meu Monza GLS 96, no começo com 30.000km e agora com 400.000km, nunca viu ou recebeu água desmineralizada. Sempre usei água de torneira e um bom aditivo e sempre faço a troca no período recomendado. O resultado é a água limpa e clara até hoje.
Abs,
Carlos Freire