Carburador

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
RafaelChesca26
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Set 2022, 09:07
Cidade: São paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por RafaelChesca26 »

Valeu meu amigo, vou dar uma olhada na giglagem. Tomara que eu não apanhe para montar novamente, kkk!
Abraço!
Manderei msg caso nada disso funcione
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

RafaelChesca26 escreveu: 10 Set 2022, 16:51 Valeu meu amigo, vou dar uma olhada na giglagem. Tomara que eu não apanhe para montar novamente, kkk!
Abraço!
Manderei msg caso nada disso funcione
Qualquer dúvida na montagem é só chamar, mas é bem tranquilo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4222
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O meu mecânico quer dar uma olhada no comando de válvulas para ver se não ha desgaste, mas acho que para ser comando tinha que fazer barulho e não faz!
O desgaste do eixo-comando de válvulas é facilmente visível. Fica uma trilha rebaixada nos cames.
Será que mesmo sem fazer barulho é uma possibilidade de ser desgaste do comando?
O motor do Monza tem ajuste automático da folga do sistema de válvulas. Em motores sem tuchos hidráulicos se percebe batida de válvulas.

O que pode ocasionar consumo de combustível é válvula não vedando direito quando fechada. Isso diminui a compressão, que é uma das causas do mau desempenho do motor. Motor com mau desempenho exige que o motorista use mais marchas de força e gaste mais combustível. A solução nesse caso é esmerilhar as válvulas e seus assentos. Esse problema se percebe medindo a compressão do motor.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
RafaelChesca26
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Set 2022, 09:07
Cidade: São paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por RafaelChesca26 »

Boa noite amigão.
Não cheguei desmontar o carburador ainda, mas percebi que o parafuso do ar do carburador estava quase totalmente folgado, então apertei ele todo e assim que o carro começou a querer morrer e voltei 2 voltas e meia, fui apertando e contando as voltas até que desse o limite de aperto antes de volta as duas voltas e meia, tinha dado até o aperto total 10 voltas e meia, um exagero de ar aberto... Não sei se ira ajudar a ter menos consumo, mais por via das dúvidas eu deixei com duas voltas e meia...
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

RafaelChesca26 escreveu: 11 Set 2022, 22:21 Boa noite amigão.
Não cheguei desmontar o carburador ainda, mas percebi que o parafuso do ar do carburador estava quase totalmente folgado, então apertei ele todo e assim que o carro começou a querer morrer e voltei 2 voltas e meia, fui apertando e contando as voltas até que desse o limite de aperto antes de volta as duas voltas e meia, tinha dado até o aperto total 10 voltas e meia, um exagero de ar aberto... Não sei se ira ajudar a ter menos consumo, mais por via das dúvidas eu deixei com duas voltas e meia...
O parafuso no caso do 2E não é de ar e sim de mistura ar/combustível. Quanto mais aberto mais rica a mistura, ou seja mais combustível e quanto mais fechado mais pobre ou seja menos combustível. Se esse parafuso deu regulagem pode esquecer que tenha excesso de combustível, porquê ele nunca daria regulagem com excesso ou com entrada falsa de ar. Com o motor funcionando vc sente algum cheiro muito forte de álcool?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
RafaelChesca26
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Set 2022, 09:07
Cidade: São paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por RafaelChesca26 »

Boa noite amigão.
Então, em relaçâo ao cheiro, eu só sinto pq o galão eu liguei do lado do passgeiro por dentro do carro mesmo, mas deixa eu falar... quando eu apertei o parafuso da mistura por inteiro o carro deu umas tremidas, mas não morreu, achei estranho, mas assim que apertei voltei 3 voltas e esperei a ventoinha armar e desarma e, em seguida regulei a lenta para 1000 giros, esperei de novo e ficou em 1000 giros normal, mas estou na dúvida se 3 voltas anti-horario é ok ou se devo voltar mais voltas e se o carro tem que morrer quando o parafuso da mistura é fechado por inteiro , pq aqui no meu carro como falei não morreu...
Me de dicas, se puder sobre a quantidade de voltas do parafuso do ar, pq nas 3 voltas que dei anti-horário o consumo continua extremo...
Grato por enquanto...
Ah! Sobre o manual de giglagem que vs me mandou não entendi quem é do primeiro estágio, do segundo e do esguicho, aquele que é curvado, nâo entendi nada, kk! Se puder me explica, agradeço...
Grato por enquanto!!!
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

RafaelChesca26 escreveu: 12 Set 2022, 22:24 Boa noite amigão.
Então, em relaçâo ao cheiro, eu só sinto pq o galão eu liguei do lado do passgeiro por dentro do carro mesmo, mas deixa eu falar... quando eu apertei o parafuso da mistura por inteiro o carro deu umas tremidas, mas não morreu, achei estranho, mas assim que apertei voltei 3 voltas e esperei a ventoinha armar e desarma e, em seguida regulei a lenta para 1000 giros, esperei de novo e ficou em 1000 giros normal, mas estou na dúvida se 3 voltas anti-horario é ok ou se devo voltar mais voltas e se o carro tem que morrer quando o parafuso da mistura é fechado por inteiro , pq aqui no meu carro como falei não morreu...
Me de dicas, se puder sobre a quantidade de voltas do parafuso do ar, pq nas 3 voltas que dei anti-horário o consumo continua extremo...
Grato por enquanto...
Ah! Sobre o manual de giglagem que vs me mandou não entendi quem é do primeiro estágio, do segundo e do esguicho, aquele que é curvado, nâo entendi nada, kk! Se puder me explica, agradeço...
Grato por enquanto!!!
Não é normal não. O carro tem que morrer até antes do parafuso chegar no final, tem algum problema ai, pode ser entrada de ar falsa ou excesso de combustível. Como vc disse que não pinga nada no carburador, procure por entrada de ar nas mangueiras, no "pé" do carburador, entre ele e o coletor e entre o coletor e o cabeçote. Jogando spray pode ser "WD40" ou algum descarbonizante, se alterar a marcha lenta jogando o spray ali tem um entrada de ar. Sobre os gilces eu circulei para vc, mas a lenta 57,5, ele fica por cima da tampa e os 2 de dentro são primeiro estágio 127,5 e segundo estágio 162,5. Quando vc abrir o do segundo estágio é o do lado de um caninho.
Veja esse vídeo sobre entrada de ar https://www.youtube.com/watch?v=jDsay82MQrs e esse sobre o carburador 2E para não ter erro, inclusive esse é de um Monza 1.8 https://youtu.be/jlKCHnVoEvE
carburador.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4222
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

quando eu apertei o parafuso da mistura por inteiro o carro deu umas tremidas, mas não morreu
Como disse o tyo, não é normal o motor continuar funcionando ao se fechar totalmente o parafuso da gasolina ou etanol.

Vamos ver por alto como funciona um carburador de nivel constante, esses todos usados nos nossos carros.

Durante o funcionamento normal do motor, em rotações bem acima da rotação de marcha lenta, o ar sugado pelos cilindros no tempo de admissão passa por um estreitamento no carburador (o tubo de Venturi), onde o ar é obrigado a aumentar a velocidade para poder passar. Isso diminui a pressão ali no venturi (princípio de Bernoulli, o mesmo que faz os aviões voarem. Nos aviões o formato das asas faz o ar que passa por cima delas circule com maior velocidade do que o que passa por baixo delas, assim diminuindo a pressão e criando sustentação ao avião) e o combustível é sugado da cuba do carburador e entra no coletor e de lá no cilindro que está em tempo de admissão.

Acontece que em marcha lenta o ar quase não passa pelo venturi, pois a borboleta abaixo dele está quase fechada. Assim, não é sugado o combustível. O motor morreria, se não existisse o circuito de combustível de marcha lenta.
O combustível da marcha lenta sai por um pequeno orifício, abaixo da borboleta. Como a borboleta está quase fechada, o vácuo abaixo dela é grande, pois continua havendo o tempo de admissão.
A quantidade de combustível é regulada por um parafuso com a ponta cônica. É nesse parafuso que regulamos a mistura, pois ao girar o parafuso no sentido horário, fecha-se mais o orifício e sai menos combustível por ele. Como a quantidade de ar que entra pela fresta da borboleta continua a mesma, a mistura empobrece.

Ao se regular a rotação da marcha lenta, atua-se nesse parafuso e também no parafuso batente da borboleta.
Inicialmente regula-se o parafuso batente para obter uma marcha lenta de acordo (em torno de 900 rpm).
Aí vai-se para o parafuso do combustível e gira-se o mesmo no sentido horário até o motor dar uma vacilada. Então volta-se meia volta.
Vai-se então de novo no parafuso do batente e regula-se novamente a rpm para 900.
Repete-se a regulagem no parafuso do combustível, e depois regula-se novamente a rpm.
Isso se repete até conseguir uma rotação boa com o parafuso do combustível o mais fechado possível.

Se ao fechar totalmente o parafuso o motor não morrer, está entrando combustível por onde não deveria, fora do circuito de combustível da marcha lenta.

Isso pode ser causado por giclês maiores do que o padrão, por corretores de ar maiores, vazamento interno e por uma coisa que muita gente não atenta, o nível da cuba.

Se um desses fatores estiver errado, o motor consegue sugar combustível do circuito normal mesmo estando na marcha lenta.

Os manuais de carburador citam o nível correto do combustível na cuba. Nível acima, mistura rica. Nível abaixo, mistura pobre, inclusive com batida de pino (grilo) no motor.

É isso. Como não lido com carburadores há pelo menos 15 anos, perdoem-me se eu errei em algum detalhe. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder