Adaptação de alternador
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Adaptação de alternador
Esse sintoma me parece ser de um multi teste digital de baixa qualidade pegando ruídos ou interferência.
Faça a medição com outro equipamento.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Barcelona
- Ano: 1992
- Combustível:: GNV
Realmente troquei o medidor a pouco tempo, e não é dos mais caros, mas o modelo e marca é o mesmo do antigo q estragou e com esse não dava essas variações. Mas concordo, vou fazer as medições com outro e verificar se mantem as variações.Carlos A. Freire escreveu:Esse sintoma me parece ser de um multi teste digital de baixa qualidade pegando ruídos ou interferência.
Abs,
Carlos Freire
Abs.
Sérgio.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Sd
Como disse o Carlos Freire, isso é problema de indicação.
Se fosse uma oscilação normal de voltagem, nunca cairia abaixo da voltagem da bateria, pois o alternador só fornece, é impossível ele 'sugar' energia da bateria.
No tempo dos dínamos isso era possível, tanto que havia no circuito um relé, chamado de relé de corrente reversa (depois passou a ser incorporado no regulador de voltagem).
No caso de alternadores, a ponte de diodos do mesmo impede o retrocesso da corrente.
Além de multímetro com problemas, alguma ponta de prova pode estar ruim, ou mesmo os polos da bateria podem estar com mau contato, por sujeira.
Passe uma lixa fina nos polos da bateria e meça novamente.
Abs
Como disse o Carlos Freire, isso é problema de indicação.
Se fosse uma oscilação normal de voltagem, nunca cairia abaixo da voltagem da bateria, pois o alternador só fornece, é impossível ele 'sugar' energia da bateria.
No tempo dos dínamos isso era possível, tanto que havia no circuito um relé, chamado de relé de corrente reversa (depois passou a ser incorporado no regulador de voltagem).
No caso de alternadores, a ponte de diodos do mesmo impede o retrocesso da corrente.
Além de multímetro com problemas, alguma ponta de prova pode estar ruim, ou mesmo os polos da bateria podem estar com mau contato, por sujeira.
Passe uma lixa fina nos polos da bateria e meça novamente.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Espírito Santo-ES
- Modelo: Monza GL
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Concordo com eles tambem. Meu multiteste, se bobiar e nao apertar bem as pontas aonde se quer medir, ele indica variaçoes. Do mais, o alternador sempre fornecera voltagem constante a bateria, mesmo ela estando carregada. O que ele nao fornecera é corrente, pois, assim como os motores a combustao, ele gera trabalho somente por demanda.
So pra sanar a duvida, o amigo ali em cima disse daquele alternador de santana ser plug n play, porem eu ja li em algum lugar aqui que so da certo no monza caixote, porque ele tem mais espaço ali naquele regiao.
Pergunto se alguem pode confirmar as informaçoes e pergunto se o amigo ja viu ou ja instalou um alternador destes no monza tubarao com direçao hidraulica.
So pra sanar a duvida, o amigo ali em cima disse daquele alternador de santana ser plug n play, porem eu ja li em algum lugar aqui que so da certo no monza caixote, porque ele tem mais espaço ali naquele regiao.
Pergunto se alguem pode confirmar as informaçoes e pergunto se o amigo ja viu ou ja instalou um alternador destes no monza tubarao com direçao hidraulica.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
ItaloPergunto se alguem pode confirmar as informaçoes e pergunto se o amigo ja viu ou ja instalou um alternador destes no monza tubarao com direçao hidraulica.
Esse alternador da foto tem o sistema de fixação diferente.
Os alternadores de Monza Tubarão possuem 3 pontos de fixação no suporte do alternador e bomba hidráulica.
Dá pra ver que seria necessário um suporte diferente (ou um retrabalho no suporte original) para fixar o mesmo.
Depois vem o problema de alinhamento, não dá pra saber pela foto se as 'orelhas' da direita tem o mesmo alinhamento das orelhas do alternador original.
Acho que daria uma tremenda mão de obra para ter um alternador de 90 A, quando existe um original do Monza com 80 A (Delco Remy).
Um alternador de 65 A num Monza sem ar condicionado (a embreagem eletromagnética do compressor consome muita energia elétrica), com tudo normal (sem fugas, com bateria em bom estado...) supre perfeitamente.
Um de 75 A num Monza com ar condicionado também supre.
O que ocorre é que muitas vezes a bateria está cansada, o alternador está ruim, existem fugas (equipamentos com defeito sugando a bateria) e aí a coisa fica feia.
Rodei durante meses com uma fuga brutal no módulo levantador de vidros, e mesmo assim só tinha problema quando o carro ficava parado mais de 3 dias. Se eu rodasse diariamente não ficava na mão.
Eu contei a história aqui no fórum, e minha luta para descobrir a causa do problema.
Abs
Nota: Não me refiro a carro boate, aqueles com o som que exige uma superbateria ou bateria auxiliar.

Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Espírito Santo-ES
- Modelo: Monza GL
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Nao tinha me atentado para os pontos de fixaçao.
Concordo Luiz.... é o que eu disse tambem. Eu com um Bosch 65 e ar condicionado nunca fiquei na rua e olha que ja tive de tentar muitas partidas. O unico momento em que a tensao do sistema cai ao ponto de sugar ao inves de sobrar é quando ligo o carro a noite, frio, com o ar e os farois e entra o aquecedor do coletor com toda a potencia. Mas a medida que ele esquenta, ele aumenta a resistencia e o seu consumo diminui, ate desligar. Isso tudo dura uns 6 minutos.
Concordo Luiz.... é o que eu disse tambem. Eu com um Bosch 65 e ar condicionado nunca fiquei na rua e olha que ja tive de tentar muitas partidas. O unico momento em que a tensao do sistema cai ao ponto de sugar ao inves de sobrar é quando ligo o carro a noite, frio, com o ar e os farois e entra o aquecedor do coletor com toda a potencia. Mas a medida que ele esquenta, ele aumenta a resistencia e o seu consumo diminui, ate desligar. Isso tudo dura uns 6 minutos.
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
italo_ escreveu:Concordo com eles tambem. Meu multiteste, se bobiar e nao apertar bem as pontas aonde se quer medir, ele indica variaçoes. Do mais, o alternador sempre fornecera voltagem constante a bateria, mesmo ela estando carregada. O que ele nao fornecera é corrente, pois, assim como os motores a combustao, ele gera trabalho somente por demanda.
Aquele alternador do Santana não cabe no tubarão
O que cabe no tubarão com adaptação q farei no meu é o do corsa de 90a e do Vectra de 120 MAS tem q tomar cuidado com o braço da direção ...
-
- Membro GLS (Nível 6)
- Modelo: - SELECIONE --------
No Monza EFI o mais forte que cabe é o do próprio Monza de 75/80A, qualquer outro fora esses vai pegar no coletor de admissão, então é bem trabalhosa a adaptação.
Já nos Monzas carburados/MPFI, parece que pode ser instalado sem problemas o do Vectra de 120A.
Já nos Monzas carburados/MPFI, parece que pode ser instalado sem problemas o do Vectra de 120A.
Monza: SL/E 1993