Desfazer Gambiarra Arrefecimento
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Opa Luiz, tudo bom?
Estranho Luiz, em todo esquema elétrico que vi, não encontrei nada referente à 3 pressostatos, apenas 2.
Realmente, na linha de alta pressão encontrei o de alta pressão, a válvula de alivio e outro pressostado que tudo indica ser o de ciclagem, até os cabos que cortaram antes, um deles vai para o pino C9 da UCE, que é justamente onde recebe o sinal da válvula de ciclagem.
Eu hoje considerei como terminado a questão, até testei tudo, bom, pelo menos até agora, o Luiz me deixou preocupado.
Ah, o seletor de posição do AC, no meu estava meio gasto como falei ontem, acertei, mas notei que ele só fecha contato para armar o compressor quando subo para o Ar minimo, depois posso jogar no maximo e ele continua, isso não é certo né?
PS: Em baixo do carro encontrei uma chave de estria de alguém que mexeu na suspensão e esqueceu lá, a chave estava até presa com ferrugem já. lkkkkk.
Estranho Luiz, em todo esquema elétrico que vi, não encontrei nada referente à 3 pressostatos, apenas 2.
Realmente, na linha de alta pressão encontrei o de alta pressão, a válvula de alivio e outro pressostado que tudo indica ser o de ciclagem, até os cabos que cortaram antes, um deles vai para o pino C9 da UCE, que é justamente onde recebe o sinal da válvula de ciclagem.
Eu hoje considerei como terminado a questão, até testei tudo, bom, pelo menos até agora, o Luiz me deixou preocupado.
Ah, o seletor de posição do AC, no meu estava meio gasto como falei ontem, acertei, mas notei que ele só fecha contato para armar o compressor quando subo para o Ar minimo, depois posso jogar no maximo e ele continua, isso não é certo né?
PS: Em baixo do carro encontrei uma chave de estria de alguém que mexeu na suspensão e esqueceu lá, a chave estava até presa com ferrugem já. lkkkkk.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Cooper
Vc tem razão de ficar preocupado.
Se vc ligar errado o pressostato que chama a segunda velocidade do radiador ou o de baixa pressão, poderá haver calço hidráulico no compressor do ar condicionado ou o compressor funcionar sem óleo...E vc deve saber quanto custa um compressor.
Apesar de eu achar que você vai continuar não acreditando no que eu digo, vou insistir postando duas figuras do catálogo de peças da Chevrolet, relativas ao Monza:
Nesta aqui são mostrados os 2 pressostatos e a válvula de alívio na linha de alta pressão:
Veja o nome do pressostato 31, o que vc acha que é o de ciclagem, no rodapé da figura.

Esta outrafigura (na verdade parte da mesma figura anterior), mostra o pressostato de baixa pressão (o de nº 15). Note que ele está na linha de baixa:

Como vc pode ver, são 3 pressostatos.
Não recomendo que você se baseie em fontes da internet para realizar manutenção no seu carro. Há muita coisa errada por aí. O pressostato da segunda velocidade do eletroventilador está ligado ao pino C01 do módulo (pino 1 do plugue C).
Ah, já que vc gosta de ler sobre o que está mexendo, dê uma lida nessa página. Mas não tome como manual de ar do Monza, pois o que diz ali pode não ser exatamente igual ao dos nossos carros:
http://k2arcondicionado.com.br/article/ ... otivo.html
Abs e boa sorte.
Vc tem razão de ficar preocupado.
Se vc ligar errado o pressostato que chama a segunda velocidade do radiador ou o de baixa pressão, poderá haver calço hidráulico no compressor do ar condicionado ou o compressor funcionar sem óleo...E vc deve saber quanto custa um compressor.
Apesar de eu achar que você vai continuar não acreditando no que eu digo, vou insistir postando duas figuras do catálogo de peças da Chevrolet, relativas ao Monza:
Nesta aqui são mostrados os 2 pressostatos e a válvula de alívio na linha de alta pressão:
Veja o nome do pressostato 31, o que vc acha que é o de ciclagem, no rodapé da figura.

Esta outrafigura (na verdade parte da mesma figura anterior), mostra o pressostato de baixa pressão (o de nº 15). Note que ele está na linha de baixa:

Como vc pode ver, são 3 pressostatos.

Não recomendo que você se baseie em fontes da internet para realizar manutenção no seu carro. Há muita coisa errada por aí. O pressostato da segunda velocidade do eletroventilador está ligado ao pino C01 do módulo (pino 1 do plugue C).
Ah, já que vc gosta de ler sobre o que está mexendo, dê uma lida nessa página. Mas não tome como manual de ar do Monza, pois o que diz ali pode não ser exatamente igual ao dos nossos carros:
http://k2arcondicionado.com.br/article/ ... otivo.html
Abs e boa sorte.
Luiz Carlos
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Show,
Agora pela manhã estou resolvendo alguns problemas na empresa, mais tarde vou levantar o carro para encontrar esse terceiro pressostado.
Quanto ao material que segui, um deles foi o diagrama elétrico aqui do clube mesmo, nele não aparece esse componente, depois que você falou ele é até listado mas não é exibido no diagrama.
Bom, esse componente é fácil de ligar, é em série ao de alta, mais nada. Não terá mistério, como parece estar próximos também fica mais fácil ainda.
Também vejo que interruptor de ciclagem e interruptor de 2º velocidade ou ventilação auxiliar é a mesma coisa, tem função de acionar o eletroventilador no segundo estágio em caso de pressão alta.
Mais tarde levanto o carro e vejo, assim que fechar eu aviso aqui.
Agora pela manhã estou resolvendo alguns problemas na empresa, mais tarde vou levantar o carro para encontrar esse terceiro pressostado.
Quanto ao material que segui, um deles foi o diagrama elétrico aqui do clube mesmo, nele não aparece esse componente, depois que você falou ele é até listado mas não é exibido no diagrama.
Bom, esse componente é fácil de ligar, é em série ao de alta, mais nada. Não terá mistério, como parece estar próximos também fica mais fácil ainda.
Também vejo que interruptor de ciclagem e interruptor de 2º velocidade ou ventilação auxiliar é a mesma coisa, tem função de acionar o eletroventilador no segundo estágio em caso de pressão alta.
Mais tarde levanto o carro e vejo, assim que fechar eu aviso aqui.
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Não, CooperTambém vejo que interruptor de ciclagem e interruptor de 2º velocidade ou ventilação auxiliar é a mesma coisa, tem função de acionar o eletroventilador no segundo estágio em caso de pressão alta.
O que vc chama de ciclagem atua ligando e desligando a embreagem eletromagnética do compressor, desligando o mesmo quando a pressão de gás está baixa (vazamentos, etc).
Já o da 2ª velocidade do eletroventilador atua no relé da segunda velocidade do eletroventilador, aumentando a circulação de ar no radiador do motor, o que faz baixar a pressão do sistema.
Ambos se destinam a proteger o sistema, um atuando quando a pressão está baixa demais, outro atuando quando a pressão está alta demais.
Este é o pressostato de baixa pressão:

Até tirei uma foto do meu, mas não ficou boa. Também não consegui inserir uma seta indicando onde está o mesmo. A parte clara logo abaixo da mancha de óleo da mangueira de pressão da bomba hidráulica é ele, bem escondidinho:

Abs
Luiz Carlos
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Opa Luiz,
Vamos lá, encontrei sim a localização, mas no meu está só com aquele pino com rosca (Para colocar o sensor), parecido com aqueles pinos onde se recarrega o gas, ou seja, em algum momento algum gênio removeu esse pressostato.
Quanto a explicação, show de bola, deu para entender perfeitamente, o sistema depende do pressostato de baixa e de alta para ligar o compressor, se um dos dois (Ligados em ponte) interromper o sinal o compressor desliga.
Bom, tenho que correr atrás de 3 itens, esse pressostato de baixa, o conector que informei antes do interruptor do ventilador e um seletor do painel, o meu por mais que tenha acertado, ainda não parece legal, as vezes arma sozinho, rs.
Mesmo com a falta desse pressostado, o chicote ficou legal, esse pressostato é de baixa é muito próximo do de alta, é só fazer uma pequena ponte entre o de baixa e o de alta, vou seguir a cor do cabo e fazer certinho, mas agora tenho que comprar esse pressostato de baixa.
O pressostato que você colocou a imagem, parece ser para o gas r12, para o gas r134 só encontrei esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -r134a-_JM
O conector é diferente, notei que colocaram um de pino achatado (Parecido com que você colocou na foto) para o interruptor de alta também, será que tem diferença entre esse e o para gas r134?
Meu carro está com aviso ali perto do radiador que é só para abastecer com gas r134.
Seguem ai fotos da revisão.



A chave perdida por alguém, provavelmente está aí à anos.

Fios removidos da gambiarra, inclusive aproveitei e acertei os cabos dos faróis, mas a maioria aí é da gambi do arrefecimento. Ah, tem um relê GM que está em curto também, foi trocado.

Vou colocar o carro para dar uma geral no lava a jato, provavelmente amanhã, aí tiro fotos para criar a garagem aqui no fórum.
Abraços.
Vamos lá, encontrei sim a localização, mas no meu está só com aquele pino com rosca (Para colocar o sensor), parecido com aqueles pinos onde se recarrega o gas, ou seja, em algum momento algum gênio removeu esse pressostato.
Quanto a explicação, show de bola, deu para entender perfeitamente, o sistema depende do pressostato de baixa e de alta para ligar o compressor, se um dos dois (Ligados em ponte) interromper o sinal o compressor desliga.
Bom, tenho que correr atrás de 3 itens, esse pressostato de baixa, o conector que informei antes do interruptor do ventilador e um seletor do painel, o meu por mais que tenha acertado, ainda não parece legal, as vezes arma sozinho, rs.
Mesmo com a falta desse pressostado, o chicote ficou legal, esse pressostato é de baixa é muito próximo do de alta, é só fazer uma pequena ponte entre o de baixa e o de alta, vou seguir a cor do cabo e fazer certinho, mas agora tenho que comprar esse pressostato de baixa.
O pressostato que você colocou a imagem, parece ser para o gas r12, para o gas r134 só encontrei esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -r134a-_JM
O conector é diferente, notei que colocaram um de pino achatado (Parecido com que você colocou na foto) para o interruptor de alta também, será que tem diferença entre esse e o para gas r134?
Meu carro está com aviso ali perto do radiador que é só para abastecer com gas r134.
Seguem ai fotos da revisão.



A chave perdida por alguém, provavelmente está aí à anos.

Fios removidos da gambiarra, inclusive aproveitei e acertei os cabos dos faróis, mas a maioria aí é da gambi do arrefecimento. Ah, tem um relê GM que está em curto também, foi trocado.

Vou colocar o carro para dar uma geral no lava a jato, provavelmente amanhã, aí tiro fotos para criar a garagem aqui no fórum.
Abraços.
Editado pela última vez por CooperRJ em 14 Set 2016, 17:56, em um total de 2 vezes.
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Esqueci de mencionar, com essa revisão acertei a regulagem da altura do volante (estava travada) e o botão de abertura elétrica do porta malas (Estava com cabo partido), também voltou à funcionar a luz do cofre do motor (Tá, não ajuda muito ela, talvez se colocar lampada de LED melhore, mas é charme).
- Carlos A. Freire
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Poste imagens do compressor e das mangueiras de entrada e saída do compressor do seu Monza.Meu carro está com aviso ali perto do radiador que é só para abastecer com gas r134.
Poste também imagens da etiqueta que fica no compartimento da ventoinha interna. Esse compartimento fica na parede corta fogo, perto do alternador.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Blz Carlos, amanhã cedo tiro as fotos e posto.
Abraços.
Abraços.