Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

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Alex
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Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por Alex »

Vocês estão dizendo que gasta mais combustível... como funciona isso? O alternador não fica girando o tempo todo, independente se estiver gastando mais energia ou não?

O que gastaria menos combustível é se o alternador parasse de girar em algum momento, ou girasse mais lentamente. Mas isso não acontece. Mas que vai queimar mais lâmpada, isso é certo, porém o custo é muito baixo, considerando os benefícios em prol da segurança.
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Rafaelo
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Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por Rafaelo »

Alex escreveu:Vocês estão dizendo que gasta mais combustível... como funciona isso? O alternador não fica girando o tempo todo, independente se estiver gastando mais energia ou não?

O que gastaria menos combustível é se o alternador parasse de girar em algum momento, ou girasse mais lentamente. Mas isso não acontece. Mas que vai queimar mais lâmpada, isso é certo, porém o custo é muito baixo, considerando os benefícios em prol da segurança.
Alex, não é assim que funciona, sim ele fica girando o tempo todo, mas nao é so isso. o alternador pra produzir energia é preciso ter corrente, e a corrente vem da resistencia eletrica do circuito. se o alternador estiver ligado ao infinito(sem fios neles) e mesmo ele girando, ele vai estar produzindo apenas tensao eletrica. e vai ficar apenas com um torque motriz mecanico(ou seja a força mecanica de fricção do proprio alternador) como rolamento, mancal, polias, etc. aquele que tu gira na mao facinho, esse é o atrito mecânico.

MAS...

quando entra a corrente eletrica a coisa muda de figura, quanto mais corrente passar pelo alternador, MAIOR será o torque do alternador necessário pra produzir essa energia, e quem paga o pato é o motor. e esse torque é jogado pro motor onde ele fica mais pesado. e quanto mais peso no motor, maior sera o consumo.

---------------------

o Basico da fisica eletrica.
toda resistencia eletrica produz uma corrente, um curto vamos dizer assim. assim sendo, quanto maior a corrente, mais torque o alternador puxa do motor pra gerar essa energia.
se a corrente que passa pelo alternador for de 20mA(uma led simples) nao vai fazer diferença alguma no consumo. mas quando falamos de 7 a 8A ae sim estamos fazendo uma diferença no consumo.

Alex, o alternador é a mesma coisa que um motor eletrico. motor trifasico, pra ligar um motor eletrico é preciso dela mesma energia... quanto maior a potencia do motor e a carga mecanica acoplado a ele, maior o consumo eletrico, ou seja maior a corrente necessitaria.

o alternador faz o mesmo, so que contrario, fornece energia ao movimento, e nao movimento mecanico como nos motores eletrico AC.

alias, da pra transformar um alternador em motor trifasico, e um motor trisafico em alternador facilmente :wink:


obs: quando liga a ventoinha o motor nao da aquela queda na rotaçao e na tensao? ou o AC ? hoje nem tanto, mas no carro velho dava, é justamente quando sobe a corrente(resistencia), e o torque necessário pra mover o alternador é puxado la do motor e o consumo acaba aumentando. quem tem scanner olhe quando o motor aciona o AC ou a ventoinha e anotem a pressao do motor na lenta. é facil de observar quando a pressao sobe informando aumento de CARGA.


Alex quando liga o AC nao aumenta o consumo? acho que isso responde tua duvida. é a mesma coisa, apenas que tem um pouco do torque mecanico do compressor, mas tem a eletrica junto.
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500EF
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Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por 500EF »

Isso aí.

E ainda tem mais um detalhe que agrava mais a situacao, que é o fato da eficiencia dele nao ser 100%.

Entao, para entregar 120w para o sistema eletrico do carro, ele vai roubar, sei lá uns 180w do motor.

E se considerar que andando a velocidade constante na rodovia, voce esta usando apenas uns 30cv, acender os farois pode representar um peso significativo no consumo. ;)
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Carlos A. Freire
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Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Um outro teste prático sobre o que o Rafaelo disse, é quando a correia do alternador não está bem tensionada, está pouco frouxa. Parou o motor no dia anterior. No dia seguinte, ao dar partida o motor de arranque consome consome parte da carga da bateria e o alternador tem que suprir essa falta de corrente na bateria. Repare que nos primeiros instantes a correia partina devido ao "peso" do alternador e assim que carrega a bateria para de patinar.
É só um exemplo simples e resumido onde percebemos quando o alternador pesa.

Abs,

Carlos Freire
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jorgeAP
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Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por jorgeAP »

Carlos A. Freire escreveu:Um outro teste prático sobre o que o Rafaelo disse, é quando a correia do alternador não está bem tensionada, está pouco frouxa. Parou o motor no dia anterior. No dia seguinte, ao dar partida o motor de arranque consome consome parte da carga da bateria e o alternador tem que suprir essa falta de corrente na bateria. Repare que nos primeiros instantes a correia partina devido ao "peso" do alternador e assim que carrega a bateria para de patinar.
É só um exemplo simples e resumido onde percebemos quando o alternador pesa.

Abs,

Carlos Freire
Fechou! Cabê a cada um avaliar a baixa luminosidade e visibilidade e acionar os faróis pelo bom senso, ou mesmo uma autoridade em caso de baixa visibilidade, reter o veiculo e ORIENTAR antes de mais nada. Fora de uma situação de baixa visibilidade somente veículos em emergência.
Se Ainda assim o condutor não tem boa visibilidade em condições normais de luminosidade e visibilidade, melhor consultar um oftalmologista.

Nossa voltei para editar para dizer que só agora que achei como voltar a "mensagens novas" lá em links rápidos.hãaaa. :mrgreen:
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Carlos A. Freire
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Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sem falar da falta de fiscalização nos carros com faróis desajustados e com potencia maior do que a legislação permite.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por Leocastro »

Eu sempre viajo de farois acesos, e, certamente vemos um carro de longe com maior facilidade se ele está com o farol aceso.
Bem, Agora, o problema como todos disseram, é que no brasil (com B minúsculo mesmo), a PRF vai fotografar você a 3, 30, 300 km de distância, para te multar.

Pra mim, não diferencia a lei!
Atual: Astra G 2002 CD
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EX - Astra Belga SW
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Rafaelo
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Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por Rafaelo »

é isso mesmo Eduardo, assim como um motor eletrico trifasico pro exemplo tem uma perda na eficiencia ele acaba roubando mais do que na teoria. entao nao sao apenas os 110w, alem disso, tem o roubo do atrito mecanico que rouba mais ainda. quando chega la na ponta do virabrequim oque era 110w na teoria, se tornou >110w de potencia. nao existe motores eletrico 100% eficientes(0% de perdas) eles hoje estao quase perfeitos apenas 7 a 5% de perde energética. quanto mais eficientes, menos energia eles captam da rede.

o alternador vai pelo mesmo caminho, é o mesmo principio, porem ele "consome mais" do que o necessário. tambem nao é 100% eficiente. tem as perdas pelo caminho.

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verdade Carlos, eu posso falar isso pq eu sinto isso no meu motor N20XF novo, como alguns ja sabem é um motor eficiente mecanicamente, e a eletrica anda junto, motor de arranque engrenado, fiaçao nova, terminais novos e modernos, correias poly V, etc, o arranque dele é bem economico. porem esse meu motor usa um alternador original dele bosch de 120A. acontece geralmente com ele frio(correia e polia), na primeira partida ele patina um pouco, e logo em seguida quando ele fica excitado da aquele peso na correia e ela patina(minha correia é nova ainda e nao assentou).

sem contar que ligou pouco o carro e fica semanas parado, e ae quando entra o alternador vai a corrente total dele 120a pra suprir a descarga da bateria que aconteceu no arranque e nos dias que ficou parado.

obs: quanto maior for a capacidade de corrente do alternador, mais rapido ele carrega a carga consumida, e esse peso vai ser muito maior que se fosse num alterndor de 35A. e isso resulta menos peso do alternador na correia e talvez nem gritaria a correia... por isso quem tem alternador potentes sobrem desse problema. cada projeto tem que ser respeitado e nao sair adaptando tudo que ve pela frente vejo muita gente colocando alternador potentes desnecessariamente em seus carros, usar correias e polias subdimensionadas é uma delas. fora a velocidade que muda, tambem...

outra coisa que poucos sabem: um alternador nunca fornece sua capacidade total de carga, ela é por demanda. se a bateria estiver 100% carregada a corrente que o alternador vai fornecer é baixa, se estiver zerada será carga total do alternador. no exemplo 120a que vai passar pelo condutor
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pessoal ! essa lei da pra muita margem de contestação em uma ação judicial, da pra escolher o motivo da ação. por exemplo que tu esta sendo prejudicado pela luminescência excessiva ou desfocada e te gerando cegueira momentaneamente. ou ainda laudos tecnico do consumo de combustivel. e se for inteligente da pra catar ainda mais!
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