Carlos A. Freire escreveu:Levando em conta a sua explicação sobre álcool x gasolina para pegar, ao dar partida com partida frio esse motor sem compressão não pegaria?
vamos por partes... esse assunto é longo e bem complexo, por isso vou tentar resumir e colocar de uma forma leiga. se eu entrar em detalhes tecnico complicaria a explicação. como disse antes, pra fazer uma engenharia de um motor gerenciado por uma ECU, nao é coisa facil nao. cada caso é um caso, é preciso entender de engenharia mec e eletrica.
* qual a compressao?
* qual a temperatura?
* qual a taxa?
* qual a AFR?
uma coisa depende da outra, especialmente taxa X angulo de igniçao.
se o motor for alcool mas com projeto da ECU pra uma taxa de 12:1 ele é MENOS AVANÇADO
se o motor for alcool mas com projeto da ECU pra uma taxa de 10:1 ele é MAIS AVANÇADO
não precisa ser engenheiro pra saber que a primeira opçao com menos taxa de compressao vai ter problemas de partida
se o caso dele que tem 12:1 e um projeto pra operar com um determinado angulo de igniçao e tiver alteraçao na taxa de compressao < 12:1 mesmo que seja apenas 11,2:1 ja vai ter problemas na partida. ja que a ECU nao foi projetada pra operar nessa taxa, entendeu a logica Carlos? agora, se tu mudar o projeto da ECU pra essa nova compressao ae sim. e como falei antes, motor alcool é mais sensivel a mudanças por ter menos poder explosivo.
livros de engenharia mecanica explicam na parte das pressoes interna da camara de combustão. la ensina muita coisa. especialmente sobre a PPP(peak power point) o momento maximo da explosao que um determinado motor atingi. se a PPP estiver FORA de sincronia com o PMS o motor nao vai pegar ou demorar, mas tem que esta bem fora. e isso tem varias causas, uma delas é destaxamento e avanço atrasado.
quem quiser estudar tenho um material bom pra isso. porem inglês pq no brasil a coisa é complicada o estudo aqui rsrsrsrsr
façam uma experiencia em casa, pega o carro de voces e atrasem o avanço e tentem ver se vai pegar rapido como antes!
isso vai diminuir a PPP simulando um destaxamento. :smt023
Carlos A. Freire escreveu:
Digo isso, pois amigos tiveram motores álcool com problemas de compressão e não tinham dificuldades em funcionar o motor. Alguns até queimando óleo. Claro que nunca é igual a um motor em boas condições, mas também não era coisa de outro mundo para fazer o motor funcionar.
cada caso é um caso, nao da pra levar isso como comparação tecnica, so apenas relatos.
nao sabemos qual a temperatura do motor e do ar, nao sabemos em que pressao Atm se encontrava esses carros, nao sabemos o oleo que usava, a qualidade do combustivel, o nivel de descompressao, o nivel de desgaste, a AFR, tempo de insistência ate o motor pegar por si so, e a lista so cresce.
então fica no vazio comparar. infelizmente nao serve, engenharia mecanica vai alem de relatos de amigos Carlos, essa é a realidade. oque eu sei é oque aprendi sobre engenharia mecanica de motores. motor com baixa compressao em projetos de alta compressao ele vai penar pra funcionar. é so ler o relato do Ronaldo, ta facil essa rsrsrsrs
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um pouco de estudo sobre eng.mecanica
aqui a gente observa oque acontece com um motor muito avanço e atrasado, ou em seu avanço
IDEAL esse é so um exemplo qualquer de eng. cada RPM e Carga muda isso, so ilustraram oque a pressao interna faz ao mudar o avanço. quanto maior a pressao interna melhor ate o limite. é o chamado PPP, se passar do PPP o motor começa grilar. lembram dele? pois é, aumento súbito da pressao. e se for abaixo o motor perde potencia ou seja ele fica com a velocidade de descida do pistao baixa.... em outras palavras motor fraco sem potencia que é o caso do Ronaldo ele mesmo falou isso acima ae.
repare o -75 ATDC(nosso portugues APMS) a pressao foi bem baixa ao chegar no PMS
repare o -55 ATDC(nosso portugues APMS) pressao ideal PPP atingida ao chegar no PMS (eficiência termica)
repare o -7 ATDC(nosso portugues APMS) motor fraco....
Carlos A. Freire escreveu:
Os motores que realmente tinham dificuldades na partida eram os que entravam água no cilindro, por junta queimada ou cabeçote corroído, motor fora de sincronismo, velas com problemas
e pressão muito baixa na linha de combustível.
ta esquecendo do principal. angulo de ignição fora do projeto, e taxa de compressao fraca.
como disse antes, vao la no carros de voces e atrasem bem o avanço e tentem da partida pra ver se vai pegar como antes(angulo ideal)
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alem do que ja foi dito pode ser alguma deficiência energetica na igniçao. da mesma forma que antes, alterando a pressao dos cilindros...