Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Kadett GSi 94

Mensagem não lida por Robson Lott »

Ótima a sua ideia, Kaio! SQN! hehehehehe!!! A tinta condutiva pooooooode ajudar, mas tem que ver que essa peça é MECATRÔNICA, ou seja, em sua parte MECÂNICA, tem-se a agulha da cabeça que desliza sobre a pista, e esta, precisa ser resistente ao ponto de não se soltar por conta da fricção entre as duas peças, sabe... e quanto mais solta partícula, mais elas serão "areia" pra deixar a região mais e mais áspera, f0dendo com a pista como um todo...

O "certo", ou seja, o IDEAL realmente é levar pro Bakker no RJ. Tive umas experiências das mais variadas possíveis com o VAF do meu Ex-Vectra-A (q hj é do Malagoli), em que até furadeira eu usei pra fazer caca! E exatamente por essas tentativas frustradas, é que (também por necessidade!) desisti e mandei pro Bakker, q me cobrou em 2013 algo em torno de 230 reais, lembrando que no meu, a cerâmica que contém as resistências se espatifou nas minhas peripécias...

Não sou eu quem sugiro, hein!? Maaaaaaaaaaaas, caso vc queira, se a pista ainda pemitir, suba a região em que a agulha pega, tipo criando uma nova região onde ela vai varrer, q q vc acha? Mas deixe tudo BEEEEEEEEEM limpo, tá?! Não sei se álcool isopropílico ajuda ou f0de com o material, mas pelo menos um pano seco e ar comprimido pra sacar as partículas, pode ajudar.

Depois dá uma olhada no tópico do meu Monza, lá na últimas fotos mais recentes, tirei da pista do meu VAF. Link curto: http://bit.ly/1hUpUmt

Abração e nos mantenha informados!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Robson, ele trocou a pista do seu VAF, ou recuperou? me diz que serviço foi feito? está bem novinha :wink:
Essa idéia de mudar o alinhamento da agulha não funcionou. Pra cima ela passa por cima, ou muito proximo, dos contatos metalicos das resistores e dá valor alterado. Ja pro lado de baixo não tem espaço. segue umas fotos e vc vai entender melhor. Ja está bem desgastada.
Ainda vou insistir mais um pouco tentando recuperar a trilha, não estou me conformando com isso, mesmo esbarrando bem nesse problema que vc citou: a resistencia mecânica da trilha. Já fiz varios testes, super bonder, araldite, esmalte, resina acrilica, resina epoxi, poliester, até cola branca kkkkkkk já misturei grafite, po de cobre, po de aluminio, tudo tentando acertar a equivalencia da resistência com o da pista original. Posso até estar sendo muito otimista, mas estou animado com poliester + grafite e tambem esmalte + alcool + grafite. Cada teste que faço, anoto a proporção de cada material.

Eu até pensei em mandar pro Bakker e acabar logo com isso, mas pra gastar esse valor (lembrando que ainda vou ter mais alguns gastos nessa injeção, pois o carro ta ruim mesmo) acho mais vantagem colocar uma EFI que um amigo me ofereceu, completa até com tanque e tudo funcionando, por 500 reais. Não sei viu, to meio desnorteado.

video da peça com fechamento desregulado e eixo agarrando

Imagem
Imagem
Imagem
essa agulha tava dobrada pra cima, em ponto de quebrar :smt021 quando vi isso queria morrer, pra nao dizer outra coisa...
Imagem
olha ai o trem tudo oxidado, parece que foi achado no lixo

segue abaixo o interruptor da borboleta, que nao tava acionando em carga plena. Abri, limpei a oxidaçao, refiz as solfas frias, selei com loctite e vuala :smt020

Imagem
Imagem
Imagem
Azul Atlantis 89 2.0
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1987
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Kaio,

Se me permite comentar, acho q valor por valor é injusto! :lol:
O interessante seria de vc ver o que vale a pena no sentido do ganho q vc vai ter depois... a injeção MPFI do Monza Classic / Kadett GSi é "artesanal", porém mais de "pique" para o motor Família II da GM.
Vejo que vc tá tentando um monte de coisa pra essa VAF, mas lembre-se q tem uma tensão pra essa mola, uma outra pra palheta, uma posição pra isso e outra pra aquilo, e que talvez a mistura de condutores para a pista, pode alterar o valor final das resistências, mesmo com a tabelinha em mãos, o desgaste da palheta sobre a mistura, pode com o tempo gerar valores diferentes, não!?

Talvez seria o caso de valer a pena mandar pro Bakker, não!?

O meu, do Monza não foi mexido! O que foi é do Vectra-A, q n sei q q foi feito! hehehehehe!!! Mas deixou novo, regulado, perfeito pro uso! Tanto q fui pro Ecuador com esse Vectra e voltei!

Abraço!
Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Mais um voto nada tendencioso para a LEJetronic+EZK = 121 cv. :D

Qualquer coisa diferente que usar, vai perder potência em relação ao original. E o pior, vai deixar de ter um GSi... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Concordo robson, mas o desgaste vai existir de qualquer jeito, tanto que a pista original chegou a esse ponto. Ah, esses testes não fiz diretamente no potenciometro. Ele está quietinho ali assim como foi retirado. Estou testando numa chapa metalica, por ser condutora, pra saber quanta condutividade estou perdendo entre a peça original (no caso a chapa) e a nova pista. Cada mistura tem um valor diferente. Em paralelo faço o mesmo numa chapa de acrilico, por não ser condutiva, pra testar a resistencia só da propria pista sem interferencia da antiga. Agora quando (e se kkkk) eu chegar a um bom resultado é que vou aplicar no potenciometro. Caso contrario nem vou mexer pra não acabar de petecar tudo.

Vou fazer um pequeno comparativo, claro de muito menos importância mas só pra ter idéia. Eu trabalho com eletrônica, manutençao de hardware para informática. Quando morei no interior ha alguns anos atras, as pessoas viviam me perguntando oq eu usava de tão mágico pra limpar as telas de LCD. Eu dizia e elas achavam estranho, e algumas até criticavam. Então resolvi não dizer mais, falava q não sabia e que a HP mandava pras autorizadas e pronto. Só que isso deixava as pessoas mais curiosas e isso me deu uma idéia. Comecei a envasar em frascos spray de 50ml e vender na loja a R$18,00. Pronto, toda semana vendia 10 sem nem oferecer, só mesmo pra aqueles que perguntavam oq eu usava. Agora quer saber oq era? Limpa vidros + alcool de farmacia!

Moral da história: quando somos leigos em determinado assunto, não percebemos que AS VEZES existem soluções simples que resolvem nosso problema. Esse reparo que o bakker faz, ele estudou, pesquisou e descobriu como recuperar a trilha. Mérito dele, claro! Mas não deixa de ser um método alternativo, pois se fosse uma peça disponível no mercado com preço compatível, até ele mesmo a trocaria completa, ou no mínimo trocaria a placa do potenciometro e não ficaria recuperando.

É por isso que ainda estou persistindo, entendeu? Agora, se tiver muiuuito canseira pra eu descobrir, entendo que não valha a pena eu ficar a vida inteira sofrendo pra reinventar a roda né, pra fazer uma única peça. Aí sim eu mandaria pra ele. Só que se tiver de mandar reparar o VAF já dou de cara com aquela dúvida entre reparar essa injeção, que com certeza tem mais algum componente bixado e ainda ter o trabalho de arrancar tudo e montar no monza, ou pegar a EFI do meu amigo. Quando vc diz injusto, vc acha a mpfi mais viavel? Eu particularmente acho a EFI mais custo x beneficio, pois é mais elaborada, tem porta de diagnóstico e manutenção mais tranquila. Não desmerecendo a lejetronic pois sei de suas qualidades, tanto que estou aqui me matando pra colocar essa danada funcionando. Além de que é linda demais né? aquela admissao bonitona, aquele tanto de bico espalhado, e aquela caixa de ar quadradona num Monza hehehehe

Cara, que q eu fui inventar negócio de injeção.... Meu carburador tava lá tão quietinho, agora to nessa coceira pra por injeção. As vzs acho que estou caçando pelo em ovo :smt017
Azul Atlantis 89 2.0
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)

500EF escreveu:Mais um voto nada tendencioso para a LEJetronic+EZK = 121 cv. :D

Qualquer coisa diferente que usar, vai perder potência em relação ao original. E o pior, vai deixar de ter um GSi... ;)
Eduardo, a idéia é colocar a injeção redondinha, e depois transplantar pro meu Monza! E o Kadett vai ser desmanchado...
Azul Atlantis 89 2.0
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Kaio, não se engane, a EFI não tem nada de mais elaborado assim que a Jectronic que tu está pensando não... É digital mas é MUITO meia boca viu... Até o Corsa EFI tem uma injeção melhor, com sonda lambda...

O EFI dá tanto problema se não digo com toda certeza que dá até mais que a Jectronic depois de bem acertada... O Rettore tem com turbo.. O leocastro tem à anos e nunca ficou na rua por conta da injeção... O Robson está com o dele em fase de afinamento...
O grande problema é que os caras não sabem o que fazer e vão logo querendo mexer no VAF daí não sabem o que fazer e ferram a peça... Na GRANDE maioria dos casos nem é ele o grande vilão...

Te garanto que se tu colocar a injeção EFI no teu carro tu vai dormir todo santo dia com a pulga atrás da orelha desejando o funcionamento redondo da Jectronic MPFI+EZK... Pensa... 121cv original na mijoroba... Se colocar os bicos da Suprema álcool e usar somente álcool, no mínimo vai pra 130cv... E esquecendo potência, economia... Funcionamento redondo, partidas à frio melhores, resposta...

Cara pega o coletor de admissão do EFI e analisa ele direitinho e compara com o MPFI... Tu vai pegar nojo do EFI...

Eu tenho um EFI álcool, e apesar do meu ainda estar com o HEI GM original de fábrica, na maioria dos casos é o grande vilão desse sistema... Sem contar as outras coisas, MAP temperamental, sensor de borboleta.. O atuador de marcha lenta IAC que tem problema de dupla personalidade...

Sem falar no visual.. o EFI é como o Leo diz... putaquiparivelmente feio... aquela panela disco voador é feia demais, não bastasse isso tem um nariz com um sistema adicionador de ar quente que fura o diafragma e tu isola pra não embaralhar a lenta...

Cara na boa... se o valor pro cara arrumar esse VAF é o mesmo da injeção EFI... arruma o VAF e deixa o EFI pra quem PENSA que aquela tomada de diagnóstico serve pra alguma coisa...
Meu mecânico NUNCA ligou o scanner alí.. aliás.. ligou sim uma vez... quando EU pedi... Ou seja... Mecânico bom sabe identificar o problema por conta própria...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Me convenceram!
Vou testar os demais componentes esse fds. Se pelo menos os principais (alem do VAF claro rsrsrs) estiverem em bom estado, vou continuar com o projeto de ressucitar essa mpfi.

Vou postando o andamento da coisa. E obrigado pela ajuda e opinião de vcs!
Azul Atlantis 89 2.0
Responder