o que acham de passar monza 91 1.8 a gasolina pro gnv

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: o que acham de passar monza 91 1.8 a gasolina pro gnv

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Gente que kit é esse de 3500r ?!?! Acho que nem um kit do 5° geração com cilindro de 21 m³ da White Martins (que pesa em media 35% menos) com 'injetor' de GNV direto nos bicos, e variador eletronico de avanço, da isso tudo, imagina pra instalar num carburado, o preço é bem, mas BEM MENOR que isso.

Esse é um assunto muito legal de abordar.. Eu mandei uma MP pro mestre Carlos Freire (digo mestre pq ele é um cara em quem eu me espelho muito) semana passada sobre a possibilidade de se abrir uma area específica do forum sobre GNV justamente por causa de casos como esse, é frequente a duvida de pessoas aqui sobre a instalação / manutenção / vantagens e desvantagens de se usar GNV no Monza, como o Coy disse, uns amam, outros odeiam. A resposta dele foi a seguinte:

"Eu não gosto de GNV ou qualquer adaptação que altere o projeto do carro, como também, turbo, rebaixar suspensão, álcool X gasolina, tunning entre outros."

Fiquei na minha, e acho muito legal quando aparece tpcs assim pra gente conversar, esclarecer, e desmificar coisas e fatos... É claro que cada um tem a sua opinião e vivemos numa democracia em que cada um tem que respeitar a opinião alheia, só que pareiam alguns mitos sobre o GNV que precisam ser desmificados. Vou falar especificamente dos carburados (O meu tb é um 91 carburado Rick, só que 2.0). Talvez o maior mito é a perda de potencia. Sim, ela é maior sentida nos carros carburados que nao tem a possibilidade de serem trabalhados com variador de avanço, mas a perda também nao é nada absurda, eu subia a ladeira da rua da minha casa, embalado, de terceira, sem o carro pipocar. Eu nao gosto de AC (sou alergico) tanto q só ligo ele em dias chuvosos, aí eh claro que o motor pesa como qualquer outro, volto a dizer (vou bater muito nessa tecla) o variador de avanço nessas horas faz falta.

Eu faço de 90 a 100km na cidade (o transito de onde eu moro é um terror) com 22r de GNV, cilindro de 16mt³ (1.69 o M³, aumentou MUITO o GNV aqui depois da crise do Petrolão, em dezembro o GNV era 1.49 o m³ aqui em São João) e vc mantendo a manutenção do sistema de ignição em dia (velas, cabos, rotor, tampa do distribuidor e bobina se desgastam muito no GNV) vc terá um carro que nao te trará problemas. Acho que o Monza do amigo que tava fraco certamente tinha algum problema. Vale lembrar que o redutor suja muito de oleo por causa dos bicos das bombas abastecedoras, e se vc nao limpa-lo juntamente com o cilindro pelo menos uma vez por ano, o carro tem perda de potencia significativa. A vistoria, pelo menos aqui no RJ, é uma mafia, vc pode levar o carro 200% que eles te arrumarão problema, ano passado, meu carro todo alinhado e regulado, nao queriam me aprovar pq meu carro tava 'poluindo' na gasolina. Expliquei pro avaliador que os Monzas nao possuem catalisador, falei um monte pra ele do canister e suas limitações, e o cara aprovou o carro --'

Os problemas crônicos de carburado com GNV são a eletrovalvula de fechamento da gasolina, que quando rompe o diafragma, te deixa a pé se vc nao souber como identificar e sanar o problema, e a bomba de gasolina, que por ser mecanica, trabalha o tempo todo seca (se a eletrovalvula for instalada antes dela, que é o caso mais comum) e tende a romper o diafragma simplesmente por falta de lubrificação. No caso do meu carro, ela foi instalada na linha de combustivel DEPOIS da bomba de gasolina, nesse caso, a bomba trabalha com combustivel o tempo todo, mas vc tem que manter o desborbulhador sempre em dia, pq a pressão da linha de combustivel fica tremenda e vai ser dele o papel de aliviar um pouco dessa pressão da bomba. Em casos extremos, o diafragma dela tambem se rompe, pelo excesso de pressão (aconteceu cmg em novembro isso). E vc tem que adiantar um pouco o ponto pro carro 'render' melhor no gás, e isso obviamente vai fazer com que vc nao possa subir uma ladeira na gasolina por exemplo, quer funcionar o carro no combustivel liquido pra lubrificar a linha? Faça como eu, deixe ele uns 20 min na lenta, na garagem msm, na gasosa, da na mesma :P

Tenha em mente tambem que certas peças e serviços não terão mais garantia, ou terão garantia reduzida, se a loja / reparador souber que vc tem GNV. Vai de vc dizer se teu carro tem gás ou nao quando um vendedor de auto peças te perguntar rs :smt005

Desculpa o textão. Esse é um dos assuntos que despertam e muito o meu interesse.

[]s
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse é um assunto muito legal de abordar.. Eu mandei uma MP pro mestre Carlos Freire (digo mestre pq ele é um cara em quem eu me espelho muito) semana passada sobre a possibilidade de se abrir uma area específica do forum sobre GNV justamente por causa de casos como esse, é frequente a duvida de pessoas aqui sobre a instalação / manutenção / vantagens e desvantagens de se usar GNV no Monza, como o Coy disse, uns amam, outros odeiam. A resposta dele foi a seguinte:

"Eu não gosto de GNV ou qualquer adaptação que altere o projeto do carro, como também, turbo, rebaixar suspensão, álcool X gasolina, tunning entre outros."
Todos aqui sabem que não gosto de adaptações e raramente respondo tópicos sobre adaptações aqui no fórum e redes sociais que participo.
Respeito a todos que preferem fazer, por isso não critico ou crio polêmicas sobre esse tema e nem entro no assunto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

e isso obviamente vai fazer com que vc nao possa subir uma ladeira na gasolina por exemplo, quer funcionar o carro no combustivel liquido pra lubrificar a linha? Faça como eu, deixe ele uns 20 min na lenta, na garagem msm, na gasosa, da na mesma
Serio isto?
cara ja tive dversos carros com gnv e tambem meu pai e outros amigos, e este negocio ai não procede se quer subir uma ladeira na gasolina suba porem o incoveniente nos carburados e que antes de voltar pro gnv tem de queimar toda o combustivel liquido.
Não precisa esquentar na gasosa apenas parado ppode andar normalmente afinal o gnv tambem serve para vc ter uma maior autonimia de combustivel, so não vale ficar brincando de trocar de combustivel, razão esta que os tetra ful dão tantos problebas pois ficam alternando o combustivel todo o tempo.

perda de potencia existe sim porem nada que va comprometer o desempenho, afinal vc tem de ter em mente que esta optando por economia, se quer potencia põe um turbo.
Tenha em mente tambem que certas peças e serviços não terão mais garantia, ou terão garantia reduzida, se a loja / reparador souber que vc tem GNV. Vai de vc dizer se teu carro tem gás ou nao quando um vendedor de auto peças te perguntar rs :smt005
Lenda e gracinha de vendedor, vai de encontro com o cdc e nenhuma norma de empresa pode se sobre por ao cdc
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

matheusrsouza escreveu:Gente que kit é esse de 3500r ?!?! Acho que nem um kit do 5° geração com cilindro de 21 m³ da White Martins (que pesa em media 35% menos) com 'injetor' de GNV direto nos bicos, e variador eletronico de avanço, da isso tudo, imagina pra instalar num carburado, o preço é bem, mas BEM MENOR que isso.
Só citei o valor que eu achei pesquisando pelo google, já que não tenho experiência com instalação de kit gnv (e pretendo continuar assim... rsrsrs).

PROMOÇÃO KIT COM CILINDRO DE 15M3 12X266,00 NO CARTÃO

PREÇO DA PARCELA DE 24 X 199,99 NO CHEQUE

KIT NOVO 5ª GERAÇÃO + CILINDRO 15M³ INSTALADO 1 ANO DE GARANTIA R$ 2.799,99 A VISTA R$ 3000,00 E 5X OU NEGOCIAMOS A MELHOR FORMA

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... talado-_JM
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por matheusrsouza »

coy escreveu:
e isso obviamente vai fazer com que vc nao possa subir uma ladeira na gasolina por exemplo, quer funcionar o carro no combustivel liquido pra lubrificar a linha? Faça como eu, deixe ele uns 20 min na lenta, na garagem msm, na gasosa, da na mesma
Serio isto?
cara ja tive dversos carros com gnv e tambem meu pai e outros amigos, e este negocio ai não procede se quer subir uma ladeira na gasolina suba porem o incoveniente nos carburados e que antes de voltar pro gnv tem de queimar toda o combustivel liquido.

Lenda e gracinha de vendedor, vai de encontro com o cdc e nenhuma norma de empresa pode se sobre por ao cdc
Coy, cê me interpretou mal, eu quis dizer é o seguinte: num carburado, vc tem que adiantar um pouco o ponto pra andar legal no gas. E com o ponto adiantado, o carro perde desempenho na gasosa, o que te impede de fazer algumas coisas, como subir uma ladeira íngreme por exemplo. Até sobe, mas o carro bate pino, eu prefiro nao faze-lo. Em relação a garantia, eles alegam que qualquer adaptação lesa o projeto original do carro e consequentemente o direito de garantia. Até na retifica que eu to fazendo quiseram encrespar com o GNV.
Carlos A. Freire escreveu: Todos aqui sabem que não gosto de adaptações e raramente respondo tópicos sobre adaptações aqui no fórum e redes sociais que participo.
Respeito a todos que preferem fazer, por isso não critico ou crio polêmicas sobre esse tema e nem entro no assunto.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, usei o seu exemplo exatamente pra ilustrar o quão polemico é esse assunto rsrs, me desculpa se o senhor nao tenha gostado d eu ter lhe citado.
500EF escreveu: Só citei o valor que eu achei pesquisando pelo google, já que não tenho experiência com instalação de kit gnv (e pretendo continuar assim... rsrsrs).

PROMOÇÃO KIT COM CILINDRO DE 15M3 12X266,00 NO CARTÃO

PREÇO DA PARCELA DE 24 X 199,99 NO CHEQUE

KIT NOVO 5ª GERAÇÃO + CILINDRO 15M³ INSTALADO 1 ANO DE GARANTIA R$ 2.799,99 A VISTA R$ 3000,00 E 5X OU NEGOCIAMOS A MELHOR FORMA

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... talado-_JM
De 2800 pra 3500r tem uma diferença rs, mas msm assim, não há a mínima possibilidade de se instalar um 5° geração num carburado, a nao ser que o vendedor queira te empurrar, pois a tecnologia empregada é inviavel, pois nao temos avanço, bicos, UCE, enfim.. To por fora de preços, mas acho que um bom kit de 16 pra carburados nao passa de 2000r.

Agora uma opinião particular: Uma coisa que eu acho curiosa depois de um tempo aqui no forum, é que nós temos um monte de adaptações, feitas como maestria diga-se de passagem (Monza turbo, Monza com teto solar, Monza hatch MPFI) mas se nós meros mortais, colocarmos uma bobina MI, um GNV (que é de uma utilidade absurda nos tempos de gasolina a 3.60r), um AC completo num Monza sem AC de fabrica, estamos fazendo gambiarra e alterando o projeto do carro rs.

A Rick, bem lembrado, Num Monza com GNV a bobina MI é fundamental, o Deco te explica pq..

[]s
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

São 2.800 à vista / 3.000 em 5 vezes / 3.192 em 12 vezes / 4.800 em 24 vezes.

E lembrando do meu post inicial sobre o assunto, usei o valor como exemplo e cada um que refaça as contas de acordo com sua realidade (a viabilidade depende fundamentalmente do preço do kit, do valor do m3 em sua região, do tipo de uso do carro e da km rodada no período de tempo).

Quanto à adaptações, cada um tem o direito e a liberdade de fazer o que quiser com seu carro, seu tempo e seu dinheiro. Eu não julgo, apenas oriento quando pedem.

Ainda mais quando a questão é técnica. O uso de bobina Mi em sistema original, por exemplo, pode ser medido com osciloscópio (tensão máxima, tempo de carga, saturação da bobina, duração da centelha, etc. São todos parâmetros facilmente mensuráveis).

Ainda assim, cabe sempre ao dono a decisão final sobre fazer ou não a modificação. Qualquer que seja.

Da minha parte, sem crise... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos, usei o seu exemplo exatamente pra ilustrar o quão polemico é esse assunto rsrs, me desculpa se o senhor nao tenha gostado d eu ter lhe citado.
Matheus, fique tranquilo.

Vejo que no Rio de Janeiro o GNV é bem difundido, diferente aqui de São Paulo.
Se for de São Paulo para o Rio de Janeiro, quase todos postos abastecem com GNV, mas da capital paulista para o interior, até 100km tem posto depois não tem mais.
Os reparadores aqui quase todos que conheço condenam essa adaptação, e que assiste os vídeos do ADG e do Dr. Carro também. Ou seja, sempre dá manutenção segundo o meio da reparação.

Dos carros que estavam adaptados ao GNV, que vi e andei foram um Monza GL 96 do amigo Herbert que morou no Rio de Janeiro, dois Omega 94 6cc (tio e de um primo), uma Kombi 94 de um amigo e um Opala 90 6cc do meu cunhado.

Desses, somente o Monza do Herbert aparentemente não apresentava problemas mecânicos, mas trocava o sistema elétrico todo em pouco tempo de uso.

Todos eles, inclusive o Monza do Herbert parecia se arrastar quando em subida, ficava evidente a diferença de potencia quando passava para gasolina ou vice versa em subidas e nem estou falando com carro com 5 pessoas. Apenas 2 pessoas dentro do carro.

Os dois Omegas tinha desempenho pior de carro 1.0 quando no GNV, tanto que nenhum deles tem mais esses carros, pois quando começou a dar problema já se desfizeram. Certa vez fui fazer uma ultrapassagem e estava no GNV, me bateu uma raiva danada, rs! Isso ocorreu com os dois Omegas.

O Opala, meu cunhando nem gasolina colocava mais no tanque, mas era muito frouxo também.

Além do desempenho, aumenta o peso e falta espaço no porta malas. Ou seja, na minha opinião, dois pontos fortes do Monza que é o desempenho e o porta malas grande ficam prejudicados. Penso que para uso diário, em vez de ter Monza teria outro carro se me faltasse essas coisas no carro. Quando vou viajar, o carro sai com a traseira bem baixa por conta do porta malas cheio e mais 5 pessoas dentro do carro. No GNV já teria problemas com isso. Indo para o interior de São Paulo, coisa que faço com frequência, além de perder espaço e ter maior peso, estaria carregando peso morto, pois não tem onde abastecer nas estradas paulista do interior.

Quanto a Kombi, nossa... fraca de mais, sempre apresentando problemas, principalmente em válvulas e cabeçote do motor.

É possível que hoje tenham melhorado os kits para GNV, não sei se para carro antigo melhoraram, mas sei que há kits modernos que interagem com a IE do carro, o que deve mudar bem o desempenho, mas fica o outro lado do peso, espaço e abastecimento.

Bom pessoal, esse meu relato mostra alguns dos problemas que percebi em carro adaptados ao GNV aqui em São Paulo. Quando vou ao RJ percebo que lá mais da metade deve ter essa adaptação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

Vocês viram como e um assunto polêmico?
Só espero que ninguém leve pro pessoal!

eu quis dizer é o seguinte: num carburado, vc tem que adiantar um pouco o ponto pra andar legal no gas. E com o ponto adiantado, o carro perde desempenho na gasosa o que te impede de fazer algumas coisas, como subir uma ladeira íngreme por exemplo. Até sobe, mas o carro bate pino, eu prefiro nao faze-lo
Cara de verdade perde um pouco ate nos injetados, o meu kit não tem variador e uso o ponto pouco adiantado e só subo ladeiras íngremes ou serras na gasosa pra não forçar nada.
Mas a nossa strada usa o kit anterior ao 5ª geração e tem um monte de parafernália e sinto também diferença na troca de combustível.
Se ta batendo pino tem algo errado ai, como já disse tive vários carros carburados com GNV e sempre subi usando gasosa, na Kombi tive alguns problemas de batida de pino mais depois que aprendi a acertar o ponto nunca mais sofri.
Em relação a garantia, eles alegam que qualquer adaptação lesa o projeto original do carro e consequentemente o direito de garantia. Até na retifica que eu to fazendo quiseram encrespar com o GNV.
Encrespar eles ate podem, mas daí eu te pergunto vc comprou um carro zero (em que realmente não se pode alterar nada sem que seja numa autorizada) ou esta comprando peça de reposição?
Entenda uma coisa se vc for comprar uma bobina o combustível não tem nada a ver.
Se vc foi fazer o motor e seu carro entrou na oficina com GNV eles não podem te negar um direito que é garantia.
Como eu disse isto é assunto jurídico, deixa eles falarem o que vale é a lei.

Vejo que no Rio de Janeiro o GNV é bem difundido, diferente aqui de São Paulo.
Se for de São Paulo para o Rio de Janeiro, quase todos postos abastecem com GNV, mas da capital paulista para o interior, até 100km tem posto depois não tem mais.
Os reparadores aqui quase todos que conheço condenam essa adaptação, e que assiste os vídeos do ADG e do Dr. Carro também. Ou seja, sempre dá manutenção segundo o meio da reparação.
Percebeu que nas entrelinhas vc mesmo disse que existe muita falta de informação?
Claro que onde um item e mais usado tem pessoas mais capacitadas para instalar e dar manutenção.
1 ano e meio que não faço manutenção corretiva no meu carro e rodo muito mesmo no GNV tem dias que chego a rodar 200 kms.
Aqui quando começou a se usar o gnv foi a mesma coisa todos condenavam, sem contar a lenda do perigo de explosão (desde de que se mantenha uma manutenção em dia o risco é quase nulo).
ficava evidente a diferença de potencia quando passava para gasolina ou vice versa em subidas e nem estou falando com carro com 5 pessoas. Apenas 2 pessoas dentro do carro.

Além do desempenho, aumenta o peso e falta espaço no porta malas. Ou seja, na minha opinião, dois pontos fortes do Monza que é o desempenho e o porta malas grande ficam prejudicados.
diferença de potencia sim eu concordo que tem mais não é nada tão absurdo, rodei com uma kombi fazendo lotação por 5 anos no gnv e raramente colocava gasolina.

Quem for instalar um kit de GNV t de ter em mente que como qualquer alteração tem seus pros e contras.
se vc instalar um kit turbo tambem tem seus contras, seus cuidados extras, alteração na documentação etc.

Tenho dois filhos e esposa e sinto sim falta de espaço, mais isto tambem sentia quando tinha a kombi (era tanta traquitana que minha esposa colocava ali dentro).

Quanto a Kombi, nossa... fraca de mais, sempre apresentando problemas, principalmente em válvulas e cabeçote do motor.
Se reparar La atrás fiz um relato parecido e depois disse o porquê e era mau uso e manutenção incorreta.
Em um ano bati dois motores, retifiquei os cabeçotes três vezes (sem serem as trocas de motores), eu queria apostar corrida, ficar trocando combustível pra fazer ultrapassagem, ate que aprendi a usar o GNV e descobri que cabeçote de Kombi (a ar) não se recondiciona.

Meu melhor amigo e padrinho de casamento tem um siena tetra full (que em tese usa o kit de gnv mais moderno) e posso te afirmar que tambem tem diferença de potencia.
Na verdade ainda existe muita falta de informação a este respeito.

Se formos ficar batendo na tecla de potencia, lembremos que o etanol deixa o carro com muito mais potencia que a gasolina, porem é mais gastão, posso falar isto pois ja trabalhei em uma empresa que so tinha 50 carros flex e sempre viajava com eles.

Então quem quer economia vai de gnv que é sim uma boa (desde que o uso deste se justifique em kms rodados, tendo em mente que tem seus contras e dando mais atenção a manutenção ) e quem quer potencia muda a taxa de seu carro, roda no etanol e põe um turbo (mas tambem tera de dar uma atenção a nanutenção).
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Responder