Página 3 de 3

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Enviado: 17 Mar 2008, 18:48
por Bernardo Gaetani
Bem eu acho que você deveria aliar seu 3E a um turbo ou partir para um motor 2.0 de R$2500 que é o mais recomendado...

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Enviado: 28 Mar 2008, 10:04
por BR MONZA
TheRipper escreveu:Do GSi é o mesmo câmbio do Kadett GS, porém, com diferencial mais longo. Mas é um câmbio "close ratio". O escalonamento dele é muito bom para um aspirado um pouco girador. O do GS já é curto demais, bom pra motor que gira mais de 8 mil rpm.

Como o nosso colega TheRipper disse, tanto o escalonamento do GS quanto do GSi são "close ratios". O GSi tem o diferecial mais longo realmente, 3,72:1 ante 3,94:1 do GS, porém é pouca coisa. Por exemplo, o GSi, de quinta marcha, a 3000rpm, está a 101Km/h, já o GS, nas mesmas condições, está a 93Km/h.
Beto.piteco:
Além dessas alterações a que você se referiu, a GM, na passagem do fase I para o faseII, diminuiu a massa dos componentes internos do motor, como pistão, biela e virabrequim, e se eu não me engano, aumentou o comprimento das bielas também. Realmente, se for falar em custo/benefício, o seu projeto não vale a pena. Mas quando se trata de carros antigos, às vezes vale mais a vontade do que o dinheiro (eu queria ter condições pra poder pensar assim :mrgreen: ). Já que você faz questão de manter uma alteração leve e com baixo ganho de potência, poderia aliar a essas modificações um comando um pouco mais agressivo, assim aproveitaria o reduzido curso do pistão de 79,5mm (ainda que pesado e não muito adequado) e, utilizando o câmbio do Kadett GS, ganharia um carro com dirigibilidade esportiva, mesmo que o ganho de potência não fosse tão alto. Só para lembrar, com essas alterações você dificultará o enchimento dos cilindros em baixa rotação, o que, dependendo da maneira que você gosta de dirigir, pode parecer que perdeu potência. Portanto, o uso do câmbio do Kadett GS é essencial, você terá que se acostumar a rotações mais elevadas.

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Enviado: 05 Abr 2010, 02:46
por beto.piteco
Nossa! Faz muito tempo que não passo por aqui...
E o pobre do monza está parado no canto da oficina, praticamente todo desmontado... Pelo menos está aos poucos (e bota aos poucos nisso) sendo devidamente restaurado.
E o projeto continua... mas agora tomou outra direção.
Em minhas andanças encontrei um SR1.8 num desmanche, e este douou o câmbio, e mais outras pecinhas...
O motor 1.6 como já estva fora do carro mesmo, acabei vendendo-o a um feliz chevette.
Agora estou cassando um novo coração para ser acoplado ao câmbio do SR. Ah se eu encontrar o motor do calibra ou vectra GSI...

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Enviado: 05 Abr 2010, 23:27
por Cleber Brogni
Tem sim que mudar os furos do coletor

ImagemImagemImagem

Mais fotos:
viewtopic.php?f=33&t=7710
:smt023

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Enviado: 05 Abr 2010, 23:55
por mello3
Colocando um câmbio mais curto e pneus com circunferência menor, você aumenta o torque em velocidades menores (mas sacrifica velocidade final).

É uma idéia. Vai gastar pouco e não aumenta consumo. Tudo vai depender do que você espera com as modificações.

[]´s

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Enviado: 17 Out 2010, 22:40
por beto.piteco
Quanta reviravolta por aqui!
No vai e vem da carroça :lol: o motor 1.6 acabou ficando por aqui, pois o cara que tinha fechado negócio bateu o pobre do chevetinho e desistiu da compra... :(

Agora o motor 1.6 F1 e o câmbio do SR 1.8/S convivem juntos com uma embreagem F2 já montados no carro, cujo compartimento foi todo restaurado e já pintado com a nova cor do carro (amarelo milano da GM).
Outra novidade é a troca do carburador Alfa 1 pela Tbi do Monza EFi, mantendo o mesmo coletor do carburador com um retrabalho em seu diâmetro de passagem de 37mm pra 45mm e usando uma flange pra fixar a Tbi. Tudo feito aqui mesmo, pois tenho uma furadeira fresadora dando mole...,,
Com esta alteração, a borboleta de admissão passa de 35mm pra 44mm, além das inúmeras vantagens da injeção eletrônica, que ainda estou pesquisando qual montar (HIS, Digipulse, Hardware, MS light, etc).
O chato é que o tanque original tem um pescador fixo (soldado memo) de 8mm, enquanto a entrada da bomba elétrica (original do EFi) tem 12mm (só 50% a mais de diâmetro). Me parece mais coveniente trocar o tanque pelo dos monzas injetados, que pelo pesquisei tem um pescador bem mais parrudo.
Também já está montado o coletor de escape 4x1, faltando ainda montar a parte intermediária e traseira do escapamento. Uso ou não uso tubo de 2 pol?
Já encomendei uma poia regulável, só faltando me decidir pelo comando a ser utilizado, que será no máximo um 276. Também pretendo manter os tuchos hidráulicos. Um comando que me pareceu interessante é o Dr Schrick 0092 01761-01 (276*/272*/110*/7,3mm/7,1mm) e hidraulico. Vamos ver quem por aqui faz uma cópia descente deste comando...
Trocar o cabeçote no caso do 1.6 é complicado, pois irá destachar bastante o motor e o do 2.0 as válvulas pegam nas paredes dos cilindros (isso eu medi com um paquímetro: a distância entra as bordas externas das válvulas do 2.0 é maior que o diâmetro do cilindro :!: ) O cabeçote do 1.8 F2 serve ma só se for montar turbo, por culpa da descompressão!

Por enquanto é isso, vou me divertindo por aqui. Depois postarei algums fotos do bichinho.

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Enviado: 17 Out 2010, 22:48
por beto.piteco
Cleber,

Gostei do trabalho no coletor MPFi!
Muito Bom mesmo. Parabéns. :smt041 :smt041
Se mais pra fente eu decidir montar multiponto no F1, já tenho de quem copiar... :smt023

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Enviado: 17 Out 2010, 23:32
por Cleber Brogni
heheheh pode deixar, mais uma coisa te falo é muito chato de fazer o acerto dos furos onde vão os priseioneiros, bah horrivel hihihi estava lembrando como tinha feito, bah não faço denovo rsrsrsrsrs