ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
Segundo o Cepchev, é do Monza também. Kadett (1989/1998) e Monza (1991/1996). Código GM 22120540 - Motor do ventilador do ar condicionado.
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
Mande enrolar o motor, pois seria garantia de tudo novinho, daí já aproveita e dá uma geral em tudo. Vai que o motor do ferro-velho esteja em piores condições?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
Esses fios escurecem mesmo com excesso de atrito no embuchamento. Ele pode ainda estar bom. Monta tudo , joga wd 40 no embuchamento e deixa ele funcionando por meia hora. Vai la joga mais um pouco de wd e deixa trabalhar mais um tempo. Esse motor em plena rotaçao 12v direto gasta em media 7A . Usei um quase igual a esse na caixa evaporadora que montei . A faísca é normal devido a corrente inicial que é bem maior que 7A até o motor atingir a velocidade de trabalho . Monitore com o amperimetro se depois da limpeza ele atinge esse valor de corrente.Passe graxa de rolamento nas buchas . E mais um detalhe : Se a corrente aferida foi de 8~9 amperes , isso nao queimaria um fusivel de 30 A ! Correto ? O mais provavel e que alguma outra coisa esta queimando o seu fusivel. Verifique o seu chicote bem como o rele de acionamento do ultimo estagio . Cuidado com os fusiveis xing-ling cujo envólucro plástico é de pessima qualidade e começam a derreter e dar mau cheiro quando percorridos por correntes altas.Abraço !

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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
Com um pano úmido realmente essa parte preta não saia, então resolvi raspar um pouco com a ponta de uma chave de fenda, e onde raspei a parte preta saiu, medi a resistência da parte onde raspei, e deu infinita, ou seja, realmente é o esmalte. Então pode ser só sujeira mesmo.gabri_hawk escreveu:Esses fios escurecem mesmo com excesso de atrito no embuchamento. Ele pode ainda estar bom.
Há tá, estava achando muito, mas não tinha referência comparativa alguma. Então ele está até próximo disso.gabri_hawk escreveu:Esse motor em plena rotaçao 12v direto gasta em media 7A.
Esse é o problema, não entendo destes termos (embuchamento, rolamento, escovas...) então com ele aberto ali não sei ainda o que deve ser exatamente limpo e o que deve ser exatamente lubrificado.gabri_hawk escreveu:joga wd 40 no embuchamento...Passe graxa de rolamento nas buchas.
Eu pensei nisso (que poderia ser algo além do motor) então o que eu fiz foi tirar a alimentação do motor e acionar o sistema de ventilação/ar condicionado, pois se , por exemplo, fosse um curto no chicote, penso eu que mesmo sem o motor ser alimentado o curto aconteceria. Mas dessa forma, sem o motor, o fusível não queima (nem esquenta na verdade), então foi aonde a minha principal suspeita foi voltada para o motor.gabri_hawk escreveu:se a corrente aferida foi de 8~9 amperes , isso nao queimaria um fusivel de 30 A ! Correto ? O mais provavel e que alguma outra coisa esta queimando o seu fusivel. Verifique o seu chicote bem como o rele de acionamento do ultimo estagio.
Mas depois que eu colocar o motor de volta vou continuar a pesquisa pela causa do problema, já sabendo que, a princípio, o motor está ok.
ps1.: eu tenho dessa graxa aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... uimica-_JM
Ela serve para essa manutenção?
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
Eu nao conheço essa graxa , eu usaria WD 40 para limpar e desemperrar e depois graxa de rolamento comum. Qualquer graxa que resista bem ao calor serve. Le na lata as especificaçoes dela . Lubrifique bem as pontas do eixo (rotor ou induzido) ali é onde emperra e sempre tem um embuchamento (pecinha circular metálica onde o eixo entra). Não lambuze o induzido e a carcaça toda de graxa ou oleo nao , limpe tudo primeiro e lubrifique as pontas do induzido. O meu aquecia tanto o fusível (por má qualidade do plastico e nÃo por sobre-corrente) ,que desisti de tentar achar um bom e coloquei um disjuntor térmico de 30 A . O seu fusível está rompendo por excesso de corrente mesmo , ou está se deformando com o calor excessivo ?

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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
Boa pergunta, eu não medi a corrente diretamente no fusível. Vou fazer mais esse teste.gabri_hawk escreveu:Eu nao conheço essa graxa , eu usaria WD 40 para limpar e desemperrar e depois graxa de rolamento comum. Qualquer graxa que resista bem ao calor serve. Le na lata as especificaçoes dela . Lubrifique bem as pontas do eixo (rotor ou induzido) ali é onde emperra e sempre tem um embuchamento (pecinha circular metálica onde o eixo entra). Não lambuze o induzido e a carcaça toda de graxa ou oleo nao , limpe tudo primeiro e lubrifique as pontas do induzido. O meu aquecia tanto o fusível (por má qualidade do plastico e nÃo por sobre-corrente) ,que desisti de tentar achar um bom e coloquei um disjuntor térmico de 30 A . O seu fusível está rompendo por excesso de corrente mesmo , ou está se deformando com o calor excessivo ?
Esse disjuntor, ele não é grandão não?
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
É necessário lembrar que a corrente de 7A neste motor (velocidade 4) é em plena carga, funcionando no local que ele ocupa no sistema, e comprimindo o ar pelos dutos. É um motor standard 12V DC de 1/8 Hp. Ensaios em vazio apresentam corrente menor.
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
Limpei, lubrifiquei e montei.Savio Almeida escreveu:É necessário lembrar que a corrente de 7A neste motor (velocidade 4) é em plena carga, funcionando no local que ele ocupa no sistema, e comprimindo o ar pelos dutos. É um motor standard 12V DC de 1/8 Hp. Ensaios em vazio apresentam corrente menor.
Os mesmos valores de medida continuaram.
Na verdade, quando eu media com o multímetro analógico, eu percebia que o motor girava com menos força do que ligando a alimentação direto no motor, como se o multímetro não estivesse conseguindo atender a demanda, então resolvi testar com um outro multímetro, um digital de 20A (o analógico era de 10A). A medida com o multímetro digital apresentou o valor de 11,5A!
No kadett (não sei no Monza) esse mesmo fusível de 30A protege o ventilador e o compressor do ar condicionado, então a soma dos dois pode realmente estar chegando próximo ou até mesmo ultrapassando os 30A, o que justificaria a queima do fusível. Mas só saberei agora quando colocar o motor no lugar, mas antes pretendo matar essa xarada desse consumo.
Savio, estou com dificuldade em apertar firmemente as linguetas que prendem a chapa no motor, abrir foi fácil, mas fechar...as linguetas são curtas e não consigo fecha-las com um alicate, então fui batendo com um martelo e uma chave canhão nas linguetas, mas ainda assim está meio folgado ali. Tem alguma dica? Se for falta de ferramental mesmo, então o levarei em alguém que trabalhe com isso.