Sonda lambda no Multec 700

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sonda lambda no Multec 700

Mensagem não lida por 500EF »

vrsilva escreveu:Rafaelo, já comecei a ficar descrente mesmo da possibilidade da ECU usada nos Monzas e Kadetts terem Sonda, como falei... se na época fossem programadas desta forma, era possível... Eu não sei e não tenho como testar, é como você falou, pode até haver a ligação do pino do conector até um conversor do tipo A/D mas se não tiver programado para ler aquela porta, de nada adianta.

E mesmo que tenha, não sei se iria fazer muita coisa no funcionamento do motor. Lembro que quando trabalhei para um gaúcho (... em eletrônica e programação) no meu primeiro emprego, ele tinha feito um hallmeter pra por no omega 2.0 dele e acompanhar o funcionamento do motor pela mistura, já que ele tinha feito o remapeamento da central dele, ele mesmo.
Eu gostaria de instalar uma sonda no meu para ficar acompanhando. O esqueminha do hallmeter é ridículo...
Eu tenho sonda no meu monza para acompanhamento (mistura num turbo é algo muito crítico).

E pode não ser a solução mais "bunitinha". Mas um simples multímetro ligado a ela já resolve.

Prefira usar sondas aquecidas, NTK de ponta fina, de 4 fios. Comprei a minha no site Mr. Centelha. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Eu tenho sonda no meu monza para acompanhamento (mistura num turbo é algo muito crítico).

E pode não ser a solução mais "bunitinha". Mas um simples multímetro ligado a ela já resolve.
a tua sonda é narrow correto? sim, ele so vai te dizer que ta rico mais nada. se ta gastando horrores ou "riquinho" ele nao vai te dizer nao.... so serve pra te dizer se ta queimando rico ou pobre ou estequiometrico(variação de leitura entre pobre e rico). so tem 3 combinações.

um exemplo disso é que pra ela(narrow) lambda 0.90 e lambda 0.65 é a "mesma coisa" mistura rica... no grafico bosch abaixo mostra isso da narrow, e nisso tem a um diferença enorme no motor, é quase entre rico e um motor pre-afogado(embaralhando em baixa) hehehe. os mV pra combinaçao nao serve, é so o resultado do sensor de platina em seu estado bruto...

ja a escala da wideband é de 255 combinações de mistura contra 3 da narrow.

agora, é melhor der uma narrow do que nao ter nada, isso é verdade. antes de eu comprar meu kit novo bosch wideband, programei o motor com a narrow e "acertei" algumas coisa, vi isso logo apos a analise com wideband posteriormente.

aqui expressa oque falei.
narrowband 99% dos carros - apenas 3 combinação
Imagem

wideband 1% dos carros atuais - aqui tem um curva de 255 possibilidades.
Imagem

nao tem como deixar um motor em perfeitos fator 1 lambda(estequiometrico) de queima com uma narrow, é impossivel, alias qualquer valor 0.98, 1,02, etc,etc - seria a mesma coisa que tentar atirar numa sala escura no alvo(centro). nao é atoa que TODOS motores turbo original de fabrica usam Wideband pra ter o maximo de precisao, ja que esses motores sao criticos. fora que a wide é mais rapido na leitura que a narrow.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Se configurar para ficar com 0,86v em wot, terá um acerto bem próximo do que a fábrica faria.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

500EF escreveu:Se configurar para ficar com 0,86v em wot, terá um acerto bem próximo do que a fábrica faria.
isso, aproximado... mais nao exato. 0,86 mV nao esta dizendo que AFR de queima é essa. ela so sabe que ta rico e mais nada.

é por ae mesmo 800 a 900 mV na fixa "rica", valores de WOT padrao seria 12,5:1 AFR em motores aspirado passeio. alguns 13:1 os programados mais econômicos, outros 12:1 os mais esportivo. o padrao é AFR 12,5:1 cravado no decimal. em WOT carga
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por frfavoreto »

Aí vai uma foto da minha ECU EFI, sempre tive curiosidade para saber o qual a função de cada chip mas não consegui encontrar nenhuma referência deles na internet.

Imagem
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR

achei mais um grafico pra ilutrar as diferenças de sondas, mostra claramente a diferença da narrow e da wideband. ta mais completo esse. agora com rico e pobre na escala.

wideband - fraciona a massa da queima separando o ar do combustível resultado de saida do condicionador 0 a 5.00V em resolução ate centesimal.
Imagem

narrowband - nao fraciona o ar do combustível.
Imagem

quando marca fixo +-0,900v(wot por exemplo) pode ser 14:1 como pode ser 10:1 AFR - como nao fraciona nao da pra saber, na linha do grafico mostra isso. as 3 combinações estao bem ali. exatamente como uma gangorra.

se voces notarem que a sonda narrow esta oscilando na leitura no multímetro rapidamente entre rico e pobre / pobre e rico é pq a mistura esta proximo da estequiometrica :smt023 mais ela nao sabe dizer se é 0.985 - 1.0 - 1.02 .... no fator lambda, mais é um bom indicador, melhor que nada é.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

A central UCE do Monza é diferente dessa do Kadett aí... pelo que me lembro tem uma mémoria E2Prom enorme aí...

O que eu pude entender das Sondas do tipo Narrow e Wide é bem como os próprios nome dizem, Narrow significa estreito, ou seja, a leitura dela varia de 14 à 15 AFR somente, já na Wide é linear em todo o range de AFR... Realmente MUITO melhor...
Posso concluir que, andando de boa com uma lambda Narrow ela deveria ter uma saída de mais ou menos 0.5v de acordo com esse gráfico, já na wide algo em torno de 2 à 2,5v de acordo com o gráfico...

Interessante...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

vrsilva escreveu:O que eu pude entender das Sondas do tipo Narrow e Wide é bem como os próprios nome dizem, Narrow significa estreito, ou seja, a leitura dela varia de 14 à 15 AFR somente, já na Wide é linear em todo o range de AFR... Realmente MUITO melhor...
é exatamente isso Vinicius,entendeu bem como funciona, o range é gigante da wide pode ir ate 255 combinações de mistura. ou seja ela separa em ate 255 combinaçoes, ja na narrow so sabe informar ta rica! ta pobre! ta na area estequiometrica! mais nao sabe dizer qual... é muito simplificada.

obs: o termo AFR é so no nivel wideband - A = air, F = fuel, R = rate. ou seja fracionamento da massa da queima

querem um exemplo pratico e realístico? se o operador do analisador de gases me pedir assim: hei, me coloca AFR 14.4 a 2500 rpm favor! como tu faria isso na narrow se ela oscila nesse ponto hehehehe É impossível. somente com a wideband. ou ainda, colocar a estequeometria de 14.7 AFR. a "queima perfeita" do combustivel. motores de alta eficiencia so operam com wideband, onde se deixa o menor uso de combustível possível e maior rendimento.

com um equipamento desse no carro nao precisar ir em oficina que tenha analisador de gases é so olhar o multímetro e deixar em 2.7v que vai estar estequiometrico. com a sonda narrow é aproximado devido as oscilações que ocorrem nessa area, ja é mais um chute do que precisão.

sim, no caso da narrow existe uma oscilação enorme nessa area de estequeometria, o cara so sabe que esta na estequeometria pq esta oscilando a tensao entre rico e pobre. se "fixar" em pobre é pq ta pobre... mais tb nao sabe dizer QUANTO esta pobre. se fixar no valor rico é a mesma coisa. por isso que ela so tem 3 combinações possivel, é como uma gangorra literalmente como mostra o grafico. de 2 pessoas mesmo peso equilibrar no meio é a "estequeometria".

outra coisa muito interessante na wide .

a wide é calibrada por uma celula que fica no plug da sonda(repare na imagem a baixo é aquele chip),nao perde a referencia. outra coisa que ela tem auto aquecimento inteligente(por exemplo: se o escape estiver frio demora +- 35seg pra ela aquecer e começar a mandar o sinal de leitura sem erros). se o escape estiver aquecido esse tempo é encurtado no aquecimento, pra nao gastar energia atoa ou tirar a vida util dela. isso é excelente - ja na narrow fica com o aquecedor tempo todo ligado ate desligar o carro :) wideband duram muito mais que narrow.

wideband bosch - essa é do monza ligada a MS2 esta em malha fechada em wideband - eficiencia total na queima em qualquer regime - o meu motor queima 0.98 lambda na lenta com ele a 99°C ou seja 14.4 AFR quase estequiometrico - nivel de poluição baixissimos HC <80, CO 0,2% nessa faixa. quero baixar mais esses niveis e deixar lenta a 14.7
Imagem

vrsilva escreveu:Posso concluir que, andando de boa com uma lambda Narrow ela deveria ter uma saída de mais ou menos 0.5v de acordo com esse gráfico, já na wide algo em torno de 2 à 2,5v de acordo com o gráfico...

Interessante...
Correto,porem, estequiometria na wide é cravado em 2.7 V e nao fica variando(a nao ser que o motor varie a queima), diferente da narrow que oscila nesse ponto.
repara oque seria 2v wide ali na tabela de comparação. so lembrando! o "andando de boa" seria a área estequiometrica 14.7 do mapa de mistura. por isso que falei que multec do monza nao deve ter malha fechada. teria que ter um mapa lambda la dentro da memoria, e ainda programada pra tal motor. "andando de boa" seria área de cruzeiro correto? verdade, geralmente é lambda 1 ou pouco pobre 1.02 olhando na tabela lambda da megasquirt que postei acima do exemplo.

tabela wideband tensao de saida X lambda
olha que daria 2v 0.90 fator lambda mistura bem rica... longe da estequiometria...
converter lamda em AFR é facil: 0,900 X 14.7 = 13,23 AFR

Imagem
Responder