vrsilva escreveu:O que eu pude entender das Sondas do tipo Narrow e Wide é bem como os próprios nome dizem, Narrow significa estreito, ou seja, a leitura dela varia de 14 à 15 AFR somente, já na Wide é linear em todo o range de AFR... Realmente MUITO melhor...
é exatamente isso Vinicius,entendeu bem como funciona, o range é gigante da wide pode ir ate 255 combinações de mistura. ou seja ela separa em ate 255 combinaçoes, ja na narrow so sabe informar ta rica! ta pobre! ta na area estequiometrica! mais nao sabe dizer qual... é muito simplificada.
obs: o termo AFR é so no nivel wideband -
A = air,
F = fuel,
R = rate. ou seja
fracionamento da massa da queima
querem um exemplo pratico e realístico? se o operador do analisador de gases me pedir assim: hei, me coloca AFR 14.4 a 2500 rpm favor! como tu faria isso na narrow se ela oscila nesse ponto hehehehe É impossível. somente com a wideband. ou ainda, colocar a estequeometria de 14.7 AFR. a "queima perfeita" do combustivel. motores de alta eficiencia so operam com wideband, onde se deixa o menor uso de combustível possível e maior rendimento.
com um equipamento desse no carro nao precisar ir em oficina que tenha analisador de gases é so olhar o multímetro e deixar em 2.7v que vai estar estequiometrico. com a sonda narrow é aproximado devido as oscilações que ocorrem nessa area, ja é mais um chute do que precisão.
sim, no caso da narrow existe uma oscilação enorme nessa area de estequeometria, o cara so sabe que esta na estequeometria pq esta oscilando a tensao entre rico e pobre. se "fixar" em pobre é pq ta pobre... mais tb nao sabe dizer QUANTO esta pobre. se fixar no valor rico é a mesma coisa. por isso que ela so tem 3 combinações possivel, é como uma gangorra literalmente como mostra o grafico. de 2 pessoas mesmo peso equilibrar no meio é a "estequeometria".
outra coisa muito interessante na wide .
a wide é calibrada por uma celula que fica no plug da sonda(repare na imagem a baixo é aquele chip),nao perde a referencia. outra coisa que ela tem auto aquecimento inteligente(por exemplo: se o escape estiver frio demora +- 35seg pra ela aquecer e começar a mandar o sinal de leitura sem erros). se o escape estiver aquecido esse tempo é encurtado no aquecimento, pra nao gastar energia atoa ou tirar a vida util dela. isso é excelente - ja na narrow fica com o aquecedor tempo todo ligado ate desligar o carro

wideband duram muito mais que narrow.
wideband bosch - essa é do monza ligada a MS2 esta em malha fechada em wideband - eficiencia total na queima em qualquer regime - o meu motor queima 0.98 lambda na lenta com ele a 99°C ou seja 14.4 AFR quase estequiometrico - nivel de poluição baixissimos HC <80, CO 0,2% nessa faixa. quero baixar mais esses niveis e deixar lenta a 14.7
vrsilva escreveu:Posso concluir que, andando de boa com uma lambda Narrow ela deveria ter uma saída de mais ou menos 0.5v de acordo com esse gráfico, já na wide algo em torno de 2 à 2,5v de acordo com o gráfico...
Interessante...
Correto,porem, estequiometria na wide é cravado em 2.7 V e nao fica variando(a nao ser que o motor varie a queima), diferente da narrow que oscila nesse ponto.
repara oque seria 2v wide ali na tabela de comparação. so lembrando! o "andando de boa" seria a área estequiometrica 14.7 do mapa de mistura. por isso que falei que multec do monza nao deve ter malha fechada. teria que ter um mapa lambda la dentro da memoria, e ainda programada pra tal motor. "andando de boa" seria área de cruzeiro correto? verdade, geralmente é lambda 1 ou pouco pobre 1.02 olhando na tabela lambda da megasquirt que postei acima do exemplo.
tabela wideband tensao de saida X lambda
olha que daria 2v 0.90 fator lambda mistura bem rica... longe da estequiometria...
converter lamda em AFR é facil: 0,900 X 14.7 = 13,23 AFR

PROecu - Injeções eletronica para monzas.