optei pela troca da bobina impulsora pois a mesma era original e estava esfarelada
Nando
O que normalmente esfarela na bobina impulsora é sua cobertura de pano, o que não influi no funcionamento da mesma.
O isolamento dos fios que compõem a bobina é feito pelo esmalte que recobre esses fios.
Eu tive outro Monza, um GLS 2.0 94/95 que comprei com 28.000 Km. A bobina impulsora dele estava esfarelando quando o comprei, e continuou assim até ele sofrer um acidente que a seguradora deu como perda total. Rodei de 1998 até 2005, 7 anos portanto, e qdo perdi esse carro ele estava com uns 130 mil rodados, isto é, a bobininha esfarelada rodou 100 mil km e o motor funcionava bem que era uma beleza.
Eu sou um pouco da teoria de que em time que está ganhando não se mexe, embora essa não deve ser a filosofia quando se trata de carro.
O que reforça essa minha filosofia de não trocar peças é que estou contatando que peças de reposição, mesmo de marcas originais, não têm mais a mesma qualidade das usadas na linha de montagem. Um exemplo é meu último módulo HEI Delphi, que durou poucos meses e pouquíssimos km rodados.
Para complicar, as vezes vc resolve trocar uma peça por achar que ela vai dar pau, compra uma nova, e o mexânico, na hora de trocar, acaba destruindo outros componentes, como parece ter sido o seu caso.
Eu apanhei demais quando fui substituir a bobina impulsora do meu Monza atual, que também estava esfarelando a cobertura. De tanto falarem nela aqui, inclusive o Carlos Freire, que tem grandes conhecimentos de Monza, e muitíssima experiência, resolvi trocar. É uma pecinha que qdo pifa te deixa na estrada. Só reboque para sair dali.
Eu apanhei muito para trocar a bobina impulsora do meu atual Monza. O pino trava do eixo não saía de jeito nenhum. E não pensem que foi por falta de prática minha, fui mecânico de avião e helicóptero por muitos anos, e desmontar coisas eu sei fazer muito bem. Posso não saber montar depois, mas isto é outra história. :smt021 .
Só consegui remover o maledeto indo a uma oficina de motores de barco que tem aqui na vizinhança. Quase tive de usar uma prensa hidráulica para isso. Muitos aqui não tiveram essa dificuldade, mas eu fui premiado, e em mecânica isso acontece. Agora, se eu for substituir novamente a bobininha, sei que não vou sofrer tanto, pois o pino já está 'amaciado'. :smt023
Espero que vc descubra logo o que tem de errado e possa voltar a ter o prazer de dirigir sua máquina.
Abs