Carro falha e morre

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Carro falha e morre

Mensagem não lida por dutra s a »

com o sintoma descrito acima de morre depois de um tempo , pode ser uma serie de fatores , tudo deve ser averiguado com atençao e reparador preparado pra nao ocasionar trocas de peças atoa , ainda mais se estiverem boas e originais do carro ,

deve ser verificado pressao de combustivel, vazao de combustivel e estanqueidade , geralmente o sensor de pressao der ar do coletor (sensor map )quando causa problemas a luz de injeçao no painel é acionada durante o funcionamento do motor tanto que ao andar com o carro ele fica (falhando), pode ser que o problema seja ele ou so um mal contato , pode ser filtro de combustivel saturado ou nao e por conta de ser um carro com injeçao eletronica se deve passar um escaneamento pra identificar o problema

por ser um carro com gnv , se deve verificar como foi feito a instalaçao do gnv principalmente na parte eletrica pois muitos relatos provam que por conta de andar muito tempo no gnv , outros componentes que foram projetados pra funcionamento permanente podem travar, engripar, sujar por estarem muito tempo parado ,

ventoinha nao tem velocidade , tem estagios de refrigeraçao baixa e alta , se quer saber qual a velocidade de rotaçao dela , nao sei informar

o monza efi possui 2 velocidades quando possuem ar condicionado , a maioria dos carros com injeçao eletrica possuem esse sistema com ar/con, velocidade baixa e alta , normalmente quando usam apenas 1 ventoinha , a velocidade baixa é acionada quando o ar condicionado é acionado e a alta que normalmente é a mais acionada é pra resfriar o motor como qualquer outro carro ,

ao estar com o ar condicionado acionado a velocidade alta ira entrar quando apenas necessario , em outras palavras quando a agua de refrigeraçao atingir 101 graus e desativado quando chegar em 91 graus e junto a isso e ao mesmo tempo de trabalho do acionamento da ventoinha em velocidade alta existe a vt (valvula termostatica) que abre em 101 graus e fecha em 91 , dessa forma permitindo trocar a temperatura da agua permitindo funcionamento estabilizado do motor em consumo e da injeçao sendo o principal evitar supe raquecimento do motor por isso nao se deve andar sem a vt , e vale lembrar que o gnv faz com que o motor trabalhe mais seco e por isso mais quente que normalmente é na gasolina ,

nao sei ao certo , se monza sem ar/condiconado possui 2 velocidades de ventoinha , acredito que nao ......

por fim , procurem estabelecer um ponto de indentidade sobre o problema que esta passando procurando no forum algo relacionado ao seu problema pra melhor ajuda e suporte usando a ferramenta de pesquisa , pois aqui tem todas as soluçoes nos topicos certos

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por matheusrsouza »

dutra s a escreveu: ventoinha nao tem velocidade , tem estagios de refrigeraçao baixa e alta , se quer saber qual a velocidade de rotaçao dela , nao sei informar

o monza efi possui 2 velocidades quando possuem ar condicionado , a maioria dos carros com injeçao eletrica possuem esse sistema com ar/con, velocidade baixa e alta , normalmente quando usam apenas 1 ventoinha , a velocidade baixa é acionada quando o ar condicionado é acionado e a alta que normalmente é a mais acionada é pra resfriar o motor como qualquer outro carro ,
Dutra, só pra completar o seu raciocínio, a partir de 1995 o Monza equipado com a injeção EFI à gasolina recebeu uma nova programação na sua unidade de controle eletrônico, assim como também passou a ser equipado com a válvula EGR (recirculação dos gases do escapamento), tendo como finalidade uma melhora na queima e com a intenção de reduzir os níveis de emissões, assim como da carbonização do motor. Entre essas mudanças está o aumento da temperatura de início de trabalho do eletroventilador, fazendo o marcador ultrapassar a marca do meio quando o veículo não está em movimento ou com o ar-condicionado desligado, ou seja, quando o veículo não recebe corrente de ar em seu radiador. Geralmente, Monzas mais novos com EGR EFI gasolina, com o sistema de arrefecimento SEM ADAPTAÇÃO E EM ORDEM, a ventoinha aciona entre 102º e 104ºC. Convertendo isso pra escala do painel, a ventoinha entra com o ponteiro um pouquinho acima do meio e desliga com ele por volta de 1/4 da escala.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Meu Monza GLS 96 gasolina tem A/C, a válvula EGR e liga a ventoinha com A/C desligado aos 101ºC e com marcador de temperatura no 1/2 de escala.
O Monza GL 96 de um amigo fica na mesma situação do meu Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por dutra s a »

perai, egr recircular gases do escape ? ela nao serve apenas pra ajudar o canister a recirculçar o gases do tanque ?

eu nao sabia que as centrais do efi gasolina tem essa diferença de programaçao que no entanto quem tem , entao deve colocar valvula termostatica com ordem e abertura como voce descreve acima ? 102 ou 104c ?

os monza 93/94 gasolina nao possuem valvula egr ? so o canister ?

abs estmaos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Carlos A. Freire
MODERADOR

A válvula EGR (do inglês exhaust gas recirculation) faz com que parte dos gases queimados voltem para admissão para ser queimado novamente. Esse processo diminui a temperatura da câmara de explosão, diminuindo a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx). Ou seja, função para controle de limites de emissão de poluentes.
Somente os veículos gasolina possuem a EGR. No caso do Monza, todos modelos gasolina 96 tem essa válvula, alguns modelos 95 e alguns modelos automático de anos anteriores ou modelos de exportação.

Não há diferença na VT, não há ligação alguma entre Canister e EGR, sendo que o Canister faz o controle de gases do tanque de combustível, e o Canister é item de série e obrigatório em todos veículos gasolina a partir de 1990, como já foi comentado em vários tópicos sobre esse tema.

Como disse lá em cima, a julgar pelo meu Monza e de amigos do mesmo ano, não há diferença em temperatura de acionamento da ventoinha, com relação aos de anos anteriores. O que se percebe é que deve haver mudanças na programação da IE, com relação ao desempenho e consumo, além da mudança na relação e câmbio e diferencial, mas nesse caso, comparado a modelos até 1993.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)

Uma curiosidade que nem todos sabem: por causa da EGR, a Chevrolet aumentou a temperatura de trabalho dos Monzas a gasolina de 95 em diante afim de minimizar ainda mais a carbonização do motor. Com o passar do tempo a UCE passou a ligar o eletroventilador numa temperatura maior que o esperado e os problemas começaram a aparecer. Pode ser que eu esteja errado, mas nessa época a montadora emitiu um boletim pós venda para as revendedoras alterarem o chicote do carro afim de sanar esse problema.

VT é a mesma como o professor já disse. Oq muda é a programação da UCE, como ele tambem ja disse rs.

tamo junto Dutra e Carlos! :smt023
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008

AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Carlos A. Freire
MODERADOR

matheusrsouza escreveu:Uma curiosidade que nem todos sabem: por causa da EGR, a Chevrolet aumentou a temperatura de trabalho dos Monzas a gasolina de 95 em diante afim de minimizar ainda mais a carbonização do motor. Com o passar do tempo a UCE passou a ligar o eletroventilador numa temperatura maior que o esperado e os problemas começaram a aparecer. Pode ser que eu esteja errado, mas nessa época a montadora emitiu um boletim pós venda para as revendedoras alterarem o chicote do carro afim de sanar esse problema.

VT é a mesma como o professor já disse. Oq muda é a programação da UCE, como ele tambem ja disse rs.

tamo junto Dutra e Carlos! :smt023

Matheus, olhe minha mensagem lá em cima.
Meu Monza GLS 96 aciona a ventoinha aos 101ºC (com A/C desligado) como ocorre nos Monza mais antigos e sem EGR. O mesmo ocorre com Monza 96 de amigos.
O marcador de temperatura não passa do meio de escala. A programação na IE visa outras funções e não a ventoinha.

Essa informação que postou está no site do Monza Clube, mas infelizmente não conheci e não tenho informações do Yoshimura para saber onde pegou essas informações. O pessoal de concessionárias parceiras do Monza Clube não tem essa informação.
Diga-se de passagem, a modificação de ligar direto 2 terminais a UCE para acionar sempre a 2ª Velocidade é para mim uma gambiarra.
Por falar em 1ª e 2ª velocidade, meu Monza aos 101ºC liga a ventoinha na 1ª velocidade, a mais baixa e funciona muito bem. Se tivesse problema com temperatura de arrefecimento usaria a 2ª velocidade como ocorre no Monza até pelo menos 1994.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)

Então não é verdade?! Aqui no RJ isso é assunto recorrente e de muita confusão...
Só a título de curiosidade o teu 96 arma a primeira velocidade direto ?!

o meu só funciona a primeira se ligar o AC. Em condições normais (AC desligado, carro parado ou em movimento no transito de cidade) ele entra a segunda velocidade direto.

Ex - Fox 1.0 Trend 2008

AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Responder