[AJUDA] Adaptar Bobina MI

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: [AJUDA] Adaptar Bobina MI

Mensagem não lida por luiz sle »

Seria vantajoso num sistema carburado? Como seriam feitos os cabos?
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Ano: 1995
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por fontana »

alguem conhece a lei de Ohm???

o modulo bosch 001, 005, 006 etc são todos iguais, são feitos pra bobina bosch KW de 1,5ohm no primario....
isso da tensão nominal de 12V dividido por 1,2= 10 amperes......mas como essa bobina trabalha com fio resitivo baixando a tensão pra 10V dividido por 1,5 = 6,6 amperes......

ja a bobina do MI tem 0,5ohm .....12dividido por 0,5= 24 amperes......se deixar o fio resistivo cai pra 20 amperes..

vcs axam que o modulo foi projetado pra isso tudo????
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Rafaelo
MODERADOR
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

fontana escreveu:isso da tensão nominal de 12V dividido por 1,2= 10 amperes......mas como essa bobina trabalha com fio resitivo baixando a tensão pra 10V dividido por 1,5 = 6,6 amperes......
ela trabalha a 12V(motor ligado e alternador funcionando). 10V é com alternador desligado(igniçao ligada). isso com fio resistivo no lugar e com a resistencia correta.
fontana escreveu:ja a bobina do MI tem 0,5ohm .....12dividido por 0,5= 24 amperes......se deixar o fio resistivo cai pra 20 amperes.
tu me fez lembrar de uma coisa. os cara esquecem de tirar o fio resistivo oque da problema na bobina plastica em geral. bobina plastica trabalham na tensao maxima do alternador +-14.4V nunca limitada a "12V" como as asfaltica. isso tb contribui pra queima do modulo ou bobina.

aqui no forum tem gente que usa bobina MI sem problemas, que alias ate ja comentei e foi comentado por mim e pelo theripper seu uso e seus problemas quando mal colocada. acho que teve um cara que colocou a com driver e queimou ela... nao lembro faz tempo.

existem algumas regrinhas pra fazer a tal adaptaçao, senao vai da problema.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Rafaelo escreveu:
fontana escreveu:isso da tensão nominal de 12V dividido por 1,2= 10 amperes......mas como essa bobina trabalha com fio resitivo baixando a tensão pra 10V dividido por 1,5 = 6,6 amperes......
ela trabalha a 12V(motor ligado e alternador funcionando). 10V é com alternador desligado(igniçao ligada). isso com fio resistivo no lugar e com a resistencia correta.
fontana escreveu:ja a bobina do MI tem 0,5ohm .....12dividido por 0,5= 24 amperes......se deixar o fio resistivo cai pra 20 amperes.
tu me fez lembrar de uma coisa. os cara esquecem de tirar o fio resistivo oque da problema na bobina plastica em geral. bobina plastica trabalham na tensao maxima do alternador +-14.4V nunca limitada a "12V" como as asfaltica. isso tb contribui pra queima do modulo ou bobina.

aqui no forum tem gente que usa bobina MI sem problemas, que alias ate ja comentei e foi comentado por mim e pelo theripper seu uso e seus problemas quando mal colocada. acho que teve um cara que colocou a com driver e queimou ela... nao lembro faz tempo.

existem algumas regrinhas pra fazer a tal adaptaçao, senao vai da problema.
ja mediu isso tudo com osciloscopio pra ver oq acontece com o modulo???
eu ja medi......
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
Rafaelo
MODERADOR

na teoria nao. mais na pratica os outros podem responder.

viewtopic.php?f=4&t=11875&p=131672&hili ... I+#p131672

sabia que tinha achado... o glock ja respondeu na pratica. como falei so usar a bobina MI sem driver,retirar o resistor,e fazer um bom plug que nao vai dar problema.

e no caso do autor, ele queimou o modulo devido a fulga de faisca,ou ate mesmo pelo dwell ja que o dele(mpfi ezk) jaz a utilizaçao do dwell. em condiçoes normais nao é pra queimar nao... o warrior tb ja viu de casos sem problemas, que no omega é mais sensivel ainda. sao driver internos na ECU onde é ate pior e mesmo assim nao viu problemas.

so pra completar a literatura, olha que achei.
a bobina MI 2 pinos (drive de ignição via ECU) utiliza um VB027 pro chaveamento.
http://www.youtube.com/watch?v=m-h2tkUx-8k

vamos ver o datasheet do VB027. 9A no coletor bem modesto como a maioria bobina plastica. a minha original tambem consome por ae, a do EFI tambem consome 8A e tem um descarga alta HEI.

datasheet do VB027: http://www.datasheetcatalog.org/datashe ... Xtvrxz.pdf

Luiz deve melhor sim, a asfaltica nao é eficiente, a plastica nao precisa de resistencia, trabalha com tensao max do alternador,sao mais estaveis,geram mais tensao na vela,vale apena pra quem tem distribuidor. so precisa ser bem feito.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Seria só trocar uma pela outra Rafaelo??? Não precisaria mexer em mais nada??? Tirando é claro a adaptação do cabo da bobina para o distribuidor....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

Vinicius nos carburados ne? sim, precisaria bobina 2 pinos(sem drive), retirar o resistor do alimentação da bobina, plug 2 fios da bobina, e fazer adptação de crimpagem do novo plug(acho eu que existe esses plug virgem). seria isso

no EFI é mais simples ainda, porem nao existe beneficio algum. uma vez achei na net que a bobina GM plastica do EFI entregava quase 40k. ate pq pelo seu sistema High Energy Ignition. ou seja ja tem um sistema bom comparado com a asfaltica, ou equivalente com a do Mi
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)

acabei de posta uma resposta aqui e sumiu???????
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
Responder