AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronismo.
- Carlos A. Freire
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Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis
Toda rosca direita, a mais utilizada, se solta girando o parafuso ou porca para esquerda. Então, todos os parafusos se soltam girando no sentido anti horário.
A chave se encontra com facilidade em qualquer casa de ferramentas automotivas ou na internet:
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... a-do-monza
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... a-do-monza
http://www.herculesferramentas.com.br/D ... codProd=60
Nem a bomba d'água e nem a válvula termostática se usa cola. A vedação é feita por o'rings (anéis de borracha).
Depois de trocar as juntas e o'rings do motor, revise o sistema de respiro do motor. Ele é a principal causa de vazamentos de óleo. Temos alguns tópicos explicando como fazer manutenção no respiro do motor.
Abs,
Carlos Freire
A chave se encontra com facilidade em qualquer casa de ferramentas automotivas ou na internet:
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... a-do-monza
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... a-do-monza
http://www.herculesferramentas.com.br/D ... codProd=60
Nem a bomba d'água e nem a válvula termostática se usa cola. A vedação é feita por o'rings (anéis de borracha).
Depois de trocar as juntas e o'rings do motor, revise o sistema de respiro do motor. Ele é a principal causa de vazamentos de óleo. Temos alguns tópicos explicando como fazer manutenção no respiro do motor.
Abs,
Carlos Freire
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Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis
Oba! Legal! Se eu não encontrar por aqui pela cidade vou comprar essa do 1° link.
Então não se faz necessário passar nada além da vaselina, ok! Mas quanto as juntas do motor, coloco as juntas e passo veda junta ou botar apenas as juntas?
Vou Procurar e ler esses tópicos de respiro do motor para deixar isso ok também.
Novamente muito obrigado Carlos por toda atenção e ajuda que vc tem me dado com esse meu problema. Vou tentar seguir as recomendações e posto os resultados.
Então não se faz necessário passar nada além da vaselina, ok! Mas quanto as juntas do motor, coloco as juntas e passo veda junta ou botar apenas as juntas?
Vou Procurar e ler esses tópicos de respiro do motor para deixar isso ok também.
Novamente muito obrigado Carlos por toda atenção e ajuda que vc tem me dado com esse meu problema. Vou tentar seguir as recomendações e posto os resultados.
- Carlos A. Freire
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Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis
Não, não passe nada nas juntas. Apenas aplique e dê o torque necessário.
A vaselina é apenas para o anel de vedação (o'ring) se assentar e não "morder" quando aplicar. Ou seja, ajuda a escorregar e assentar na base de apoio.
Abs,
Carlos Freire
A vaselina é apenas para o anel de vedação (o'ring) se assentar e não "morder" quando aplicar. Ou seja, ajuda a escorregar e assentar na base de apoio.
Abs,
Carlos Freire
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Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis
Ok! Obrigado!
Vou seguir a recomendação de colocar apenas as juntas e dar o torque correto.
Só fiquei pensando aqui como é que vou usar a chave da bomba d'agua pra regular se com a capa de ferro preta dá apenas pra visualizar a polia dentada da bomba.
Vou seguir a recomendação de colocar apenas as juntas e dar o torque correto.
Só fiquei pensando aqui como é que vou usar a chave da bomba d'agua pra regular se com a capa de ferro preta dá apenas pra visualizar a polia dentada da bomba.
- Carlos A. Freire
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Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis
A chave cabe perfeitamente por de trás da chapa de proteção. No Monza de 91 a 96 com DH original de fábrica, o problema é com suporte onde fixa o alternador e a DH. Tem que soltar esse suporte ou então, montar sem a chapa, fazer o ajuste e depois desmontar e recolocar tudo novamente, já com pré ajustado.marciliodrums escreveu:Ok! Obrigado!
Vou seguir a recomendação de colocar apenas as juntas e dar o torque correto.
Só fiquei pensando aqui como é que vou usar a chave da bomba d'agua pra regular se com a capa de ferro preta dá apenas pra visualizar a polia dentada da bomba.
Abs,
Carlos Freire
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Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis
Vix papai eterno que complicação rsrssrs!
Mas eu vou tentar fazê vou procurar a forma menos complicada, pensava eu que era bem simples hehehe!!
Obrigado por esclarecer essa grande dúvida, agora intendi direitinho. Obrigado! vou providenciar os materiais e ferramentas e mãos a obra. Depois posto os resultados.
Mas eu vou tentar fazê vou procurar a forma menos complicada, pensava eu que era bem simples hehehe!!
Obrigado por esclarecer essa grande dúvida, agora intendi direitinho. Obrigado! vou providenciar os materiais e ferramentas e mãos a obra. Depois posto os resultados.
- waldir
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Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis
Marcílio,
há uma possibilidade sem a chave de 46mm, porém, dá algum trabalho.
1-Tire a polia do Comando de válvula
2-Tire a chapa de proteção traseira
3-Coloque a polia do CV e a Correia Dentada Velha
4-Estude para que lado vc teria que mover o corpo da bomba para 'somar' o estiramento com o esticador (sem excesso)
5-Marque na flange da bomba velha com tinta em relação à aba 1 e 2 da foto

O ressalto (2) existente na aba da parte superior da bomba d’ água deverá coincidir com o
ressalto (1) no bloco do motor. Caso isto não aconteça, afrouxe os três parafusos de fixação
(setas) da bomba d’ água (sem removê-los), utilizando um soquete Allen, e desloque a bomba
para o lado que for necessário, utilizando a ferramenta especial J-810606 e aperte-a, novamente.
Aperte Os parafusos da bomba d’ agua
6-Tire novamente a Correia dentada
7-Solte e tire os 3 parafusos da bomba e tire-a (bata com um toco de madeira se for necessário
8-Limpe o encaixe do bloco com uma lixa e idem a bomba velha
9-Coloque a bomba sem anel e com vaselina na posição anterior
10-Coloque os parafusos só para fixar, mas não os aperte
11-Coloque a Correia Dentada velha e tente tensionar virando a carcaça da bomba para o lado necessário somando-se ao tensor
12-Aperte um pouco os parafusos da bomba e teste com o dedo se a correia não está esticada em excesso.
13-Faça nova marcação no corpo da bomba relativa à nova posição ideal. Marque com tinta.
14-Tire a CD velha
15-Coloca a bomba nova + anel na posição ideal
16-Aperte os 3 parafusos da bomba
17-Coloque a chapa traseira
18-Coloque o tensor novo travado
19-O esforço para colocar a CD nova será grande. Sugiro o que segue:
20-Faça uma marcação nas costas da CD com tinta relativa à posição que ficará na marcação superior
21-Tire a polia do CV novamente
22-Posicione a CD na polia do virabrequim e da bomba e coloque na polia do CV e veja se a direção assinalada está correta
23-Encaixe a polia (com a correia posicionada) e peça para alguém enroscar o parafuso enquanto faz força para subir o conjunto polia+CD
24- solte a trava do esticador
25-Gire duas vezes pelo virabrequim para conferir as marcações do ponto de sincronismo (não esqueça de tirar as velas antes para aliviar o giro do virabrequim
26- complete com os demais acessórios: polia de acessórios, capa plástica, esticador da poli V
Abs
bom trabalho
waldir
há uma possibilidade sem a chave de 46mm, porém, dá algum trabalho.
1-Tire a polia do Comando de válvula
2-Tire a chapa de proteção traseira
3-Coloque a polia do CV e a Correia Dentada Velha
4-Estude para que lado vc teria que mover o corpo da bomba para 'somar' o estiramento com o esticador (sem excesso)
5-Marque na flange da bomba velha com tinta em relação à aba 1 e 2 da foto

O ressalto (2) existente na aba da parte superior da bomba d’ água deverá coincidir com o
ressalto (1) no bloco do motor. Caso isto não aconteça, afrouxe os três parafusos de fixação
(setas) da bomba d’ água (sem removê-los), utilizando um soquete Allen, e desloque a bomba
para o lado que for necessário, utilizando a ferramenta especial J-810606 e aperte-a, novamente.
Aperte Os parafusos da bomba d’ agua
6-Tire novamente a Correia dentada
7-Solte e tire os 3 parafusos da bomba e tire-a (bata com um toco de madeira se for necessário
8-Limpe o encaixe do bloco com uma lixa e idem a bomba velha
9-Coloque a bomba sem anel e com vaselina na posição anterior
10-Coloque os parafusos só para fixar, mas não os aperte
11-Coloque a Correia Dentada velha e tente tensionar virando a carcaça da bomba para o lado necessário somando-se ao tensor
12-Aperte um pouco os parafusos da bomba e teste com o dedo se a correia não está esticada em excesso.
13-Faça nova marcação no corpo da bomba relativa à nova posição ideal. Marque com tinta.
14-Tire a CD velha
15-Coloca a bomba nova + anel na posição ideal
16-Aperte os 3 parafusos da bomba
17-Coloque a chapa traseira
18-Coloque o tensor novo travado
19-O esforço para colocar a CD nova será grande. Sugiro o que segue:
20-Faça uma marcação nas costas da CD com tinta relativa à posição que ficará na marcação superior
21-Tire a polia do CV novamente
22-Posicione a CD na polia do virabrequim e da bomba e coloque na polia do CV e veja se a direção assinalada está correta
23-Encaixe a polia (com a correia posicionada) e peça para alguém enroscar o parafuso enquanto faz força para subir o conjunto polia+CD
24- solte a trava do esticador
25-Gire duas vezes pelo virabrequim para conferir as marcações do ponto de sincronismo (não esqueça de tirar as velas antes para aliviar o giro do virabrequim
26- complete com os demais acessórios: polia de acessórios, capa plástica, esticador da poli V
Abs
bom trabalho
waldir
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Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis
Obrigado pela dica waldir vou tentar fazer assim, se não der vou comprar a chave especial e aguardar chegar para terminar o serviço. Mas de preferencia preciso terminar o serviço em menos tempo.