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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Enviado: 15 Out 2012, 21:54
por dutra s a
ricardo , agradeço a postagem com as confirmaçoes, e por bem dizer no manual , a recomendaçao é relativa ao uso do veiculo , entao no meu ver , nao se deve usar frequentimente no caso de se usar o carro diariamente , entao acho que nao foje muito o que eu vinha imaginando rsrsrr
obrigado por postar .

abs estamos ai

Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Enviado: 15 Out 2012, 21:59
por dutra s a
RicardoDS escreveu:dutra, isso aí tem outro nome, é gasolina adulterada e não aditivada. :smt023

Comum e aditivada possuem a mesma octanagem, portanto, se não bate pino com uma, não bate com a outra.

depende, proporçao de componentes validos a limpeza acima do permitido podem ser sim considerado adulteraçao devido a quantidade ,mas nao deixam de ser aditivos , no caso do alccol se costuma ter mais agua o que combustivel e etc...quando adulterado.

abs estamos ai

Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Enviado: 15 Out 2012, 22:02
por RicardoDS
dutra s a escreveu:ricardo , agradeço a postagem com as confirmaçoes, e por bem dizer no manual
Gosto de informações reais, não gosto de achismos sem informações de fabricantes ou estudos, por isso a minha curiosidade lá em cima a respeito de fabricantes que não recomendam gasolina aditivada. Por isso a busca de informações nos manuais dos Veículos.
dutra s a escreveu:a recomendaçao é relativa ao uso do veiculo , entao no meu ver , nao se deve usar frequentimente no caso de se usar o carro diariamente , entao acho que nao foje muito o que eu vinha imaginando rsrsrr
Não é isto que está escrito.
Vou repetir abaixo:
Nota: Procure usar sempre gasolina aditivada.
Aditivo ACDelco para gasolina
Recomendamos o uso de um frasco do aditivo
para gasolina ACDelco (frasco branco),
a cada 4 tanques completos ou 200 L de
combustível nas seguintes situações:

• Veículos que costumam permanecer
imobilizados por mais de duas semanas
ou são utilizados apenas em
pequenos percursos e com freqüência
não diária.
• Veículos a gasolina que não costumam
utilizar combustível aditivado.
Ou seja, sempre gasolina aditivada OU aditivo a cada 4 tanques.

:smt023

dutra s a escreveu:
RicardoDS escreveu:dutra, isso aí tem outro nome, é gasolina adulterada e não aditivada. :smt023

Comum e aditivada possuem a mesma octanagem, portanto, se não bate pino com uma, não bate com a outra.

depende, proporçao de componentes validos a limpeza acima do permitido podem ser sim considerado adulteraçao devido a quantidade ,mas nao deixam de ser aditivos , no caso do alccol se costuma ter mais agua o que combustivel e etc...quando adulterado.

abs estamos ai
Pode ter certeza que os combustíveis são adulterados para aumentar a margem de lucro.
Aditivos são mais caros que a gasolina.
Portanto, o que tnha aí na sua gasolina poderia ser solventes, água, alcool, etc, etc, etc, menos aditivos.

Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Enviado: 16 Out 2012, 00:04
por dutra s a
tudo bem amigo ricardo, sobre a sua ajuda aos esclarecimentos fico grato , eu so nao entendi a parte em que citou de achismos ??!!

e tambem me pergunto do porque nao consta o uso de combustivel aditivado no manual do meu 94 gls/efi-alccol e tambem nos a gasolina e de muitos para o uso frequente e diario ?????, pois so consta a recomendação para o uso do tipo c , sendo que ele é um carro com injeçao eletronica !!!.

abs estamos ai

Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Enviado: 16 Out 2012, 00:31
por RicardoDS
dutra s a escreveu:eu so nao entendi a parte em que citou de achismos ??!!
Quis dizer que tudo que escrevo é baseado em teorias de fisica e quimicas retiradas de livros, publicações de fabricantes de automóveis, etc... por isso fui atrás de informações dos manuais.
dutra s a escreveu:e tambem me pergunto do porque nao consta o uso de combustivel aditivado no manual do meu 94 gls/efi-alccol e tambem nos a gasolina e de muitos para o uso frequente e diario ?????, pois so consta a recomendação para o uso do tipo c , sendo que ele é um carro com injeçao eletronica !!!.
Gasolina aditivada não deixa de ser Gasolina tipo C.
Tipo C é toda gasolina vendida nos postos do País, que contém a adição de alcool anidro de acordo com a legislaçao vigente. Independente de possuir, ou não, aditivos.

Não sei quando popularizou nas bombas a gasolina aditivada, isso pode ser um dos motivos.
Outro motivo é a montadora ficar neutra... não incentiva mas também não proibe, usa quem quiser. Se a ANP permite a venda, não deve diferenciar muito da gasolina comum.

Mais informações de fabricantes, Honda New Fit:
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Informações diretas da Peugeot:
As gasolinas à venda para carros de passeio hoje em dia (amarela e azul) são, em parte, constituídas por hidrocarbonetos naturais derivados diretamente do petróleo bruto e em parte de hidrocarbonetos reconstituídos a partir dos produtos pesados e leves de uso menos comum. Esta particularidade torna a gasolina mais sensível à oxidação quando em contato com o ar. A oxidação dá origem a gomas (produtos de tom marrom e viscosos), que se depositam nas hastes das válvulas e nos segmentos dos pistões, resultando num bloqueio do motor a frio.

A oxidação acontece mais freqüentemente nos veículos que são pouco utilizados e permanecem com baixo nível de gasolina no reservatório, permitindo um contato mais prolongado com o ar, propiciando a formação de gomas.

Para evitar estes inconvenientes são adicionados aditivos antigomas na gasolina e esta é comercializada com o nome de gasolina aditivada.

Para uma pouca utilização do veículo (ou seja, abaixo de 10 km/dia) é bom usar gasolina aditivada pois assim evita-se a formação de "detergentes" provenientes da gasolina comum que, com o tempo, impedem a boa performance do funcionamento das válvulas do motor. A gasolina aditivada é, portanto, um preventivo para formação destas substâncias, e não, como muitos pensam, um estimulante para a potência do veículo.

Para carros que rodam acima dos 10 km/dia pode-se utilizar a gasolina comum e, alternadamente, a gasolina aditivada. Carros que rodam acima dos 10 km/dia não sofrem com o problema de acúmulo de tais detergentes, não necessitando, assim, de utilização sistemática da gasolina aditivada.

Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Enviado: 16 Out 2012, 09:37
por vrsilva
É acho que ficou bem claro agora... Aditivada não é gasolina dos deuses que "dá" mais potencia ao motor, ela evita problemas com sujeidade do próprio combustível. A ainda que dizer que carros parados muito tempo podem ter a gasolina invalidada, já li em algum lugar que a gasolina apodrece se não usada tão logo... Acho mesmo que aditivada é importante para quem usa pouco o carro...

No meu monza eu estou usando alcool aditivado, pois o carro era de são paulo, e estava falhando muito, por este motivo estou usando aditivado para ir limpando aos poucos o sistema, quando fizer a proxima troca de óleo, verifico o estado dos filtros do bico injetor, o filtro de combustível troquei a pouco tempo pois o que estava no carro, estava trancado comprometendo bastante o desempenho do motor. É isso aí!

Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Enviado: 16 Out 2012, 12:42
por RicardoDS
Quanto a validade da gasolina, façam o seguinte teste:
- Peguem 3 garrafas vazias e limpas, pode ser daquelas pequenas de refrigerante (350ml).

- Garrafa 1:
Gasolina comum, uns 100ml já bastam.

- Garrafa 2:
Mesma coisa da garrafa 1, mas com gasolina aditivada.

- Garrafa 3:
Mesma coisa das anteriores, mas com gasolina Podium.

Guardem as 3 garrafas em algum canto da garagem, 1 vez por mês confiram o aspecto das gasolinas, relatem mês a mês o que está ocorrendo com cada gasolina. :smt023
vrsilva escreveu:É acho que ficou bem claro agora... Aditivada não é gasolina dos deuses que "dá" mais potencia ao motor, ela evita problemas com sujeidade do próprio combustível.
Não dá nem mais potência e nem economia.
Porém, indiretamente, o uso de aditivada dá sim mais potência e economia. Mas... como? :smt017

Simples: alguns dos aditivos utilizados na gasolina tem função de limpar carbonização do motor. Um motor internamente limpo tem uma melhor eficiência na queima... resumo, não dá mais potência, mas deixa de perder potência por causa de carbonização.

Quem ja tirou carbonização da cabeça do pistão com espátula sabe do que estou falando. Gasolina aditivada ajuda a não formar carbonização.

Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Enviado: 16 Out 2012, 12:49
por vrsilva
A primeira coisa que acontece é a separação da gasolina do alcool... pode até formar agua na mistura com o tempo... por isso que eu gosto de usar o tanque até a reserva, não gosto de ficar completando não, ficar com combustível velho no tanque não é legal.