Monzão motor 2.1 EFI

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monzão motor 2.1 EFI

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo precisa de adaptações para por esse cabeçote né?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

como voces tem motor de monza sempre é preciso fazer uns ajuste. é so fazer um simples corte na fresa na ponta do comando vide(topico do roletado), e tem que fazer uma modificaçao no tubo de ventilaçao cortando o tubo e encaixando o joelho de borracha original desse cabeçote. um amigo meu fez e tudo certo.
pra ficar assim, esse é do motor completo.
Imagem

aqui é o tubo de ventilaçao e a mangueira original do motor, tem que usar esse joelho e tem que cortar o tubo de respiro do monza de voces pra encaixar ali. o de voces é uma curva
Imagem

a tampa desse cabeçote é obrigatorio seu uso. os sistema de lubrificação do comando é por gravidade nao é ativo como no monza,entao a tampa é especialmente desenvolvida pra esse caso. nao da pra usar a tampa do monza em ipotese nenhuma senao vai travar o motor. ae entra as modificaçoes das mangueiras, que sao 2 uma pra pressao negativa e outra pra pressao positiva. uma liga na panela do filtro e a outra no distribuidor de vacuo. é simples de fazer

e outra coisa agora que lembrei :) pensando nisso voces tem que usar a gaiola desse mesmo cabeçote roletado, ja que ela nao tem mais a entrada da ventilaçao lateral como no EFI, o sistema de lubrificaçao depende disso. aqui da pra ver que ja nao existe mais a entrada da ventilaçao lateral. entao voces tem que comprar o kit todo mesmo COMPLETO.

a menor é do vacuo, e a maior e da ventilaçao que vai pra panela no caso do EFI.
Imagem

com essas modificaçoes ja tem o roletado nos EFI. o mais "complicado" é mandar fazer o corte do comando.

ah e nao esqueçam so oleo 5W30. esse cabeçote é muito delicado e macio de acionamento. oleo grosso como do monza detona ele rapidinho
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Seria só isso então, colocar o tubo que vem do respiro, nessa boca que está apontada para o radiador, o tubo fino no vacuo, e o mais grosso debaixo da panela, abrir o rasgo pro distribuidor, tacar 5W30, e já era?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

sim so isso. lembrando que o tubo do respiro voces usam do monza, so precisa corta aquela curva de metal, e com o joelho de borracha desse tampa se acopla ali, fica normal sem adaptaçao.

é facil instalar o roleto no efi. so basta ter dinheiro hehehe essa e a parte complicada. pra fazer bem feito, sem gambiarra ou adaptação de amador é moleza. pelo menos eu acho simples.
nizer
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por nizer »

Rafaelo escreveu:sim so isso. lembrando que o tubo do respiro voces usam do monza, so precisa corta aquela curva de metal, e com o joelho de borracha desse tampa se acopla ali, fica normal sem adaptaçao.

é facil instalar o roleto no efi. so basta ter dinheiro hehehe essa e a parte complicada. pra fazer bem feito, sem gambiarra ou adaptação de amador é moleza. pelo menos eu acho simples.
Parece bastante simples mesmo... só que mais uma coisa...

tem que trocar a panela do filtro de Ar...

não combinaria nada com esse cabeçote escrito Chevrolet ou Flexpower.. hehe

dai acrescenta mais uns dinheiros...
Quem está atrás apenas dos elogios não está disposto a ouvir a verdade
Tópico do Monza Preto....
viewtopic.php?f=33&t=20046
Monza na ROFORMA....
viewtopic.php?f=43&t=23806
PROCURO CB DO MONZA EFI...
Arte Visual
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Arte Visual »

Boa Noite Rafaelo.

Gostaria de saber uma coisa, no Monza Carburado dá para fazer esta mesma adaptação do cabeçote roletado ?? e no meu caso eu estou querendo colocar um comando um pouco mais bravo, um 275º posso colocar um comando desse e este cabeçote roletado ?? :smt023
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
Muitas Saudades Velho Companheiro, foram 08 anos ao lado dele, muitas histórias, muitas alegrias, mas são lembranças que guardo com muito amor e carinho por ele.
Rafaelo
MODERADOR

nizer escreveu:tem que trocar a panela do filtro de Ar...

se for levar por esse lado estetico, sim, mais nao precisa.

artevisual escreveu: Boa Noite Rafaelo.

Gostaria de saber uma coisa, no Monza Carburado dá para fazer esta mesma adaptação do cabeçote roletado ?? e no meu caso eu estou querendo colocar um comando um pouco mais bravo, um 275º posso colocar um comando desse e este cabeçote roletado ?? :smt023
opa,sim tambem é possivel. mais tem que acrecentar mais coisas... como o comando nao tem o came do acionamento da bomba mecanica combustivel, tem que instalar uma bomba eletrica de combustivel e um regulador de pressao apropriado. o custo aumentaria muito. e tem outra o coletor de admissao teria que ser modificado. ou seja um custo muito superior de 1300 reais. começa nao valer apena. seria mais interessante trocar de motor e sistema de injeção eletronica programavel primeiro antes disso.

so vejo vantagem nos injetados devido o baixo custo.

nao pode, comando esportivo pra roletado é especifico, nao podem ser usados do convencional. o esportivo roletado custa 650,00 e so com injeçao programavel pra deixar ele ajustado conforme o projeto.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Rafaelo escreveu:
nizer escreveu:tem que trocar a panela do filtro de Ar...

se for levar por esse lado estetico, sim, mais nao precisa.
Precisa sim. Com a panela do efi não dá para abrir a tampa de óleo da tampa de vavulas do MPFI.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Responder