Cambio de 6 Marchas
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Cambio de 6 Marchas
Leocastro
Essa rotação de motor do Bora não é muito diferente da rotação do motor do Monza a essa velocidade.
E um Monza, com cambio longo e 5 marchas faz 13 km/l na estrada, lotado e com ar condicionado ligado.
Sei disso porque o meu fazia.
O atual não faz, mas eu tenho quase certeza de que a caixa dele é diferente. Mas por outro lado acho ele mais ágil na cidade.
O ideal, no caso do Monza, seria uma caixa com overdrive, coisa comum em carros antigos com tração traseira.
Qdo o cara estivesse no plano, a 120 Km/h (ou mais...hehehe), apertava um botão no punho da alavanca de marchas e a rotação do motor caía bastante. Para economia fazia diferença, embora qualquer aclive obrigava o motorista a desligar o overdrive.
Nos carros com tração dianteira ficou inviável esse tal overdrive, que era uma caixa de redução adicional, com comando elétrico ou hidráulico, colocada depois da caixa normal.
No Monza, para aumentar a economia e diminuir o desgaste do motor, ideal seria uma caixa com uma marcha a mais, mas sem mexer nas relações das marchas atuais. Aí eu assinaria em baixo! :smt023
Abs
Abs
Essa rotação de motor do Bora não é muito diferente da rotação do motor do Monza a essa velocidade.
E um Monza, com cambio longo e 5 marchas faz 13 km/l na estrada, lotado e com ar condicionado ligado.
Sei disso porque o meu fazia.
O atual não faz, mas eu tenho quase certeza de que a caixa dele é diferente. Mas por outro lado acho ele mais ágil na cidade.
O ideal, no caso do Monza, seria uma caixa com overdrive, coisa comum em carros antigos com tração traseira.
Qdo o cara estivesse no plano, a 120 Km/h (ou mais...hehehe), apertava um botão no punho da alavanca de marchas e a rotação do motor caía bastante. Para economia fazia diferença, embora qualquer aclive obrigava o motorista a desligar o overdrive.
Nos carros com tração dianteira ficou inviável esse tal overdrive, que era uma caixa de redução adicional, com comando elétrico ou hidráulico, colocada depois da caixa normal.
No Monza, para aumentar a economia e diminuir o desgaste do motor, ideal seria uma caixa com uma marcha a mais, mas sem mexer nas relações das marchas atuais. Aí eu assinaria em baixo! :smt023
Abs
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
LeocastroBom,se eu bem entendi,na realidade,tanto faz cambio com 3 ou 20 marchas(exemplo),vou chegar no mesmo lugar,a diferença é que com mais marchas,mais vezes vou precisar cambiar.
Na verdade não é bem assim. Um carro com 3 marchas é menos econômico e sofre mais desgaste no motor que um cambio de 4 ou de 5 marchas.
Como as variações de velocidade de um carro de rua não variam muito, partem do zero até 120, digamos, se o mesmo tiver só 3 marchas, estas ficam distantes uma das outras.
Exemplo: após arrancar, num carro com 5 marchas vc logo engata a segunda, e logo depois a terceira. Num de 3 marchas, vc vai ter de esticar mais a primeira, engatar a segunda, e esticar muito mais a terceira, pois esta só será efetiva a uma velocidade alta. Se não fosse assim, a terceira fosse a mesma da nossa terceira atual, a 120 km/h o motor iria explodir de tanta rotação.
Então aumentar o número de marchas aumenta a economia, já que o motor nunca atinge altas rotações, e aproveita melhor o motor, pois usa o mesmo nas rotações onde o desempenho é melhor.
Então, TEORICAMENTE, qdo mais marchas melhor.
Mas na prática um número muito grande de marchas tornaria o ato de dirigir uma tarefa cansativa.
Se pegássemos a caixa de marchas do monza, com 5 marchas, e acrescentássemos uma marcha 'overdrive', isto, é, não se mexesse nas atuais, com certeza o carro ficaria mais econômico em estradas de alta velocidade.
Mas para isso vc teria de construir sua própria caixa, eu acho.

Em carros com tração traseira um botão comandaria a sobremarcha. Carro a 120 ou mais Km/h, apertar-se-ia um botão e a rotação do motor cairia sem que a velocidade do carro caísse. Isso era feito por uma caixa extra, instalada entre a caixa de marchas e o cardã. Como hoje quase todos os carros têm tração dianteira, fica inviável um sistema desses.
Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 04 Out 2012, 10:38, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Só para botar lenha na fogueira, minha Zafira é automática 4 marchas, porém a 4ª é mais longa que a 5ª do câmbio manual, resultado? 14,5 km/l de gasolina com ar ligado à 110 km/h, e quem fica trocando as marchas é a ECU, e não eu.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Jogando alcool na fogueira!MonzaClub20EFICHZ escreveu:Só para botar lenha na fogueira, minha Zafira é automática 4 marchas, porém a 4ª é mais longa que a 5ª do câmbio manual, resultado? 14,5 km/l de gasolina com ar ligado à 110 km/h, e quem fica trocando as marchas é a ECU, e não eu.
Seria possível usar o cambio AT da Zafira, no Monza?!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
No ramo do possível, já que o tamanho do cofre do motor e o motor em essência é o mesmo, acho que poderia, já no ramo de custo-benefício-valor-de-revenda não acho viável, melhor comprar uma Zafira e guardar o Monza original, como eu fiz, isso além de todas as demais vantagens da Zafira sobre o Monza, e qual a vantagm disso para o Monza? Menor cunsumo? Quanto tempo para recuperar o investimento?
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Pensei nisso porque, o custo de reparo de uma caixa AT de um monza, gira o mesmo de uma Zafira / Astra.MonzaClub20EFICHZ escreveu:No ramo do possível, já que o tamanho do cofre do motor e o motor em essência é o mesmo, acho que poderia, já no ramo de custo-benefício-valor-de-revenda não acho viável, melhor comprar uma Zafira e guardar o Monza original, como eu fiz, isso além de todas as demais vantagens da Zafira sobre o Monza, e qual a vantagm disso para o Monza? Menor cunsumo? Quanto tempo para recuperar o investimento?
Este cambio da GM é ótimo, viajei numa Zafira que um tio meu teve e, é sensacional!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Se fosse para eu ter um carro grande, com toda certeza seria uma zafira, eu acho o carro muito bacana, aquelas rodonas 17 com 5 furos são lindas... o carro todo é bem lindo, acho o farol dela muito parecido com o do monza, uma vez até fiquei imaginando como seria colocar os refletores dos farois de uma zafira no corpo de farol de um monza...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
Só que quem gerencia a troca de marchas é a ECU, precisa trocar tudo na parte da injeção, atualizar todo o motor para isso.