Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Os veículos equipados com ignição dinâmica (distribuidor de ignição) necessitam da conferência periódica do ponto inicial de ignição. Os procedimentos de regulagens para os sistemas Le-Jetronic e Multec 700 TBI estão descritos nas dicas a seguir.
- Regulagem do ponto de ignição - Sistema Le-Jetronic
Veículos sem EZK (Monza Classic até 91 e Monza 500 EF)
- Deixar o motor aquecer até acionar a ventoinha.
- Desligar o avanço à vácuo
- Manter a rotação em 900 RPM (marcha-lenta)
- Com o motor em marcha-lenta direcionar a lâmpada estroboscópica para a polia do virabrequim
- Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em 8º APMS
- Apertar o distribuidor
- Reconectar o avanço à vácuo
Veículos com EZK
- Manter a rotação em marcha-lenta (850 a 950 RPM)
- Com o motor em marcha-lenta direcionar a lâmpada estroboscópica para a polia do virabrequim
- Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em:
-8º APMS (Monza MPFI e Kadett GSI)
- Apertar o distribuidor
- Regulagem do ponto de ignição - Sistema Multec 700 TBI
- Dar partida no motor.
- Deixar o motor aquecer até ligar a ventoinha.
- Conectar a pinça indutiva da lâmpada estroboscópica no cabo da vela do primeiro cilindro.
- Interligar os terminais A e B do conector ALDL (nesse caso a UCE mantém o avanço
do ponto de ignição fixo, acende a lâmpada de manutenção e aciona a ventoinha na
velocidade alta)
- Aumentar a rotação até 2000 RPM.
- Soltar o parafuso de fixação do distribuidor.
- Direcionar o foco da lâmpada estroboscópica à marca de 10º na polia do virabrequim (vide figura 3) e alinhá-la com a marca de referência (movimentando-se o distribuidor como nos veículos carburados)
- Apertar o distribuidor.
- Desligar o motor.
- Retirar o jumper AB conector ALDL.
Observem que os procedimentos são diferentes, de acordo com o modelo e ano do Monza.
Abraços
- Apertar o distribuidor
Veículos com EZK
- Apertar o distribuidor
- Dar partida no motor.
- Conectar a pinça indutiva da lâmpada estroboscópica no cabo da vela do primeiro cilindro.
- Interligar os terminais A e B do conector ALDL (nesse caso a UCE mantém o avanço
do ponto de ignição fixo, acende a lâmpada de manutenção e aciona a ventoinha na
velocidade alta)
- Direcionar o foco da lâmpada estroboscópica à marca de 10º na polia do virabrequim (vide figura 3) e alinhá-la com a marca de referência (movimentando-se o distribuidor como nos veículos carburados)
- Desligar o motor.
Observem que os procedimentos são diferentes, de acordo com o modelo e ano do Monza.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
Carlinho
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Os veículos equipados com ignição dinâmica (distribuidor de ignição) necessitam da conferência periódica do ponto inicial de ignição. Os procedimentos de regulagens para os sistemas Le-Jetronic e Multec 700 TBI estão descritos nas dicas a seguir.
- Apertar o distribuidor
Veículos com EZK
- Apertar o distribuidor
- Dar partida no motor.
velocidade alta)
- Desligar o motor.
Abraços
E ai Luiz Carlos tudo bem,estava dando uma lida em topicos relacionados ao PONTO DA CORREIA OU IGNIÇÃO por que acho que tá fora de ponto ,pois na 1ª. 2ª e 3ª marcha desenvolve uma boa potencia ,mas ao engatar a 4ª ,parte dessa potencia parece que some e na 5ª então pior ainda ,piso ate o fundo mas só vai deslanchar no plano poque na subida nem pensar!!
levei no mecanico e ele adiantou o ponto ali no distribuidor mais ou menos 1cm da marca do motor no rumo do parabrisa .Ao testar percebi que o barulho não ficou legal , ficou áspero ,mais ainda quando acelerava forte.
Enfim ,não melhorou nada com relação à potencia e voltei na posição anterior.
Será que pode estar fora do ponto correia, ou o problema é outro?
Se puder me ajudar agradeço.abcs :smt023
MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Carlinho, esse procedimento do mecânico foi um procedimento muito certo. Até se aceita regulagem do ponto de ignição assim, no 'ouvido', para chegar em casa.
Uma regulagem perfeita exige que sejam cumpridos aqueles ítens que eu enumerei, bem como uma pistola de ponto.
O sincronismo da correia só olhando as marcas de referência. Infelizmente, no Monza, isso não é tão simples, pois é preciso tirar a capa da correia dentada, e isso, pelo menos no EFI, exige a retirada de alguns componentes que impedem a remoção dessa capa. Um desses componentes é o tensor da correia do alternador, trocinho dificil de colocar depois.
Se o seu carro tem tacômetro, tente ver se ele perde potência sempre numa mesma faixa de rotação. Muitos fatores podem causar esse problema de falta de potência, fica dificil por aqui fazer um diagnóstico válido.
Abraços
Uma regulagem perfeita exige que sejam cumpridos aqueles ítens que eu enumerei, bem como uma pistola de ponto.
O sincronismo da correia só olhando as marcas de referência. Infelizmente, no Monza, isso não é tão simples, pois é preciso tirar a capa da correia dentada, e isso, pelo menos no EFI, exige a retirada de alguns componentes que impedem a remoção dessa capa. Um desses componentes é o tensor da correia do alternador, trocinho dificil de colocar depois.
Se o seu carro tem tacômetro, tente ver se ele perde potência sempre numa mesma faixa de rotação. Muitos fatores podem causar esse problema de falta de potência, fica dificil por aqui fazer um diagnóstico válido.
Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
andre bruno
- Membro GL (Nível 2)
Nossa q bronca essa pois o meu ta do msm jeito!!! ja não seia mais oq fazer... to pensando em passar de carro!
" o velho guerreiro é sempre respeitado " Monza GLS 96 Gasolina
-
Carlinho
- Membro GL (Nível 2)
Olha André Bruno ,desde que comprei o carro ele esta assim.Já levei em vários mecanicos e nada resolvido.Não penso em passar pra frente porque gosto do carro ,mas se acharmos um mecanico bom e com boa vontade certamente resolverá problema.
O duro é achar esse tal mecanico. :smt005
Abcs.
O duro é achar esse tal mecanico. :smt005
Abcs.
MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
-
MMGuedes
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Pois é galera, estou tendo um sério problema com o meu veículo (Monza GLS 2.0 EFI - 94/94 - Álcool).
Todos os dias quando tenho que sair, deixo o carro ligado por uns 10 minutos para dar aquela esquentadinha básica e, quando o estou dirigindo, ao pisar no acelerador, ao invés do carro aumentar a velocidade, ele dá uma "engasgada" como se eu estivesse tirando o pé do acelerador e depois de alguns segundos volta a ganhar velocidade.
Em 01 ano eu já troquei 02 vezes por minha própria conta:
- A válvula da marcha lenta
- O sensor de posição da borboleta
- Todas as juntas do corpo da borboleta
- Injetor de combustível (01 troca e 01 limpeza)
- Filtro de ar
- Velas
- Cabos de velas
Só faltou trocar a tampa do distribuidor, o rotor e o módulo da ignição eletrônica.
Já levei para vários mecânicos achando que o problema estava no "ponto" do motor mas, nenhum deles conseguiu resolver.
O último colocou o motor "no ponto" usando aquela pistola estroboscópica, e o mais engraçado é que ele regulou o tal "ponto" torcendo o distribuidor totalmente para a frente (em direção ao radiador) e, fez a "leitura" do sincronismo da correia sem tirar a capa da correia dentada.
Segundo a reposta do Luiz Carlos (Rio) » 16 Jan 2009, 11:08, para se fazer esta leitura, a capa deve ser retirada.
Então eu pergunto:
1º - Que leitura o mecânico fez?
2º - Apontou a pistola para onde?
3º - Como eu resolvo este problema do "engasgo"?
Todos os dias quando tenho que sair, deixo o carro ligado por uns 10 minutos para dar aquela esquentadinha básica e, quando o estou dirigindo, ao pisar no acelerador, ao invés do carro aumentar a velocidade, ele dá uma "engasgada" como se eu estivesse tirando o pé do acelerador e depois de alguns segundos volta a ganhar velocidade.
Em 01 ano eu já troquei 02 vezes por minha própria conta:
- A válvula da marcha lenta
- O sensor de posição da borboleta
- Todas as juntas do corpo da borboleta
- Injetor de combustível (01 troca e 01 limpeza)
- Filtro de ar
- Velas
- Cabos de velas
Só faltou trocar a tampa do distribuidor, o rotor e o módulo da ignição eletrônica.
Já levei para vários mecânicos achando que o problema estava no "ponto" do motor mas, nenhum deles conseguiu resolver.
O último colocou o motor "no ponto" usando aquela pistola estroboscópica, e o mais engraçado é que ele regulou o tal "ponto" torcendo o distribuidor totalmente para a frente (em direção ao radiador) e, fez a "leitura" do sincronismo da correia sem tirar a capa da correia dentada.
Segundo a reposta do Luiz Carlos (Rio) » 16 Jan 2009, 11:08, para se fazer esta leitura, a capa deve ser retirada.
Então eu pergunto:
1º - Que leitura o mecânico fez?
2º - Apontou a pistola para onde?
3º - Como eu resolvo este problema do "engasgo"?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1996
Antes de conferir e ajustar o ponto de avanço inicial, deve conferir se a correia dentada está no ponto correto, deixando o motor em sincronismo. Se a correia estiver fora de ponto, o ajuste com a lâmpada de ponto não será real. Para verificar se a correia está posicionada corretamente, é preciso remover a capa, para visualização das marcações de ponto.
Para ajustar o ponto de avanço inicial do Monza EFI, deve colocar um Jumper no conector de diagnóstico (embaixo do porta luvas) nos terminais A e B, o motor deve estar devidamente aquecido, ou seja, a ventoinha deve ter ligado por pelo menos 2 vezes.
O ajuste é feito movimentando a base do distribuidor, e conferindo a marcação na polia de acessórios do virabrequim, com uma marca (pique) existente na capa da proteção da correia dentada.
Abs,
Carlos Freire
Para ajustar o ponto de avanço inicial do Monza EFI, deve colocar um Jumper no conector de diagnóstico (embaixo do porta luvas) nos terminais A e B, o motor deve estar devidamente aquecido, ou seja, a ventoinha deve ter ligado por pelo menos 2 vezes.
O ajuste é feito movimentando a base do distribuidor, e conferindo a marcação na polia de acessórios do virabrequim, com uma marca (pique) existente na capa da proteção da correia dentada.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Diego Paiva
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Ano: 1996
Carlos, explica melhor como ajustar o ponto de avanço inicial. Faz-se o jumper nos terminais A e B, com o carro funcionando? Dê mais detalhes.. um amigo meu tem essa pistola, vou colocar o monza no ponto certinho. Abraços!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO