Eletroventilador do radiador

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Eletroventilador do radiador

Mensagem não lida por Fastback »

Marcel, acredito que o infeliz da oficina tenha feito isso mesmo...
Como no caso do Monza não dá para trocar o Chip, o imbecil deve ter mudado um detalhezinho ou outro e pimba! Resolvido, dinheiro fácil. Mesmo assim, já no caso do Corsa do meu pai, o cara precisou de um código no chip e usou o programa do corsa a alcool. Assim, apenas o "adequou" às necessidades do carro e agora funciona perfeitinho.
No caso, o cara que programou disse também que, para acertar a marcha lenta (que ficou muito instável) seria o caso de colocar um pontenciômetro no sensor de entrada de ar (se não me engano) para acertar. Aí sim, ficou certinho...
Agora, pagar 300 paus pra nego só fazer seu chip "considerar que o motor está frio" é uma sacanagem né?! ¬¬
Dessa vez vou levar em outra oficina e pedir o serviço direito... Quero que o carro trabalhe como se fosse a alcool, recebendo sinais de temperatura e etc. Mais pra frente, quando sobrar uma graninha, quero ir "adequando melhor" o sistema, usando bicos do alcool, trocar a bomba por prevençao, e assim por diante.

Carlos, consegui tirar as fotos do Conector mas, ficou uma .... Realmente, os pinos juntos estão na ordem que você disse! Acho que eu não consegui ver direito, diante a posição horrivel em que eles ficam.
Enfim, valeu a todos.
Agora é procurar uma oficina e pedir para fazerem o serviço direito.

Valeu.
Fastback

Aliás.. Esse lance de "ignorar" a temperatura do carro explica porque o segundo estágio da ventoinha não ativa.. Afinal, se ela é programada pra acionar o primeiro estágio num determinado ponto, o segundo (muito quente) jamais vai chegar para poder acionar o segundo. ¬¬

É... Tô vendo que esse negócio só vai prestar quando EU fizer meu curso de injeção e mexer EU mesmo nele. ¬¬
Nessas horas a gente pensa se vale ou não sair fazendo curso caro por aí pra não ter mais que depender de falcatruas de nego metido à esperto.
É por essas e muitas outras que pago um boi pra não mexerem no meu carro... Faço o que posso até onde posso... Só levo em oficina quando é preciso equipamento específico... O que é o caso. :(
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Dica:
Um mini-fusível encaixa certinho onde tem que fazer um jumper A e B.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Fastback

Carlos, resolvi postar a foto... Mesmo estando péssima.
Vamos lá, os pinos à serem ligados são esses dois à esquerda na linha inferior, certo? Os dois juntinhos...?
Como dá (ou não) pra ver na foto, aparentemente são só 4 pinos. Esse último que você diz ter no final da segunda linha, aparentemente não existe no meu. Tanto é que na foto ele também não aparece, ou eu não estou conseguindo vê-lo MESMO. Existe mesmo esse pino? Ou ele seria uma espécie de aterramento?
Bom... Mesmo assim, tô só no aguardo da confirmação!
PS pra complementar: Ao entrar em modo de diagnóstico, independente da programação (como por ex. o que o Marcel disse de o carro "ignorar" a temperatura do motor) É PARA ACIONAR A VENTOINHA NO SEGUNDO ESTÁGIO!?
Imagem
Marcel Murai
MODERADOR

Não!..no meu é assim, quando poe o jumper A e B se o motor tiver frio, a luz da injecao fica piscando até chegar a temp. no meio
Quando chega no meio a temp, acende a luz da marcha ascendente e liga a ventoinha no segundo estágio.
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Marcel Murai
MODERADOR

Fastback escreveu: Se eu fizesse com que a energia passasse diretamente do chicote para o ventilador, "pulando" esse resistor (que seria uma peça branca, aparentemente de cerâmica, não?) ao acionar o primeiro estágio o ventilador estaria na capacidade máxima?
Pois, o tempo que ele leva pra aquecer do meio do ponteiro pra cima é coisa mínima. Um minuto que eu fico com o carro parado o bicho já tá com a temperatura lá em cima e, mesmo fazendo de tudo pra não pegar trânsito pesado, dando voltas imensas só pra "andar rápido" pra gelar bem o radiador, é complicado. Se eu começo a manobrar o primeiro estágio não dá conta de resfriar o motor... Talvez, pelo menos pra segurar o ventilador até semana que vem, que é quando pretendo levar o carro pra oficina, essa poderia ser uma solução "emergencial", ou não?
Pelas suspeitas, tudo indica que foram os filhos da ... da conversão que "esqueceram" de ligar o segundo estágio da ventoinha, ou fizeram algo que não ativa a mesma pois, o thiago também teve os mesmos problemas um tempo depois quando voltou para fazer alguns reparos no carro dele na mesma oficina. Ou seja, é muita coincidência que dois carros iguais tenham dado os mesmos problemas na mesma oficina, né?
Sim, vc pode juntar o fio preto com o verde do resistor à fim de usá-lo emergencialmente até seu reparo.
Amauri RJ
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Amauri RJ »

Galera, só pra desencargo de consciencia de vcs, Carlos, Murai e o Famoso Diego FASTBACK.

O meu MONZA É UM GLS 94 - VERDE VIVALDI, lembra Diego, rs.... :lol: :lol:

O Funcionamento da ventuinha do meu carro funciona da seguinte maneira:

Carro frio ligando o Ar condicionado a ventuinha arma na estágio 1, depois de esquentar cerca de 3 minutos já passa pro estágio 2 e assim fica.

Carro quente ligando o Ar, ja entra logo a 2ª velocidade e o ponteiro no painel fica próximo da marca azul, andando constantemente, depois ela passa pro 1ª estágio. Se por ventura eu pegar um engarrafamento com o Ar ja estando ligado e a ventuinha no 1ª estágio, percebe-se a temperatura no painel subindo, aí, nitidamente da pra perceber o 2ª estágio entrando em ação e baixando a temperatura.

Carro frio em aquecimento, depois de aquecido, a ventuinha antes armava certinho com o ponteiro bem no centro, arma logo o 2ª estágio, mas agora ela está armando um pouquinho abaixo do centro, mas ja percebi que é a solda que fiz no fio do conector de temperatura que não está legal.

Anteriormente eu tive problemas com o conector e o sensor de temperatura ( que fica alojado no corpo da caixa termostática ) , troquei os dois e quanto ao conector eu soldei os fios, depois disso a marcador de temperatura no painel nunca mais foi o mesmo, pois ele dá uma leve oscilada, mas da pra fazer a leitura pefeitamente, vou desmanchar a solda que fiz e refazer, pois tenho quase certesa que é ela que está mal feita.

Os problemas neste sensor foi: Carro afogando e piscando o código 12 no painel, trocado o sensor, o problema foi sanado.

Pergunta ao Carlos: Qual o procedimento para apagar esse código que ficou gravado na memória ???
Desde já agradeço pela informação.
Atual - Ford Focus 2010/2011
26.000 km originais... único dono
Monza para sempre ...
Fastback

Vocês acreditam que ao entrar em modo de diagnóstico o infeliz armou o segundo estágio da ventoinha?! :smt011 Não sei se fiquei feliz ou se deu vontade de ir dar umas pauladas no infeliz que mexeu na programação dessa central.
Mesmo assim, Marcel, pra eu fazer esse procedimento de emergência de fazer a ventoínha ligar diretamente no segundo estágio, basta tirar os fios das pontas dessa peça branca e quadrada e ligá-los diretamente um ao outro? Acho que é um fio verde e outro preto, ou uma cor escura. Se ligar os dois diretamente, ou seja, descartando aquela resistência branca que fica presa próxima ao motor do ventilador, quando ele der o sinal para o primeiro estágio o ventilador já estará funcionando na potência máxima?
Há risco de sobrecarregar o sistema elétrico de alguma forma ou mesmo de a temperatura do motor ficar muito instável ou a própria central vai reconhecer a baixa brusca da temperatura já adequando a abertura e fechamento da termostática de acordo com o ventilador na força máxima?

Pelo menos assim dá pra ficar um pouco mais aliviado até eu levar o carro numa oficina semana que vem.
Valeu galera!

Ps.: Amauri, se eu não me engano, se você desligar sua bateria por um período de tempo eu acho que a sua injeção apaga esses valores. Se eu achar algo a respeito te aviso!
Responder