A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar
pode crê meus camaradas
assim que tiver um tempinho vou tentar resolver eu mesmo.

"O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira."
Nietzsche
Nietzsche
-
- Membro Class (Nível 5)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1992
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
No tunel após a alavanca do câmbio, na uma haste que liga a alavanca de troca de marchas com o liame, existe uma cruzeta com duas buchas e pinos que se gastão com o tempo criando uma folga considerável e prejudicando a passagem correta das marchas.
Preço da cruzeta original está em torno de 30 a 40 reais, paralelo de 20 a 30. Fiquem atentos, pois Nem sempre as folgas são somente no trambulador da alavanca.
:smt023
Preço da cruzeta original está em torno de 30 a 40 reais, paralelo de 20 a 30. Fiquem atentos, pois Nem sempre as folgas são somente no trambulador da alavanca.
:smt023
-
- Membro SL (Nível 1)
Valeu a dica camarada, assim que tiver tempo irei eu mesmo desmontar e providenciar a devida troca e assim ter a certeza do problema resolvido. 

"O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira."
Nietzsche
Nietzsche
- bartkoguerra
- Membro GL (Nível 2)
Fala Galera!
O meu Monza esta com alguns problemas parecido as vezes a segunda marcha e a primeira não entra ai eu tenho que praticamente colocar a alavanca em ponto morto e parar o carro depois de passar no quebra molas engatara primeira e depois a segunda ai carro volta a engatar todas as marchar normalmente.
Alguém pode me ajudar
O meu Monza esta com alguns problemas parecido as vezes a segunda marcha e a primeira não entra ai eu tenho que praticamente colocar a alavanca em ponto morto e parar o carro depois de passar no quebra molas engatara primeira e depois a segunda ai carro volta a engatar todas as marchar normalmente.
Alguém pode me ajudar
"Pra que ter um carro do ano,
Se eu tenho um carro do século"
Monza não e um carro e uma lenda!
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
Confira o estado da bucha do trambulador (peça que vai bem próximo ao câmbio) e das buchas do varão de marchas (dentro do "túnel" do carro). Se após trocá-la não resolver o problema, teria que abrir o câmbio para avaliar o estado dos engates.bartkoguerra escreveu:Fala Galera!
Alguém pode me ajudar
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
a 1° / 2° marcha sao comunitários, usam o mesmo cubo sincronizador e o mesmo garfo de acionamento esq/dir. certamente esta com dentes quebrado do cubo. pelo que tu esta dizendo os 2 eixos precisam estar parados pra engatar a marcha, ja que a funçao do sincronizador é essa equalizar a rotação do eixo com a engrenagem.bartkoguerra escreveu:Fala Galera!
Alguém pode me ajudar
se nao entra nem a 1 nem a 2 quase certo é cubo sincronizador faltando dente(quebra por arranhar) pq se fosse apenas 1 marcha dessas, poderia ser o anel sincronizador ou dente de acoplagem da engrenagem em questao.
tem que remover o trem de engrenagem e olhar o cubo e os aneis e os dente das engrenagem pra ver desgaste ou quebra.
mais antes disse revise, se esta entrando a 1 / 2° manualmente pelo trambulador sem o varao esta conectado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- bartkoguerra
- Membro GL (Nível 2)
Rafaelo,
Muito Obrigado pelas dicas vou conversar co meu mecânico este e ferra e da velha guarda o cara pegou toda essa geração de Santana e Monza da época o desde quando peguei o meu carro ele e só ele quem faz a manutenção ele faz questão de resolver ate os pequenos detalhes inclusive eu ia vender o carro mais ele me convenceu a não fazer isso pois ele disse que eu tenho uma maquina e só fazer a manutenção preventiva.
Se for confirmado estes defeitos que vc falou sera que terei de trocar a cx de macha
Muito Obrigado pelas dicas vou conversar co meu mecânico este e ferra e da velha guarda o cara pegou toda essa geração de Santana e Monza da época o desde quando peguei o meu carro ele e só ele quem faz a manutenção ele faz questão de resolver ate os pequenos detalhes inclusive eu ia vender o carro mais ele me convenceu a não fazer isso pois ele disse que eu tenho uma maquina e só fazer a manutenção preventiva.
Se for confirmado estes defeitos que vc falou sera que terei de trocar a cx de macha
"Pra que ter um carro do ano,
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
nao faz sentido algum voces trocaram a caixa so por isso. se ele souber oque esta fazendo é so trocar o cubo sincronizador da 1 / 2°, ou aneis sinc delas, ou engrenagem delas.bartkoguerra escreveu:Se for confirmado estes defeitos que vc falou sera que terei de trocar a cx de macha
por sorte, como a 1 e 2° sao as primeiras do eixo secundario se torna mais barato a MO. porem é cara pq tem que desmontar algumas coisa e nao é tao rapido assim.
façam primeiro verificaçao se esta ou nao entrando a 1 / 2° com o motor desligado. 1 e 2° no trambulador é girar um pouco pra esquerda(anti horário) empurrar pra frente é a 2°, empurrar pra tras é a 1° sempre mantendo a pressao no sentido de rotacionar a rotula na mao e assim empurrar a aste.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.