Página 3 de 3

Re: Bielou na garantia e o ex dono não assume.

Enviado: 23 Jan 2011, 12:27
por kraudyu
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Quer dizer que o meu Chevette 75/76, inteiraço, que eu vendi com 32 anos de uso, que não fumaçava e nem batia ou rajava, e tinha até ar condicionado, por 2.000 reais, se desse um problema desses antes de 3 meses e o novo dono resolvesse levar o carro na retífica mais cara do Rio de Janeiro, que cobrasse digamos uns 3000 reais para deixar o motor 'zero', a lei me obrigaria a dar o carro de graça para o sujeito e ainda lhe dar um bônus de 1000 reais?
Se você fizesse um contrato de compra e venda (que garantiria o bom estado do carro por 3 meses, não importando o ano do carro pois um veículo é um bem durável), e não conseguisse provar que o atual dono agiu de má fé, pelo que diz o artigo 26 do CDC você teria que arcar com o prejuízo sim. Tudo é questão de uma das partes conseguir provar que está com a razão, pois o juiz baseia sua decisão no que diz a lei e nas provas apresentadas!

Re: Bielou na garantia e o ex dono não assume.

Enviado: 23 Jan 2011, 20:41
por Vanessa Dias Camillo
kraudyu escreveu:
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Quer dizer que o meu Chevette 75/76, inteiraço, que eu vendi com 32 anos de uso, que não fumaçava e nem batia ou rajava, e tinha até ar condicionado, por 2.000 reais, se desse um problema desses antes de 3 meses e o novo dono resolvesse levar o carro na retífica mais cara do Rio de Janeiro, que cobrasse digamos uns 3000 reais para deixar o motor 'zero', a lei me obrigaria a dar o carro de graça para o sujeito e ainda lhe dar um bônus de 1000 reais?
Se você fizesse um contrato de compra e venda (que garantiria o bom estado do carro por 3 meses, não importando o ano do carro pois um veículo é um bem durável), e não conseguisse provar que o atual dono agiu de má fé, pelo que diz o artigo 26 do CDC você teria que arcar com o prejuízo sim. Tudo é questão de uma das partes conseguir provar que está com a razão, pois o juiz baseia sua decisão no que diz a lei e nas provas apresentadas!




Vou juntar todos vcs e levar no forum, Jéééésuis...rsrsrs...bjs e põe o tópico pra rodar estou adorando tudo isso e vai me ajudar mto...

Re: Bielou na garantia e o ex dono não assume.

Enviado: 23 Jan 2011, 22:26
por dathus
pela lei do consumidor. quem vende tem direitos e deveres e quem compra tb. para comprovar a compra basta o recibo reconhecido firma do dono do veiculo e se fosse comigo eu nem mexia no carro.. ja procurava a justiça de cara! e caso a justiça entenda que o comprador foi prejudicado ele tem que receber o valor de volta. caso o vendedor nao aceite. ele pode pedir uma pericia. e dai vai se passando o tempo e deixando o comprador e o vendedor mais pobre e o juiz e advogados ricos. nao sei direito o prazo para devolução mas pra bater biela. o rolamento do virabrequim ja devia ta bem gasto. isso vai da historia de vida do carro.. desde as primeiras trocas de oleo. :( até problemas mecanicos mau resolvidos foi se o tempo que agente só olhava os dentes do cavalo pra compra-lo! hihihihi

Re: Bielou na garantia e o ex dono não assume.

Enviado: 24 Jan 2011, 16:32
por Luiz Carlos (Rio)
Já que um carro é um bem durável, eu gostaria de saber qtos anos a justiça entende que um carro deve servir ao dono, sem apresentar problemas mecânicos, elétricos, etc.
32 anos de uso de um carro acho que é um tempo exagerado para o vendedor garantir que o carro não vai dar problemas no dia seguinte ao da venda, mesmo que no momento dela o objeto esteja perfeito. 20 anos, que é o caso que originou o tópico em questão, não sei não...
Um motor, por mais avançada que seja a tecnologia empregada na sua fabricação, pode parar de funcionar a qualquer momento.
Na aviação, por exemplo, um avião só é homologado para vôo se mesmo com um dos motores inoperante (se ele tiver dois) ele continuará voando.
E olha que motor de avião é alguma coisa infinitamente mais elaborada que um motor de automóvel e sofre inspeções constantes. Mesmo assim ele pára de uma hora para outra.
Nos tempos atuais menos, já que motores a jato são diferentes dos antigos motores a pistão que equipavam os aviões nos quais eu voei alguns anos.

Espero estar aqui qdo sair o resultado dessa briga judicial.

Abraços

Re: Bielou na garantia e o ex dono não assume.

Enviado: 24 Jan 2011, 17:41
por Rafaelo
esse problema pelo visto tava mascarado atras do oleo, quando trocou "aumentou a folga" ou melhor revelou. alguma carga ou giro no motor deve ter virado os casquilho movel de tal biela e ferrou com todo o colo. eu tb tenho minhas duvidas em relaçao ao Ganho! ate pq vcs vao ter que provar tecnicamente que o motor nao estava em condições de uso. por isso que sempre é bom antes de uma compra de carro se fazer um laudo tecnico antes da compra pra evitar essas coisa... eu sei que é complicado ter que fazer pericia gastos $, tempo, burocracia brasileira, mas seria uma prova boa pra vcs e o "Ganho" seria mais facil. senao fica só la palavra contra palavra.

o cara vendeu o carro por algum problema isso nao tenha duvida! ele deve ter usado um oleo mais grosso pra preencher a folga. nao acredito que vcs tenham lascado o pau no carro e pra isso acontecer ou o cara tem que ser muito cavalo ou por alta kilometragem entre outros fatores. uso normal do carro nao acontece isso é raro os casos.

Re: Bielou na garantia e o ex dono não assume.

Enviado: 24 Jan 2011, 19:09
por TheRipper
Garantia de pessoa física para pessoa física num carro com 20 anos de uso? Sinceramente, o ex dono foi louco de fazer isso. Se eu vender meu carro um dia, dou garantia a perder de vista: saiu da minha vista, não tem mais garantia :D

É possível que o ex dono não soubesse de problema algum mesmo, talvez por ter usado um óleo diferente, o problema foi desencadeado. Mas se ele fez um contrato de garantia, bota na justiça e vê no que dá...

Re: Bielou na garantia e o ex dono não assume.

Enviado: 24 Jan 2011, 20:48
por kraudyu
TheRipper escreveu:Garantia de pessoa física para pessoa física num carro com 20 anos de uso? Sinceramente, o ex dono foi louco de fazer isso. Se eu vender meu carro um dia, dou garantia a perder de vista: saiu da minha vista, não tem mais garantia :D


KKK, somos dois KKK. O antigo dono do Monza deve ter feito esse contrato na intenção de provar que o carro estava bom, e por isso (se forem em frente com o processo) ele vai ter uma bela dor de cabeça :smt005

Re: Bielou na garantia e o ex dono não assume.

Enviado: 24 Jan 2011, 22:49
por dathus
<b>Produtos com vícios , Vício na Garantia </b>

Quando um produto apresenta vício de qualidade (defeito) na garantia, o Código de Defesa do Consumidor estabelece, em seu artigo 18, parágrafo 1º, que o fornecedor tem um prazo de até 30 dias para sanar o problema. Caso isto não ocorra, o consumidor pode exigir, à sua escolha, uma das seguintes opções :

I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III – o abatimento proporcional do preço. ..."

O consumidor poderá optar, de imediato, por uma das alternativas mencionadas, sempre que a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, ou se ele for essencial.

Nos casos em que o produto já foi levado à Autorizada e recorrentemente volta a apresentar problemas, deve ser observado o parágrafo 6º, inciso III que dispõe:

" São impróprios ao uso e consumo: os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam."

<b>Garantias legal</b>

De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo para reclamar dos vícios (defeitos) de fácil constatação é de noventa (90) dias para produtos duráveis ., e de 30 dias para produtos não duráveis.

A contagem do tempo, dessa GARANTIA LEGAL é interrompida no momento em que o consumidor, comprovadamente, comunica ao fornecedor que o produto apresentou qualquer problema e volta a ser contada se houver uma resposta negativa, claramente transmitida por esse fornecedor.

Se o problema foi regularizado, a contagem do tempo não é interrompida. No entanto, o consumidor terá mais 90 dias de prazo para reclamar do serviço que lhe foi prestado.

<b>Vício oculto (Defeito de fabricação) </b>

§ 3º Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.

Porém, o Código não estabelece um período de tempo após a compra, em que se pode aplicar essa determinação. Portanto, deve ser considerado cada caso individualmente.

Para questionar o fornecedor é conveniente, mas não indispensável, que o consumidor consiga obter, de uma assistência técnica, um laudo determinando que o defeito é de fabricação.

FONTE: SINDEC