Preparação turbo Monza 1.8 - Ajuda dos monzeiros .

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Preparação turbo Monza 1.8 - Ajuda dos monzeiros .

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao, esse e o coletor 2E nao vai servi no teu cabeçote.

oque tu precisa é o do bfla que é duplo. nao precisa troca de carburador e so compra uma flange pra poder usar o 2E nesse coletor do bfla F1.

Imagem
Imagem

alcool so se usa em motor turbo quando a taxa e pressao sao altas. nao é teu caso 8:1 e 0,6 a taxa dinamica e baxissima pode usar gasolina sem risco algum. usar alcool com 8:1 ate 2500 vai fica um porcaria se pegar 4 pessoas e coloca no carro nao vai andar. ande na gasolina que é melhor pro teu caso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
t.vianna
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por t.vianna »

Agora sim entendi o esquema do uso da gasosa, muito bom .
Vou providenciar a compra desse coletor , só não sei ainda muito sobre a flange .
Valeu meu querido, muito obrigado por ajudar nesse projeto .
:arrow: Siga MONZCONA nas redes sociais para mais novidades :ok:

Youtube Channel
https://www.youtube.com/channel/UCVqHYZsINu81FoPhHxJxeqQ

Instagram
https://www.instagram.com/monzcona/
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: alcool so se usa em motor turbo quando a taxa e pressao sao altas. nao é teu caso 8:1 e 0,6 a taxa dinamica e baxissima pode usar gasolina sem risco algum. usar alcool com 8:1 ate 2500 vai fica um porcaria se pegar 4 pessoas e coloca no carro nao vai andar. ande na gasolina que é melhor pro teu caso.

Se alimentar direito e adiantar o ponto de ignição, pior do que era com gasolina não fica. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

pior que vai sim rsrsrs se ja é ruim na gasolina no 8:1 alcool vai piora ainda mais. ja testei isso e o resultado foi visivel a falta de potencia era gritante 8:1 "alcool 100%" fico uma porcaria mal ligava o carro, demorava pra aquecer,se tivesse com carga entao piorava. adiantei ponto, deixei as velas quentes pra ajudar, entre outros e mal andava. podem experimentar... vai perde potencia logo de cara nao acho uma preparação digna isso. é muito mais simples deixar com esta potencia original gasolina e acrescentar o turbo. se nao pisar vai andar original sem gastar muito.

sacrificar a fase aspirada desse jeito o motor vai fica xoxo de mais ate as media rotação. nao vejo pq nao usar gasolina nesse caso. bom é so minha dica.
t.vianna
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por t.vianna »

Claro Rafaelo, irei pesquisar sim, só para aprofundar os conhecimentos , como o do Megasquirt que me falou, aprendi muitas coisas .
Creio que não será necessário já pessou por isso ,é sua experiencia e se vc está falando tá falado .
:arrow: Siga MONZCONA nas redes sociais para mais novidades :ok:

Youtube Channel
https://www.youtube.com/channel/UCVqHYZsINu81FoPhHxJxeqQ

Instagram
https://www.instagram.com/monzcona/
Rafaelo
MODERADOR

capaz meu velho quem sou eu pra dizer oque e certo ou oque e errado apenas gosto de testar as coisa na pratica e ler a respeito. pelo oque andei lendo andar em 8:1 no alcool mesmo com esses ajuste pra tenta simular a taxa do alcool nao sao suficiente oque ja era previsto.

um dado interessante praticamente todos os carros nacionais turbo sao gasolina e usam taxa que varia de 7,8 a 8,5 e com pressao no max 0,6 e andam muito bem em todo a regiao de rotação sem ter que sacrificar a fase sem carga. como pode ver nao optaram alcool por nao precisar. quem faz preparação forte em turbo ae sim se faz nescessario o uso do alcool.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:pior que vai sim rsrsrs se ja é ruim na gasolina no 8:1 alcool vai piora ainda mais. ja testei isso e o resultado foi visivel a falta de potencia era gritante 8:1 "alcool 100%" fico uma porcaria mal ligava o carro, demorava pra aquecer,se tivesse com carga entao piorava. adiantei ponto, deixei as velas quentes pra ajudar, entre outros e mal andava. podem experimentar... vai perde potencia logo de cara nao acho uma preparação digna isso. é muito mais simples deixar com esta potencia original gasolina e acrescentar o turbo. se nao pisar vai andar original sem gastar muito.

sacrificar a fase aspirada desse jeito o motor vai fica xoxo de mais ate as media rotação. nao vejo pq nao usar gasolina nesse caso. bom é so minha dica.
O meu tem os 8,8:1 originais. Bicos maiores + ponto adiantado em mais 6 graus no distribuidor.

Pega de primeira, é bater na chave e sair, responde bem desde a baixa, consigo andar ou viajar normalmente com o carro, se eu quiser nem deixo a turbina entrar , etc..

O Marcell500EF também andava no 500EF dele com álcool e ponto adiantado, sem turbo. Nunca vi reclamando de falta de desempenho.

Agora, se não alimentar ou se não adiantar o ponto, aí fica ruim mesmo...

Quanto a usar gasolina, é perfeitamente possível. Mas minha maior preocupação é um dia ele abastecer num posto que batize o combustível e quebrar tudo na primeira acelerada.

Além disso, o ganho estimado de potência num turbo à álcool é de 140% por 1 bar de pressão, enquanto num à gasolina é de 100% por 1 bar (álcool resfria mais o ar, resiste mais à detonação, é batizado com água e não solvente, etc.). :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

é como tudo tem o lado positivo e o negativo em usar gasolina ou alcool. essa da gasolina batizada é uma delas. mas alcool com aqua em excesso tb é ruim ainda mais se tratando de carburação.

no teu caso nao da pra usar como base, é injeção sao 4 bicos pulsando junto, é 2.0, é 8,8:1, o ar admitido ja é maior, cabeçote F2, entre outros que fazem nao notar a diferença... tudo isso influencia. quando inventei de trocar o gigle e colocar no alcool fico uma bomba mal saia da grama, muito ruim mesmo. o meu motor era praticamente identico ao dele quando eu testei e mesmo assim tinha feito como manda a receita de bolo. tanto é que tirei tudo na mesma hora ja era ruim antes depois disso piorou ainda quando era carburado.

se colocar no dinamometro original aspirado o motor dele gasolina e depois alcool com as modificação vai se nota a perda de potencia torque, faço ate uma aposta com vcs. a nao ser que exista um milagre que faça 8:1 ficar como se fosse 12:1 isso é impossivel mesmo tentando simular com adiantando o ponto freneticamente pra compensa a perda :)

oque acho o ideal nesse caso é 2 caminho ou aumentar mais essa taxa algo pra 9,5:1 ai sim usar alcool e fazer todo o resto da conversao. ou andar na gasolina a 8:1

mas tudo é uma questao de se fazer esses testes, antes de turbinar fazer a conversao pro alcool e usar a receitinha de bolo e da umas volta pra ve como vai ficar. a logica é simples quando mais forte ficar no aspirado mais ficará no turbo com menos pressao.
Responder