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Re: chave comutadora

Enviado: 12 Jan 2011, 06:34
por mendao
Bom dia pessoal ! Bom dia lobo2 !

Lobo ...deixei seus comentários com letras pretas e as minhas, em vermelho pra facilitar a conversa.

O volante não pode estar travado. Se estiver, só vai complicar ainda mais as coisas.
Eu percebi isso ! Nao tem como colocar o cilindro estando o volante travado pois o mecanismo de trava bloqueia a passagem do eixo cilindro ! :smt023

Até onde eu sei, pro seu carro realmente deve-se usar o cilindro da primeira foto. O da segunda foto é para os monzas mais antigos. Mas, vai saber pq o seu estava com o outro...
Como vc disse... vai entender porque o meu carro está usando o cilindro mais antigo !! Sei lá se já trocaram antes e colocaram esse modelo. Nao tenho como saber se seria ele ou não. Primeira vez que tenho esse problema. Estou como carro ha 10 anos mas acredito que o meu carro usa a trava da foto 2 porque é aquela lingueta que força o mecanismo da trava para baixo permitindo que o cilindro seja instalado no seu lugar . O problema é que essa lingueta nao está conseguindo deslizar por cima de um ressalto e abaixar a trava. Por que eu nao sei ! :smt021

Em geral, veja bem, em geral... Mesmo que a carcaça da trava estiver com uma parte do canto esquerdo dentro quebrada, não tem perigo. Só vai acontecer da trava acionar no momento que voltar toda a chave, sem a necessidade de tirar a chave. Desde que vc esteja ciente disso, não costuma ter problemas. Mas, como disse, deve-se avaliar bem a peça para ter certeza que não há nada de sério errado com ela. Isso infelizmente não é possível fazer por internet e o chaveiro que está fazendo o serviço deve ter a capacidade para avaliar isso.
O mecanismo interno da trava está ok ! Ontem a noite fiquei analisando se há algum problema no mecanismo e , ao meu ver, ele está funcionando como deveria . lobo2 ... Se entendi bem , a trava da direção só é acionada quando eu giro a chave toda para esquerda ( sentido anti-horario ) ? Por isso nao tem perigo da direção travar ? :?:

Para colocar o cilindro de volta, com um arame fino mas rígido o suficiente para segurar a trava abaixada, passe ele pelo furo por onde sai o eixo que vai para o comutador segure a trava de direção abaixada. Acho que um pedaço de mola do acelerador do carburador de fusca dá certo para fazer isso.
Estou achando que o unico jeito é fazer um furo e comandar o mecanismo para que o cilindro possa ser encaixado. Pelo lado oposto, por onde sai o eixo que comanda o comutador, nao acredito que vá funcionar porque o furo é muito justo. Mas daqui há pouco tentarei fazer o qu sugeriu :smt023

Coloque o cilindro de ignição na posição em que seja possível abaixar por completo a trava (do cilindro em si, que prende ele no lugar).
Posição 2 da chave. A trava do cilindro só fica liberada coma chave nessa posição ! :smt023

Pronto... É isso. Em alguns casos, só deixar o volante destravado que o cilindro já entra no lugar.
Infelizmente não fomos um dos premiados !! :smt010

Existem casos que não dá para fazer nada disso, como aconteceu com o meu carro. Aí tem que fazer um furo bem pequeno na carcaça da trava para poder segurá-la para baixo na hora de instalar o cilindro...
Como eu disse acima , planejei fazer esse furo hoje cedo. O chaveiro já está stressado sem saber o que fazer ! Por acaso lembra qual foi o lugar que furou ? :smt017

Espero que consiga entender essas instruções confusas.
Foi tranquilo !! Valeu mesmo !! Eu volto aqui para postar o resultado . :smt023

Abração !

Re: chave comutadora

Enviado: 12 Jan 2011, 08:28
por lobo2
Bom...

Antes de fazer o furo, eu tentaria colocar o cilindro que em teoria é o correto pro seu carro. Eu me lembro que uma vez estava com uma carcaça da trava de um monza com regulagem de altura do volante na bancada estudando como que funcionava o mecanismo que só deixa a trava acionar quando se tira a chave. E esse cilindro antigo que tem a lingueta do lado não entrou de jeito nenhum. Ele entrava e qdo faltava coisa de 1 cm para encaixar não ia mais. Não sei se era problema no cilindro ou na carcaça. Sei que não entrou. O sem essa lingueta entrava certinho. Eu tenho medo desse negócio de trava de direção, no meu qdo mexi andei mais de 1 semana com ele só no bairro e em vel. baixa pra ter certeza que tava em ordem. :lol: Inclusive, tem dois métodos relativamente simples de instalar esse cilindro, que já vi alguns chaveiros usarem. Mas justamente por conta desse medo que tenho nem vou falar como que é. Acho perigoso.

Quanto a trava, é isso mesmo. Ela só é acionada qdo se volta a chave. Se olhar no eixo do cilindro, ele tem um recorte que só deixa a trava acionar nessa posição. Em qqer outra ela é mecanicamente travada pelo eixo do cilindro, pela parte que não tem o recorte. Olhando onde o cilindro vai encaixado, no lado esquerdo existe uma lingueta (a peça móvel que vc disse que não está deixando o cilindro entrar) com uma mola e uma abertura pequena quadrada. Essas peças que são responsáveis para só deixar a trava acionar quando se tira a chave. Acontece que quebra a parte de cima dessa abertura e aí a trava aciona assim que se volta a chave no sentido anti-horário. Sem precisar tirar a chave pra isso. Eu não me lembro se quando quebra a carcaça essa lingueta pula do lugar... Talvez seja bom olhar pois se quebrou e ela saiu do lugar, pode dar problema tanto na hora da montagem quanto durante o uso. Na sua foto não consegui ver se está quebrada. Eu tenho uma carcaça dessas de reserva mas não está aqui comigo agora. Se precisar, avise que no fim de semana tento te mandar uma foto de como tem de ser essa abertura.

O furo se não me engano foi feito na direção da trava, paralelo à coluna de direção, na frente. Um pouco abaixo da linha do centro do cilindro. Seu puder esperar até quinta meu carro voltar da oficina, eu desmonto a capa do volante e te mando uma foto do local onde foi feito o furo. Tem que ser feito com cuidado e é um furo pequeno. Por ali só vai passar o arame que vai segurar a trava abaixada durante a montagem do cilindro...

Qqer coisa que puder ajudar tamo ai! :smt023

Re: chave comutadora

Enviado: 12 Jan 2011, 08:37
por Carlos A. Freire
Para colocar, o miolo deve estar com a chave e virada na posição II. Se não fizer assim ele não entra.

Abs,

Carlos Freire

Re: chave comutadora

Enviado: 12 Jan 2011, 10:08
por mendao
Carlos ... estou ciente da posição da chave mas nao é esse o motivo de nao estar conseguindo colocar o cilindro no lugar. Valeu pelos alertas !!

Aguardei pelo chaveiro que hoje nao apareceu ... e fui por em prática oque havia dito antes, a de fazer o furo. Furei exatamente como o lobo descreveu. Em direção a trava, paralelo à coluna de direção, na frente ou seja, lado esquerdo do volante e um pouco abaixo da linha do centro do cilindro.
Enfiei um arame de aço para segurar a chaveta e tentei colocar o cilindro com a lingueta. Não consegui !!! :smt021 :smt021 :evil: :smt017 :smt014
Como havia comprado 2 cilindros, novo e antigo, tentei colocar o novo, sem ligueta, e encaixou perfeitamente. Conectei o cmutador e está funcionando. POREM , a trava de direção nao funciona ! Entao vem o meu receio !!
Lobo , pelo que entendi , nao terei perigo da direção travar pois, enquanto eu estiver dirigindo , a chave nunca estará na posição de trava, toda pra esquerda . Correto ?

Amanha irei desmontar tudo e tentar encaixar o cilindro com a lingueta .
Por favor, nao desmonte sua direção !! Acho que fiz o furo no lugar certo !! Agradeço muito por querer ajudar !! :smt023

lobo2 .. entao vc está usando o cilindro sem a lingueta ?

Re: chave comutadora

Enviado: 12 Jan 2011, 11:22
por mendao
Pessoal .. problema resolvido !

Compreendi o sistema ... a função da lingueta é de abaixar todo o sistema de trava da direção para que se possa introduzir o cilindro da ignição.
Quando fiz o furo e consegui manter o sistema de trava abaixado com um arame , eliminei a função dessa lingueta. Assim, pude usar o cilindro mais moderno sem complicação alguma.

Para manter a chave anterior tive que mudar o conjunto de segredo. Faça um lado de cada vez para nao perder a combinação. Tentei trocar todo o miolo mas um pequeno pino na extremidade do eixo, proximo ao comutador, nao permite. Eles tem tamanhos diferentes. Cada fabricante tem o seu padrão.

O sistema de travamento está funcionando perfeitamente pois, como o lobo2 disse, é a posição da chave, que , ao rotacionar o eixo, altera a posição de um entalhe que faz o acionamento desse sistema ou seja, so trava com a chave naquela posição !

Valeu mesmo !
Meus agradecimentos a todos vcs !!!

Agora vou resolver outro probleminha ... iluminação do velocimetro que é muito fraca !