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Re: Como trocar correia do Ar condicionado?

Enviado: 27 Jan 2011, 21:18
por Luiz Carlos (Rio)
Não querendo complicar as coisas, mas já complicando...

Existem vários tipos de brocas, feitas com vários materiais e amoladas com ângulos específicos para furar madeira, metais moles, metais duros, etc.
Para furar um parafuso de aço (como é o parafuso em questão) é necessário usar uma broca de aço rápido para furar aço duro. Ela vem com o ângulo ideal para isso. Até a velocidade da broca durante a furação é importante (qto mais duro o metal, menor a velocidade requerida). Ruim é que pouca gente tem furadeira de velocidade variável. Eu tinha uma, mas pifou o botão de controle e agora ela só tem duas velocidades, parada e máxima. :lol:
Com uma máquina de velocidade variável é mais fácil não deixar a broca correr ao iniciar o furo, pois faz-se isso com baixíssima velocidade e só se aumenta a mesma qdo já tem um tico de furo no material.

Para remover o parafuso deve-se introduzir no orificio broqueado não um macho, que é feito de material quebradiço, e sim um extrator, feito especialmente para isso.

Qdo eu trampava (como dizem os paulistas) em motores de avião, era comum quebrar prisioneiros que prendem o cilindro ao carter.
Qdo isso acontecia, mesmo em viagem, chamavamos um especialista que só fazia isso, pois é um trabalho especializado.
Então, vendo o cara trabalhar e conversando enqto ele agia, aprendi esses detalhes.

O principal fator é ter espaço para usar a furadeira perfeitamente alinhada com o parafuso e fazer o furo exatamente no centro do mesmo.
Havia ocasiões em que o cara fazia um furo, o extrator nao conseguia extrair o parafuso, ai o cara ia fazendo um furo cada vez maior até praticamente deixar um fiapo, que ele removia usando um macho, só para retirar as rebarbas do maledeto.

E por essas e outras que todo serviço em mecânica deveria ser feito com o uso de torquímetro, ou no mínimo muita experiencia em apertar parafusos, para não apertar demais e trincar o mesmo, como deve ter acontecido no caso em questão, pois em quase todas as oficinas quem inicia e termina o trabalho é um aprendiz, que fica com medo do parafuso afrouxar e aperta até "sair água".

Abraços

Re: Como trocar correia do Ar condicionado?

Enviado: 28 Jan 2011, 00:50
por Leocastro
Isso! me confundi! Desculpe cara!!!

Re: Como trocar correia do Ar condicionado?

Enviado: 28 Jan 2011, 02:35
por Diego Paiva
Valeu, pessoal, LEO, LUIZ, DAVID..... Vou pensar no que fazer....
Por isso que cada vez mais, estou deixando essas oficinas de lado, sempre acontece uma dessas.... o carter do meu carro, foi do mesmo jeito, antes vazava por excesso de aperto, quando troquei a junta, tava tudo estourado, a junta praticamente partida.... dai troquei a junta há quase 2 anos e ainda continua tudo sequinho, fora outros N exemplos...

Agradeço à todos pelas sugestões. Primeiro vou ver se tiro com alicate de pressão e um pouco de força, se não sair, vai ter que sair furando mesmo, minha furadeira tem velocidade variável e gira nos dois sentidos...Vamos ver como isso vai ser resolvido :D

Re: Como trocar correia do Ar condicionado?

Enviado: 28 Jan 2011, 08:25
por Leocastro
Diego Paiva escreveu:Valeu, pessoal, LEO, LUIZ, DAVID..... Vou pensar no que fazer....
Por isso que cada vez mais, estou deixando essas oficinas de lado, sempre acontece uma dessas.... o carter do meu carro, foi do mesmo jeito, antes vazava por excesso de aperto, quando troquei a junta, tava tudo estourado, a junta praticamente partida.... dai troquei a junta há quase 2 anos e ainda continua tudo sequinho, fora outros N exemplos...

Agradeço à todos pelas sugestões. Primeiro vou ver se tiro com alicate de pressão e um pouco de força, se não sair, vai ter que sair furando mesmo, minha furadeira tem velocidade variável e gira nos dois sentidos...Vamos ver como isso vai ser resolvido :D
Nada Diego!
Bem, tem essa opção também, de tu esfolar todo o parafuso, e, tirar ele (ou o que sobrar dele) aos pouquinhos!
Sorte tua que no tem, a DH independe da correia do AC, senão veria que beleza é andar sem DH!!!
Rs.
Grande abraço!

Re: Como trocar correia do Ar condicionado?

Enviado: 28 Jan 2011, 13:39
por Rafaelo
se for "comer" o corpo do parafuso é preciso refazer a rosca do bloco com um macho e o vira-macho. acho que vai te sair mais barato ir ate um torneiro mecanico e extrair ele capaz de arroncar o furo do bloco nessas tentativas.

Re: Como trocar correia do Ar condicionado?

Enviado: 28 Jan 2011, 20:37
por Diego Paiva
Problema resolvido! Retirei o compressor, levei ao torneiro, ele me cobrou 10 reais pra extrair o parafuso e passar o macho, pra corrigir a rosca, caso precisasse. Pra retirar o parafuso, ele soldou uma espécie de extrator no parafuso e foi retirando... foi bem trabalhoso, tava muito apertado. Mas ficou show de bola...

Compressor com todos os suportes ok:
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Dai como tirei o compressor... aproveitei pra colocar um gás que dizem ser o melhor:
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O ar já está gelando novamente... amanhã conto pra vocês como ficou o rendimento do mesmo com esse gás...Pelo que falaram ele é quase 100% puro, os outros tem algumas "misturas" que atrapalham no rendimento. Levei na loja de um amigo meu, demos quase 40min de vácuo no sistema, e depois colocamos o gás! Foi até barato o gás.... 30 reais essa garrafinha, que deu e sobrou pro monza :smt024 Mas foi esse preço, pq comprei diretamente na loja de refrigeração... se for dar recarga em lojas de AR Condicionado, a recarga sai uns 80.....

Mais uma vez obrigado a todos que de alguma forma tentaram me ajudar!

Abraços!

Re: Como trocar correia do Ar condicionado?

Enviado: 28 Jan 2011, 22:06
por david crozeta
pra variar fez a coisa certa né Diego :wink: . ficou original como deve ser. :smt023

quanto a recarga... foi usado balança ? saiu barato mesmo....


um abraço

Re: Como trocar correia do Ar condicionado?

Enviado: 29 Jan 2011, 03:40
por Diego Paiva
David, não usamos balança... meu carro pede 700g (tem na etiqueta do ventilador) de gás... a garrafinha tem 750g, sobrou mais ou menos isso na garrafa, o cara colocou o gás controlando pelo manometro. Na carga de gás anterior que eu dei, foi usado balança... o ar gelava bem, mas não como ficou agora.... Tá demais. Fui dar uma voltinha com a dona patroa, cheguei agora... ta gelando demais, pra vcs terem idéia, chegou a embaçar o vidro traseiro....minha mão que ficou perto do difusor central, tava doendo, kkkk. Ficou melhor que antes!

Foto que tirei agora quando cheguei, olhem o estado dos vidros:
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Abraços!