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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Enviado: 20 Ago 2010, 13:33
por MonzaClub20EFICHZ
Não aparece em gráficos, aparece em números na tela do programa, uma vez tirado o log, podemos fazer gráficos com o Excel.

O código da anomalia sai pelo código lampejante e não pelo scanner, para isso nem precisa do Kaptor!

Mas muitos problemas não geram erros para a central, por isso a importância do scanner para analisar o funcionameno do motor.

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Enviado: 21 Ago 2010, 20:48
por MonzaClub20EFICHZ
Analisando mais profundamente os gráficos e a situação real, verifiquei que os dados relacionados a Posição do Acelerador em % na verdade estão mostrando a RPM do motor com um fator de correção de 57,5 (multiplicar valor por).

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Enviado: 22 Ago 2010, 22:20
por MonzaClub20EFICHZ
Após mais análises gráficas e mantendo algumas variáveis fixas temos o seguinte quadro:

Real - Parâmetro - O que é - Qual Software e modo
Avanço da ignição - Knock retard - Retardo da pré-detonação - ElanScan
Avanço da ignição - Spark Timing - Avanço da ignição - FreeScan modo GM 410B
Consumo Air/fuel ratio - Razão de admissão Ar/Combustível - - ElanScan e Free Lotus Elan M100
Contagem de pré-detonações - Knock counter - Contagem de pré-detonações - ElanScan
MAP - Mainfold press – bar MAP com ruído - sensor pressão absoluta em Bar - ElanScan
MAP - IAC position - MAP limpo obtido por - atuador lenta - ElanScan e Free Lotus Elan M100
MAP - Integrator - MAP com ruído - FreeScan modo GM 410B
MAP - Barometer - MAP mas não tem LOG - FreeScan modo GM 410B
MAP - Start water temp - MAP limpo e sem ruídos - FreeScan modo GM 410B
Potência de base do Injetor? - Injector Base PW - Potência de base do Injetor? - FreeScan modo GM 410B
Pressão ambiente - Barometer - O valor da pressão ambiente ao ligar o motor - ElanScan
RPM - Throttle % - RPM do motor multiplicar por 57,5 - ElanScan e FreeScan ambos modos
Temp - Coolant temp. - ºC - Temperatura da água no motor - ElanScan e Free Lotus Elan M100
TPS - TPS voltage - Voltagem do sensor de posição do acelerador - ElanScan e Free Lotus Elan M100
TPS - parecido - Battery Volts - Parece muito com TPS Volts - FreeScan Lotus Elan M100
Voltagem Bateria - Engine run time - Parece ser Voltagem Bateria testar ligando tudo - ElanScan
Volume de ar admitido - Air flow - Fluxo de ar – Volume de ar admitido - FreeScan modo GM 410B
VSS - Flags 55 - Indica o funcionamento do VSS mas é binario - ElanScan
Mede cambio acoplado com motor (giro igual)

Coloquei bem tabulado mas não funciona!

Ainda tenho alguns parâmetros a fixar e localizar os dados:
Qual é o cut off ou tempo de injeção - deixar entrar o cut off acima de 60 km/h
Conferir se Engine Run é mesmo voltagem bateria ligando tudo e vendo a queda da tensão em números.

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Enviado: 23 Ago 2010, 18:54
por MonzaClub20EFICHZ
A técnica do método científico onde deixa-se todos os parâmetros inalterados e varia-se apenas um está dando certo, confirmado mais dois parâmetros

Voltagem da bateria - sai do item Engine run time, que para dar o valor em Volts divide-se por 10.

Voltagem do Potenciometro do CO - sai do item Spark Advance, que para dar o valor em Volts divide-se por 18,21.

Ainda falta o teste com motor quente e ligando o código lampejante o avanço do ponto trava para ser regulado, então isto pode ser mapeado nos gráficos.

E o teste do cut off que zerará a variação dos parâmetros de tempo de injeção e razão de ar/combustível

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Enviado: 24 Ago 2010, 11:29
por danilo-sn
entao vai ter q ficar fazendo esses calculos sempre q for ver alguma coisa?

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Enviado: 24 Ago 2010, 23:12
por MonzaClub20EFICHZ
Mais ou menos, estou elaborando uma planilha no Excel que capturará os dados exportados os ajustará e dará os valores corrigidos com os nomes corretos

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Enviado: 27 Ago 2010, 22:05
por MonzaClub20EFICHZ
Gente estou precisando de ajuda nos valores médios de alguns parâmetros para ajustar a tabela final

Qual o tempo de injeção médio para o motor em lenta? Qual o tempo máximo? (dado saí do FLAGS 12 do EllanScan)

Qual o comportamento gráfico do atuador da lenta? Ele deve ser alto com o motor frio e reduzir ao aquecer o motor, além de óbvio se ajustar aos parâmetros médio do MAP?

Qual o comportamento gráfico do avanço da ignição com rotação e o vácuo, seria semelhante ao gráficos de carburados?


Já estão perfeitos e ajustados inclusive valores:

Sensor de Posição da Borboleta - TPS - em Volts

Sensor de Pressão Absoluta - MAP - em Volts e em mmHg

Voltagem do Potenciômetro do CO - em Volts

Voltagem da Bateria - em Volts

Temperatura do motor - em ºC

Rotação do Motor - RPM

Indicação de funcionamento do sensor de velocidade - VSS - Parâmetro Binário, atuando ou não, não localizei um parâmetro que desse o valor numérico, mas é usável.

Falta só as questões acima para disponibilizar a planilha Excel de conversão final!

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Enviado: 31 Ago 2010, 23:08
por MonzaClub20EFICHZ
Feito! Pronto! Concluído!

Depois de mais de 100 horas gastas na programção e interpretação dos dados do ElanScan o interpretador de dados está concluído, deu muito trabalho de programação para que ficasse simples o uso.

Multec700Scan.xls no linck http://www.mandamais.com.br/download/puu53182010225923

Também percebi que não encotrava o sinal de velocidade porque o fio havia escapado, ou seja foi o primeiro diagnóstico dele!

Importação automatica!

Gráficos automáticos!

Parâmetros ajustados com todas as instruções na versão 1.0 do interpretador de dados do ElanScan para Rochester Multec 700 Monza e Kadett

Agora é só montar divulgar e usar!!!!