Customização: Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!

Mensagem não lida por vrsilva »

Você já trocou o bloco do seu monza? ou vai montar outro? Ou o bloco original do monza se chama powertech? ::Confuso::
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por pablopttm »

vrsilva escreveu:Você já trocou o bloco do seu monza? ou vai montar outro? Ou o bloco original do monza se chama powertech? ::Confuso::
Apartir de 1996 esses motores sofreram alterações. Tecnicamente não sei o que mudou , mas fisicamente mudou as polias que passou a ser usado com dentes quadrados iguais as de astra, vectra, mudou também tensor e bomba dagua em função desse formato de dente, e a tensão é regulada de outra forma. Diego , confirme se é isso ou se tem algo mais que eu não saiba.

Vinicius , repara que o preço de uma correia dentada do monza até 1995 é mais barata que a do 1996.
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Exatamente, Pablo... Sem falar que eu acho os motores pós 96 bem mais dispostos que os anteriores. É como se eles tivessem mais torque... Meu primo tinha um monza 91 álcool, muito bom, mas não andava junto com o meu nem a pau! O Carlos Freire tem a mesma impressão do monza dele, que tbm é um gls 96...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Diego Paiva
MODERADOR

As pecinhas começaram a chegar!
Imagem

Aneis, retentor do volante e bronzinas fixas e móveis. Mais tarde vem o restante da lista. Quero ver se até semana que vem esse motor já fica fechado.
vrsilva

Esqueci desse detalhe do bloco do 96 ser diferente...

Diego, acho que essa impressão que você tem do motor "ser" mais forte que os anteriores, não é do motor em si, e sim do conjunto moto-propulsor do carro... Os monzas 96 possuem caixa f18 com relação dos monza álcool, por isso eles desenvolvem mais...

Eu tive o meu antigo GLS álcool 93/94 com caixa F16, era meio manco, a primeira longa arrancava macio, segundo normal, terceira puxava bem, quarta meio que, inútil e quinta longa pra caramba, se pegasse uma subida qualquer nas rodovias mesmo a 120km/h pedia uma quarta para puxar...
No meu atual GLS 94/95 que já conta com o cambio F18, esse sim, puxa pra caramba, a primeira o carro dá um pulo, a segunda dalhe tranco no banco novamente, a terceira leva muito bem o carro com bastante disposição e torque, a quarta continua puxando muito bem, e a quinta tem bastante folego pra ultrapassagens e retomadas mesmo de 80-100km/h... Ou seja, só de colocarem o cambio F18 no motor já ficou muito melhor...

Eu fiquei pouco mais de 1 mês sem carro, acho que uns 45 dias, quando peguei meu atual Bartok, estranhei MUITO, mas MUITO MESMO a diferença do cambio no motor...
Lembrando que meu antigo monza tinha o motor em dia, o bloco tinha rodado uns 40 mil Km depois da retífica que fizemos em 2007 com tudo original GM.
Mas o Bartok desenvolve muito mais que o outro... É muito gostoso dirigir esses monzas 94/95 pra cima...
No meu pensamento o melhor ano do monza é 95, seja ele 94/95 ou 95/96, pois ainda conta com umas características boas do 93 e com melhorias dos 95.
O que achei uma bola fora da GM foi despedir o monza sem uma série especial.... Imagina se eles fazem um monza collection com um motor MPFI do vectra, teto solar e rodas 15... Ia ser show de bola...

Acredito que o 96 teve o bloco alterado pois eles pretendiam parar de fabricar o monza a tempos, e como deram uma sobrevida pra ele pode ter acontecido dos blocos do monza terem acabado e venderam o último ano com bloco de vectra.
Diego Paiva
MODERADOR

Cara, eu não sei o real motico.... já andei em monza 95... e te falo, o 96 é meio bruto. Pra dar 190 é um pulo... Fico imaginando um 96 álcool, deve ser mt ignorante! Fala com o Carlos Freire, que ele vai te falar a mesma coisa, que já andou em outros vários monzas, mas nenhum tem a pegada do 96 dele.

Voltando ao tópico, mais pecinhas! Com isso fica faltando pouca coisa pro motor. Basicamente correia dentada e bomba d'água.

Visão geral de tudo que foi comprado:
Imagem
Quase 450 reais nessas pecinhas :smt010
Na foto temos: Jogo de bronzinas, anéis, retentor do volante, jg. de tucho, junta do cabeçote, junta do carter com defletor, junta do coletor de escape, junta do coletor de admissão, junta da bomba de óleo
No detalhe os tuchos:
Imagem
Ia comprar original gm, mas pagar 35% a mais somente pela caixinha azul e branca, sabendo que os originais GM também são feitos pela delphi, num dá pra mim, nem pro meu orçamento apertado....Fui de Delphi mesmo, que n deixa de ser original!

Por enquanto é só...
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Show hein!
Vai ser uma delicia andar nesse Monza.
vrsilva

Diego, a GM pode ter tacado um motor de vectra disfarçado no monzão 96, e nem contaram pra ninguém... kkkk!!!
Mas eu afirmo que o monza 94/95 anda mais que o 93/94, então ouve duas melhorias no conjunto moto-propulsor do monza... Eu havia sentido essa diferença quando peguei o meu Bartok, isso com o cabeçote ruim, agora com cabeçote de "astra" ficou melhor do que antes... Não que o cabeçote tenha dado mais força, aliás deu, pois não tem problemas... kkk!!!
Mas é isso aí, Monza é faca na caveira... kkk!!!!
Ainda não fiz o teste de 190km/h no meu... quando trocar os pneus quem sabe...

Bora deixar o Monzão Collection no jeito Diegão....
Responder