Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

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Rafaelo
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Rafaelo »

José Leal escreveu:Diego, talvez o problema de não sentir diferença, é que os bicos originais gasolina estavam podres de sujo. Tanto é que meu carro está com o mesmo consumo no álcool, quando era na gasolina. Na viagem para BSB o consumo ficou em 10,8km/l. O CB está marcando corretamente o consumo.

Na BR foram 220km/h de painel, mas era na descida do Country Clube. E lá vc sabe como ela é... :lol:

Tô vendo primeiramente o chip com o ponto adiantado. Depois verei os pistões com maior taxa. Mas já quero mandar logo os pistões do 2.4 16V flex. Qualquer coisa, postarei aqui.

Um abraço!
pistao e avanço vai passa facil dos 98cv que mediu no dino Leal vai fica muito bom na hora que tu troca eles, vai ganha torque em baixa

pq tu nao guarda esse chip e compra um reprogamado em cima dessa tua imagem? os cara fazem isso como backup acho que nao deve ser caro o eprom virgem
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Pois é, Rafaelo, tô querendo mesmo mandar os pistões novos. Mas será que ainda precisaria de adiantar o ponto?

Sobre o chip, tem um camarada no Vectra Clube que vende o chip por R$150,00. Mas é um mapa "padrão" para os convertidos. Quero ver se consigo fazer um chip personalizado. Mas a grana tá curtíssima... :cry:

Assim que fizer essas alterações, posto aqui.
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Rafaelo
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Rafaelo »

José Leal escreveu:Pois é, Rafaelo, tô querendo mesmo mandar os pistões novos. Mas será que ainda precisaria de adiantar o ponto?

Sobre o chip, tem um camarada no Vectra Clube que vende o chip por R$150,00. Mas é um mapa "padrão" para os convertidos. Quero ver se consigo fazer um chip personalizado. Mas a grana tá curtíssima... :cry:

Assim que fizer essas alterações, posto aqui.
humm se o chip for feito pros convertidos gasolina -> alcool ja tem a curva de avanço "maior" que o origina(gasolina) entao teoricamente ja vem com o avanço mapeado.

os pistao do 2.4 sao os mesmo do 2.2 porem flex ne? na troca dos pistao trocando os kit pistao + bronimento pra 0.50 se preciso for, taria com uma otima compressao.
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por RicardoDS »

Rafaelo escreveu:os pistao do 2.4 sao os mesmo do 2.2 porem flex ne? na troca dos pistao trocando os kit pistao + bronimento pra 0.50 se preciso for, taria com uma otima compressao.
Não.
O 2.2 utiliza pistões de 86mm (mesmo diâmetro do 2.0).
O 2.4 é de 87,5mm (ou 87,4, não lembro ao certo).
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

Leal, mesmo que só aumente a taxa eu recomendo um chip personalizado. quando você pisa forte a IE segue um mapa padrão dela. daí pode dar falta. andando nas manhas ela corrige porque segue a leitura da lambda. mas pode ser que com esses bicos não dê falta, mesmo com o mapa padrão, pois no mesmo tempo de abertura ele injeta mais combustível. teria que medir isso com pé em baixo, usando multímetro ou halmeter.
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

Esses chips feitos para conversão aumentam o tempo de injeção dos bicos para tentar alimentar o motor com álcool.

Se você colocar um chip desses no seu carro, com os bicos maiores do flex, com certeza vai dar excesso.

Quanto aos pistões, o seu carro usa os de 86mm (mesmo diâmetro dos 2.0). Os 2.4 são 87,5mm. Se você e$tiver di$po$to a mandar abrir os cilindros na retífica, ficará com um 2.4 à álcool. Mas se a grana estiver curta, os dos 2.0 dispensam o gasto extra com a retífica.

Já vi relatos na internet de gente que usou pistões de monza com cavas para as válvulas usinadas. E também tem a possibilidade de pegar um jogo de pistões de calibra/vectra gsi (confirme isso com o ripper, que conhece bem os C20XE). Sei que a taxa dos C20XE ficará mais baixa que as do 2.0 à álcool, mas já deve melhorar bem em relação ao seu...

PS: Esqueci de agradecer pela foto da localização do sensor de temperatura do painel do Vectra. Já liguei o fio que realmente estava solto e agora voltou a marcar. :smt023
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

RicardoDS escreveu:Não.
O 2.2 utiliza pistões de 86mm (mesmo diâmetro do 2.0).
O 2.4 é de 87,5mm (ou 87,4, não lembro ao certo).
Eita! Achava que os pistões do 2.2 eram os mesmos do 2.4! Então, se meu motor não precisar de retífica, posso cancelar essa troca...
Diego Rodrigues escreveu:Leal, mesmo que só aumente a taxa eu recomendo um chip personalizado. quando você pisa forte a IE segue um mapa padrão dela. daí pode dar falta. andando nas manhas ela corrige porque segue a leitura da lambda. mas pode ser que com esses bicos não dê falta, mesmo com o mapa padrão, pois no mesmo tempo de abertura ele injeta mais combustível. teria que medir isso com pé em baixo, usando multímetro ou halmeter.
Diego, já confirmei isso com o multímetro. A leitura da sonda, com o pé embaixo fica por volta de 850mV, tanto faz se estou em rotação baixa ou com o RPM perto do vermelho :lol:
500EF escreveu:Esses chips feitos para conversão aumentam o tempo de injeção dos bicos para tentar alimentar o motor com álcool.

Se você colocar um chip desses no seu carro, com os bicos maiores do flex, com certeza vai dar excesso.
Os meus bicos abertos foi o primeiro detalhe que falei para o camarada do chip.
Quanto aos pistões, o seu carro usa os de 86mm (mesmo diâmetro dos 2.0). Os 2.4 são 87,5mm. Se você e$tiver di$po$to a mandar abrir os cilindros na retífica, ficará com um 2.4 à álcool. Mas se a grana estiver curta, os dos 2.0 dispensam o gasto extra com a retífica.

Já vi relatos na internet de gente que usou pistões de monza com cavas para as válvulas usinadas. E também tem a possibilidade de pegar um jogo de pistões de calibra/vectra gsi (confirme isso com o ripper, que conhece bem os C20XE). Sei que a taxa dos C20XE ficará mais baixa que as do 2.0 à álcool, mas já deve melhorar bem em relação ao seu...
Como eu disse alí em cima, não sabia que as medidas eram equiparadas ao 2.0. Sempre achei que eram equiparadas ao 2.4. No caso de se usar os pistões do 2.4, teria que abrir os cilindros para 1,50 (???) e usar os pistões std?
De acordo com o manual, a taxa de compressão do meu motor é de 9,6:1. Com os pistões do Calibra, a taxa deve subir para uns 10,5:1 no máximo. Na minha ignorância, o ganho seria pouco. Mas se eu encontrasse esses pistões do Monza álcool com as cavas, certamente a taxa subiria para mais de 13:1. Aí sim seria interessante. Só não pode a corcova do pistão querer dar um tchauzinho através da tampa de válvulas :lol:
PS: Esqueci de agradecer pela foto da localização do sensor de temperatura do painel do Vectra. Já liguei o fio que realmente estava solto e agora voltou a marcar. :smt023
Opa, tranquilo! Ainda bem que era somente o fio desconectado.

--

Aguardo mais opiniões dos amigos!
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por RicardoDS »

José Leal escreveu: Eita! Achava que os pistões do 2.2 eram os mesmos do 2.4! Então, se meu motor não precisar de retífica, posso cancelar essa troca...
2.2 e 2.4 compartilham apenas a mesma biela ... 148mm.

Pra ficar mais fácil:

Motor----------1.8---------------2.0---------------2.2---------------2.4

Diâmetro------84,8mm---------86,0mm---------86,0mm---------87,5mm

Curso----------79,5mm---------86,0mm---------94,6mm---------100,0mm

Biela-----------143mm----------143mm----------148mm----------148mm

r/l--------------0,277------------0,300------------0,319-------------0,377

:smt023
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