RicardoDS escreveu:Não.
O 2.2 utiliza pistões de 86mm (mesmo diâmetro do 2.0).
O 2.4 é de 87,5mm (ou 87,4, não lembro ao certo).
Eita! Achava que os pistões do 2.2 eram os mesmos do 2.4! Então, se meu motor não precisar de retífica, posso cancelar essa troca...
Diego Rodrigues escreveu:Leal, mesmo que só aumente a taxa eu recomendo um chip personalizado. quando você pisa forte a IE segue um mapa padrão dela. daí pode dar falta. andando nas manhas ela corrige porque segue a leitura da lambda. mas pode ser que com esses bicos não dê falta, mesmo com o mapa padrão, pois no mesmo tempo de abertura ele injeta mais combustível. teria que medir isso com pé em baixo, usando multímetro ou halmeter.
Diego, já confirmei isso com o multímetro. A leitura da sonda, com o pé embaixo fica por volta de 850mV, tanto faz se estou em rotação baixa ou com o RPM perto do vermelho
500EF escreveu:Esses chips feitos para conversão aumentam o tempo de injeção dos bicos para tentar alimentar o motor com álcool.
Se você colocar um chip desses no seu carro, com os bicos maiores do flex, com certeza vai dar excesso.
Os meus bicos abertos foi o primeiro detalhe que falei para o camarada do chip.
Quanto aos pistões, o seu carro usa os de 86mm (mesmo diâmetro dos 2.0). Os 2.4 são 87,5mm. Se você e$tiver di$po$to a mandar abrir os cilindros na retífica, ficará com um 2.4 à álcool. Mas se a grana estiver curta, os dos 2.0 dispensam o gasto extra com a retífica.
Já vi relatos na internet de gente que usou pistões de monza com cavas para as válvulas usinadas. E também tem a possibilidade de pegar um jogo de pistões de calibra/vectra gsi (confirme isso com o ripper, que conhece bem os C20XE). Sei que a taxa dos C20XE ficará mais baixa que as do 2.0 à álcool, mas já deve melhorar bem em relação ao seu...
Como eu disse alí em cima, não sabia que as medidas eram equiparadas ao 2.0. Sempre achei que eram equiparadas ao 2.4. No caso de se usar os pistões do 2.4, teria que abrir os cilindros para 1,50 (???) e usar os pistões std?
De acordo com o manual, a taxa de compressão do meu motor é de 9,6:1. Com os pistões do Calibra, a taxa deve subir para uns 10,5:1 no máximo. Na minha ignorância, o ganho seria pouco. Mas se eu encontrasse esses pistões do Monza álcool com as cavas, certamente a taxa subiria para mais de 13:1. Aí sim seria interessante. Só não pode a corcova do pistão querer dar um tchauzinho através da tampa de válvulas
PS: Esqueci de agradecer pela foto da localização do sensor de temperatura do painel do Vectra. Já liguei o fio que realmente estava solto e agora voltou a marcar. :smt023
Opa, tranquilo! Ainda bem que era somente o fio desconectado.
--
Aguardo mais opiniões dos amigos!