Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Sei lá... acho que não heim... Eu poli a tampa do classic até a 2500... e deu um certo trabalho remover as marcas de lixas com politriz na velocidade 1800rpm...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Entendi! O problema do velcro é o seguinte:

- A máquina já não tem poder de corte, ainda mais por ser roto orbital, não tem torque. Até aí beleza. O que você irá fazer, basicamente, é transformar essa espuma em uma "interface" de espuma entre a boina de espuma e a máquina.
Essa espuma é feita para dar suavidade a estas boinas de fio comuns, que não tem nada que amortece impacto. Elas vem para serem "pregadas" nos pratos evas (normalmente 7 polegadas) e "polir". Porém, ela está em forte contato com a lata, por isso ela mais marca do que faz o polimento, por estar em algo extremamente rígido, causando até riscos mais profundos. Daí então o propósito dessa máquina "polir"...porém, na prática ela não funciona por falta de torque, boinas e até mesmo atrito.

- A interface: Em uma máquina rotativa, ela é interessante exatamente para minimizar o poder de corte e abrasão, dando mais suavidade ao polimento. No lixamento, em especial na etapa do polimento, ela é fundamental com a roto orbital como com a rotativa.

Conclusão:
Roto orbital já tem corte extremamente suave e lento, imagina com uma interface de espuma (que é o que essa politriz teria por default). Você resolveria o problema de boinas, mas criaria outro, e quando botasse pressão nela (seria pressão forte, para abater a ação da interface e jogar pressão para a boina de espuma, coisa comum no uso de uma politriz roto orbital, porém em menor grau de força obviamente por não ter uma espuma extra entre o prato e a boina) ela já iria arriar na hora, parando de girar e não agindo corretamente.

Vale o teste..mas, segundo a minha percepção e prática com lixaderia roto, politriz roto e politriz rotativa (angular), não dará resultado satisfatório.
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

Exatamente isso Rodrigo!

Vai ficar BEM lento, pois não da pra colocar pressão nela, em 40 segundos a mão fica dormente tamanha é a trepidação que ela faz, então uso só com o peso da própria maquina, ficando lento o processo, mas seguro pra pintura e pras mãos :lol:
Como a interface dela é bem firme, *acho* que aguenta segurar a boina no velcro sem arrebentar. O mais pesado que pretendo usar com esse 'sistema' é removedor de risco líquido mesmo, uso normal seria PLC e cera (também líquida) 8)

Sobre a clay-bar, está funcionando :smt023 mas o processo é leeeento, hora que der um jeito aqui posto uma foto pra mostrar a situação...
Monza: SL/E 1993
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Ontem passei a clay no carro inteiro... Os lugares mais críticos são, capo, teto e tampa da malas, depois incrivelmente piores, as laterais abaixo dos frisos, obviamente por receber sujeira dos pneus, e surpreendentemente os apliques dos para-choques, deixaram o pedaço da clay preta...
Depois passei o PLC na mão mesmo...

Eu preciso comprar uma toalha de algodão para enxugar o carro nas frestas, o Monza tem muita fresta onde fica água retida e se agente não enxugar no momento de passar a cera ou lustrar essa água incomoda muito...

Meu carro está com muitos riscos de lavagens incorretas, e no capo, teto e tampa da mala o antigo dono foi inventar de polir o carro pra vender, e deve ter feito isso com massa N2 com estopa, ficou cheio de riscos no capo e teto, na tampa da mala foi pouco, mas no capo está feio... Já dei uma amenizada boa com o Composto Polidor, porém mesmo assim continuam os riscos... O PLC ajuda a esconder um pouco, mas riscos com sulco mais fundo que os superficiais ele não esconde...

Fazia meses que eu não dava um banho no monzão, até me surpreendi de como ele é bonito, faz muito tempo MESMO que não vejo ele limpo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Esses cantinhos é lascado..eu sofro com o suporte do rack do teto..

Eu fiz o polimento manualmente da tampa do porta malas com algodão para polimento. Deixou poucas marcas..o problema é fazer da maneira errada.. :smt021

Eu comprei uma toalha na geralferramentas excelente para enxugar o carro..tu só coloca ela em cima da água e ela chupa tudo..
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por rafamts »

Amigos, hoje chegou minha mais nova aquisição em ferramentas: uma politriz BT 1100 da Einhell. Ainda não testei o equipamento mas já gostei bastante, afinal tem controle de velocidade e parece ser robusta. O preço também foi convidativo, R$ 229,00 com frete grátis!

Em breve vou testá-la no Monza.
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Boa compra! O pessoal fala bem dela, porém falam que o controle eletrônico de velocidade dela oscila com a carga de pressão na máquina...
Toma cuidado com a boina que vem com a máquina com o prato dela..conforme comentei acima.
Evita massa de polir e caça um refletor... ;).
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Eu também recomendaria que não testasse ela no monza direto assim... recomendo que compre alguma lataria em ferro velho bem ferrada para você pegar o jeito da máquina... um capô é sempre a peça ideal... Pois assim você pode testar como queimar a pintura, sim isso mesmo, aprender como fazer as cagadas ajuda MUITO a evita-las nos momentos de uso real... Pois você consegue prever quais ações e atitudes vão causa-las...

E realmente, não use de forma alguma a boina que vem com ela, você vai precisar de pelo menos 3 boinas de espuma, e uns 2 ou 3 produtos para fazer desde a fase de corte até o lustro.
Polimento é MUITO mais difícil do que só passar a boina por cima da massa N2, aliás essa é a maneira mais errada... Massa N2 pra mim só deve ser usada manualmente, onde o poder abrasivo dela é bem menor...
O polimento ideal começa mesmo com lixamento, ao contrário do que muitos pensam, o ideal é lixar com lixas 1200 até a 3000, desta maneira pode pular a fase de corte, e ir direto ao lustro... Mas aí vai envolver técnicas de lixamentos também...

Eu fiz um teste no meu carro usando somente lixa 1200 bem de leve, com o composto polidor da Lincoln e aqueles lenços de polir da 3M, deu muito trabalho até tirar as marcas da lixa, e gastei muito produto, o ideal é usar as lixas até a 3000 onde a pintura vai ficar brilhosa, não vai ficar espelhada mas já brilhosa.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder