Re: Serviços, restauração de peças...
Enviado: 29 Jul 2013, 01:31
apesar de algumas pessoas acharem que a eletrica do monza é boa, eu digo que a eletrica do monza é perigosa, nao precaria. nao se pode aceitar que um conector derreta e achar isso algo legal. ele tem problema de pressao e area de contato :smt023 erro de projeto mesmo. quando eu fiz toda a eletrica do carro, removi cada terminal da caixa da fusivel e novamente dei mais pressao nos contato ja cansados.
nao é o primeiro monza que vejo com fusivel medio derretido e justamente o de maior corrente 20/30A. esses conectores(caixa fusivel) nao foram projetados corretamente pra segurar mais que 20A. o meu antigo era 20A ventoinha radiador e estava parcialmente derretido. se voces ver como é os de alta corrente hoje achariam o do monza um palito de dente rsrsrsrrsrs
agora o meu sistema que gerencia essa peça é o modelo padrao GM desde 2003 que usa maxifusiveis externo separo da caixa principal,instalação original sem adaptaçao e toda gabaritada com normas ainda por cima. assim deveria ser no monza, como deveria ter rele no arranque da igniçao pra nao derreter o comutador como é muito comum acontecer. alias, tudo isso que falei foram mudado(normas tecnica DIN) automotiva desde o omega,vectra A ja eram mais protegidos que o antigao monza. ate rele da luz alta tem...
o do luiz nao é o primeiro nem o ultimo que vou ver dando defeito nesses fusiveis interno de alta corrente. infelizmente faz parte do projeto original 1970 e poucos que nao foi atualizado quando chegou nessa terrinha. so foram arrumar no monza bicudo onde melhorou bastante o projeto eletrico, sealer,mini fusiveis com mais pressao, mini reles, em fim ficou bem melhor que o monza A.
quanto ao conector de latao pode lixar ele,nao existe proteçao original rsrsrs, e deve se lixado, os meu eram todos originais e estavam todos zinabrados se é que tinha proteçao. o limpa contato nao tira a "zinabre" pode atirar um spray inteiro que nao vai tirar. tem que polir com uma escova de latao, dae o latao vai restaurar sua condutividade original(cor bem viva). e vai uma dica, oleo de rícino no terminal. isso é usado hoje(faz parte das normas) pra proteçao dessa forma nao entra humidade. inclusive é usado no embalamento de chicote externo(calor excessivo do cofre) quando voces desembrulham um chicote de cofre e a mao colar isso é o oleo de ricino. tem um cheiro bem caracteristico tb... muito bom hehehe
um dado curioso: o conector X2 das ECU da GM conector bosch no caso, todos os terminais sao banhados por uma geleia bloqueadora. sao as novidades que acompanham a evoluçao, assim como foi o conector Sealer que é padrao mundial hoje a muito tempo atras.
nao é o primeiro monza que vejo com fusivel medio derretido e justamente o de maior corrente 20/30A. esses conectores(caixa fusivel) nao foram projetados corretamente pra segurar mais que 20A. o meu antigo era 20A ventoinha radiador e estava parcialmente derretido. se voces ver como é os de alta corrente hoje achariam o do monza um palito de dente rsrsrsrrsrs
agora o meu sistema que gerencia essa peça é o modelo padrao GM desde 2003 que usa maxifusiveis externo separo da caixa principal,instalação original sem adaptaçao e toda gabaritada com normas ainda por cima. assim deveria ser no monza, como deveria ter rele no arranque da igniçao pra nao derreter o comutador como é muito comum acontecer. alias, tudo isso que falei foram mudado(normas tecnica DIN) automotiva desde o omega,vectra A ja eram mais protegidos que o antigao monza. ate rele da luz alta tem...
o do luiz nao é o primeiro nem o ultimo que vou ver dando defeito nesses fusiveis interno de alta corrente. infelizmente faz parte do projeto original 1970 e poucos que nao foi atualizado quando chegou nessa terrinha. so foram arrumar no monza bicudo onde melhorou bastante o projeto eletrico, sealer,mini fusiveis com mais pressao, mini reles, em fim ficou bem melhor que o monza A.
quanto ao conector de latao pode lixar ele,nao existe proteçao original rsrsrs, e deve se lixado, os meu eram todos originais e estavam todos zinabrados se é que tinha proteçao. o limpa contato nao tira a "zinabre" pode atirar um spray inteiro que nao vai tirar. tem que polir com uma escova de latao, dae o latao vai restaurar sua condutividade original(cor bem viva). e vai uma dica, oleo de rícino no terminal. isso é usado hoje(faz parte das normas) pra proteçao dessa forma nao entra humidade. inclusive é usado no embalamento de chicote externo(calor excessivo do cofre) quando voces desembrulham um chicote de cofre e a mao colar isso é o oleo de ricino. tem um cheiro bem caracteristico tb... muito bom hehehe
um dado curioso: o conector X2 das ECU da GM conector bosch no caso, todos os terminais sao banhados por uma geleia bloqueadora. sao as novidades que acompanham a evoluçao, assim como foi o conector Sealer que é padrao mundial hoje a muito tempo atras.