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Re: Serviços, restauração de peças...

Enviado: 29 Jul 2013, 01:31
por Rafaelo
apesar de algumas pessoas acharem que a eletrica do monza é boa, eu digo que a eletrica do monza é perigosa, nao precaria. nao se pode aceitar que um conector derreta e achar isso algo legal. ele tem problema de pressao e area de contato :smt023 erro de projeto mesmo. quando eu fiz toda a eletrica do carro, removi cada terminal da caixa da fusivel e novamente dei mais pressao nos contato ja cansados.

nao é o primeiro monza que vejo com fusivel medio derretido e justamente o de maior corrente 20/30A. esses conectores(caixa fusivel) nao foram projetados corretamente pra segurar mais que 20A. o meu antigo era 20A ventoinha radiador e estava parcialmente derretido. se voces ver como é os de alta corrente hoje achariam o do monza um palito de dente rsrsrsrrsrs

agora o meu sistema que gerencia essa peça é o modelo padrao GM desde 2003 que usa maxifusiveis externo separo da caixa principal,instalação original sem adaptaçao e toda gabaritada com normas ainda por cima. assim deveria ser no monza, como deveria ter rele no arranque da igniçao pra nao derreter o comutador como é muito comum acontecer. alias, tudo isso que falei foram mudado(normas tecnica DIN) automotiva desde o omega,vectra A ja eram mais protegidos que o antigao monza. ate rele da luz alta tem...

o do luiz nao é o primeiro nem o ultimo que vou ver dando defeito nesses fusiveis interno de alta corrente. infelizmente faz parte do projeto original 1970 e poucos que nao foi atualizado quando chegou nessa terrinha. so foram arrumar no monza bicudo onde melhorou bastante o projeto eletrico, sealer,mini fusiveis com mais pressao, mini reles, em fim ficou bem melhor que o monza A.


quanto ao conector de latao pode lixar ele,nao existe proteçao original rsrsrs, e deve se lixado, os meu eram todos originais e estavam todos zinabrados se é que tinha proteçao. o limpa contato nao tira a "zinabre" pode atirar um spray inteiro que nao vai tirar. tem que polir com uma escova de latao, dae o latao vai restaurar sua condutividade original(cor bem viva). e vai uma dica, oleo de rícino no terminal. isso é usado hoje(faz parte das normas) pra proteçao dessa forma nao entra humidade. inclusive é usado no embalamento de chicote externo(calor excessivo do cofre) quando voces desembrulham um chicote de cofre e a mao colar isso é o oleo de ricino. tem um cheiro bem caracteristico tb... muito bom hehehe

um dado curioso: o conector X2 das ECU da GM conector bosch no caso, todos os terminais sao banhados por uma geleia bloqueadora. sao as novidades que acompanham a evoluçao, assim como foi o conector Sealer que é padrao mundial hoje a muito tempo atras.

Re: Serviços, restauração de peças...

Enviado: 29 Jul 2013, 07:55
por Diego Paiva
Em relação a lixar... ou não lixar... a dica eu peguei do Carlos Freire que recomendou a não lixar os contatos, pois tiraria a proteção, o que faria oxidar novamente muito mais rápido, apenas repassei a dica.

Em relação ao fusível derretido... realmente já vi vários.... mas eu acho que tive sorte, pois o EFi usa um fusível ainda MENOR que o do monza carburado.... e o meu não derreteu, rs rs rs... nem do gls, nem do classic... ambos tem ar condicionado, que usa o mesmo fusível da ventoinha.
Talvez uma coisa que ajude no derretimento de fusível, me referindo ao do ventilador do radiador... seja algum problema nele, ele pode estar funcionando pesado, por exemplo... já pode estar com algum desgaste, que por algum motivo, sobrecarregue o sistema dele que já é subdimensionado.

Re: Serviços, restauração de peças...

Enviado: 29 Jul 2013, 10:22
por vrsilva
Em partes era pra freios de vectra com rodas de 4 furos dar certo no monza com aro 14, pois o vectra já teve aro 14 durante um bom tempo, pelo que eu saiba somente o freio do vectra 5 furos que não serve em aro 14, sendo este somente para aro 15 pra cima... que era usado nos vectras de aro 15 e 16, e também 17 nos últimos...

Re: Serviços, restauração de peças...

Enviado: 29 Jul 2013, 11:41
por Rafaelo
Diego Paiva escreveu:Em relação a lixar... ou não lixar... a dica eu peguei do Carlos Freire que recomendou a não lixar os contatos, pois tiraria a proteção, o que faria oxidar novamente muito mais rápido, apenas repassei a dica.
quando tu compra um conector novo ele nao tem esmalte de proteçao. é latao puro, e latao nao enferruja ou cria zinabre. acontece que quando pega na mao a humidade fica la entendeu? dae vai acontecer de esverdear. acontece com o cobre dos fios, acontece com o latao...

podem lixar, nao tem problema algum desde que falam a coisa por completo. senao me engano existe limpa latao muito mais, mais bemmmmmm mais eficiente que esses limpa contato. mais como a maioria das pessoas nao tem em casa né, lixar o terminal pra restaurar a conductividade do latao é muito melhor do que atirar um spray la, a peça fica nova. e como falei, se o problema é proteçao coloque oleo de rícino é utilizado hoje nos terminais de chicotes :smt023

so nao pode deixar ele la todo contaminado e colocar devolta.

eu no meu monza os conectores estavam intocados dentro dele da caixa ate eu retirar a caixa toda ela e fazer todos os terminais. e boa parte estavam ja contaminados, se existisse alguma cera nao estariam daquela cor(contaminação por humidade e po).

no meu carro todos eles, todos foram limpos com escova de bronze, lavados com thinner, depois mergulhados em oleo ricino. assim ficam protegidos,facil de colocar e retirar, so deve se retirar o excesso de oleo com um pano de algodao limpo. dae nao entra mais humidade. quem nao tem escova de bronze pode usar uma lixa fina mesmo, so nao pode deixar ele sujo ae sim acontece oque o carlos disse. tem que fazer a coisa correta, lixar, desinfetar(thinner),proteger. facil assim

Diego Paiva escreveu:Em relação ao fusível derretido... realmente já vi vários.... mas eu acho que tive sorte, pois o EFi usa um fusível ainda MENOR que o do monza carburado.... e o meu não derreteu, rs rs rs... nem do gls, nem do classic... ambos tem ar condicionado, que usa o mesmo fusível da ventoinha.
Talvez uma coisa que ajude no derretimento de fusível, me referindo ao do ventilador do radiador... seja algum problema nele, ele pode estar funcionando pesado, por exemplo... já pode estar com algum desgaste, que por algum motivo, sobrecarregue o sistema dele que já é subdimensionado.
como falei antes diego. monza bicudo ARRUMARAM a cagada anterior,nao so nisso evoluiram tambem rsrsrsr adotando o novo padrao Sealer dos terminais. dificilmente tu vai achar esse modelo de caixa com problemas. eu ate quero trocar a do monza A pelo monza B caso ache nova(usada so em excelente estado). essas caixa sao bem mais segura, o terminal é mais reforçado, o mini fusivel praticamente nao se move la de dentro fica bem apertado seus terminais.

o mini fusivel é padrao hoje tambem. isso nos internos de baixa e media corrente. os de alta corrente e tempo prolongado sao maxxifusiveis externo ou interno

a causa nao é essa, mais oque tu falou faz sentido se ouver resistencia mecanica vai piorar o consumo. o terminal pra quem ja desmontou como eu, ja notou que ele é muito fino tem pouca area de contato(pouca area de contato = perda de eficiencia), é isso que faz criar calor, e ainda por cima nao tem pressao alguma os terminais, dae é mortal, vai fica criando calor ate derreter e ter mal funcionamento na entrega de toda a corrente. ate as trava do terminal sao muito mixuruca, muito fraquinhas.

Re: Serviços, restauração de peças...

Enviado: 29 Jul 2013, 12:23
por Rafaelo
vrsilva escreveu:Em partes era pra freios de vectra com rodas de 4 furos dar certo no monza com aro 14, pois o vectra já teve aro 14 durante um bom tempo, pelo que eu saiba somente o freio do vectra 5 furos que não serve em aro 14, sendo este somente para aro 15 pra cima... que era usado nos vectras de aro 15 e 16, e também 17 nos últimos...
Vinicius tem um coiisa que poucos se ligam... nem toda roda 14 é iqual, o do monza Sr é toda fechada e o offset nao é adequado pelo visto pra um disco maior. que na verdade nem é pela questao do diametro pq 14 é o suficiente pra 256mm e sim mais pelo offset da roda... pelo visto essa roda desse monza encosta a lateral da pinça.

foi oque aconteceu com o ronaldo com seu freio 288mm 5 furos... teve roda 15 GM que nao entrou devido o offset nao ser compativel. nao foi nem pelo diametro, sim pelo offset da roda mesmo.

essa roda do monza SR é complicado mesmo, muito apertada e mal ventilada.

solução? tem, pra quem quiser é so usar uma flange alargadora. coisa simples, uma flange com alguns mm na frente e atras resolvem o "problema".

Re: Serviços, restauração de peças...

Enviado: 29 Jul 2013, 13:40
por luiz sle
Rafaelo escreveu:apesar de algumas pessoas acharem que a eletrica do monza é boa, eu digo que a eletrica do monza é perigosa, nao precaria. nao se pode aceitar que um conector derreta e achar isso algo legal. ele tem problema de pressao e area de contato :smt023 erro de projeto mesmo. quando eu fiz toda a eletrica do carro, removi cada terminal da caixa da fusivel e novamente dei mais pressao nos contato ja cansados.

nao é o primeiro monza que vejo com fusivel medio derretido e justamente o de maior corrente 20/30A. esses conectores(caixa fusivel) nao foram projetados corretamente pra segurar mais que 20A. o meu antigo era 20A ventoinha radiador e estava parcialmente derretido. se voces ver como é os de alta corrente hoje achariam o do monza um palito de dente rsrsrsrrsrs

agora o meu sistema que gerencia essa peça é o modelo padrao GM desde 2003 que usa maxifusiveis externo separo da caixa principal,instalação original sem adaptaçao e toda gabaritada com normas ainda por cima. assim deveria ser no monza, como deveria ter rele no arranque da igniçao pra nao derreter o comutador como é muito comum acontecer. alias, tudo isso que falei foram mudado(normas tecnica DIN) automotiva desde o omega,vectra A ja eram mais protegidos que o antigao monza. ate rele da luz alta tem...

o do luiz nao é o primeiro nem o ultimo que vou ver dando defeito nesses fusiveis interno de alta corrente. infelizmente faz parte do projeto original 1970 e poucos que nao foi atualizado quando chegou nessa terrinha. so foram arrumar no monza bicudo onde melhorou bastante o projeto eletrico, sealer,mini fusiveis com mais pressao, mini reles, em fim ficou bem melhor que o monza A.


quanto ao conector de latao pode lixar ele,nao existe proteçao original rsrsrs, e deve se lixado, os meu eram todos originais e estavam todos zinabrados se é que tinha proteçao. o limpa contato nao tira a "zinabre" pode atirar um spray inteiro que nao vai tirar. tem que polir com uma escova de latao, dae o latao vai restaurar sua condutividade original(cor bem viva). e vai uma dica, oleo de rícino no terminal. isso é usado hoje(faz parte das normas) pra proteçao dessa forma nao entra humidade. inclusive é usado no embalamento de chicote externo(calor excessivo do cofre) quando voces desembrulham um chicote de cofre e a mao colar isso é o oleo de ricino. tem um cheiro bem caracteristico tb... muito bom hehehe

um dado curioso: o conector X2 das ECU da GM conector bosch no caso, todos os terminais sao banhados por uma geleia bloqueadora. sao as novidades que acompanham a evoluçao, assim como foi o conector Sealer que é padrao mundial hoje a muito tempo atras.
Realmente, poderia ser um pouco melhor elaborado. Pelo preço que um Monza custava, poderia ter sido melhor elaborada, mas como as normas de segurança na época não deviam ser tão rígidas e o que eles visam é lucratividade... Foi essa mesmo.

Até encarava uma caixa dessa, igual tu fez, mas pra mim é inviável. Mas seria uma diversão legal hehe.

Bom, eu acho que o latão original não tem proteção. Eu cheguei a ver esse port do Carlos Freire que o Diego mencionou. Só se houver tratamento químico ou algo do tipo.

Ventoinha é o que mais derrete, nos dois Monza aqui estão inteiros. Geralmente o pessoal coloca fusível externo quando derrete. Se o fusível do neblina derreter de novo vou ter que fazer isso, apesar de detestar a ideia. Eu testei com multímetro e não deu resistência... Tomara que Tenha ficado bom.

Eu ia exatamente falar sobre o projeto, que é de 70 e não foi aprimorado conforme os anos passaram. Ao contrário, nos tubarão colocaram fusíveis ainda menores. Talvez os conectores da caixa tenha sido melhor elaborados no tubarão.

Quando eu estava montando lembrei do óleo. Será que é legal passar? Acho que não né, não havia zinabre, só talvez um mal contato por tirar o fusível várias vezes, ou algo do tipo. O original é fusível de 15, antes estava um de 10. rs

Só não sei como está a fiação. Será que ela pode ter ajudado?

Esses conector Bosch é tipo aquele da tua central de ABS?
vrsilva escreveu:Em partes era pra freios de vectra com rodas de 4 furos dar certo no monza com aro 14, pois o vectra já teve aro 14 durante um bom tempo, pelo que eu saiba somente o freio do vectra 5 furos que não serve em aro 14, sendo este somente para aro 15 pra cima... que era usado nos vectras de aro 15 e 16, e também 17 nos últimos...
Eu achava isso, mas o Bugnet que também tem um S/R 88 comprou os traseiros do Vectra e não entrou. Eu cheguei a pegar uma foto das rodas do Kadett GSi/Monza Gls e comparar, aparentemente as do S/R tem diâmetro menor na parte de dentro.

Re: Serviços, restauração de peças...

Enviado: 29 Jul 2013, 15:18
por Rafaelo
luiz sle escreveu:Bom, eu acho que o latão original não tem proteção. Eu cheguei a ver esse port do Carlos Freire que o Diego mencionou. Só se houver tratamento químico ou algo do tipo.
pelo menos o meu de 82 nao tinha e desconheço que tenha em outros,ate pq na hora de colocar um fusivel removeria a proteçao... ja os meus estavam boa parte ja contaminados pelo tempo de uso. latao velho fica verde cor de lentinha...

ta ae a eficiencia. so passar,lavar,proteger com algum oleo e ta novo o terminal.
http://www.quimatic.com.br/produto/limpa-latao/

"hoje" aboliram o terminal de latao justamente por isso que falei da contaminaçao e por ser fraco. hoje eles sao de uma liga que nao sei dizer qual é... mais ela nao cria contaminaçao por humidade,é mais resistente a mecanica,tanto é que dificil de ate soldar. a impressao que tenho que se trata de inox 304. esses terminais sao muito usado em conectores importantes de ECUs em geral.

luiz sle escreveu:Ventoinha é o que mais derrete, nos dois Monza aqui estão inteiros. Geralmente o pessoal coloca fusível externo quando derrete. Se o fusível do neblina derreter de novo vou ter que fazer isso, apesar de detestar a ideia. Eu testei com multímetro e não deu resistência... Tomara que Tenha ficado bom.
sem duvida é onde tem a maior corrente. em outro pontos menor que 15A sem problema algum. o meu nao chegou a derreter, mais uma das travas interna da caixa foi... nao intendi o pq. dae o terminal so para queito se travar com o próprio fusivel, ve se pode isso... se tirar o fusivel sai o terminal. to me coçando pra pegar uma caixa fusível fase 2. e atualizar todo o sistema. quero segurança se é pra andar com um carro assim é melhor deixar de enfeite. escapa uma treco desse e fecha um curto ja imaginou? o meu nao tem problema pq ta protegido por 3 maxi fusiveis de 60A cada que alimenta o carro inteiro, caixa de fusivel e ignição, sistema original GM atual. ja o monza era um cabao grosso vermelho sem proteçao alguma da bat ate a caixa de fusivel... outra coisa que foi atualizada dentro das normas automotiva. ja no omega A 93 ja era assim, ate com maxifusivel na frente.
luiz sle escreveu:Eu ia exatamente falar sobre o projeto, que é de 70 e não foi aprimorado conforme os anos passaram. Ao contrário, nos tubarão colocaram fusíveis ainda menores. Talvez os conectores da caixa tenha sido melhor elaborados no tubarão.
sim, o fusivel menor nao é pior como se imagina pela logica. pelo contrario, eles estao mais firme do que o fusivel medio(dificil achar um carro com ele hj se é que tem) o mini fusivel tb melhorou o espaço interno ja que aumentou a quantia energética dos carros. isso é uma coisa que nao sei se arrumaram o terminal da caixa do modelo mais novo, senao trocaram uma pena, se trocaram otimo, aos que tem o monza mais novo é mais seguros.
luiz sle escreveu:Quando eu estava montando lembrei do óleo. Será que é legal passar? Acho que não né, não havia zinabre, só talvez um mal contato por tirar o fusível várias vezes, ou algo do tipo. O original é fusível de 15, antes estava um de 10. rs
senao tinha indícios de contaminação nao é necessário. é so mais uma barreira. é opcional, eu apos soldar um terminal sempre retira o excesso de fluxo de solda,esterilizo,e faço a selagem com esse oleo. e recolo, ate ajuda a recolocaçao.

o oleo é usado pra varias coisa, desde proteçao contra humidade, ate pra facilitar a remoçao/instalação do periférico em questão. fabricantes de chicote como a delphi,entre outros pack sei la oque. é um oleo especial pra isso, nos 2 chicotes GM que comprei atuais quase todos eles estao melados de oleo dentro do fios isso ajuda a hidratar o PVC e nao trincar o fio como no monza acontece no cofre... o oleo lubrifica, ajuda a escorregar os fios dentro do conduite mestre ao mexer o chicote, e tem a propriedade de isolante. claro que nao é lavar de oleo. é apenas passar e secar o oleo... no conector é o mesmo processo eles sao banhados internamento por oleo e depois enxugados. faz parte do procedimento atual e pode-se aplicado nos antigos. especialmente quem ainda é do tempo da fita isolante como isolador de calor como é o caso dos monza A. hoje é oleo + fita tecido + conduite corrugado como protetores. a vida util do chicote dura bem mais especialmente os do cofre.
luiz sle escreveu:Só não sei como está a fiação. Será que ela pode ter ajudado?
a fiação é facil de observar Luiz, so dobre ela 180° dando uma boa folga na ponta, se estiver flexivel, sem trincas, esta boa. geralmente dentro do carro ela estao boas. problema é oque falei acima dos monza sem protetores monza A no cofre onde recebe calor... ali chega ate perder a cor original dos fios.
luiz sle escreveu:Esses conector Bosch é tipo aquele da tua central de ABS?
nao é o mesmo, mais é bem parecido, é o mesmo fabricante e o mesmo estilo(sealer - selado) e usa oleo tambem como protetor, e tambem ambos sao de terminais esses que parece platina. tanto o meu chicote ABS, como o do Ronaldo que fiz semana passa inclusive, ambos sairam assim de fabrica. o fabricante é a Delphi.

esse exemplo que falei da ECU-IE nao uso pq nao tenho esse tipo de injeção, mais desmontei ele pra ver seu interior e me atualizar.

Re: Serviços, restauração de peças...

Enviado: 08 Ago 2013, 13:15
por luiz sle
Estou montando o carro de novo, pessoal, não me aguentei. rs Troquei retentor do comando de válvulas que estava marejado de óleo por um Sabó.

Diego, a roda dele deu cerca de 30 cm de diâmetro interno.