VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
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Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Aguardando o Monza... kkkkkkk
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- Robson Lott
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Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Pessoal,
Esse fds passado consegui botar o A/C pra funcionar! Ah, que saudade do ventinho gelado que vem de dentro do carro! Tava cansado do ventinho gelado que vinha de fora, com fumaça, barulho, etc! hehehehehe!!!
Aqui onde moro, de manhã faz uns 6 a 8 graus. Mas a tarde o sol andino pega pesado e chega a quase 18, 19 graus. O problema é que o ar é friozinho, mas o sol esquenta a lata do carro, painel e banco de uma maneira bem tropical!!! Então o uso do A/C acaba sendo um pouco "necessário".
O sistema de passagem do gás foi testado na época que troquei o radiador de ar quente. Então me disseram que não havia vazamentos, o que me deixou feliz pra não ter que ficar caçando mangueiras, condensador, secador, essas coisas...
Só um probleminha elétrico que iam (na época) me cobrar 150 dólares pra refazer tudo "no padrão orginal" (entre aspas meeesmo!), porém descartando o módulo de controle das ventoinhas abaixo do tanque de exaustão do arrefecimento (ô lugarzinho ruim de por um módulo!!!! Eita VW...).
Pois bem, obviamente que eu num ia pagar 3x o valor de um módulo novo, então depois de priorizar outras manutenções, resolvi esse fds arrancar o maldito termostato manual que colocaram em algum momento da vida desse carro, e arriscar por o gás e testar manualmente o compressor e voilà!!!

Como podem ver, esse termostato já foi embora, e tenho gasolina melando por essa primeira mangueira... será arrumado logo!





Relatório final!!!

O sistema de reposição de gás da Bosch que usam aqui retira toda a carga residual de gás + óleo, testa pressão, testa vácuo, testa se há perda de ambos durante um período de tempo, limpa tudo, põe gás e põe aceite... Tudo automaticamente!!!
Resultado: OK! Passou!!! E ao testar o compressor com cabos na bateria diretamente, gelou perfeitamente o habitáculo, como deveria!
Poréeeeeeeeeem, como nem tudo são flores, não tive como andar com o sistema ligado assim, porcamente. Além do mais, o compressor começou a gerar uma vibração intermitente muito estranha. Pelo que percebi e li na internet, algo não muito bem lubrificado provocou isso. Muito provavelmente A FALTA DE USO!
Chegando em casa, estudei o diagrama elétrico pra ver se dá pra manter a instalação original, apenas enganando o módulo inoperante. Como o motor aqui é resfriado com o ar frio eficientemente pelo clima, e raramente ouço armar a ventoinha, resolvi ignorar temporariamente a função do módulo de armar a ventoinha ao sempre mandar o sinal do botão do A/C no painel,
Ou seja,
Para os que já viram o diagrama elétrico do Golf, (repito!) como meu módulo de controle das ventoinhas abaixo do reservatório de expansão maldito que pega calor e água fervente tá inoperante e como sabemos que "quem" manda armar a ventoinha SEM a ação do A/C é o sensor de temperatura na caixa lateral esquerda do radiador, fiz um jumper entre os contatos 10 e 3 do conector de 10 vias desse maldito módulo.
Que **** isso faz????
O conector 3 recebe o sinal do botão do A/C do painel após algumas "checagens" de pressão e temperatura do motor e ambiente (por seus devidos pressostatos e sensores de temperatura embaixo do carro no caminho do gás nas mangueiras que chegam ao condensador, e na flange do cabeçote)
Em "CNTP", logicamente com o módulo devidamente OPERANTE, após armar a 1a. velocidade da ventoinha do radiador, OU armar a 2a. velocidade, caso o motor do carro supere uma devida temperatura, o conector 10 espera um sinal do módulo para mandar diretamente à embreagem do compressor.
Pelo que eu fiz, como o módulo tá inoperante, o jumper simplesmente pega o sinal de um pino ao outro, ignorando o comando de armar as ventoinhas, e quaisquer outras coisas mais que eu......... ignorei!
Repito: como o clima aqui favorece o resfriamento do motor, liguei desta maneira assumindo o risco! Como o uso do A/C não serã mais que 50% ao uso do carro até que eu consiga o módulo novo, vou vendo o que acontece...
E aconteceu!!! kkkkkkkkkk!!!!
Nada de grave, mas vejo que o compressor arma e desarma durante alguns minutos. Há inclusive uma perda de resfriamento no habitáculo enquanto se sente o compressor desligado (um pouco um quanto um tanto óbvia!) Breve vou ver isso....
Abraços!!!
Robson Lott
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O sistema de passagem do gás foi testado na época que troquei o radiador de ar quente. Então me disseram que não havia vazamentos, o que me deixou feliz pra não ter que ficar caçando mangueiras, condensador, secador, essas coisas...
Só um probleminha elétrico que iam (na época) me cobrar 150 dólares pra refazer tudo "no padrão orginal" (entre aspas meeesmo!), porém descartando o módulo de controle das ventoinhas abaixo do tanque de exaustão do arrefecimento (ô lugarzinho ruim de por um módulo!!!! Eita VW...).
Pois bem, obviamente que eu num ia pagar 3x o valor de um módulo novo, então depois de priorizar outras manutenções, resolvi esse fds arrancar o maldito termostato manual que colocaram em algum momento da vida desse carro, e arriscar por o gás e testar manualmente o compressor e voilà!!!

Como podem ver, esse termostato já foi embora, e tenho gasolina melando por essa primeira mangueira... será arrumado logo!





Relatório final!!!

O sistema de reposição de gás da Bosch que usam aqui retira toda a carga residual de gás + óleo, testa pressão, testa vácuo, testa se há perda de ambos durante um período de tempo, limpa tudo, põe gás e põe aceite... Tudo automaticamente!!!

Resultado: OK! Passou!!! E ao testar o compressor com cabos na bateria diretamente, gelou perfeitamente o habitáculo, como deveria!

Poréeeeeeeeeem, como nem tudo são flores, não tive como andar com o sistema ligado assim, porcamente. Além do mais, o compressor começou a gerar uma vibração intermitente muito estranha. Pelo que percebi e li na internet, algo não muito bem lubrificado provocou isso. Muito provavelmente A FALTA DE USO!
Chegando em casa, estudei o diagrama elétrico pra ver se dá pra manter a instalação original, apenas enganando o módulo inoperante. Como o motor aqui é resfriado com o ar frio eficientemente pelo clima, e raramente ouço armar a ventoinha, resolvi ignorar temporariamente a função do módulo de armar a ventoinha ao sempre mandar o sinal do botão do A/C no painel,
Ou seja,
Para os que já viram o diagrama elétrico do Golf, (repito!) como meu módulo de controle das ventoinhas abaixo do reservatório de expansão maldito que pega calor e água fervente tá inoperante e como sabemos que "quem" manda armar a ventoinha SEM a ação do A/C é o sensor de temperatura na caixa lateral esquerda do radiador, fiz um jumper entre os contatos 10 e 3 do conector de 10 vias desse maldito módulo.
Que **** isso faz????
O conector 3 recebe o sinal do botão do A/C do painel após algumas "checagens" de pressão e temperatura do motor e ambiente (por seus devidos pressostatos e sensores de temperatura embaixo do carro no caminho do gás nas mangueiras que chegam ao condensador, e na flange do cabeçote)
Em "CNTP", logicamente com o módulo devidamente OPERANTE, após armar a 1a. velocidade da ventoinha do radiador, OU armar a 2a. velocidade, caso o motor do carro supere uma devida temperatura, o conector 10 espera um sinal do módulo para mandar diretamente à embreagem do compressor.
Pelo que eu fiz, como o módulo tá inoperante, o jumper simplesmente pega o sinal de um pino ao outro, ignorando o comando de armar as ventoinhas, e quaisquer outras coisas mais que eu......... ignorei!
Repito: como o clima aqui favorece o resfriamento do motor, liguei desta maneira assumindo o risco! Como o uso do A/C não serã mais que 50% ao uso do carro até que eu consiga o módulo novo, vou vendo o que acontece...
E aconteceu!!! kkkkkkkkkk!!!!
Nada de grave, mas vejo que o compressor arma e desarma durante alguns minutos. Há inclusive uma perda de resfriamento no habitáculo enquanto se sente o compressor desligado (um pouco um quanto um tanto óbvia!) Breve vou ver isso....

Abraços!!!
Robson Lott
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Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Deixando o Gol F nos trinks! Rs.
Isso ae Robson! Cara, a VW tem umas soluções meio esquisitas! Como no Santana, a bateria fica virada para o painel corta fogo, e os polos quase encostando na lada. Estranhíssimo!
Isso ae Robson! Cara, a VW tem umas soluções meio esquisitas! Como no Santana, a bateria fica virada para o painel corta fogo, e os polos quase encostando na lada. Estranhíssimo!
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Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!

Ainda não esqueceu do Gol F... hehehehehehe!!!!
Ah, mas não é que essa proeza acontece no meu Gol F???? Mesmíssima coisa! Inclusive dependendo de como vc pôe a bateria, realmente ela encosta o polo (não me lembro qual) na vareta que segura o capô!
Agora tenho A/C nessaporra de frio!!!!!!! kkkkkkkkkk
Abração, Leandro!
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Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Puts! Mantiveram isso no Gol F então! Rs.
Issae! de AC agora!
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Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Meu Deus, que desespero de temperatura...Robson Lott escreveu:(...)Mas a tarde o sol andino pega pesado e chega a quase 18, 19 graus(...)


Quando o sol do cerrado te pegar, vc vai sentir-se cozido como as lagostas!
Mas falando sério, esse jumper que vc fez vai dar um BO mesmo. Pelo que entendi, ao ligar o AC, as ventoínhas ficam paradas, certo? O que vc pode fazer provisóriamente, até comprar o famigerado módulo novo seria manter o jumper (caso seja mandatório), pegar o sinal + que chega no compressor e através de um relé, simular o sinal do cebolão solicitando a velocidade alta das ventoínhas. O sinal enviado pelo cebolão, se não me engano, é negativo. Assim, a pressão no sistema de AC mantém-se baixa e o compressor ficará funcionando constantemente. No seu caso, o compressor está desligando para proteger o sistema. O pressostato de alta detectou a anomalia e comandou o desligamento.
Com as ventoínhas girando no máximo, de quebra vc terá o AC bem eficiente.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Nossa, cara... Depois q vc acostuma usar agasalho 24h por dia, qualquer calorizinho é motivo pra protetor solar, sombrinha, boné, ar condicionado!José Leal escreveu:Meu Deus, que desespero de temperatura...Robson Lott escreveu:(...)Mas a tarde o sol andino pega pesado e chega a quase 18, 19 graus(...)![]()
![]()
Quando o sol do cerrado te pegar, vc vai sentir-se cozido como as lagostas!
Mas falando sério, esse jumper que vc fez vai dar um BO mesmo. Pelo que entendi, ao ligar o AC, as ventoínhas ficam paradas, certo? O que vc pode fazer provisóriamente, até comprar o famigerado módulo novo seria manter o jumper (caso seja mandatório), pegar o sinal + que chega no compressor e através de um relé, simular o sinal do cebolão solicitando a velocidade alta das ventoínhas. O sinal enviado pelo cebolão, se não me engano, é negativo. Assim, a pressão no sistema de AC mantém-se baixa e o compressor ficará funcionando constantemente. No seu caso, o compressor está desligando para proteger o sistema. O pressostato de alta detectou a anomalia e comandou o desligamento.
Com as ventoínhas girando no máximo, de quebra vc terá o AC bem eficiente.

Me lembro um pouco do calor desse cerradão ai! Minha esposa morou em Cocalzinho e realmente era um calor bem surrado!
Aqui não é quente... Tanto que em termos de temperatura, é baixo! Mas pense num lugar onde qualquer carro com mais de 10 anos já tem pintura queimada e lentes dos farois de acrílico com a famosa "catarata"! :smt021 Aqui o sol não esquenta, mas ele é forte, sabe... então quando o carro fica exposto, não que fica um forno como aí no Goiás :smt005 mas fica beeeem quente, suficiente pra vc querer que o ventinho frio de fora já troque o ar rapidamente... Com o A/C então, só alegria! hehehehe!!!
Zé, entendi sua sugestão, gostei dela, mas fazendo um papel do advogado do diabo, olha só: Se aqui o ar é mais frio, e ao movimentar o carro ele resfria o radiador e o condensador somente pelo ar mesmo, em tese esse ventinho no condensador já seria quaaaase suficiente pro ciclo de troca de calor, não!? Sem o uso do A/C, raramente se ouve ventoinhas de carros em geral por aqui. Pareeeeeeece que o ar externo é bem "forte" pra ajudar na troca...
Sua ideia é boa e vou testa-la, mas tomara que não abaixe a temperatura do motor demasiadamente... tudo bem que a VT vai ajudar nessa questão, mas inclusive vou fazer o teste de armar a ventoinha (na velocidade 1 mesmo, tá bom!) ao mandar o sinal de ligado do botão do A/C... E vou monitorar a ação do compressor, pra ver se muda.
Abraços!
Robson
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Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Não é o suficiente, Robson.
Por aqui, mesmo em época de chuva, o sistema de AC chama a velocidade alta das ventoinhas para baixar a temperatura do condensador e a pressão do sistema de AC (e por tabela a temperatura da água do radiador).
Mesmo com a velocidade alta das ventoinhas, seu motor não vai trabalhar gelado, pois a VT vai tratar de deixar a temperatura dentro do ideal. Se precisar de ajuda para montar o esqueminha, grite, esperneie, mande sinais de fumaça...
Grande abraço!
Por aqui, mesmo em época de chuva, o sistema de AC chama a velocidade alta das ventoinhas para baixar a temperatura do condensador e a pressão do sistema de AC (e por tabela a temperatura da água do radiador).
Mesmo com a velocidade alta das ventoinhas, seu motor não vai trabalhar gelado, pois a VT vai tratar de deixar a temperatura dentro do ideal. Se precisar de ajuda para montar o esqueminha, grite, esperneie, mande sinais de fumaça...
Grande abraço!
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